quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MAI FAZ VISITA DE TRABALHO AO ALGARVE - 22 e 23 de Janeiro


O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, desloca-se ao Algarve, nos próximos dois dias, para uma visita de trabalho que abrange todas as áreas do Ministério e na qual também participam o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Conde Rodrigues, a Secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.
A visita tem início na sexta-feira, às 12h00, nas instalações da Direcção Regional do SEF, em Faro, com a sessão de apresentação do Balanço e Estratégias do SEF no Algarve. Na ocasião, será feito um balanço da actividade desenvolvida pelo SEF! , será apresentado um novo equipamento a utilizar no trabalho de fiscalização e serão conhecidas acções futuras a desenvolver pelo SEF, no quadro da prevenção e do incremento dos níveis de segurança na região.
Às 15h00, será apresentado o Estudo do Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve, na Universidade do Algarve. Este estudo, coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, tem como objectivo o conhecimento aprofundado dos riscos, de forma a prevenir e atenuar os riscos colectivos em caso de acidentes graves ou catástrofes, nomeadamente através do desenvolvimento de um plano especial de emergência.
Segue-se uma visita às instalações das forças de segurança, em Lagos (PSP), e em Vila do Bispo (GNR). Às 20h30, haverá um jantar de trabalho no Governo Civil de Faro com o Gabin! ete Coordenador de Segurança Distrital, na qual participar&aacu te; também o Secretário-Geral Adjunto do Sistema de Segurança Interna, Intendente Paulo Lucas.
No sábado, às 10h30, realiza-se em Tavira uma sessão dedicada à Segurança no Algarve, na qual intervém o Ministro da Administração Interna e o presidente da Câmara Municipal de Tavira. Às 13h00, a deslocação do Ministério da Administração Interna ao Algarve termina com um almoço de trabalho para o qual foram convidados todos os presidentes de Câmara do Algarve.

GNR DETÉM QUATRO CONDUTORES



Quatro condutores foram detidos durante o dia de ontem, 20 de Janeiro, na sequência de várias acções de fiscalização rodoviária que a Guarda Nacional Republicana desenvolveu em vários pontos do Algarve.
Um cidadão português por desobediência qualificada por se recusar efectuar teste de álcool durante uma acção de fiscalização rodoviária desenvolvida pela GNR de Aljezur, também pela GNR de Monchique, foram detidos dois cidadãos portugueses, um por condução sob efeito do álcool, acusando uma (TAS) de 1,63 g/l e outro cidadão português por condução ilegal de veículo de duas rodas.
Também, a GNR de Tavira deteve um cidadão de nacionalidade romena por condução de ciclomotor por condução ilegal. Todos os detidos serão presentes a Tribunal, para aplicação das respectivas medidas de coacção

Ministra do Trabalho garante novos apoios em 2010


No seu discurso na Assembleia da República, Helena André especificou que o Governo tem quatro objectivos claros para 2010: salvar todos os empregos viáveis que for possível salvar; criar tantos empregos quanto for possível; proteger os desempregados e caminhar para um novo pleno emprego, com menos empregos precários e com menor segmentação dos mercados de trabalho.
“São estes objectivos que estruturam e vão continuar a organizar a resposta política do Governo às dificuldades com que se confrontam os cidadãos, as famílias e as empresas”, sublinhou a ministra do Trabalho, lembrando que “ainda assim, estamos felizmente longe da situação da Letónia, da Espanha, da Eslováquia ou mesmo da Irlanda”.
No seu discurso, referiu que “quer o Governo anterior, quer o actual Governo, actuaram rapidamente e de forma adequada, usando os recursos de que o país dispõe para apoiar os trabalhadores e as empresas neste período muito difícil que estamos a atravessar” e em consequência dessas medidas, foi possível apoiar, manter emprego e “criar de novas oportunidades para 310 mil pessoas”.
Referindo-se ao novo pleno emprego, isto é, à criação duma nova articulação virtuosa entre o económico, Helena André sublinhou também o prolongamento do subsídio social de desemprego, a redução do prazo de garantia para o acesso e melhores condições para para acesso ao subsídio social.
msn

Casos de gripe diminuem


Na semana de 11 a 17 de Janeiro, foram observados nos serviços de saúde 3.451 doentes com sintomas de gripe, independentemente da confirmação laboratorial dos vírus em causa, revelou ontem o Ministério da Saúde, referindo que, neste período, verificou-se uma desaceleração no que se refere ao número de novos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição da gripe estendeu-se a quase todo o território do Continente, mantendo-se, no entanto, heterogénea.No último dia da semana em referência (domingo), estavam internados 34 doentes, dos quais 4 em Unidades de Cuidados Intensivos.

No mesmo período registaram-se 6 óbitos, sendo de 94 o total acumulado de óbitos (este total contabiliza óbitos ocorridos nas semanas anteriores mas reportados esta semana). Nesta semana foram notificados clusters em 3 escolas da Região Autónoma da Madeira.
fonte: msn