terça-feira, 9 de agosto de 2011

5ª Feira do Livro em Altura

No âmbito da programação cultural para os meses de Verão, decorre em Altura, pelo quinto ano consecutivo, a Feira do Livro em Altura, entre os dias 7 e 17 de Agosto.
O certame realiza-se na Zona de Lazer junto à Avenida 24 de Junho, e conta com a presença de vários stands onde se fazem representar as diversas editoras e livrarias da região.

A Câmara Municipal é a entidade organizadora desta 5ª Edição da Feira do Livro em Altura, proporcionando aos residentes e muitos turistas que actualmente povoam esta localidade a oportunidade para os tomarem contacto com os títulos mais recentes e de adquirirem livros a preços reduzidos.
A feira estará aberta ao público no horário compreendido entre as 20h00 e às 24h00. Paralelamente, terão lugar actividades culturais, onde se destacam a peça de teatro “Varredor de Marés” do grupo de Teatro Te-Atrito, dia 10, e a sessões de autógrafos com a escritora Helena Palma, autora da obra “Orquídea”, dia 11 de Agosto.

Projecto “download@LOTA” estimula criatividade dos jovens de Portimão

Até ao início de Setembro, a antiga Lota de Portimão recebe o projecto “download@LOTA”, que pretende ser uma plataforma de reunião e exposição das comunidades criativas da região, aproveitando o espaço daquele emblemático edifício, situado na zona ribeirinha da cidade e vocacionado para os jovens.

A iniciativa “download@LOTA” partiu de Marisa Baptista, Nuno Barreiras, Hugo Santos e Luís Borges que, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, se reuniram informalmente em torno da vontade comum de dinamizar a cultura da cidade, unindo as suas experiencias em variadas áreas.
Criar um espaço dinâmico com programação dedicada à música e às artes visuais nas suas variadas formas, aberto a todos, promovendo a participação e a troca de ideias entre artistas e população, são propósitos deste projecto, que visa ainda reforçar a identidade local, mostrando que Portimão é uma cidade com grande potencial criativo.
Desde finais de Julho e até aos primeiros dias de Setembro, as actividades propostas procuram aliar o lazer à troca e interacção entre os artistas, e destes com Portimão, procurando enraizar um movimento positivo de produção e exposição que junte todos os interessados em torno da música e de outras expressões artísticas, ou só pelo simples prazer de verem e ouvirem.

Calor: ANPC ACCIONA ALERTA AMARELO

As previsões disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias, apontam para o aumento generalizado das temperaturas máximas e mínimas, a diminuição acentuada da humidade relativa para patamares abaixo dos 30% e a permanência de um corrente de vento fraca do quadrante Leste.
Face a estas previsões, a ANPC determinou a passagem para o NÍVEL AMARELO do Estado de Alerta Especial do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, entre as 14h00 de hoje, dia 9 de Agosto, e as 21h00 do dia 12 de Agosto, sexta-feira, para todos os distritos do território Continental.

Risco de Incêndio
Assim, a ANPC, através dos OCS, recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução e informa que, de acordo com a lei em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido(a):
Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Efeitos do calor sobre a saúde
Considerando ainda os possíveis efeitos do calor sobre a saúde, sobretudo dos grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardio-respiratório), a ANPC recomenda as seguintes medidas de autoproteção:
Beber água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar; Evitar bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar; As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico; Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir - ou não manifestar - sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – É fundamental oferecer-lhes água e estar atento; Evitar fazer atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos e maior calor; Escolha as horas de menor calor, quando se viaja de carro. Não permitir que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol; Nas praias, evitar a exposição ao sol no período entre as 11h00 e as 17h00; No exterior, aplicar5 protetor solar várias vezes ao dia, com fator de proteção igual ou superior a 30;
Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.
Para informação adicional sobre os efeitos das temperaturas elevadas sobre a saúde, deve ser consultada a página da Direcção-geral da Saúde (www.dgs.pt).

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL DE LOULÉ PROMOVE MEDIDAS PREVENTIVAS PARA LIMPEZA DE RIBEIRAS

De acordo com as indicações emanadas pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve – ARH, a Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) e no âmbito das suas competências de prevenção e segurança, levou a cabo uma campanha de informação junto dos munícipes sobre “Linhas de Agua – Medidas Preventivas para o Período das Chuvas”.

O SMPC de Loulé distribuiu folhetos e colocou editais em vários locais nas freguesias do Concelho susceptíveis deste tipo de ocorrência, precavendo assim eventuais problemas que possam surgir aquando das primeiras chuvas.

Os proprietários devem proceder à limpeza e a desobstrução das linhas de água de drenagem natural, preferencialmente, no período compreendido entre 15 de Julho a 30 Setembro. Esta acção de informação tem como base a lei 58/2005 de 29 de Dezembro.

Música e alegria no Estádio Municipal de Portimão


2500 jovens despedem-se das Férias Desportivas em ambiente de festa

A festa de encerramento das Férias Desportivas 2011 vai ter lugar a 12 de Agosto, pelas 21h00, no Estádio Municipal de Portimão, com a presença das 2500 crianças que participaram neste projecto de ocupação dos tempos livres.
Na edição deste ano, e tendo em conta a actual conjuntura, verificou-se um forte apoio social, de modo a abranger o maior número possível de jovens cujas famílias atravessam dificuldades económicas, tendo neste caso beneficiado de uma taxa de isenção aquando da inscrição na 21ª edição das Férias Desportivas, enquanto noutras situações tiveram uma redução de 50 por cento.

No total, a medida de isenção/redução envolveu cerca de 60 por cento de todos os inscritos, sendo ainda de realçar a participação de algumas dezenas de crianças excepcionais, como vem sendo hábito nesta iniciativa da Câmara Municipal de Portimão, orçada este ano em 119 mil euros.
Desde 4 de Julho último, as Férias Desportivas 2011 proporcionaram aos jovens, entre os 6 e os 16 anos, actividades desportivas e recreativas, entre muitas outras actividades, nomeadamente a sensibilização para aspectos cívicos de defesa e preservação da natureza, tendo cada turno elaborado o seu “Jornal das Férias Desportivas”, que reflecte as impressões das crianças durante esta experiência.
A festa de encerramento, aberta à presença dos familiares das crianças, incluirá demonstrações de algumas das actividades desenvolvidas pelos diversos núcleos, como ginástica rítmica, hip-hop, ginástica desportiva e capoeira, sendo pautado pelos ritmos da banda local “PeP”.

VOLTA A PORTUGAL - 5ª ETAPA: TAVIRA-PRIO VOLTA AO PÓDIO

A quinta etapa teve chegada ao sprint em Viseu, com Samuel Caldeira a fazer oitavo posto. Ricardo Mestre é o atleta da equipa algarvia que sobe mais alto na classificação geral. Grupo tavirense volta a subir ao pódio.
Os 150.3 quilómetros de hoje anteviam uma jornada calma, já que a dificuldade foi baixa, com um traçado regular. A etapa que antecedeu o dia de descanso fez ligação entre Oliveira do Hospital e Viseu, e como era de esperar o pelotão cortou o risco de chegada ao sprint.

Carlos Santos e Daniel Mestre
Uma fuga foi o pretexto para animar o dia de hoje, mas a escassos quilómetros da meta o pelotão anulou o trabalho levado a efeito pelos escapados, e foi Andrea Guardini (Farnese Vini/Neri) quem levou a melhor em Viseu. Samuel Caldeira (Tavira/Prio) ficou nos dez primeiros lugares, em oitavo lugar, com o mesmo tempo do vencedor.
Hoje foi o sexto dia de competição, a quinta etapa em linha, onde as classificações sofreram algumas alterações. Ricardo Mestre, da Tavira/Prio, ocupa a terceira posição, e está a 24 segundos do novo camisola amarela, Sérgio Ribeiro (Barbot/Efapel). Segue-se André Cardoso, em quarta posição, a 25 segundos. Nelson Vitorino ocupa a sexta posição, a 38 segundos.

Tavira-Prio no pelotão
Assim, a armada algarvia subiu novamente ao pódio por obter a melhor classificação geral por equipas ao colocar três atletas nos dez primeiros lugares.
Amanhã chega o dia de descanso em que os atletas irão aproveitar para recuperar energias, para voltarem ao asfalto na quinta-feira.
Com baterias recarregadas os corredores irão enfrentar a mais longa jornada desta volta, são 215.9 quilómetros entre Aveiro e Castelo Branco, com três metas volantes e dois prémios de montanha pelo meio.

Luís Silva
Na véspera do dia de descanso convidados juntaram-se novamente à caravana.
André Lopes, representante da Prio, esteve novamente com a equipa em mais uma jornada de ciclismo.
Pelo segundo dia, André Lopes quis repetir a experiência que já tinha vivido no sábado: “já cá tinha estado, e gostei de estar com a equipa, com o staff e com os ciclistas, e estar por dentro da etapa no carro de apoio, foi um bom dia”, afirmou o representante da Prio.
Micael Pereira, representante do grupo FTP, foi outro dos convidados que seguiu a evolução do pelotão, à semelhança de outras edições.

"Hermanamiento" vinhos do Algarve / vinhos Albariños

Confraria dos Gastrónomos do Algarve “sela hermanamiento” dos vinhos Albariños da Galiza, com vinhos do Algarve.

Perseguindo o intento de promover e divulgar o que o Algarve tem de melhor, a convite da Cofradia do Sereníssimo Albariño, a Confraria dos Gastrónomos do Algarve levou a Cambados, Galiza, uma comitiva chefiada pelo Grão-Mestre José Manuel Alves, para “selarem o hermanamiento” dos vinhos do Algarve com os vinhos Albariños.

O acto foi realizado no Pazo do Torrado, na presença do delegado da Xunta da Galiza, Xosé Manuel Cores Touris e do alcalde de Cambados Luís Aragunde, bem como representantes de outras Confrarias. Os representantes das duas Confrarias, verteram os dois vinhos num decanter e encheram de novo as garrafas, que foram seladas e entregues a cada um.

No dia seguinte, no Capítulo da Cofradia do Sereníssimo Albariño, a Confraria algarvia foi distinguida com o grau de “Albariñenses de Honor”, entregue pelo Presidente da Xunta da Galiza, Dom Alberto Núñez Feijóo.
A Confraria levou na bagagem, figos, amêndoas, compotas, licores, trinta doces regionais e conventuais e vinhos brancos Cabrita (que serviram também para o hermanamiento), considerado por todos, de excelência.
A notável doçaria regional e conventual, desconhecidos da maioria dos presentes, e que marcaram toda a diferença, principalmente o Bolo da Confraria, do receituário Cisterciense algarvio, bolo que traduz a riqueza da doçaria conventual, feito à base de ovos, amêndoa e gila e que a Confraria recuperou.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, vai recuperando e divulgando receitas que permitam fazer uma reconstrução histórica da doçaria conventual algarvia dos nossos antepassados, pretendendo mostrar os doces em que as freiras de clausura eram exímias executantes.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, na serenidade dos passos que a fazem crescer, aproveitou para proceder a uma saudável confraternização entre confrades e convidados, permutando saberes e experiências e para convidar os presentes a visitarem o Algarve a 4, 5 e 6 de Novembro, aquando do IX Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas.

A partir de amanhã: FESTIVAL DO MARISCO DIGNIFICA OLHÃO E A REGIÃO


FRANCISCO LEAL (1º ESQª) COM OS RESPONSÁVEIS DA FESNIMA, EMPRESA MUNICIPAL QUE CONTINUA A RESPONDER ANUALMENTE PELA BOA ORGANIZAÇÃO DO FESTIVAL DO MARISCO

O edil olhanense, Francisco Leal, apresentou, com orgulho, a 26ª edição do Festival do Marisco de Olhão, que se realiza na Cidade da Restauração entre os dias 10 e 15 de Agosto. Tony Carreira, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés, Queen on Fire, Ar de Rock e Calcinha Preta são os cabeças-de-cartaz deste ano.

Com muitas e veementes críticas aos organizadores do programa "Allgarve" e à Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), pelas "faltas de apoio ao" Festival do Marisco de Olhão ( ), o autarca olhanense, recordou que, "pelo 26º ano consecutivo, o Festival do Marisco continua a dignificar Olhão e a Região", salientando que a iniciativa "alia o melhor da gastronomia do Mar e da Ria Formosa à música de top nacional e internacional, é uma iniciativa do Município de Olhão que conta com a organização da empresa municipal Fesnima".

Francsico Leal sublinhou que "em pleno mês de Agosto, todos os caminhos vêm dar a Olhão entre os dias 10 e 15. O Festival do Marisco é ponto de passagem obrigatório para dezenas de milhar de turistas, nacionais e estrangeiros, que visitam a região algarvia nesta altura do ano. Apreciam música de qualidade e inúmeras especialidades de marisco a preços acessíveis e num ambiente muito agradável, junto à Ria Formosa, no Jardim Pescador Olhanense".

Este ano, o primeiro dia do Festival apresenta a banda de tributo ao grupo que fez de Freddie Mercury um ídolo, Queen on Fire, seguindo-se no dia 11 os pais do rock português Xutos & Pontapés

No dia 12 é Pedro Abrunhosa quem promete agitar os milhares de visitantes esperados e as enchentes prometem continuar no dia 13 de Agosto, com a presença de Tony Carreira.

O grupo que reúne alguns dos melhores músicos portugueses da actualidade – Ar de Rock – vai, com certeza, aquecer os ânimos na noite de 14 e a 15 de Agosto, último dia do Festival, o ambiente estará ao rubro com os sons escaldantes dos brasileiros Calcinha Preta. Um cartaz eclético que se pretende agrade a todas as classes etárias e sociais.
M.L. - texto
Osores - fotos