terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Hermanamiento" vinhos do Algarve / vinhos Albariños

Confraria dos Gastrónomos do Algarve “sela hermanamiento” dos vinhos Albariños da Galiza, com vinhos do Algarve.

Perseguindo o intento de promover e divulgar o que o Algarve tem de melhor, a convite da Cofradia do Sereníssimo Albariño, a Confraria dos Gastrónomos do Algarve levou a Cambados, Galiza, uma comitiva chefiada pelo Grão-Mestre José Manuel Alves, para “selarem o hermanamiento” dos vinhos do Algarve com os vinhos Albariños.

O acto foi realizado no Pazo do Torrado, na presença do delegado da Xunta da Galiza, Xosé Manuel Cores Touris e do alcalde de Cambados Luís Aragunde, bem como representantes de outras Confrarias. Os representantes das duas Confrarias, verteram os dois vinhos num decanter e encheram de novo as garrafas, que foram seladas e entregues a cada um.

No dia seguinte, no Capítulo da Cofradia do Sereníssimo Albariño, a Confraria algarvia foi distinguida com o grau de “Albariñenses de Honor”, entregue pelo Presidente da Xunta da Galiza, Dom Alberto Núñez Feijóo.
A Confraria levou na bagagem, figos, amêndoas, compotas, licores, trinta doces regionais e conventuais e vinhos brancos Cabrita (que serviram também para o hermanamiento), considerado por todos, de excelência.
A notável doçaria regional e conventual, desconhecidos da maioria dos presentes, e que marcaram toda a diferença, principalmente o Bolo da Confraria, do receituário Cisterciense algarvio, bolo que traduz a riqueza da doçaria conventual, feito à base de ovos, amêndoa e gila e que a Confraria recuperou.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, vai recuperando e divulgando receitas que permitam fazer uma reconstrução histórica da doçaria conventual algarvia dos nossos antepassados, pretendendo mostrar os doces em que as freiras de clausura eram exímias executantes.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, na serenidade dos passos que a fazem crescer, aproveitou para proceder a uma saudável confraternização entre confrades e convidados, permutando saberes e experiências e para convidar os presentes a visitarem o Algarve a 4, 5 e 6 de Novembro, aquando do IX Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas.