terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jorge Neto de Melo lança obra em Albufeira


“A Canção da Amizade”, na Biblioteca Lídia Jorge, a 09 de Outubro, pelas 16h00. O livro é editado pela Papiroeditora
O lançamento do livro “A Canção da Amizade”, de Jorge Neto de Melo, foi alterado para o dia 9 de Outubro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
A Biblioteca Lídia Jorge vai ser palco do lançamento da mais recente obra literária do escritor e poeta Jorge Neto de Melo. “A Canção da Amizade” irá ser apresentada no dia 9 de Outubro, pelas 16h00.
O autor, através dos contos inseridos na obra, pretende reconciliar o mundo animal e o humano, repensando as suas relações e preocupações. A “Carta Aberta de um Cão Abandonado”, o poema “Morte Lenta”, os contos “Túnel Negro”, “Estrada da Esperança”, “Somos Apenas Coisas” ou “A Depressão e Amor Infinito” são alguns dos textos que convidam o leitor à reflexão.
O livro é editado pela Papiroeditora e conta com o prefácio da escritora Luísa Monteiro.
Jorge Neto de Melo (Pseudónimo de Hélder José Cabrita Simões Neto) nasceu em Albufeira a 30 de Novembro de 1951. Na sua já extensa carreira literária, conta já com cerca de uma dezena de livros editados, que vão desde a poesia à ficção.
Refira-se que este evento estava inicialmente agendado para o dia 18 de Setembro, tendo a data sido alterada para o dia 9 de Outubro.

Atletas de Albufeira vencem Mundial de Capoeira




No Brasil, Cátia Almeida e Sara Correia conquistaram o pódio em femininos. Em masculinos, 3.º lugar para Edgar Leite
Duas atletas de Albufeira conquistaram o primeiro lugar no Festival Mundial de Capoeira, no Brasil.
Cátia Almeida e Sara Correia, atletas da Associação de Capoeiragem Malta do Sul (ACMS), sedeada em Albufeira, venceram o Mundial de Capoeira Muzenza, em femininos. A competição, disputada no Brasil na última quinzena de Agosto, rendeu ainda a conquista de um 3.º lugar para o concelho, em masculinos, com a exibição de Edgar Leite.
A Associação já alcançou 2 títulos no Campeonato Mundial e 17 no Europeu da modalidade, a que se juntam inúmeros prémios de 2.º e 3.º lugares, ao longo dos seus 12 anos de actividade.
A competição mundial realizou-se em dois palcos, Rio de Janeiro e Bahia, e a ACMS assegurou a presença de 5 atletas com o apoio da autarquia albufeirense. “Sem a ajuda da Câmara Municipal de Albufeira, a conquista destas competições teria sido bastante mais difícil”, revela Marcelo André, Presidente da ACMS. O responsável frisou ainda que “a possibilidade de utilizarmos o Pavilhão Desportivo para os treinos, a par com a continuidade do apoio do Município, faz-nos acreditar que ainda conseguiremos chegar mais longe”.
Refira-se que durante este ano, a atleta Cátia Almeida venceu as 3 provas mais importantes da modalidade: o Campeonato Nacional, em Lisboa; o Europeu, em Albufeira; e o Mundial, no Brasil.

Modelos nacionais desfilam em Albufeira


“Moda Albufeira” já no próximo Sábado, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, pelas 21h30. Com apresentação de Pedro Miguel Ramos e animação a cargo de Vanda Stuart
Com apresentação de Pedro Miguel Ramos e animação a cargo de Vanda Stuart, o evento “Moda Albufeira” vai trazer ao Centro Antigo da cidade os nomes mais badalados das passerelles portuguesas. Sofia Ribeiro, Andreia Rodrigues, Marisa Pérez e Ricardo Guedes são algumas das presenças confirmadas para um desfile que conta com a participação do comércio local.
É já este Sábado, dia 18 de Setembro, que Albufeira recebe o desfile “Moda Albufeira”, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, pelas 21h30.
O evento, que este ano conta com a apresentação de Pedro Miguel Ramos, volta ao centro de Albufeira com muito glamour e animação. Alguns dos mais conceituados manequins nacionais irão desfilar peças de vestuário e acessórios do comércio local. Marisa Pérez, Sofia Ribeiro, Ricardo Guedes, Valter e Andreia Rodrigues são algumas das caras do evento. A animação musical estará a cargo de Vanda Stuart & Dance Stars.
Esta é uma iniciativa da ACRAL (Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve) com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e co-financiado pelo MODCOM (Sistema de Incentivos à Modernização), Ministério da Economia e da Inovação, IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) e Direcção-Geral das Actividades Económicas.

Faro comemora Dia Europeu sem Carros


No âmbito do Dia Europeu sem Carros, que se celebrará a 22 de Setembro, a Câmara de Faro preparou um diversificado programa de iniciativas que associam a cidade a esta relevante efeméride.
Neste sentido, destinado a público de todas as idades, estarão disponíveis passeios de bicicleta monitorizados, uma estação de deslizamentos, múltiplas experiências com veículos não poluentes, workshops de sensibilização ambiental, jogos diversos, entre outras actividades que visam consciencializar a população face à importância de alterar comportamentos no que à mobilidade diz respeito.
Estas actividades decorrerão no Largo da Sé e Largo Afonso III, entre as 8 e as 17h, sendo que a denominada Cidade Velha ficará encerrada ao trânsito durante este período. Os alunos das escolas do concelho marcarão presença massiva nesta iniciativa, o que revela que esta comemoração tem também um cariz pedagógico no sentido de ensinar às novas gerações o papel fundamental para a sua qualidade de vida e para a sustentabilidade ambiental que podem ter os meios alternativos de transporte.

Faro: Baú Encantado ajuda crianças da Região Autónoma do Príncipe


No âmbito do protocolo de geminação celebrado a 19 de Novembro de 2008 entre o Município de Faro e a Região Autónoma do Príncipe, na República de São Tomé e Príncipe, está a ser desenvolvido um projecto na área social e educativa que visa a angariação de material pedagógico e de apoio ao estudo para posteriormente auxiliar as crianças daquela região de São Tomé e Príncipe.
A face mais visível deste projecto será a colocação de dois baús na Escola de São Luís e um baú na Escola do Bom João na próxima quarta-feira, dia 15 de Setembro, para a recolha do material escolar. Estes baús serão decorados pelas crianças daqueles estabelecimentos de ensino e servirão para a recolha do material escolar nas escolas aderentes. O projecto “Baú Encantado” conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas Dr. Joaquim Magalhães.
O objectivo do projecto é contribuir para o apetrechamento das escolas, melhorar a qualidade do ensino básico nas escolas contempladas e proporcionar a utilização de material adequado. Espera-se ainda a efectivação da melhoria da capacidade lectiva dos professores e contribuição para a consolidação do ensino na Região Autónoma do Príncipe.
É ainda de referir que as necessidades foram avaliadas no terreno pelo interlocutor Responsável pela Geminação e Cooperação Descentralizada, Sr. Francisco Daniel Gula que fez um levantamento do número de escolas, número de alunos, intervalo de idades e tipo de material necessário.
Esta geminação comporta ainda o desenvolvimento de projectos nas áreas do turismo, segurança alimentar, formação de quadros técnicos, entre outros.

Festival Internacional de Literatura do Algarve passa por Aljezur, com Lídia Jorge e Elsa Theiss


A região algaria vai receber a festa da palavra escrita no primeiro Festival Internacional de Literatura do Algarve, que decorre entre 16 e 19 de Setembro. De Tavira a Aljezur, os amantes dos livros vão poder conviver de perto com autores e participar em debates e workshop.
Assim sendo, e dando continuidade à política de desenvolvimento e promoção da leitura, o Município de Aljezur, em parceria com a Tertúlia - Associação Sócio Cultural de Aljezur, vai receber duas escritoras de renome internacional, que integram o 1º Festival Internacional de Literatura no Algarve (Li.t Algarve) e que conta com o alto patrocínio do prémio Nobel da literatura, Günter Grass.
No dia 16 de Setembro pelas 19:00h, o evento contará no Espaço + com a presença da escritora alemã Elsa Theiss, a qual, na sua língua de origem, irá apresentar algumas das suas obras literárias.
Já no dia seguinte, 17 de Setembro pelas 14:00 h. na biblioteca da Escola EBI de Aljezur realizar-se-á com a escritora Lídia Jorge uma leitura vocacionada para a comunidade escolar e aberta á população em geral.

Do nascer ao nascer do sol na Festa de Alcoutim







O nascer do sol ditou o encerramento de mais uma edição da conhecida festa de Alcoutim que, à semelhança de anos anteriores, atraiu milhares de visitantes à sede do concelho.
De 8 a 13 de Setembro, do nascer ao nascer do sol, era a promessa do cartaz, que se fez cumprir pela 59ª edição.
Actividades desportivas, animação de rua, animação infantil, jogos tradicionais, espectáculos culturais, baile, concertos e discoteca, preencheram os dias desta festa, que se desenrolou por três palcos na vila de Alcoutim – castelo, praia fluvial e cais.
Os cinco dias temáticos (Dia da Criança, Dia do Idoso, Dia do Município, Dia de Espanha e Dia da Juventude) foram de encontro aos gostos das diferentes faixas etárias que visitam a festa.
O Dia da Criança, dia 8, foi animado pelo grupo musical “Plim Bandalim Plim Plim”. Quinta-Feira foi o dia dedicado aos mais idosos, sendo essa noite marcada pelo espectáculo musical “Cantigas da Rua”, com apresentação de Jorge Gabriel, cara bem conhecida da televisão portuguesa.
No dia do Município, dia 10, decorreram as comemorações do Centenário da República, numa homenagem aos militares que combateram na I Guerra Mundial e na Guerra Colonial, pela defesa da pátria. À noite, “Arte & Música e Big Band”. “Martirio”, conhecida cantora de flamenco, animou o serão de Sábado, num dia dedicado a Espanha. “Makongo” fez vibrar a vila no Dia da Juventude e encerrou mais uma edição da festa de Alcoutim, que comemora, no próximo ano, o seu 60º aniversário.

Portimão recebe encontro TEDxEdge


O TEDxEdges, o primeiro evento TEDx em Portugal, está de volta para uma segunda edição, desta vez no Algarve, tendo Portimão como cidade anfitriã. Será já no próximo dia 1 de Outubro, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO.
Com a temática “Novos Modelos de Desenvolvimento do Algarve”, o TEDxEdges debaterá os modelos tecnológicos adoptados em Portugal, confrontando essas políticas com as boas práticas internacionais.
A conferência mantém o objectivo de alavancar um movimento cultural de empreendedorismo e inovação em Portugal que será apresentado pelos organizadores durante o evento.
A abertura da conferência será feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel Luz. Entre outras personalidades que têm contribuído decisivamente para o fomento da inovação, destacam-se ainda os oradores já confirmados:
• Suomodip Sarkar, Docente da Universidade de Évora e considerado um dos 100 principais especialistas mundiais em inovação pelo World Economic Forum
• Stephan Magnus, Professor convidado no ISEG de Lisboa, em gestão de inovação, com residência no Algarve, e colaborador frequente com empresas líderes como Audi e Mercedes.
• Guta Moura Guedes, Co-fundadora da Associação Cultural sem fins lucrativos Experimenta Design
• Carlos Moura, Comediante e actual Director de Conteúdos do Programa “5 para a Meia-noite” (RTP2)
• Jorge Sales Gomes, Presidente Executivo da Brisa Inovação e Tecnologia
• Jorge Graça, Membro do Conselho Executivo da ZON TV Cabo
O evento é organizado pela recém fundada associação Beta-i, para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação, pelos associados André Marquet, Pedro Rocha Vieira e Rui Ribeiro, com a colaboração do MIT Clube de Portugal, representada pelo seu Presidente Artur Arsénio, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.
Até ao momento, já se associaram ao TEDxEdges, marcas como, a Codex, a OUTMarketing, a ZON, a Caixa Geral de Depósitos, entre muitos outras, para além de contar com o apoio institucional da Universidade do Algarve.
Todas as informações, incluindo a agenda, e possibilidade de registo no evento estão disponíveis em www.tedxedges.com.
Sobre o TEDxEdges
O TEDxEdges é um evento exclusivo de um dia, somente para convidados, realizado pelo 2º ano consecutivo: em 2009 teve lugar na Fundação Luso Americana, em Lisboa e em 2010 terá lugar no dia 1 de Outubro no Teatro Municipal de Portimão, no Algarve. Para mais informações visite www.tedxedges.com.