terça-feira, 25 de outubro de 2011

Médicos aconselham doentes sobre cuidados com a alimentação

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) alerta os doentes com insuficiência renal crónica para a necessidade de terem cuidado com a alimentação, e também cautela para não correrem riscos de desnutrição. “A escolha da dieta por parte do médico é sempre feita de uma forma individualizada, pois uma boa alimentação é fundamental para reduzir as complicações no doente renal e melhorar a sua qualidade de vida”, refere Fernando Nolasco, presidente da SPN.
Para os doentes com insuficiência renal crónica a dieta é uma parte fundamental do plano de tratamento, além da terapia farmacológica e dos tratamentos convencionais (diálise, hemodiálise e transplante renal). Na insuficiência renal crónica, o fósforo contribui para as alterações ósseas observadas nestes doentes, pois não é eliminado de forma apropriada, acumulando-se quantidades excessivas. Por outro lado, os rins são responsáveis por activar a vitamina D essencial para que o organismo possa absorver o cálcio dos alimentos. Quando os rins deixam de funcionar, esta vitamina não é activada e o cálcio não é absorvido. Por isso é importante reduzir a ingestão de fósforo e aumentar a ingestão de cálcio e vitamina D na sua forma activa. O fósforo e o cálcio estão presentes sobretudo no leite e seus derivados. Por esta razão existem medicamentos que actuam corrigindo os defeitos existentes.
A perda da funcionalidade dos rins faz também com que o potássio se acumule no sangue. “Quando os níveis ficam muito altos, o doente tende a sentir debilidade muscular, tremores e fadiga e pode correr risco de vida”, alerta o nefrologista. O potássio está presente sobretudo na fruta, frutos secos e legumes. Por se tratar de um mineral solúvel em água, grande parte do potássio contido nos alimentos pode ser eliminado através de técnicas culinárias tais como a imersão ou dupla cozedura. Na insuficiência renal a eliminação de sódio e água através da urina é reduzida. Como consequência da retenção de sódio, os doentes têm uma grande sensação de sede e a retenção de água pode dar origem ao aparecimento de edemas na pele e subida da tensão arterial. Se esta condição não for controlada pode conduzir a situações de insuficiência cardíaca. Sal, queijo e marisco são os principais alimentos ricos em sódio. Em Portugal, estima-se que 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação. Todos os anos surgem mais de 2 mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem actualmente 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca 2 mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

ALBUFEIRA MARCOU PRESENÇA NA GALIZA

Autarquia, APAL e empresários unem esforços na promoção do destino
Albufeira voltou a marcar presença na Galiza com uma vasta ação promocional. A iniciativa juntou autarquia, APAL e cerca de 20 empresários. Ao longo de três dias, foram realizados diversos contatos institucionais e comerciais, com representantes do poder local e regional, agentes e operadores. Vigo, Pontevedra, Santiago de Compostela e Corunha foram as cidades escolhidas.
Albufeira continua a sua aposta no mercado galego. Entre os dias 19 e 21 de outubro, uma vasta ação promocional passou pelas suas principais cidades. A operação resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a APAL, tendo contado com a adesão de 20 associados desta Associação.
Com o objetivo de promover o concelho enquanto destino turístico, o programa incluiu um conjunto de contatos institucionais, complementado com diversos workshops.
Na vertente institucional, a comitiva liderada pelo presidente da autarquia, Desidério Silva, teve oportunidade de se reunir com o presidente da Deputacion de Pontevedra, Rafael Louzán Abal, com o novo vereador do Comércio e do Turismo do Ayuntamiento de Vigo, Cayetano Rodrigues Escudero, com o novo alcalde de Santiago de Compostela, Geraldo Conde Rosa, com a tenente alcalde da Corunha, Maria Luisa Castro, com a gerente do Consorcio de Turismo da Corunha, Fernanda Arenas e com a secretária geral para o Turismo da Xunta da Galiza, Carmen Prado. Os encontros registados permitiram abrir novos horizontes em relação às perspetivas de colaboração futura com vista à valorização turística de Albufeira, na Galiza. Recorde-se que Albufeira dispõe de protocolos de colaboração com Vigo e Pontevedra, tendo já participado em certames de promoção na Corunha e em Santiago de Compostela.
Na vertente promocional, a APAL realizou um conjunto de workshops direcionados para operadores turísticos e agências de viagem da Galiza, nomeadamente nas cidades de Vigo, Santiago de Compostela e Corunha. Em Pontevedra a estratégia passou pela participação na Bolsa de Contratação Turística que voltou a fazer parte da FERPALIA, o certame dedicado ao Turismo realizado naquela província galega, que reúne os principais operadores da Galiza.
Para Desidério Silva, o balanço desta ação é “bastante positivo, dado que envolvemos um conjunto significativo de agentes económicos locais e concentrámos, num período de tempo muito curto, um vasto leque de iniciativas e contatos que ajudarão a consolidar a nossa imagem nesta região e a criar novas oportunidades de negócio para Albufeira.
Desidério Silva destacou a “abertura dos agentes galegos ao destino Albufeira e a grande utilidade destas ações cujo custo/benefício é bastante vantajoso para todos os envolvidos”. “As portas estão abertas, sendo fundamental continuarmos a envolver empresários, porque a criação de oportunidades de negócio é uma das prioridades deste tipo de iniciativas”, concluiu.

Novas tentações na Demonstração Gastronómica de São Brás de Alportel

Já sabemos que em Outubro… há Marmelada no Mercado, mas no último sábado do mês, o chef convidado, Vitor Viegas, vai juntar à sua proposta um conjunto de maravilhosas iguarias para uma surpreendente sugestão de Outono, já no próximo dia 29, a partir das 10h00.
O interesse pela cozinha surgiu bem cedo no seio familiar do Chef Vitor Viegas, e o exemplo do irmão, Chef Bruno Viegas, acabou por ser o passo decisivo para o levar a optar também pelo percurso gastronómico. A cozinha é uma paixão: juntar ingredientes, misturar gostos, inovar a tradição e perfumar os sabores, dando a cada prato os temperos de requinte e mistério, que o caraterizam.
A trabalhar na atualidade no Hotel Hilton, em Vilamoura, este jovem são-brasense prepara-se para desafiar o paladar em mais uma Demonstração Gastronómica, que marca lugar sempre no último sábado do mês, no Mercado Municipal de São Brás de Alportel. O chef sugere: de entrada, um misterioso “Arjamolho de romã, queijo fresco de cabra e crocante de pão D’Alfarroba; seguindo-se uma “Sopa rica do mar, perfumada com hortelã de ribeira”. Por prato principal, um suculento “Lombo de javali “braseado” com cogumelos silvestres e marmelos em duas texturas” e à sobremesa uma irresistível “Delicia de amêndoa com creme de medronho, sorbet de limão e aguardente”… quem resiste? O mês de Outubro fecha desta forma o seu programa de atividades no mercado municipal com uma sugestiva Demonstração Gastronómica que traz a palco uma vez mais o talento dos jovens chef’s são-brasenses e melhores produtos do Mercado Municipal.

Estudo: Stands Auto em Portugal com os dias contados

PESSOAS JÁ NÃO VÃO ÁS LOJAS E O STOCK VAI ‘SUFOCAR’ UM NEGÓCIO OBSOLETO COM 50 ANOS
Os stands tradicionais de automóveis vão fechar portas, tendo o seu destino traçado para um prazo médio de 3 anos, uma vez que esse modelo de negócio em Portugal acabou, defende a consultora MBM Mobile, num estudo realizado com base em dados do sector e do seu próprio negócio online. Segundo a análise, o mercado on-line de automóveis em Portugal está em crescendo e esta tendência vai ditar uma autêntica revolução no sector, a ponto de levar a maioria dos stands a encerrar. De acordo com as previsões da MBM Mobile, até 2013, 15% das viaturas compradas pelos portugueses serão feitas no mercado on-line (não contemplando os dados off the record dos negócios particulares), tendência que se acentuará em 2015, ano em esta percentagem deverá aumentar para os 30%. “Não temos dúvidas em afirmar que a forma como é entendido hoje o conceito de stand está a morrer e que quem não se souber adaptar aos novos tempos que aí vêm, deixará de ter lugar no mercado, por estar amarrado a um modelo que se tornará obsoleto”, assegura João Corga, director-geral da consultora.
Para mais, defende que os stands enfrentam a condicionante de terem sempre viaturas em stock, que tem necessariamente de ser escoado, o que leva os operadores a procurarem condicionar o cliente, induzindo-o a decidir-se pela aquisição de uma das viaturas disponíveis. “Este modelo é de há 50 anos, está mais do que ultrapassado e é a prova de uma gestão de negócio inadaptada à realidade económica do momento pois, atualmente, a filosofia de negócio tem obrigatoriamente enfoque no relacionamento com o cliente – a diferenciação está na vantagem e na capacidade de fornecer respostas objectivas em tempo real”, adianta. João Corga reforça que o consumidor tem hoje acesso a todo um complexo informativo que permite identificar soluções adaptadas às suas necessidades, permitindo a exclusão de determinadas opções no que concerne à tomada de decisão e em que a oferta é uma resposta direta à procura e pesquisa do consumidor. “Actualmente, o peso do negócio online na aquisição total de viaturas em Portugal está em franco crescimento e desenganem-se aqueles que pensam que sobreviverão se não alterarem o seu modelo tradicional de negócio”, afirma João Corga, diretor-geral da MBM Mobile.
Depois de uma análise ao mercado e aos próprios resultados obtidos pela empresa, João Corga está convicto de que, de uma forma transversal a todos os sectores, o comércio electrónico tornou-se hoje num pilar de vendas, alterando a forma de relacionamento entre clientes e fornecedores ou entre parceiros de negócios. “Nos próximos anos, em função da evolução das transacções comerciais, a aquisição de um automóvel tornar-se-á numa operação praticamente exclusiva de ‘domínio doméstico’, pois os consumidores, cada vez mais, irão deslocar-se aos pontos de venda dependendo do impacto de uma estratégia de marketing “de bairro”, assevera. Atendendo à lógica que prescreve, até mesmo os espaços da MBM Mobile, presente em Coimbra (sede), Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, serão readaptados, abraçando um novo conceito. “Não é por acaso que não designamos os nossos espaços por stand, mas sim por ‘Zentrum’ (Centro), que em breve serão, tal como observámos no fenómeno Facebook, espaços de interacção social para, por exemplo, convocar tertúlias, discussões e eventos em torno da paixão pelo mundo automóvel”, explica. De futuro, segundo a mesma fonte, a empresa pretende estabelecer nos espaços da sua sede e delegações uma política de convívio social, partilha de experiências e vivências e proporcionar momentos de lazer e animação, embora preservando, ocasionalmente, algumas funções de âmbito comercial, para exposição e ponto de entrega de viaturas a clientes. Quanto às expectativas de sucesso do modelo de negócio, que acredita que vingará no futuro, remete-as para o balanço do desempenho das vendas online da MBM Mobile. “Através do ‘Hour Selection’, a nossa bolsa de automóveis online, vendemos em apenas 8 meses 145 viaturas, sobretudo usados com pouca quilometragem, permitindo aos nossos clientes poupanças muito significativas que podem variar entre os 10 mil euros num BMW e os 60 mil euros num Aston Martin”, revela. Recorde-se que, com o crescimento do ‘Hour Selection’ já a acompanhar a evolução do seu principal serviço, a consultoria automóvel, a MBM Mobile prevê atingir, até ao final de 2011, as 500 viaturas vendidas, duplicando o desempenho registado no ano transacto. A MBM Mobile é, desde 2005, uma marca do sector automóvel de capital português, detida a 100% pela Lufthafen Brands Group, sendo pioneira na introdução do conceito de consultoria automóvel em Portugal.

Macário promove Encontros com os Munícipes

O presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, irá promover encontros com os munícipes das freguesias rurais, "com o objectivo de dar a conhecer os projectos em curso e outros assuntos relevantes para aquelas freguesias", refere a autarquia através de nota de imprensa.
Após a apresentação dos projectos, acrescenta o documento, o edil "atende e esclarece todos os cidadãos interessados, dando assim oportunidade para que todos os munícipes tenham um real conhecimento e se informem sobre os assuntos da sua área de residência". "Fomenta-se a cidadania activa com esta aproximação aos cidadãos que geograficamente estão menos próximos dos centros de decisão", conclui a nota de imprensa, que divulga ainda a agenda de deslocações de Macário Correia: Estoi – 28 de Outubro, 21h30 – Casa do Povo Bordeira – 29 de Outubro, 15h00 – sociedade Bordeirense Santa Bárbara de Nexe – 29 de Outubro, 21h30 – Salão da Junta de Freguesia Montenegro – 4 de Novembro, 21h30 – Clube Desportivo de Montenegro Conceição de Faro – 5 de Novembro, 21h30 – Salão da Junta de Freguesia

São Brás de Alportel acolhe Projecto “Tens Potencial Paralimpico?”

No próximo dia 28, sexta-feira, a partir das 10h00, o Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel Dr. José de Sousa Pires abre as portas ao Projecto “Tens Potencial Paralímpico?”, que tem por objectivo sensibilizar para a prática do desporto adaptado e identificar novos talentos para competição paralímpica.
Esta iniciativa dá continuidade ao Projecto “Começar pelo Início” desenvolvido pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência que promoveu a prática desportiva adaptada, junto dos potenciais públicos e prossegue agora com o Projecto “Tens Potencial Paralímpico?”, que visa sensibilizar atletas para a competição no seu mais alto nível, os jogos paralímpicos. Este segundo projecto de desporto adaptado, composto por 4 campos de provas, de norte a sul do país, convida todos os possíveis atletas a participar num dia repleto de actividades, onde serão acompanhados e avaliados por treinadores paralímpicos e técnicos especializados.
Em São Brás de Alportel esta iniciativa é desenvolvida em parceria pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e pelo Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e desafia jovens de todas as idades, independentemente das suas limitações, a participar nas 6 modalidades disponíveis: atletismo, boccia, ciclismo, remo indoor, ténis e tiro ao arco. As actividades de demonstração decorrerão entre as 10h00 e as 14h00 e desafiam jovens atletas a testar as suas capacidades em várias modalidades desportivas, uma oportunidade única para descobrir novas preferências e novas oportunidades de futuro. Este dia aberto destina-se ainda a estudantes e profissionais da área da saúde e do desporto, bem como a toda a população em geral.

“O Papel da investigação no declínio do sobreiro – perspectivas de futuro”

O Centro Museológico de Alportel acolhe no próximo dia 29, sábado, durante a manhã, um percurso pedestre seguido de uma tertúlia técnica sobre o tema: O “Papel da investigação no declínio do sobreiro – perspetivas de futuro”.
O encontro inicia assim com percurso pedestre pelo sobreiral, com partida pelas 09h30 do Centro Museológico de Alportel, reservando um segundo momento, entre as 11h00 e as 13h00 à tertúlia técnica sobre o “Papel da investigação no declínio do sobreiro – perspetivas de futuro”.
Organizado pela Associação Rota da Cortiça, em parceria com a Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente – Núcleo Regional do Sul (APEA), e com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, esta iniciativa conta com a participação de cerca de 1 dezena de especialistas da área, para uma reflexão conjunta sobre as possíveis causas do declínio do sobreiro e as possibilidades de minimização desse impacto, em defesa de uma das árvores mais emblemáticas da Serra do Caldeirão e do país. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados que podem efectuar a respectiva inscrição através do Tel. 289 840 018/ 960 070 806 ou E-mail. info@rotadacortica.pt

Em São Brás de Alportel, ensina-se a "Fazer Crescer o Negócio!"

Amanhã, dia 26, pelas 21h30, o Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolhe a acção de formação “Como fazer crescer o meu pequeno negócio?”.
Num período particularmente difícil para os pequenos comerciantes e empresários locais, a autarquia são-brasense estabeleceu uma parceria com a Worklovers para proporcionais aos agentes económicos locais ações de formação que pretendem estimular o empreendedorismo e a criatividade, e transformar dificuldades em oportunidades. O programa “Marketing e Comunicação, um Desafio para o Comércio Local” teve o seu início com uma ação de formação inicial “O Meu Supermercado Municipal”, dirigida a vendedores e comerciantes do Mercado Municipal e prosseguirá no dia 26, com uma segunda ação mais alargada, dirigida a todo o comércio local, pequenos empresários, empreendedores, estudantes e população em geral, desta feita sob o tema “Como fazer crescer o meu pequeno negócio?”
Pretende-se refletir em conjunto e através de uma metodologia ativa e sinérgica, encontrar em conjunto novos métodos e novos caminhos para transformar dificuldades em oportunidades. A acção “Como fazer crescer o meu pequeno negócio?.”, orientada pelo formador Domingos Pereira pretende dotar os participantes do pequeno comércio de “princípios e estratégias de marketing e comunicação que orientam o sucesso das grandes empresas”, no sentido de criar uma “economia local capaz de dar aos consumidores mais produtos e serviços que correspondam às suas necessidades e expectativas.” Esta formação dá continuidade ao trabalho realizado pela autarquia são-brasense na promoção do comércio local, através da adopção de parcerias para a dinamização de iniciativas, das quais constitui exemplo a 1.ª edição do São Brás Fashion (no passado mês de Julho) e o 1º Stock Out, Feira de Saldos de São Brás de Alportel, que teve lugar no passado mês de Setembro.

Vila do Bispo: “Viagem ao Mundo da Arte - Incas, Maias e Astecas”

“Viagem ao Mundo da Arte - Incas, Maias e Astecas” é o nome da exposição patente ao público, no Centro Cultural de Vila do Bispo até ao próximo dia 11 de novembro.
Nesta mostra, o visitante é convidado a fazer uma “viagem” pelo mundo da Arte dos Povos Incas, Maias e Astecas. Trata-se de reproduções de peças de arte verdadeiras elaboradas pelos alunos do 6.º A na aula de Educação Visual e Tecnológica, da Escola E.B.2,3 de S. Vicente, no ano letivo de 2010/11. Nesta exposição pode apreciar também algumas reproduções de pinturas murais. Trata-se de mais uma iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila do Bispo, com o apoio da Câmara Municipal, que tem como objetivo a divulgação da arte mundial.

Órgãos de Tubos da Cidade de Faro voltam a soar

É já no próximo mês de Novembro que regressa o Festival de Órgão de Faro.
Não serão apenas os sábados à noite preenchidos de música, mas também os dias que os antecedem, com a azáfama dos músicos em ensaios. Com sorte, poderá desfrutar de um ensaio pré-concerto enquanto visita a Igreja da Sé ou a Igreja do Carmo. A 5 de Novembro, na Igreja da Sé, estará o músico húngaro-holandês Gyula Szilágyi, especialista dos órgãos históricos e da interpretação histórica dos mesmos.
João Santos, titular dos órgãos da Catedral de Leiria e do Santuário de Fátima, irá percorrer o teclado, registos e pedais do órgão da Igreja do Carmo, a 12 de Novembro. A música de câmara tem lugar a 19 de Novembro, na Igreja do Carmo, com Carina Lasch Lind no órgão e Pedro Santos na flauta de bisel.
A fechar o cartaz, o prestigiado José L. González Uriol, reconhecido no mundo inteiro como especialista em Música Antiga de Tecla e com numerosas gravações discográficas em Órgãos Históricos. Todos os concertos têm início às 21h30. Os concertos na Igreja da Sé têm preço de entrada de 2€, a reverter integralmente para apoio a uma instituição social. Os concertos na Igreja do Carmo são de entrada livre. O V Festival de Órgão – Faro 2011 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, em parceria com o Município de Faro e a Direcção Regional da Cultura do Algarve. Dada a qualidade das edições anteriores, foi reconhecido este ano o Interesse Cultural da iniciativa pela Secretaria de Estado da Cultura.

Teatro: “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal”

Depois da tournée pela Polónia a ACTA regressa ao Algarve e apresenta o espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” no próximo dia 01 de Novembro, às 21h30 no Centro Cultural de Lagos.
"Lição de amor verdadeiro" foi assim descrito o espectáculo pela imprensa polaca. Para dirigir este espectáculo a ACTA convidou um dos mais proeminentes encenadores europeus, o polaco Leszek Mądzik.
Mądzik pratica um teatro sem palavras. Com a sua imaginação, vagueia através de outras dimensões da realidade apreendida pelo poder do Bem e do Mal. O espectáculo conta com a interpretação de Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre; música de Zé Eduardo e execução plástica de Tó Quintas. Tem a duração de 60m, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos.

“Horizontes do Futuro” - Manuel Maria Carrilho em Loulé

No próximo dia 17 de novembro, pelas 21h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, o ciclo de conferências “Horizontes do Futuro” está de volta, e desta vez contará com a presença de Manuel Maria Carrilho. Neste momento difícil que o país atravessa, o antigo Ministro irá falar sobre “Compreender a crise, para sair dela”.
Manuel Maria Ferreira Carrilho nasceu em Coimbra, em 1951. Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Lisboa (1975) e fez os estudos de Pós-graduação na Universidade Nova de Lisboa. Foi nesta Universidade que, em 1985, fez o Doutoramento em “Filosofia Contemporânea” e, em 1993, fez as provas de agregação. É Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa desde 1994. Foi, entre 1988 e 1990, o Coordenador do Projeto de Reforma no ensino da disciplina de filosofia no Ensino Secundário. Criou e dirigiu as revistas Filosofia e Epistemologia (1979-84) e Crítica (1987-1993), assim como as coleções “Clássicos de Filosofia” (na Imprensa Nacional-Casa da Moeda), “Opus-Biblioteca de Filosofia” (nas Publicações Dom Quixote) e “Argumentos” (nas Edições ASA). Tem estudos publicados em diversas revistas científicas e é colaborador regular em diversos órgãos da imprensa. Internacionalmente, integrou diversas instituições, bem como comités de várias revistas prestigiadas. É autor de várias obras publicadas em Portugal e no estrangeiro. Tem exercido diversas funções políticas, nomeadamente as de Ministro da Cultura dos XIII e XIV Governos Constitucionais entre outubro de 1995 e julho de 2000, tendo sido o responsável pela criação e pela institucionalização do Ministério da Cultura, até então inexistente, e pela definição dos seus objetivos nucleares. Em 2000 assumiu o lugar de deputado eleito à Assembleia da República, onde integrou as Comissões de Negócios Estrangeiros e de Assuntos Europeus. Participou em inúmeros debates políticos e culturais e desenvolveu uma intensa atividade como cronista e comentador de temas políticos em múltiplos media: jornais, rádios e televisões. Em 2005 foi o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de Lisboa. Entre 2002 e 2008 foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS. Em dezembro de 2008 foi nomeado Embaixador de Portugal junto da Unesco, em Paris, tendo sido afastado do cargo em 2010. Recebeu várias medalhas e condecorações, nomeadamente, em 1998, a medalha Picasso/Miró da Unesco e, em 1999, o European Archaelogical Heritage Prize, da European Association of Archaeologists. Foi galardoado pelo Rei de Espanha, em 1996, com a Gran Cruz da Ordem de Mérito Civil. O Presidente do Brasil, Fernando Henriques Cardoso agraciou-o em 1997, com a Gra¬-Cruz da Ordem do Rio Branco, e em 1999 o Presidente da República Francesa atribui¬-lhe o grau de Grand Officier da Légion d’Honneur .

Contagem decrescente para as 4h de BTT

Está em contagem decrescente os dias para a realização das 4h de BTT que se vai realizar no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA) e Off Road Park a 6 de Novembro e que vai contar com a participação de Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal em 2000. Um evento que visa a promoção da actividade desportiva mas que tem igualmente uma componente de solidariedade social em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome. A todos os inscritos é solicitado a entrega de um bem alimentar: leite ou azeite.
A prova, como o próprio nome indica, terá uma duração de quatro horas, com início às 9h e término às 13h podendo participar equipas de pares, masculinos ou femininos e a solo. O percurso será delineado numa extensão de 4 kms, com partida no KIA, para depois seguirem para a pista de Todo-o-terreno, o Off Road Park. O preço de inscrição será de 15€ onde estará incluído o almoço, abastecimentos, seguro, lavagem das bicicletas e acesso a outras actividades de lazer a decorrer. Para acompanhantes o preço é de 8€. Os cinco primeiros a cruzarem a linha de meta terão ainda oportunidade de disputar entre si uma corrida de karting no Kartódromo Internacional do Algarve para além de outros prémios monetários e uma bicicleta Canyon para os vencedores.
Para Miguel Praia, o responsável pela organização do evento: “O Autódromo Internacional do Algarve é cada vez mais um espaço polivalente que tem como objectivo expandir os seus eventos a outras modalidades desportivas mesmo as que não têm motor. A nossa sociedade está cada vez mais atenta, às vantagens ao nível da saúde, da prática do exercício físico. E este evento surge também com essa preocupação, mas também, com o objectivo de ajudar os mais desfavorecidos, tendo em conta a actual conjuntura económica, através da parceria com o Banco Alimentar. Por todas as razões, penso que é um evento a não perder”, disse.

Documentário apoiado pelo CIAC no DocLisboa

“Um Filme Português” é o nome do documentário que estreia às 18h45 da próxima sexta-feira, dia 28, no cinema Londres, em Lisboa. Trata-se de uma longa metragem, integrada no projeto de investigação “Principais Tendências no Cinema Português Contemporâneo”, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), sediado na Universidade do Algarve e na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).
Este documentário é composto por seis segmentos de 17 segundos e é assinado pelos realizadores Levi Martins, Vitor Alvez, Miguel Cipriano, Jorge Jácome, Vanessa Sousa Dias e Carlos Pereira. Nele são entrevistadas várias personalidades do Teatro e do Cinema, tais como Luís Miguel Oliveira, Graça Castanheira, António-Pedro Vasconcelos, Luís Urbano, Manuel Mozos, Paulo Rocha, Jorge Silva Melo, Joaquim Sapinho, Saguenail e Regina Guimarães, João Canijo, João Botelho, João Pedro Rodrigues, João Guerra da Mata, Possidónio Cachapa, Miguel Valverde, Marco Martins, Manuela Viegas, Rita Azevedo Gomes, João Lopes, Cláudia Varejão, João Salaviza e Gabriel Abrantes.
Sobre “Um Filme Português” “Seis olhares sobre um país, e seu lugar no mundo, através do cinema. Uma viagem pela estrada fora, por entre novas fronteiras, à procura de imagens, sons e histórias. Um filme falado, narrado por diferentes gerações, tentando descodificar o ontem, hoje e amanhã do cinema feito em Portugal. Uma reflexão sobre as atuais inquietações ligadas aos sistemas estético, dramático e de produção dos filmes, voltando a uma antiga pergunta: o que é, afinal, o cinema?”

Associação Odiana e ANJE promovem feira empresarial em Vila Real de Santo António

Iniciativa quer incentivar internacionalização das empresas fronteiriças e avalia eficácia das políticas de desenvolvimento da última década. Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Dr. Pedro Afonso de Paulo, encerra jornada O Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, recebe, esta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de Outubro, a feira empresarial «Baixo Guadiana no Desenvolvimento Transfronteiriço».
Além de fomentar o contacto entre os empresários desta fatia do território, o evento pretende ser um facilitador no campo do empreendedorismo, mostrando como as boas ideias de negócio podem ser colocadas em prática. Numa outra perspectiva, serão evidenciadas quais as ferramentas mais apropriadas para criar uma empresa e, simultaneamente, promover a sua internacionalização. A medida torna-se especialmente útil tendo em conta que toda a zona do Baixo Guadiana português pode beneficiar do potencial de mercado da vizinha Andaluzia. Não se ficando apenas pela apresentação de ideias, a feira empresarial quer ir mais longe no segundo dia de trabalhos (quinta-feira), avaliando as fragilidades do Baixo Guadiana e a forma como estas poderão ser ultrapassadas.
Nesse sentido, os três autarcas algarvios do Baixo Guadiana – Francisco Amaral (Alcoutim), José Estevens (Castro Marim) e Luís Gomes (Vila Real de Santo António) – irão debater quais as melhores estratégias para o desenvolvimento desta fatia do território e fazer um diagnóstico das ideias em plano e dos projectos efectivamente implementados no terreno, ao longo da última década. Para ter uma visão mais abrangente, o seminário juntará a perspectiva política à vertente empresarial, chamando ao debate planeadores, empresários, investidores e utilizadores do território.
Na tarde de quinta-feira será ainda apresentado, pelo presidente do Instituto da Água (Inag), Dr. Orlando Borges, o plano de ordenamento da albufeira de Odeleite, que pretende dotar aquela barragem com um conjunto de equipamentos de lazer e turísticos. A sessão encerra com uma comunicação sobre os «Impactos das Políticas de Ordenamento no Desenvolvimento do Território», proferida pelo Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Dr. Pedro Afonso de Paulo. A feira empresarial decorre no âmbito do projecto PIDETRANS e é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve/Alentejo/Andaluzia, financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha [POCTEP] 2007-2013 e co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional [FEDER], com o apoio da União Europeia. É organizada pela Associação Para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (Odiana) e pela Associação Nacional de Jovens Empresários. Estão confirmadas as presenças de entidades como a CCDR Algarve, a ANJE, o Conséjo Andaluz de Cámaras de Comercio, Industria y Navegación, IEFP, INAG, Confederação Nacional de Caçadores, ATBG e empresas com sede no território.

ALGARVE SEDUZ SANTARÉM COM OS SABORES DO MAR

O peixe vai servir de motivo para um almoço algarvio na Casa do Campino, em Santarém, no dia 05 de Novembro. O Festival Nacional de Gastronomia está de volta para seduzir a boca dos portugueses com os sabores tradicionais e o Algarve é o destino convidado do penúltimo dia do evento, que arrancou na sexta-feira. O festival já vai na 31.ª edição e como é habitual terá dias dedicados às entidades regionais de turismo do país. O dia 05 é o do Algarve e saberá a mar, confirma a ementa que aguçará o apetite dos convidados com (sobretudo) pratos de peixe.
Lingueirão Para começar, raia de alhada, cavalas alimadas, bifes de atum e biqueirão anchovado. E em seguida virá o xarém de lingueirão, o polvo da costa algarvia no forno e a massa de peixe, tudo preparado pelo restaurante Adega Vila Lisa, da Mexilhoeira Grande (Portimão). A sobremesa também será tradicional, com os doces regionais à base de amêndoa, e da adega algarvia sairão os vinhos da Quinta dos Vales para acompanhar a refeição. O dia do Algarve em Santarém levará ainda animação ao recinto com o rancho folclórico infantil Ria Formosa, um grupo de Quelfes (Olhão) criado em 1996 para dar a conhecer as danças e os cantares do Algarve. Mas a participação algarvia estende-se a todo o festival. Durante duas semanas, haverá uma tasquinha da região – representada pelo restaurante Taska Rasca – para mostrar os pratos típicos aos milhares de visitantes do evento.
António Pina «Com a nossa presença, esperamos fidelizar o mercado interno através do produto gastronomia e vinhos, ainda que o nosso investimento no festival seja menor este ano», afirma o presidente do Turismo do Algarve, António Pina. O Festival Nacional de Gastronomia decorre na capital ribatejana até ao dia 06 de Novembro com o objectivo de afirmar os valores culturais do receituário português.

TUALLE PARTICIPA NOS “IMPROVISOS À 5ª”

Esta quinta-feira, dia 27 de outubro, pelas 21h00, a TUALLE - Tuna Universitária Afonsina de Loulé vai atuar no bar do Cine-Teatro Louletano, no âmbito dos “Improvisos à 5ª”. Esta iniciativa é um conceito aberto que pretende encontrar novos talentos que se proponham vir a esta casa de espetáculos mostrar o seu trabalho.
A Tuna Universitária Afonsina de Loulé é uma nobre representante do INUAF – Instituto Superior Dom Afonso III, no qual estudam os seus elementos. Uma Tuna onde os elementos pertencentes são exclusivamente do sexo masculino respeitando assim a velha tradição do trovadorismo estudantil. Este projeto teve início em meados de Novembro de 1999 com algumas ideias formadas por parte de elementos da TUNAAF, Tuna Académica Dom Afonso III. Estas ideias foram finalmente concretizadas numa reunião levada a cabo por cinco estudantes: Carlos Viegas, Emiliano Silva, Hugo Lopes, João Rodrigues e Júlio Guerreiro. Esta reunião realizou-se no dia 1 de dezembro de 1999 (data da fundação da Tuna), num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé, onde em tempos o conhecido poeta Aleixo declamava os seus poemas, o Café Calcinha. Desta reunião nasceu o Concílio Magno, entidade fundadora da Tuna. Contando com a preciosa ajuda do Amigo Jorge Semião começaram os ensaios e, no dia 19 de Março de 2000, a TUALLE teve a sua primeira atuação oficial em Vilamoura. Desde aí a Tuna tem tido varias atuações pelas mais diversas regiões de Portugal, desde o nosso Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o seu espírito académico e através da música levam a todos estes recantos a alegria e a boa disposição algarvia, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé e do INUAF. A entrada é livre.

PRECIPITAÇÃO FORTE, VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA

De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, a partir do início da manhã de quarta-feira, 26 de outubro, e ainda durante a madrugada de quinta-feira, 27 de outubro, o estado do tempo no território de Portugal Continental será caracterizado por precipitação, por vezes muito forte, vento forte e agitação marítima na costa ocidental.
Estas condições são propiciadoras de:  Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; Inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; Danos em estruturas montadas ou suspensas; Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem; Acidentes na orla marítima.
Face a estas previsões, foi determinada a ativação do ALERTA AMARELO do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) entre as 06h00 de 26OUT e as 12h00 de 27OUT de forma a aumentar a prontidão dos Agentes de Protecção Civil e entidades integrantes do SIOPS, recomendando-se aos cidadãos que atentem às seguintes medidas de autoproteção:
 Acompanhamento das informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança;  Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; Condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas e outras vias. Não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; Fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; Evitar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.