segunda-feira, 19 de setembro de 2011

As melhores fotos do centro histórico de Olhão já são conhecidas

Serhiy Stakhnyk foi o grande vencedor do I Concurso de Fotografia Cidade de Olhão’11, cujos resultados foram divulgados na passada sexta-feira, 16 de Setembro, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, onde as imagens vencedoras estão patentes ao público (entrada livre) até 30 de Setembro.
Para além de conquistar o Prémio Cidade de Olhão, considerado “o melhor dos melhores” a concurso, intitulado “Mais Info”, o fotógrafo granjeou ainda mais três prémios nas categorias de Fotografia Monocromática (2º lugar), a Cores (1º prémio) e Digital (2º Prémio). Entre os mais de 100 concorrentes que apresentaram trabalhos, “quase todos de excelente qualidade”, como referiu o presidente do júri e vereador da Cultura do Município de Olhão, António Pina, foram também vencedores André Martins e Ana Abraão (1º e 3º prémios, respectivamente, em Fotografia Monocromática), categoria em que receberam menções honrosas João Pelica e Carlos Sousa. Na modalidade de Fotografia a Cores, o 2º prémio foi para Luciana Cativo e o 3º foi conquistado por Luísa Monteiro. As menções honrosas foram para Ana Aguilera e Luís Catarino.
Na Fotografia Digital, Vítor Morais foi o vencedor dos 1º e 3º prémios, enquanto as menções honrosas distinguiram Luís Catarino e Nuno Garção. O presidente do júri (constituído, para além do vereador, por Helena Barreto, Telma Veríssimo, João Neves Santos, Maia Coimbra, Miguel Ferreira e Paulo Roberto) realçou que este tipo de trabalhos, que apostam em parcerias, como aqui aconteceu com as associações ALFA e Música XXI, “são o futuro”.
Agradecendo por estas duas entidades se terem juntado à Autarquia neste importante evento cultural, António Pina destacou o facto de este tema – o Centro Histórico de Olhão – ser óbvio para a primeira edição do concurso de fotografia. “É um espaço único na nossa cidade e conseguimos que os concorrentes, amadores e profissionais, trouxessem até nós e a todo o público que agora vai conhecer os seus trabalhos, o olhar crítico e criativo que se pedia nesta iniciativa”.
Também os responsáveis da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA) e Música XXI, referiram a qualidade dos trabalhos a concurso e que esta iniciativa teve o mérito juntar todos à volta da fotografia. Ambas as entidades esperam, tal como o Município de Olhão, realizar trabalhos em conjunto no futuro. Como tal, e satisfeito com os resultados obtidos, o presidente do júri António Pina disse esperar “que no próximo ano surja a segunda edição do Concurso de Fotografia de Olhão”.