quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Charolas: A Força da Tradição regressa a São Brás de Alportel



O Município de São Brás de Alportel dá as boas vindas ao novo ano ao som das Charolas, uma das mais antigas tradições da cultura popular algarvia. O programa de valorização “Charolas, a Força da Tradição”, iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Associação Cultural Sambrasense, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, da Charola da Mesquita, do Grupo “Searas do monte” e da Paróquia de São Brás de Alportel regressa a São Brás de Alportel, com um conjunto de actividades que levam a música a todo o concelho.
A tradição musical das Charolas consiste em celebrar o Ano Novo e o Dia de Reis, por grupos de cantares populares, que percorrem as povoações, levando bonitas melodias dedicadas ao Deus Menino. As vozes fazem-se acompanhar por instrumentos típicos da região como o acordeão, a pandeireta, os ferrinhos, o tambor e a viola.
Em São Brás de Alportel, o primeiro dia do Ano assinalou o início do Programa de valorização das tradições musicais “Charolas, a Força da Tradição”, com a actuação de diversos grupos que percorreram um pouco por todo o Município. No dia 2 a celebração do ano novo continuou com a digressão das charolas do concelho: a Charola da Mesquita, dos Machados e do grupo “Searas do Monte” que ao longo do dia actuaram em cerca de 10 sítios diferentes.
No domingo, dia 3, às 16h30, os diversos grupos de Charolas animaram o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia, relembrando aos presentes o encanto e a alegria de se começar o Novo Ano a cantar.
No dia de Reis, dia 6 de Janeiro, a partir das 21h00, o Cine-Teatro São Brás abre as portas ao XXVII Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, um espectáculo que conta com a participação de 7 grupos de charolas e grupos de janeiras, provenientes de toda a região algarvia.
Na edição deste ano o Encontro de Charolas conta com a presença da Charola dos Cavacos, do município de Olhão; Charola da Mesquita, Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados, Grupo “Searas do Monte”, Grupo de Cantares da Fonte Nova de Estombar, do município de Lagoa, a Charola da Aldeia Branca, do município de Faro e a Charola da Banda de Música de Tavira.
O Encontro de Charolas é uma iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel que se realiza anualmente no dia de Reis, com o objectivo de promover e valorizar esta tradição enraizada na sabedoria popular.
O espectáculo junto ao Parque Roberto Nobre, no próximo sábado, dia 9, às 10h00, encerra a edição de 2010 do Programa “Charolas, a Força da Tradição”, contando com a actuação das diversas charolas do município, que trazem uma vez mais às ruas da vila a tradição de cantar as janeiras.

HOJE É DIA DE REIS


Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém. A designação "Mago" era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Já o apelido de "Reis" foi-lhes atribuído em virtude da aplicação liberal que se lhes fez do Salmo 71,10. Ignora-se a providência dos Reis Magos, mas supõe-se que fossem da Arábia, tendo em conta os dons oferecidos (ouro, incenso e mirra).

Quanto ao número e nomes dos Reis Magos são tudo suposições sem base histórica. Foi uma tradição posterior aos Evangelhos que lhes deu o nome de Baltasar, Gaspar e Melchior.

O dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus.

BAR DO CENTRO NÁUTICO DA PRAIA DE FARO VAI A CONCURSO PÚBLICO


A Câmara Municipal de Faro decidiu lançar concurso público para a exploração do bar do centro náutico na Praia de Faro, que se encontra encerrado por força do incumprimento reiterado do arrendatário, cuja dívida ascende a 42.000€, correspondentes a rendas em falta desde Setembro de 2007, anuncia a edilidade em nota de imprensa.
Este equipamento é imprescindível para assegurar o apoio à prática desportiva sedeada no centro náutico, bem como para valorizar um espaço de lazer que oferece bem-estar e comunhão com as riquezas naturais da Ria Formosa. Por isso, a Câmara não pode pactuar com situações em que se demite, ao arrepio do interesse público, de zelar pela rentabilidade do seu património e de garantir que todos os que lidam com a autarquia respeitam os compromissos que assumiram.

O bar do centro náutico é essencial, no contexto daquela infra-estrutura, porque alia a componente formativa, desportiva e recreativa à cultura e ao lazer. Ora, tais objectivos não são compagináveis com situações de total inobservância de deveres contratuais elementares de quem explora um estabelecimento propriedade municipal.

Nesse sentido, a Câmara já deu instruções aos serviços para, com carácter de urgência, proceder ao lançamento de concurso público com vista a assegurar, no mais curto espaço de tempo, a reabertura do bar do centro náutico. Conclui o documento da autarquia.

CP e REFER em greve a 21 de Janeiro



O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) fez ontem um pré-aviso de greve para dia 21 de Janeiro, abrangendo os trabalhadores ferroviários da CP e da REFER.

José Oliveira, do SNTSF, explicou à Antena 1 os motivos da paralisação, que no caso da REFER estão relacionados com melhores condições de tranalho.

Segundo o sindicalista, na greve da CP pretende-se o cumprimento por parte da administração da avaliação profissional.

msn