terça-feira, 1 de junho de 2010

FESTIVAL MED 2010: AS CONFIRMAÇÕES CONTINUAM


Roots, Nanook e Tocando Polirando entre as bandas anunciadas
José de Guimarães é o artista plástico convidado desta edição

As confirmações para o Festival MED 2010, um dos mais conceituados festivais nacionais de world music, continuam a crescer. Desta vez, a organização divulga os nomes que vão brilhar nos palcos Bica e Arco, de 23 a 26 de Junho, no Centro Histórico da cidade de Loulé.

Bandoo Roots, Amar Guitarra & Betty M, Tocando Polirando, Nanook, Guitarras Duo, Isa Brito, Atma, Draska, Nobre Ventura, Pucarinho, Flazzajados, Abmiram e Nuno Reis & The Positronics são os projectos que vão animar o Arco e a Bica nesta edição de 2010, que se vão juntar aos 22 nomes já anunciados. Step_Line Project e Clube Conguito (António Pires e Rodrigo Madeira) são mais duas confirmações para o Palco Castelo.

Mas, apesar da world music ser a arte rainha do MED, nem só de música vive o festival. O artesanato, a gastronomia, a animação de rua e as artes plásticas completam a oferta, contribuindo para transformar o evento num palco de experiências culturais e de fusão de culturas.

Nas artes plásticas, o destaque deste ano vai para José de Guimarães, um dos artistas mais relevantes do actual panorama artístico nacional, que este ano assinará a exposição do MED, à semelhança do que fez Joana Vasconcelos, na edição anterior.

José de Guimarães tem uma obra notável, com incursões na pintura e na escultura, entre outras actividades de nível estético. Os seus trabalhos, cuja temática principal é o corpo humano, são reconhecidos aquém e além fronteiras, encontrando-se representado em museus e colecções públicas nos quatro cantos do mundo. “Negreiros e Guaranis I” é o nome da exposição do artista plástico, que estará patente na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, de 23 de Junho a 2 de Outubro.

Sobre o Festival Med

Organizado pela Câmara Municipal de Loulé, o Festival MED é um evento de world music inspirado na cultura mediterrânica, que transforma o Centro Histórico de Loulé num desfile de manifestações artísticas e fusão de culturas. A localização privilegiada do recinto contribui para transformar este evento num espaço mágico, de características únicas.

A génese assenta na música, que ao fim de seis edições se assume definitivamente como o ponto central do MED. Mas, em cada edição, está a ser dado mais espaço à arte, a outras manifestações artísticas, como as artes plásticas, a gastronomia, o artesanato, o teatro e a animação de rua.

Em 2010, organiza-se a 7ª edição do festival, de 23 a 26 de Junho, que é já considerado um dos mais conceituados eventos nacionais de world music.

Mais informações em www.festivalmed.com.pt