domingo, 30 de outubro de 2011

ARCDAA comemora o São Martinho em Alta Mora

No âmbito das actividades programadas para este Outono, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA) comemora o Dia de São Martinho em Alta Mora, dia 13 de Novembro, com a realização do 7º Convívio dedicado ao «Santo do Inverno que traz o Verão». Integram o programa do 7º Convívio de São Martinho em Alta Mora o tradicional Magusto, um Passeio Pedestre e o 1º Passeio BTT.
A jornada dedicada à prova do vinho novo e às castanhas inicia-se, às 9 da manhã, com a realização do Passeio Pedestre e do 1º Passeio de BTT pelos trilhos da Cumeada de Alta Mora, numa percurso de 8 Km, que contempla a descida à ribeira do Beliche e passagem por algumas povoações da freguesia, seguindo-se um almoço para os participantes. À tarde, a partir das 14.30 horas, terá lugar o Magusto de São Martinho, oferecido pela ARCDAA, para todos aqueles que gostem de castanhas assadas, de vinho novo e jeropiga.
Paralelamente, haverá uma mostra de produtos da terra, donde se destacam: o pão caseiro, o mel, os frutos secos e os doces tradicionais e, como não poderia deixar de ser, a realização de um baile com a participação do artista Pedro Relvas. O 7º Convívio de São Martinho é organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA) e conta com os apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Odeleite e Associação Rodactiva. As inscrições estão abertas até dia 10 de Novembro e poderão ser efectuadas através do telemóvel 965284657 ou por e-mail arcdaa@gmail.com.

Natação e Hidroginástica na Piscina Municipal de Castro Marim

Na prossecução de uma política efectiva de desenvolvimento desportivo do concelho e de bem-estar para as populações, a Câmara Municipal de Castro Marim iniciou a nova temporada de aulas de natação e hidróginástica, que decorre de Outubro de 2011 a Junho de 2012. Estas actividades na Piscina Municipal são dirigidas em especial a três segmentos da população: crianças, adultos e Terceira Idade.
Assim, as crianças a partir dos quatro anos de idade vão ter aulas de Adaptação ao Meio Aquático (AMA) e/ ou iniciação e Aperfeiçoamento da Natação (AP), de acordo com os conhecimentos e aptidões que possuam. A Adaptação ao Meio Aquático (AMA) tem por finalidade vencer as resistências que a criança apresenta no seu primeiro contacto com a natação, designadamente, o equilíbrio, a respiração e a propulsão, e a Aprendizagem Técnica dos estilos de natação (AP) que consolidará os vários estilos da modalidade (crol, costas, bruços e mariposa). A natação é uma actividade que promove o desenvolvimento físico e emocional da criança e contribui para a formação da sua personalidade. É um desporto completo que melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como a asma, bronquite e problemas ortopédicos. Quanto aos adultos e à Terceira Idade, os técnicos da Autarquia monitorizam um programa de natação e hidroginástica destinado a esta faixa etária da população que tem como propósito melhorar e aperfeiçoar a natação, com a possibilidade de integrarem sessões em grupo de ginástica coreografada em meio aquático. Para a Terceira Idade, os benefícios da actividade física aquática são inegáveis ao nível do bem-estar físico e psicológico, possibilitando, ainda, a recuperação de lesões e limitações relacionadas com a coluna e articulações. A Câmara Municipal de Castro Marim entende que estas actividades de natação e hidroginástica, nas quais está envolvido um universo significativo da população do concelho, desempenham um papel relevante na qualidade de vida dos castromarinenses ao nível da profilaxia da saúde, estimulam e incentivam as relações inter-pessoais, promovendo valores como a amizade e a solidariedade.

Sónia Pereira e Ariana Santos vencem o Bronze no Campeonato do Mundo de Seniores de Kickboxing

Decorreu desde dia 26 de Outubro até hoje (29 de Outubro) o campeonato do Mundo de Kickboxing WAKO (World Association of Kickboxing Organizations) na Macedónia com a participação da seleção Nacional Portuguesa de seniores nas disciplinas Low Kick e K-1.
Portugal participou no evento com os estreantes Celso Freitas (Madeira) que perdeu nos oitavos de final contra um atleta da Bielorrússia, Luís Morais "Nhames" (KO Team) que perdeu nos oitavos de final com atleta da Sérvia, Bruno Vicente (Ginásio Mirandelense) que nos oitavos de final perdeu com o actual campeão mundial vindo da Turquia e Tito Resende (Ginásio Mirandelense) que perde nos oitavos de final com um atleta da Bósnia.
Sónia Pereira Os favoritos a arrecadar uma medalha Ruben Almeida (Dinamite Team), Catarina Valério (Dinamite Team) e Tiago Rocha (KO Team) ficaram pelos oitavos de final em combates disputadíssimos que foram bastante contestados pelos resultados atribuídos contra atletas da Europa do Leste. A veterana Sónia Pereira (Ginásio Clube Mirandelense) vence nos quartos de final a atleta do Irão e acaba por perder nas meias-finais e conquista a Medalha de Bronze.
Ariana Santos (Dinamite Team) após vencer nos quartos de final por KO uma atleta do Irão, acaba por perder aos pontos nas meias-finais e vencer a Medalha de Bronze. Relembramos que Ariana Santos sagrou-se em Setembro deste ano a medalha de ouro no campeonato da Europa de Juniores de Kickboxing (disciplina de K-1) que decorreu na Itália e faz aqui a sua primeira participação internacional com Sénior. A acompanhar a seleção foram Dina Pedro (selecionadora Nacional adjunta de K1 e Muay Thai) e os treinadores Gonçalo Silva (KO Team) e José Pina (Ginásio Clube Mirandelense). Os atletas e treinadores suportaram as suas próprias custas a participação no evento de forma a garantir a presença de Portugal neste prestigiado campeonato do Mundo de Kickboxing WAKO.

Clico de Passeios de Natureza da LPN Algarve visita Guerreiros do Rio (Alcoutim)

5 de Novembro – Guerreiros do Rio (Alcoutim). Por terra e caminhos de contrabandistas, este percurso circular de 9 km leva-nos ao Algarve profundo, onde se misturam paisagens agrestes e naturais.
Tendo como ponto de partida o grande rio do sul – Guadiana – via comercial usada desde os tempos mais antigos, como atestam os inúmeros vestígios arqueológicos romanos, visigodos e islâmicos, serão percorridos antigos trilhos outrora usados por contrabandistas que atravessavam esta zona raiana desenvolvendo trocas comerciais ilícitas com os vizinhos espanhóis. Pelo meio, realiza-se ainda uma visita ao Museu do Rio, em Guerreiros do Rio. O bilhete dá para visitar os outros museus e monumentos do concelho de Alcoutim durante três dias. A LPN Algarve incentiva por isso os participantes no passeio a aproveitarem a deslocação até Alcoutim para passar o fim de semana e descobrir tudo o que o concelho tem para oferecer em termos ambientais e de património (veja toda a informação necessária no portal da Câmara Municipal de Alcoutim: http://www.cm-alcoutim.pt/ ). Inscrições: Até 3 de Novembro para o email: lpn_algarve@yahoo.com ou SMS para o telemóvel 915124602. Pontos de encontro: Largo da Estação da CP em Portimão, às 8h00, ou Guerreiros do Rio (junto ao Museu do Rio), às 10h00.