terça-feira, 1 de junho de 2010

ALBUFEIRA É LÍDER NACIONAL EM PRAIAS DE OURO





Quercus atribui 17 galardões ao Município
Albufeira é líder nacional neste importante galardão atribuído pela Quercus. No total, Albufeira conta com 17 praias com água de “qualidade de ouro”, 19 bandeiras azuis, 12 galardões de “Praia Acessível e 9 praias com o galardão de “Praia Saudável”.
Albufeira é o concelho a nível nacional com mais praias com “Qualidade de Ouro”. De um total de 269 atribuídos pela Quercus, 17 localizam-se em Albufeira. As praias reconhecidas com esta classificação são: Arrifes, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia, Galé-Leste; Galé-Oeste, Manuel Lourenço-Galé, Maria Luísa, Peneco/Tunel, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha – Nascente, Rocha Baixinha – Poente, Salgados e Santa Eulália.

A classificação “Qualidade de Ouro” tem por finalidade reconhecer as praias nacionais cuja água tenha obtido nos últimos cinco anos (2005-2009) a classificação anual de “Boa Qualidade” e cujos resultados das análises efectuadas na época balnear anterior tenham recebido a classificação de “Bom”. Esta atribuição parte da Quercus e tem como objectivo contribuir para uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade das águas balneares.

Refira-se que Albufeira está também na liderança no que respeita à Bandeira Azul, tendo sido atribuídos 19 galardões atribuídos, um dos quais à Marina de Albufeira, a par da Praia dos Salgados, Galé Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, S. Rafael, Arrifes, Aveiros, Oura, Oura Leste, St.ª Eulália, Maria Luísa, Olhos d´Água, Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Nascente e Rocha Baixinha Poente.
Por outro lado, Albufeira foi também premiada com o maior número de galardões de “Praia Acessível – Praia para Todos”. São 12 as praias que cumprem os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldades de mobilidade. Este é uma distinção que representa o esforço do município em melhorar as infra-estruturas e serviços de apoio, eliminando as barreiras arquitectónicas nos equipamentos colectivos e na via pública.

As praias com galardão de “Praia Acessível – Praia para Todos” são: Salgados, Galé Oeste, Galé Leste, Manuel Lourenço, Peneco, Pescadores, Oura, Maria Luísa, Olhos de Água, Barranco das Belharucas, Rocha Baixinha Poente e Rocha Baixinha Nascente.

O Município viu-lhe também ser atribuído o galardão da “Praia Saudável”, que incide em vertentes como a segurança, acessibilidade, ambiente e sensibilização. Foram galardoadas as praias: Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, Falésia, Açoteias, Barranco das Belharucas, Maria Luísa, Santa Eulália, Galé Leste e Salgados.

Desidério Silva já se congratulou com este resultado referindo que “se trata de um importante cartão de visita para Albufeira e o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo destes anos”. Para o autarca “as marcas atingidas nos diferentes galardões atribuídos colocam-nos em posições cimeiras e são uma garantia de confiança para quem nos visita”.

Marchas Populares em Olhão



De 19 a 26 de Junho, os Santos Populares são vividos com alma e dedicação pela população de Olhão.
Este ano as marchas vão mostrar que a tradição de S.João ainda está bem viva no concelho e na História de Olhão.
Subordinados ao tema “Santos Populares”, serão 11 as marchas participantes que esgrimirão argumentos de imaginação e talento nas apresentações a efectuar nas 5 freguesias.
No jardim Pescador Olhanense acontecerá a marcha da freguesia de Olhão, no dia 19 de Junho.
Seguem-se, no Polidesportivo, as marchas das freguesias de Moncarapacho (20 de Junho), Fuseta (23 de Junho), Pechão (25 de Junho) e Quelfes (26 de Junho).
Muita alegria e cor para celebrar esta tradição de Verão!

2ª. Semana do Bebé em Olhão


No Jardim Pescador Olhanense, de 7 a 14 de Junho, vai decorrer, pelo segundo ano consecutivo, a “Semana do Bebé em Olhão”, organizada pelo Grupo de Apoio á Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central), com o tema “Crescer com Afecto”, sendo a edição de 2010 apadrinhada pela Alta Comissária da Saúde, Professora Doutora Maria do Céu Machado.
Entre as várias actividades a dinamizar no concelho de Olhão de 7 a 14 de Junho, salienta-se a organização de uma Feira com actividades dirigidas aos pais e bebés (de 9 a 12 de Junho), um passeio convívio de famílias e bebés (13 de Junho), um Seminário técnico sobre o tema (14 de Junho), um desfile de moda de grávidas, bebés e famílias e vários concursos: “Concurso de Trabalhos Escolares”, “Concurso de Montras” e “Concurso de Fotografia”.
O projecto da “Semana do Bebé em Olhão”, que conta com o apoio da Câmara de Olhão, foi seleccionado em 2009 entre os 19 melhores projectos candidatos ao Prémio de Boas Práticas em Saúde, para apresentação no encontro “Equidade, Efectividade e Eficiência em Saúde – 3ª. Edição Prémio Boas Práticas NOVARTIS ONCLOGY/APDH” em Beja, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde e o Alto Comissariado da Saúde e Direcção-Geral da Saúde.

FESTIVAL MED 2010: AS CONFIRMAÇÕES CONTINUAM


Roots, Nanook e Tocando Polirando entre as bandas anunciadas
José de Guimarães é o artista plástico convidado desta edição

As confirmações para o Festival MED 2010, um dos mais conceituados festivais nacionais de world music, continuam a crescer. Desta vez, a organização divulga os nomes que vão brilhar nos palcos Bica e Arco, de 23 a 26 de Junho, no Centro Histórico da cidade de Loulé.

Bandoo Roots, Amar Guitarra & Betty M, Tocando Polirando, Nanook, Guitarras Duo, Isa Brito, Atma, Draska, Nobre Ventura, Pucarinho, Flazzajados, Abmiram e Nuno Reis & The Positronics são os projectos que vão animar o Arco e a Bica nesta edição de 2010, que se vão juntar aos 22 nomes já anunciados. Step_Line Project e Clube Conguito (António Pires e Rodrigo Madeira) são mais duas confirmações para o Palco Castelo.

Mas, apesar da world music ser a arte rainha do MED, nem só de música vive o festival. O artesanato, a gastronomia, a animação de rua e as artes plásticas completam a oferta, contribuindo para transformar o evento num palco de experiências culturais e de fusão de culturas.

Nas artes plásticas, o destaque deste ano vai para José de Guimarães, um dos artistas mais relevantes do actual panorama artístico nacional, que este ano assinará a exposição do MED, à semelhança do que fez Joana Vasconcelos, na edição anterior.

José de Guimarães tem uma obra notável, com incursões na pintura e na escultura, entre outras actividades de nível estético. Os seus trabalhos, cuja temática principal é o corpo humano, são reconhecidos aquém e além fronteiras, encontrando-se representado em museus e colecções públicas nos quatro cantos do mundo. “Negreiros e Guaranis I” é o nome da exposição do artista plástico, que estará patente na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, de 23 de Junho a 2 de Outubro.

Sobre o Festival Med

Organizado pela Câmara Municipal de Loulé, o Festival MED é um evento de world music inspirado na cultura mediterrânica, que transforma o Centro Histórico de Loulé num desfile de manifestações artísticas e fusão de culturas. A localização privilegiada do recinto contribui para transformar este evento num espaço mágico, de características únicas.

A génese assenta na música, que ao fim de seis edições se assume definitivamente como o ponto central do MED. Mas, em cada edição, está a ser dado mais espaço à arte, a outras manifestações artísticas, como as artes plásticas, a gastronomia, o artesanato, o teatro e a animação de rua.

Em 2010, organiza-se a 7ª edição do festival, de 23 a 26 de Junho, que é já considerado um dos mais conceituados eventos nacionais de world music.

Mais informações em www.festivalmed.com.pt

“Compromissos Marítimos no Algarve” no Museu da Cidade de Olhão


A inaugurar no dia 14 de Junho, encontra-se patente no Museu da Cidade de Olhão até ao dia 31 de Dezembro de 2010, a exposição Compromissos Marítimos no Algarve.

A exposição está aberta ao público durante a semana, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 (encerra à segunda-feira).

O Museu da Cidade de Olhão integra, desde 2009, a Rede de Museus do Algarve – RMA. Esta é uma Rede que promove uma iniciativa conjunta onde, pela primeira vez, se abordam os últimos mil anos da história e da cultura algarvia.

“Algarve – Do Reino à Região” abarca a herança material e espiritual que, do Gharb al-Andalus à actualidade, tem vindo a moldar e caracterizar a identidade deste território, no sul de Portugal.

Trata-se de uma exposição estruturada em 13 exposições-tema, que decorrem em simultâneo, que se articulam e complementam, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições sociais, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais (museologia, arqueologia, arquitectura, história, geografia, sociologia, antropologia, etnologia) e as populações dos vários municípios algarvios.

Desta parceria conjunta surge a exposição Compromissos Marítimos no Algarve, promovida pelo Museu da Cidade de Olhão, que propõe ao visitante um olhar sobre as diferentes dimensões em que operavam estas associações de mareantes, também conhecidas por Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo e que tiveram forte impacto nas comunidades onde foram criadas.

O Compromisso Marítimo de Olhão foi criado através do alvará régio, em 1765, depois dos mareantes desta cidade suplicarem ao Rei a separação do Compromisso de Faro e foi mais um testemunho da emancipação do povo de Olhão.

Desde a Idade Média até aos finais do século XVIII, ao longo da costa algarvia, foram sendo constituídas associações de marítimos, cujas referências à sua existência estarão patentes nesta exposição.

Jorge Palma abrilhanta o Auditório Municipal de Olhão


O Auditório Municipal de Olhão recebe no dia 12 de Junho, pelas 21h30, Jorge Palma, um dos melhores cantores e compositores actuais, um criador com sonhos feitos canções, que consegue cativar diferentes públicos, incluindo um público mais jovem, junto do qual conseguiu criar um grupo de indefectíveis seguidores.
Quem não conhece e trauteia músicas como “Dá-me Lume”, “Encosta-te a Mim” ou “Deixa-me Rir”?
Jorge Palma estreou-se a solo em 1972, protagonizando os mais variados êxitos durante mais de 30 anos.
Entretanto foi estudando música, ganhando prémios, e granjeando cada vez mais admiradores.
Em 1996, o cantor/compositor aceitou o convite para integrar os “Rio Grande”, juntando-se assim a Tim (Xutos & Pontapés), João Gil (Ala dos Namorados), Rui Veloso e Vitorino, podendo considerar-se este trabalho como um regresso à música tradicional portuguesa, que acabou por resultar num enorme êxito comercial.
Como alguém disse um dia, “em Jorge Palma sobressai a capacidade de redescobrir a música, de criar uma forma atraente, de exibir sentimentos, explorar emoções, e cativar sempre mais gente a acompanhar a sua solidão junto ao piano, num misto de querer estar só, mas com todos os outros”.

Tavira: 860 crianças festejam o Dia da Criança e do Ambiente



Cerca de 860 crianças de oito escolas do concelho festejaram hoje, durante a manhã, o Dia da Criança e do Ambiente, no Campo de Jogos do Ginásio Clube de Tavira, em clima de muita alegria e animação, num evento que encerra, ainda, o projecto Escola Activa.

Corrida de Sacos, experiências, jogos, bowling, mini-ténis, patinagem, Eco papper, basquetebol, futsal, jujitsu, andebol, atletismo, barco optimist em movimento, mostra de vídeos, malabarismo, golfe e gincana, foram as actividades propostas para os mais novos, organizadas e dinamizadas por instituições e associações desportivas do concelho, pela autarquia e pelo projecto Escola Activa.

Estiveram presentes alunos e professores das escolas D. Manuel I, Livramento, Porta Nova, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Estação, Luz de Tavira, Santa Luzia e Cabanas de Tavira, bem como alunos do PIEF da Escola D. Paio Peres Correia.

No que diz respeito ao projecto que hoje se encerra, de referir que o mesmo decorre no âmbito do Programa Contra a Obesidade Infantil na Região do Algarve, cujo objectivo é melhorar a qualidade e quantidade da actividade física e desportiva dos alunos.

Promovido pela Direcção Regional Educação do Algarve, o projecto Escola Activa destina-se a todos os alunos do Ensino Básico e pretende premiar as escolas/turmas que, ao longo do ano lectivo, melhor respondam a cinco critérios nas áreas de formação/sensibilização; acções que envolvam a prática da actividade física; acções que caracterizem o nível de adesão à actividade física e desportiva; acções de intervenção social junto da comunidade; e acções junto dos meios de comunicação.

Agentes de Viagem Suíços visitam Albufeira





A APAL – Turismo de Albufeira, apoiou no passado dia 29 de Maio, a visita de14 agentes de viagem a Albufeira, os quais representam o importante operador turístico suíço Kuoni.
Tratou-se de mais uma acção de familiarização de destino levada a cabo pelo Grupo CS, que contou com o apoio do Turismo de Albufeira, tendo por objectivo dar a conhecer in loco, as características do produto turístico da região, com especial destaque para Albufeira, onde se concentra 80% da oferta de alojamento contratado no Algarve por este operador turístico.
A visita destes agentes de viagem a Albufeira, permitiu que os mesmos ficassem com um melhor conhecimento do destino para que assim o possam recomendar com conhecimento de causa.
A Kuoni é um importante operador turístico suíço que opera em diversos mercados turísticos, tendo a especificidade de organizar e programar férias em qualquer parte do mundo.
De notar que a Kouni já possuiu uma importante operação turística no Algarve, estando agora a recuperar alguma dessa posição.