quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Insegurança na zona antiga da cidade: Câmara de Portimão exige medidas de emergência



Um grupo de moradores da zona antiga da cidade marcou presença, no dia 6 de Janeiro, na reunião da Câmara de Portimão, apresentando as suas preocupações relativamente a questões de insegurança e solicitando o apoio do Município na pronta resolução do problema.

No encontro, os munícipes identificaram como causadores de mau estar e insegurança na zona da sua residência o funcionamento de dois estabelecimentos tipo bar até horas impróprias, com excesso de ruído e constantes distúrbios provocados pelos frequentadores, a que acresce o tráfico e consumo de droga verificado nessa área e que tem vindo a aumentar, segundo os queixosos, ao ponto de os mesmos evitarem sair de casa à noite.

Esta situação já havia sido reportada em Setembro passado às autoridades de segurança, tendo na ocasião a Câmara Municipal de Portimão alertado para o problema e solicitado a sua pronta e enérgica intervenção.

Uma vez que as primeiras acções implementadas no terreno não se revelaram eficazes, tendo os moradores manifestado desagrado pela alegada “passividade” das forças de segurança, a Câmara Municipal de Portimão pediu ao Governo Civil de Faro, com carácter de urgência, a convocação de um encontro de trabalho, onde participarão representantes da Polícia de Segurança Pública, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Polícia Judiciária, bem como os próprios lesados, e na qual deverá ser definida uma política de intervenção capaz de resolver o problema de uma vez por todas.

Em paralelo, e no âmbito das suas competências, a autarquia vai proceder ao inventário de todos os estabelecimentos similares existentes naquela zona e considera mesmo – a título excepcional - proceder ao eventual encerramento dos que forem identificados como causadores de alterações à ordem e à saúde públicas, podendo dessa forma estar a contribuir para o sentimento de insegurança que se vive no local.

GNR Detém 7 Condutores e um cidadão português, de 19 anos de idade, pelo crime de furto interior de residência e violação de domicílio.



A Guarda Nacional Republicana desenvolveu durante o dia 05 de Janeiro uma intensa actividade de fiscalização rodoviária, em vários pontos do Algarve, que culminou com a detenção de sete condutores.
Em Monchique, a GNR local deteve um cidadão português por condução sob influência do álcool, acusando uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 1,90 G/L, enquanto pelo mesmo crime, o Destacamento de Trânsito de Faro deteve um português, de 54 anos, que acusou uma TAS de 2,32 G/L.
Durante a madrugada, a GNR de Loulé deteve ainda uma cidadã portuguesa, de 34 anos, acusando uma TAS de 1,79 G/L.
Um cidadão georgiano e um cidadão brasileiro, ambos de 28 anos de idade, foram também detidos pelo Destacamento de Trânsito de Faro, pelo crime de condução ilegal de veículo automóvel, enquanto outros dois cidadãos portugueses, em Albufeira e Silves, foram detidos por desobediência qualificada, uma vez que foram detectados ao volante com a carta de condução apreendida.

---GNR detém cidadão português, de 19 anos de idade, pelo crime de furto interior de residência e violação de domicílio.

A Guarda Nacional Republicana de Portimão deteve ao início da manhã do dia 05 de Janeiro, um cidadão português, de 19 anos de idade, pelo crime de furto interior de residência e violação de domicílio.
O detido, juntamente com outros três jovens (dois rapazes e uma rapariga menores de 16 anos), introduziu-se numa residência na zona da Ladeira do Vau – Portimão, cercas das 10H30, aproveitando a ausência dos proprietários.
A pronta denúncia de uma vizinha, alertada pelas estranhas movimentações no local, permitiu capturar os jovens no interior da moradia, sendo que os menores forma entregues à família enquanto o maior de idade foi presente a Tribunal, aguardando o desenrolar do processo com a medida de coacção de Termo de Identidade e Residência.
A GNR de Loulé desencadeou também uma operação de prevenção e combate à toxicodependência, da qual resultou, para além da identificação de cinco indivíduos e da elaboração dos respectivos autos de contra-ordenação para a Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, a detenção de um cidadão português, de 19 anos de idade, por posse/tráfico de produto estupefaciente suficiente para 65 doses individuais de haxixe.

Supertaça de Andebol Portimão 2010


Depois de três edições consecutivas da Taça da Liga, o Portimão Arena recebe a Supertaça de Andebol Portimão 2010 entre 21 e 24 de Janeiro, que reúne as seis melhores equipas portuguesas, garantia de muita emoção e grandes espectáculos desportivos.

O FC Porto, actual campeão nacional e líder da presente edição do Campeonato, vai medir forças com as cinco equipas que imediatamente o precedem, após o final da primeira volta da fase regular do Andebol 1: ABC de Braga, Belenenses, Madeira Andebol SAD, Benfica e Xico Andebol.

Durante o sorteio da prova, realizado hoje no Portimão Arena, o presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Henrique Torrinha, sublinhou que “vamos ter momentos realmente super, pois congregaremos o andebol ao mais alto nível com acções de âmbito social e formativo, dirigidas quer a pessoas que por norma não o podem praticar, quer aos jovens em idade escolar, porque esta é uma modalidade verdadeiramente integradora na sua essência”.

Para a vereadora do Desporto da Câmara de Portimão, Isabel Guerreiro, “além da visibilidade que o município alcançará ao longo da Supertaça, importa-nos principalmente a relação que a mesma terá junto da comunidade local, sobretudo ao nível das instituições de solidariedade social e das escolas”. A propósito, a responsável lembrou que ainda recentemente Portimão recebeu o prémio Autarquia” referente a 2009, durante a Gala Nacional do Desporto Escolar, pelo trabalho desenvolvido nesta área.

No período em que decorre a prova, as equipas irão a escolas de Portimão, Lagoa e Lagos, participando ainda em várias acções de índole social, com visitas ao serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e a instituições de solidariedade social, como o Lar da Criança de Portimão e o Lar Bom Samaritano, distribuindo fotos autografadas, postais, pins, t-shirts, etc.

No âmbito da parceria entre a FAP, o Comité Paralímpico Português e a Federação Portuguesa de Desporto para Cidadãos com Deficiência, intitulada “Andebol 4 All” e a formalizar durante a Supertaça, está agendada para o Portimão Arena a primeira acção de formação teórico-prática de andebol em cadeira de rodas, destinada a instituições para cidadãos com deficiência e outras organizações associativas e escolares, com o apoio do Município de Portimão, Governo Civil de Faro e Associação Parasport.

A RTP 2, que fará uma cobertura especial do evento, vai assentar arraiais no Portimão Arena no dia 23, de onde transmitirá em directo o habitual espaço de informação “Desporto 2” e duas partidas, bem como a final do dia seguinte.

A Supertaça de Andebol Portimão 2010, cujo vencedor terá garantida a participação na Challenge Cup de 2010/2011, é uma organização conjunta entre a FAP e a Câmara Municipal de Portimão.


Programa desportivo da Supertaça de Andebol Portimão 2010:

DIA 21 | Quinta-feira
15h00 – Benfica x Belenenses
17h00 – FC Porto x ABC de Braga

DIA 22 | Sexta-feira
15h00 – Madeira Andebol SAD x Benfica
17h00 – Xico Andebol x FC Porto

DIA 23 | Sábado
15h05 – Belenenses x Madeira Andebol SAD (RTP 2)
17h00 – ABC x Xico Andebol (RTP 2)

DIA 24 | Domingo
11h00 – Atribuição do 5º e 6º lugar, entre os 3os. de cada grupo
14h30 – Atribuição do 3º e 4º lugar, entre os 2os de cada grupo
17h00 – Final da Supertaça (RTP 2)
Após o jogo: Cerimónia de entrega de prémios

Exposição Efe 2 do Espaço Jovem de Lagos no IPJ


A partir de 6 de Janeiro 2010 está patente, na Sala de Exposições da Direcção Regional do Algarve do IPJ, a Exposição Efe 2, resultado dos cursos de Introdução à Fotografia do Espaço Jovem de Lagos da Câmara Municipal de Lagos.
Com início em 2007 e dirigido a todos os que desejam obter formação ao nível da tomada de vistas, organização da imagem e respectiva impressão, estes cursos têm-se revelado uma surpresa, não só pela inusitada adesão que conhecem como, sobretudo, pelos resultados obtidos.
A exposição que tem por objectivo mostrar alguns trabalhos fotográficos realizados nos cursos é composta por 30 fotografias de nove autores, nove diferentes abordagens do espaço que nos rodeia, e que vão desde o retrato convencional à representação abstracta da natureza.
A exposição vai estar patente ao público até 29 de Janeiro e pode ser visitada todos os dias úteis das 9h00 às 20h00.

Loulé na BTL 2010


De 13 a 17 de Janeiro, a Câmara Municipal de Loulé vai estar em mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a ter lugar na FIL, Parque das Nações.

Com o objectivo de promover o Concelho enquanto destino turístico de qualidade, nas suas mais diversas vertentes, esta participação integra-se este ano no “Espaço Algarve”, promovido pelo Turismo do Algarve e que conta com outras presenças de municípios da região.

No caso de Loulé, a Autarquia far-se-á representar através de um stand novo, com 54 m2, e no qual o visitante encontrará uma série de informações sobre as actividades turísticas do Concelho, através de brochuras, publicações e a projecção do novo filme promocional.

O golfe, enquanto uma das componentes mais importantes na oferta turística durante a chamada época baixa que permite combater a sazonalidade do turismo algarvio, será um dos destaques. Até porque é no Concelho de Loulé que se encontram os principais campos de golfe do Algarve, do país e da Europa.

Por outro lado, os eventos que decorrem ao longo de todo o ano, e que são também um contributo importante para a atracção de turistas ao Concelho, será outro dos destaques deste espaço. As tradicionais festividades como o Carnaval e a Festa da Mãe Soberana, a par de eventos mais recentes mas que já alcançaram um lugar de topo como o Festival MED ou a Noite Branca, são algumas das iniciativas divulgadas neste certame, numa clara aposta na promoção dos eventos-âncora promovidos pela Câmara Municipal de Loulé.

Mas uma vez que se pretende também transmitir a hospitalidade louletana junto dos visitantes da BTL, a Autarquia dará as boas-vindas a quem passar por este stand com uma prova de doces e licores regionais e a distribuição de brindes. Haverá ainda um sorteio de alguns fins-de-semana no Concelho, gentilmente cedidos pelos hoteleiros que decidiram aliar-se à Autarquia nesta iniciativa.

De referir ainda que este stand será um espaço aberto aos empresários deste sector do Concelho de Loulé para promoção das suas iniciativas junto dos agentes que visitem a BTL.

Com mais de 70 mil visitantes, 900 expositores e 40 destinos internacionais presentes na edição de 2009, a BTL é, sem dúvida, a maior feira de turismo do país. Para a Câmara Municipal de Loulé, este certame constitui uma oportunidade para dar a conhecer a diversidade da oferta turística do Concelho, do litoral ao interior, e que assenta na excelência das suas praias, no golfe, nos hotéis e restaurantes conceituados, na riqueza gastronómica, no património histórico e ambiental, nos eventos e programação cultural de qualidade, entre outras vertentes.

DANÇA » INFERNO Companhia Olga Roriz > 09 SÁB > 21H30 > Teatro das Figuras

CLUBE HÍPICO E TUALLE CANTARAM AS JANEIRAS EM LOULÉ




Foi num ambiente festivo que o Clube Hípico de Loulé e a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé desfilaram pelas principais artérias da cidade de Loulé, na passada terça-feira, 5 de Janeiro, para reviver a tradição das Janeiras.

Os elementos do Clube Hípico, a cavalo, acompanharam os jovens tunos que interpretaram cantares ao Menino Jesus e quadras escritas para o efeito, com algum improviso à mistura. Mas esta música foi também levada, de porta em porta, a algumas casas de famílias louletanas, que os receberam com uma mesa recheada de petiscos.

De acordo com os responsáveis dos dois grupos, esta é uma iniciativa importante para manter viva uma das mais importantes tradições integradas nas festividades de Natal, mas que se tem vindo a perder com o passar dos anos, sobretudo junto dos mais novos.

Recorde-se que, cumprindo também a tradição de Reis, já amanhã, sexta-feira, dia 8, pelas 21h30, o Mercado Municipal de Loulé abre as portas para receber um Encontro de Janeiras, num espectáculo que tem entrada livre.

Participam neste momento o Grupo dos Amigos de Loulé, Grupo Juvenil Bordeirense, Grupo Brisas da Nossa Terra, Grupo de Charolas Flor de Lis, Grupo de Charolas Flor Oriental e Grupo de Charolas da Casa do Povo da Conceição de Faro.

Hospital de Faro promove 1as Jornadas de Psicologia da Saúde


A multidisciplinaridade e a abrangência de áreas hospitalares implicadas na prática da Psicologia da Saúde dão mote às 1as Jornadas de Psicologia da Saúde do Hospital de Faro – Abordagens Multidisciplinares. A iniciativa é promovida pela Equipa de Psicologia da Saúde do Hospital de Faro e decorre entre os dias 11 e 15 de Janeiro de 2010, no auditório desta instituição.
Com o objectivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido nas diversas vertentes clínicas em que a Psicologia da Saúde intervém, bem como promover um espaço de diálogo entre os diferentes intervenientes envolvidos nas abordagens multidisciplinares implementadas, a iniciativa tem início no próximo dia 11 de Janeiro pelas 10:00 horas.
Seguidamente, pelas 10:45 horas, o primeiro painel de oradores debruçar-se-á sobre o tema “Obstetrícia e Neonatologia: Interligação e Continuidade dos Cuidados Prestados”. No período da tarde, pelas 14:00 horas, profissionais ligados às áreas de Desenvolvimento, Neuropediatria e Fisiatria abordarão o tema da “Espinha Bífida: Confluência de Saberes”.
“A Abrangência da Pediatria Geral e a Especificidade do Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR)” e “O Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) ao Longo do Ciclo da Vida” serão os temas debatidos no dia 12.
O dia 13 inicia-se com um painel dedicado à “Cardiologia: uma Equipa Multidisciplinar aos serviço do Doente”, sendo que na parte da tarde estarão em cima da mesa a “Consulta de Cessação Tabágica” e as “Doenças de Comportamento Alimentar”.
Na quinta-feira, dia 14, mais dois temas estarão em debate: “Senologia: Vicissitudes no Cancro da Mama” e “A dinâmica de uma Equipa Multidisciplinar no AVC”.
No último dia, a encerrar os painéis temáticos estará em debate o tema “Diabetologia: Adultos e Crianças - Dois Mundos Diferentes, Uma Realidade Comum.
A entrada é livre, não requerendo inscrição prévia, mas sujeita à lotação do auditório.

Bibliotea Municip Olhão: Apresentação pública do projecto de promoção da leitura “Entre a(voz) e as palavras”


No âmbito de uma candidatura ao “Concurso de Apoio a Projectos de Promoção da Leitura em Bibliotecas Públicas” – 2009, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal de Olhão foi uma das 18 bibliotecas nacionais contempladas.
Através do apoio financeiro concedido o projecto, com duração de 2 anos, destinado sobretudo a adultos com idade superior a 55 anos, abrangerá também as diversas faixas etárias da população e estenderá o seu raio de acção a várias instituições educativas e socioculturais do concelho.
A criação de um clube de leitura em voz alta sénior (Ler, Reler e Tresler), com sessões de partilha da fruição literária, das opiniões suscitadas pelos textos e autores seleccionados por todos é o grande objectivo do projecto.
Acreditando que do cruzamento de linguagens artísticas diversificadas resultará uma experiência de leitura enriquecedora, as páginas dos livros serão complementadas com o visionamento de filmes que surgiram como adaptações de obras literárias, com actividades com outros clubes de leitura do Algarve, entre outras actividades.
Assente em três etapas distintas, “Entre a(voz) e as palavras” contará com tertúlias (Laboratório da Memória), sessões de encontros com escritores, contadores de histórias e formadores (As mil e Uma Histórias), experiências de narração e/ou leituras públicas de textos (Viv’a voz) e muitas mais surpresas desejadas há muito …
A explicação deste projecto percorrerá as escolas do concelho nos próximos dias, para que possa ser desenvolvido em conjunto:
- dia 11 na Eb2,3 Alberto Iria, às 15h30;
- dia 20 na Eb2,3 Carlos da Maia, às 16h30;
- dia 21 na Eb2,3 João da Rosa, às 18h30;
- dia 22 na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, às 21:00;
- dia 25 na Eb2,3 António João Eusébio, às 20:30;
- no dia 27 na Eb2,3 Dr. João Lúcio, às 15:00;
- no dia 28 na Eb2,3 Paula Nogueira, às 20:00.

Para mais informações contacte 289700430 ou spereira@cm-olhao.pt.