quarta-feira, 24 de março de 2010

Mega - Manifestação de Bombeiros em Faro









Cerca de 400 Bombeiros Profissionais de todo o país participaram esta tarde numa mega manifestação da classe, num percurso que se iniciou, a pé, junto ao quartel dos Bombeiros Municipais de Faro e acabou frente ao Governo Civil de Faro, onde foi entregue um caderno reivindicativo à GovernadoRA Civil Isilda Gomes. Saiba mais e veja tudo NA ALGARVE PRESS TV ON LINE.
A iniciativa da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais é uma tomada de posição contra a forma como foi criada a Força Operacional Conjunta de Faro por parte da Câmara Municipal de Faro.
Entre as principais falhas associadas à FOCON estão: - a falta de efectivos - a falta de organização de horários - a má gestão de serviço - o facto da actual estrutura gastar mais dinheiro dos contribuintes e de isso não se reflectir numa melhoria de serviço.
Os bombeiros municipais de Faro consideram que a instituição que representam,com 127 anos de história, não foi respeitada e lamentam que não tenham sido ouvidos os representantes dos bombeiros profissionais.
As falhas que se têm verificado nas operações levadas a cabo pela FOCON têm revoltado os profissionais que também integram esta força, já que não concordam com a forma como está a ser executado o comando dos Bombeiros Municipais de Faro.
ANBP e SNBP

PROFESSORAS PENALIZADAS POR SEREM MÃES - SIP


LICENÇA PARENTAL É CALCULADA COM BASE NO SALÁRIO DOS SEIS MESES ANTERIORES E NÃO CONTEMPLA A SUBIDA DE ESCALÃO

As professoras cuja licença de maternidade seja coincidente com a progressão na carreira não têm qualquer direito ao abono de retroactivos, uma vez que os rendimentos auferidos durante a licença parental são calculados com base nos salários dos seis meses anteriores.

Entre os vários casos já conhecidos pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) está uma professora do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado, em Famalicão, que, após ser avaliada, ganhar o direito a progredir na carreira e receber o pagamento dos retroactivos, vai ter que devolver este rendimento à escola.

“Consideramos esta situação totalmente injustificável e inaceitável e não iremos admitir que, numa época em que tanto se apregoa a igualdade de direitos e oportunidades, as mulheres sejam prejudicadas por serem mães”, afirma Júlia Azevedo, Presidente do SIPE.

De acordo com esta estrutura sindical, esta situação decorre de uma lei promulgada no ano passado que vem colocar em causa o direito das mulheres à igualdade e à família.

O sindicato quer agora reportar esta situação à Ministra da Educação, ao Provedor de Justiça, à Assembleia da República e ao Presidente da República e vai também apresentar queixa à Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres.

“Se for necessário, recorreremos também aos tribunais”, acrescenta a mesma responsável.

JOGOS DE QUELFES






Entre os dias 9 e 17 de Março, os Jogos de Quelfes 6.10 despertaram o sonho e a alegria de todos os que marcaram presença na Escola EB1 n.º6 (Bairro dos Pescadores)
350 alunos do 1.º Ciclo participaram directamente nas diferentes modalidades (atletismo, natação, jogo do mata e futebol), organizadas em 18 provas distintas.
Um inigualável espírito de desportivismo, alegria e entusiasmo, que tão bem caracteriza as crianças desta idade, marcou o evento.
Além dos participantes, saúde-se o esforço de 31 professores e 24 voluntários que, ao longo dos vários dias dos Jogos colocaram o seu máximo empenho numa competição que se orientou sempre pelos ideais do Movimento Olímpico.
Depois de consumidos mais de 500 litros de àgua, ficou sem dúvida a sede de mais e melhor. Mais alto; mais longe; mais forte!
No dia 14 de Abril finalizaremos, com as provas de corrida de fundo e estafeta, a 1.ª Edição dos Jogos de Quelfes 6.10.
Além das provas, concluiremos ainda com uma grande festa de encerramento. Emotiva, no passar de testemunho para a próxima escola anfitriã (EB1 de Quelfes).
Se não teve a oportunidade de acompanhar os Jogos de Quelfes 6.10, não perca esta oportunidade única de sentir a magia de um evento singular!
Dia 14 de Abril, Quarta-feira, há mais na Escola EB1 N.º 6 (Bairro dos Pescadores) a partir das 9:30, junte-se a nos. Convida a Junta de Freguesia de Quelfes..

GOVERNO LANÇA LINHA DE CRÉDITO PME INVESTE V


A linha PME Investe V tem uma dotação inicial de 750 milhões de euros, dos quais 250 milhões de euros para as “Micro e Pequenas Empresas” e melhora os seguintes aspectos:
a) Condições de acesso: Cria um mecanismo de apoio ao acesso ao financiamento por empresas que tenham necessidade de regularização de dívidas ao fisco e segurança social, i.e, permite, excepcionalmente, utilizar até 30% do empréstimo para liquidar dívidas contraídas junto da banca, nos 2 meses anteriores à contratação da operação, destinadas à regularização de dívidas ao fisco e segurança social.
b) Condições de garantia: Na Linha Específica “Geral” a garantia do capital em dívida pelas Sociedades de Garantia Mútua (SGM), poderá será majorada para 65% do capital em dívida em operações realizadas por empresas que não tenham beneficiado de qualquer operação em anteriores edições da PME Investe, nos restantes casos desta Linha Específica mantém-se a garantia de 50%. Na Linha Específica “Micro e Pequenas Empresas” mantém-se a garantia de 75% do capital em dívida pelas SGM.
c) Prazo das operações: Aumenta em 1 ano o prazo das operações: de 5 para 6 anos na Linha “Geral” e de 3 para 4 anos na Linha “Micro e Pequenas Empresas”;
d) Inclui a locação financeira imobiliária e locação financeira de equipamentos;
e) Prevê também o aumento do prazo de contratação das operações de 30 dias para 60 dias.
f) Alarga o acesso à Linha às Regiões Autónomas do Açores e da Madeira.
g) Introduz de forma explícita a possibilidade de recusa de operações por parte do Banco. Os pedidos de financiamento são objecto de decisão inicial por parte do Banco, em caso de recusa da operação, bastará ao Banco dar conhecimento da sua decisão ao cliente.