segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Culinária do Algarve encerra o Festival Nacional de Gastronomia 2010


O último dia do festival Nacional de Gastronomia 2010 foi dedicado ao Algarve. A refeição foi confeccionada pelo Chef José Pinheiro do restaurante “Eira do Mel” de Vila do Bispo.
Neste último dia de festival, Joaquim Rosa do Céu, presidente do Festival Nacional de Gastronomia, salientou a importância da celebração do trigésimo festival e a gastronomia ser parte integrante e essencial da oferta promocional turística do país. Nuno Aires, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, focou a importância de defesa das raízes culturais e gastronómicas da região e do país, mas sem esquecer a necessidade de modernização das mesmas como forma de incrementar a oferta turística.
O dia ficou completo com a eleição do Melhor Petisco do 30.º Festival Nacional de Gastronomia. Ao longo de todo o festival os participantes puderam votar nos vários petiscos que provaram nas diversas tasquinhas. O petisco mais votado foi a “Salada de Bacalhau” da tasquinha do restaurante “O Cortiço”, o segundo classificado foram as “Tripas” da tasquinha do restaurante “O Académico” e por fim o “Escabeche de faisão” foi o terceiro eleito neste concurso confeccionado pelo restaurante “O Torres”.

Lagos acolhe Conferência Internacional Acessibilidade e Mobilidade para Todos


No próximo dia 05 de Novembro, Lagos acolhe a realização de uma Conferência Internacional subordinada ao tema Acessibilidade e Mobilidade para Todos. A iniciativa irá decorrer a partir das 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho Séc. XXI.

Recorde-se que a acessibilidade e mobilidade são prioridades nas políticas do Município de Lagos, sendo que a autarquia está a participar na 1ª geração dos programas de promoção da acessibilidade em Portugal.

No âmbito desta Conferência, será divulgado o Plano Local de Promoção da Acessibilidade do Município de Lagos, cuja apresentação estará a cargo de Paula Teles, responsável e coordenadora dos Planos de Promoção da Acessibilidade a nível nacional.

As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão inscrever-se até ao próximo dia 3 de Novembro através do e.mail: conferenciainternacional.lagos@gmail.com.

Esta iniciativa é apoiada pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e POPH (Programa Operacional de Potencial Humano).

GNR FAZ DETENÇÃO POR CRIME DE TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES



Na sequência de uma investigação que decorria à já 6 meses, a Guarda Nacional Republicana de Tavira, através do Núcleo de Investigação Criminal, deteve no dia de ontem, 31 de Outubro, um cidadão de nacionalidade portuguesa, de 25 anos de idade, residente em S. Brás de Alportel, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Suspeita-se que o detido se dedidava ao tráfico de droga nas proximidades de S. Brás de Alportel e nas localidades próximas.
Ao individuo foram-lhe apreendidas cerca de 4.000 doses de heroína, 7 doses de cocaina, 13 gramas de folhas de liamba, 2 pistolas de ar comprimido, 1 spay de gás pimenta, 1 pistola 6,35mm, 30 munições do mesmo calibre e 1 veículo ligeiro de passageiros em que se deslocava.
Ao individuo agora detido, não se conhece actividade profissional, pelo que se suspeita que se dedicava exclusivamente ao tráfico de droga.
O detido vai ser presente, durante o dia de amanhã, ao Tribunal Judicial da Comarca de Vila Real de Sto. António, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

2º CAMPEONATO DE ARTES MARCIAIS EM ALBUFEIRA


Kungfu Shaolin, Karate e Tai Chi Chuan num único Campeonato
Vai-se realizar, no próximo dia 20 do mês de Novembro de 2010, o „ 2º Campeonato de Artes Marciais em Albufeira“, no Pavilhão Desportivo de Olhos de Água as 11:00H.
"Vai ser um evento espectacular, uma vez que todos os atletas das diversas modalidades irão competir uns com os outros. (...) Vão participar a volta de 80 atleta de todos os diversos escalões e vai ser muito benificioso para todos os participantes, pois muitos ainda não têm experiência competetiva e irá dar mais confiaças à todos os participantes para o futuro", confessou a Direcção do Clube.
Este campeonato de inter-estilos é o segundo a ser realizado e diferencia-se dos outros campeonatos de costumo, uma vez que diversas artes marciais irão competir, como o Kungfu Shaolin, o Karate e o Tai Chi Chuan. Este ano irá haver duas rúbricas novas: Formas de Armas e Kumite de Karate
O Clube de Artes Marciais de Albufeira, fundado no ano de 2008, é um clube que conta com diversas modalidades, como: Karate, Kungfu Shaolin, TaiChi, Pilates, Qi Gong, Full-Contacto, Kickboxing,Defesa-Pessoal, Sanda, Massagens Shiatsu, PowerPlate e Fitness.

Festival da Batata-Doce de Aljezur


Em Aljezur irá decorrer a partir do dia 26 a 28 de Novembro, o FESTIVAL DA BATATA-DOCE. Iremos festejar uma preciosa herança deixada pelos nossos antepassados, um verdadeiro tesouro gastronómico – a Batata-Doce de Aljezur. Venha festejar connosco num novo espaço e desfrute de um fim-de-semana diferente, cheio de diversão, com uma paisagem única e (com)prove o que há de melhor.
O FESTIVAL DA BATATA-DOCE DE ALJEZUR, sob a marca Saberes e Sabores Vicentinos, pretendem valorizar, promover, preservar e conjugar os saberes das gentes com os sabores únicos dos produtos oriundos desta terra plantada entre a serra e o mar, de onde resultam produtos de características únicas, que enriquecem uma rica e diversificada gastronomia local, onde a Batata-Doce de Aljezur, assume naturalmente um papel de especial relevo.
Aljezur desde sempre esteve ligada a actividades agrícolas, com recurso a técnicas e métodos tradicionais que subsistiram no tempo, permanecendo imutáveis até aos nossos dias. A Batata-Doce de Aljezur, é a expressão visível desta imutabilidade, sendo hoje cada vez mais reconhecida como ex-líbris da nossa identidade cultural. As condições ambientais únicas permitem o harmonioso crescimento das famosas “raízes de pele castanho avermelhado e polpa amarela”. O sol, as terras, as águas, o ar limpo e o clima de Aljezur fazem das batatas-doces um produto com qualidade e com um sabor diferenciado. Considerado desde há muito, um alimento completo, único, com qualidade e acima de tudo um produto biológico natural sem usos de químicos. Deste modo é-lhe permitido o seu reconhecimento como um produto com a certificação IGP – Indicação Geográfica Protegida.
Este festival assume uma forte índole gastronómica, visando promover e divulgar a batata-doce mas também as demais actividades económicas, bem como o nosso inigualável património natural.