quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Albufeira recebe I CONFERÊNCIA DE GENEALOGIA DO ALGARVE

No dia 29 de outubro, pelas 15h00, o Salão Paroquial da Guia acolherá a apresentação do projeto “Genealogia do Algarve - o caso da Guia”, a cargo de Nuno Campos Inácio. O evento pretende relacionar todas as pessoas que nasceram, casaram ou faleceram na freguesia, desde 1592 até ao presente, com o objetivo de criar uma árvore genealógica do Algarve.
A iniciativa contará ainda com uma breve apresentação sobre a pintura mural recentemente descoberta na Capela de São Sebastião, a levar a cabo por Ana Martinho e Pedro Gago. A encerrar, haverá um momento musical de acordeão e violino. Segundo a vereadora da Cultura, Marlene Silva, “o contributo dos munícipes para o desenvolvimento deste projeto é extremamente importante. Só, assim, se conseguirá criar uma rede genealógica do concelho mais completa, que ajude a preservar a história do Município e as memórias do nosso povo”. A autarca deixa o seu agradecimento a todos os que já contribuíram, preenchendo o impresso com os respetivos dados.
Esta é uma organização da autarquia, através do seu Arquivo Histórico, integrado na Divisão de Cultura. Refira-se que o projeto de Genealogia do Algarve conta com o suporte de uma base de dados na Internet, de dimensão regional, que trata a informação pessoal e familiar de todos os indivíduos que nasceram, casaram, ou faleceram no Algarve. Através desta ferramenta, é possível criar árvores genealógicas e revelar as relações familiares de todos os indivíduos, desde que há registos, até 1905 (ano que é permitido por lei divulgar dados pessoais). Qualquer pessoa poderá aceder aos dados, entre nomes, datas, localidades, informações biográficas, profissões e imagens, com recurso a várias fontes e registos antigos. O projeto www.genealogiadoalgarve.com, da autoria de Nuno Inácio, é, segundo o autor, “pioneiro mundial neste tipo de pesquisa e tratamento informativo e uma ferramenta útil para estudos científicos”.

Badminton Pedro Martins e Telma Santos Ouro em Damasco – Síria

Os atletas da ACD da Che Lagoense conquistaram a Medalha de Ouro no OPEN da Síria que se disputou entre os dias 21 a 23 de Outubro. Depois de terem obtido a Medalha de Bronze nos Torneios da Guatemala e Brasil agora os atletas do Clube Algarvio do Concelho de Lagoa, conseguiram o triunfo em Singulares Homens e Singulares Senhoras no Torneio da Síria obtendo assim, cada um deles, 2500 pontos, que podem ser de grande importância nesta sua caminhada para o apuramento dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
Badminton 1º Jornada na Categoria de Seniores Com triunfos claros dos Atletas da ACD da Che Lagoense Entre os dias 22 e 23 de Outubro no Centro de Alto Rendimento Desportivo nas Caldas da Rainha, disputou-se a 1ª Jornada na categoria de Seniores, com triunfos claros dos atletas da ACD da Che Lagoense.
Alexandre Paixaõ e Ana Moura triunfaram em Singulares Homens e Singulares Senhoras e repetiram o triunfo em Pares Mistos, iniciando assim da melhor forma o Calendário Desportivo para a época 2011/2012. Na variante de Pares Homens, o par bastante experiente Fernando Salva do Clube Madeirense (CSMA) e Hugo Rodrigues da ACD da Che Lagoense, venceram o Par Tomás Nero / Rafael Lopes da ACD da Che Lagoense que na época 2010/2011 se tinham sagrado Campeões Nacionais na categoria de Sub 19 (Juniores).
Na variante de Pares Senhoras também as experientes Vânia Leça do CSMA e Filipa Lamy da ACD da Che Lagoense, vencem o Par formado por Catarina Cristina, Daniela Conceição da ACD da Che Lagoense. Nesta primeira jornada os atletas da ACD da Che Lagoense venceram em todas as variantes, conseguindo ainda em Pares Senhoras e Pares Homens, fazer com que as Finais fossem disputadas só por atletas do Clube.

Em Benafim: CONCELHO DE LOULÉ LANÇA MAIS UM LAR PARA A POPULAÇÃO DO INTERIOR

Equipamento surge no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional para o Potencial Humano e terá um investimento de mais de 700 mil euros Coincidindo com as celebrações da Festa da Nossa Senhora das Dores, a população da freguesia de Benafim marcou presença, no passado sábado, na cerimónia de lançamento da obra de mais um lar no Concelho de Loulé – o Lar de Idosos da Associação da Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim.
Após um moroso processo que se iniciou em 2005, com uma primeira candidatura ao então Programa PARES de um lar para 20 utentes, e que posteriormente viria a ser chumbada, este equipamento começa agora a ver a luz do dia. Como explicou Fernando Vargues, presidente da Junta de Freguesia de Benafim e presidente da Associação, em Janeiro de 2007 procedeu-se a uma nova candidatura mas, por falta de verbas, foi necessário elaborar um terceiro projeto destinado a 18 utentes candidatando-o ao Programa Operacional para o Potencial Humano. Em Novembro de 2009 a Autarquia aprovou o projeto e já este ano, em Junho, foi assinado o protocolo com a Segurança Social. A obra foi adjudicada no passado mês de Setembro. “Foi um percurso muito longo mas o certo é que hoje é uma realidade”, afirmou o autarca de Benafim.
Este lar ficará localizado junto ao Centro Comunitário de Benafim e terá capacidade para albergar 18 idosos, numa clara resposta social a uma das maiores necessidades desta freguesia do interior marcado pelo envelhecimento da sua população. O investimento total é de 727.759,70 euros, com uma comparticipação de 222.931,02 euros da parte da Autarquia e um montante igual da Segurança Social, enquanto que a Associação comparticipa com uma verba de 281.897,66 euros.
O prazo de execução é de dois anos. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Loulé, esta verba faz parte dos 3 milhões de euros investidos pela edilidade em lares e centros comunitários, ao longo dos últimos anos. “Loulé é um concelho que soube, no período em que havia condições financeiras, investir forte na área social. Demos prioridade à área social e educação pois tínhamos a consciência que os tempos que decorriam não iam durar para sempre. Sabíamos que quando chegasse o momento de não termos as condições para ajudar tanto, era necessário que fosse um concelho coeso, solidário, em que os mais vulneráveis tivessem as condições para uma vida com dignidade”, explicou o autarca. Seruca Emídio anunciou ainda que, em breve, serão lançados mais dois lares em freguesias do interior – Tôr e Ameixial. “Teremos a partir daqui uma rede forte de lares, centros comunitários e instalações escolares e também de rede viária que dificilmente se encontra no resto do país”, disse ainda. Já o diretor do Centro Regional de Segurança Social, Arnaldo Oliveira, disse que os fundos públicos disponibilizados para o financiamento desta obra inscrevem-se no Programa Operacional de Potencial Humano, “que visa a intervenção em territórios de algum risco social, alguma exclusão, no sentido de proporcionar através destes equipamentos, um bem-estar e uma qualidade de vida para todos aqueles que se inserem nesta comunidade”. Este responsável regional falou ainda da importância das parcerias entre entidades públicas e sociedade civil como caminho para o desenvolvimento e coesão social da região. “Naturalmente que estas políticas sociais serão tanto mais eficazes quanto maior for o envolvimento dos agentes económicos, sociais, políticos da comunidade”. Refira-se que, ao nível das respostas sociais no Concelho de Loulé, no âmbito do Programa PARES foram criadas 5 creches e 2 lares. No que diz respeito ao Programa POPH está prevista a construção de 3 lares e 2 serviços de apoio domiciliário.

Revisto Código Contributivo para a Pesca Local e Costeira

Cristóvão Norte, deputado eleito pelo Algarve e membro da Comissão de Agricultura e Mar, salienta que “(…)esta medida era aguardada com ansiedade pelas comunidades piscatórias que, em face de um regime injusto e que não atendia às especificidades do sector, atentava contra a subsistência dos pescadores(…).” Em concreto, assinala que “(…) são medidas deste calibre, a par da permanência do IVA a taxa reduzida, que dão corpo a uma opção estratégica de valorizar a produção nacional, robustecer o sector das pescas e suprir o défice comercial do país.”
No caso do Algarve, salienta o deputado algarvio, “(…) a pesca tem um papel muito relevante no tecido económico-social algarvio, pelo que a decisão de rever o regime de descontos previsto no Código Contributivo, alivia essas comunidades de um elemento prejudicial muito lesivo para o sector(…)”. O Grupo Parlamentar do "PSD lutou ao longo da anterior Legislatura para que fossem corrigidas injustiças criadas pela aplicação do Código Contributivo ao sector da pesca local e costeira". Nesse sentido, "apresentou no passado mês de Março um Projecto de Resolução que preconizava a equiparação para efeitos contributivos dos proprietários das embarcações de pesca local com os demais tripulantes, desde que integrassem o rol de tripulação, promovendo assim a coesão social que caracteriza a pesca artesanal".
Assim, "o PSD expressa a sua satisfação pelo facto do Governo ter concretizado a solução deste problema, cumprindo com o prometido, e em linha com as posições que defendemos para repor uma situação grave para o sector que tinha sido criada e não resolvida pelo anterior Governo". E assinalamos ainda "com bastante agrado, a extensão deste regime de equiparação aos apanhadores de espécies marinhas e aos pescadores apeados, bem como a reposição do regime de desconto em lota, com a retenção de 10% do valor bruto do pescado vendido, garantindo assim que o sector não terá dívidas para com a Segurança Social".
Cristóvão Norte "O Partido Social Democrata sempre preconizou neste domínio, no que respeita à necessidade da pesca artesanal ter tratamento diferenciado e um maior apoio socioeconómico, nomeadamente no âmbito da Política Comum de Pescas", conclui Cristóvão Norte.

“Brigadas Gerir e Poupar” em Castro Marim

Com o intuito de desenvolver competências financeiras nas crianças que lhes possibilitem comportar-se como consumidores responsáveis e informados, capazes de fazer uma melhor gestão dos recursos financeiros, a DECO, em colaboração com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Castro Marim, vai realizar, no mês de Novembro, no concelho, uma Campanha sobre Literacia Financeira, denominada “Gerir e Poupar – Faça Contas à Vida”.
A acção decorre nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico envolvendo mais de duas centenas de alunos que, de modo interactivo e apelativo, vão aprender a conhecer o dinheiro, saber como geri-lo, afim de satisfazer as suas necessidades. Nestes tempos de dificuldades que estamos a viver, é importante que também as crianças saibam administrar o dinheiro com inteligência para concretizar os seus sonhos, reconhecer a importância de poupar para o futuro e a ter cuidado com o acesso fácil ao dinheiro e a evitar fraudes e roubos.
A Campanha “Brigadas Gerir e Poupar” da Associação Portuguesa para Defesa dos Consumidores (DECO) constituí uma acção pedagógica e de grande alcance na medida em que educa os alunos para a necessidade de ganharem consciência quanto ao facto dos recursos financeiros não serem ilimitados e das consequências dos seus actos individuais de consumo.

THE LEGENDARY TIGERMAN LEVA “FEMINA” AO CINE-TEATRO LOULETANO

Depois do sucesso alcançado no concerto no Festival MED em 2010, no próximo dia 12 de Novembro, pelas 21h30, The Legendary Tigerman volta a Loulé para mais um espetáculo, desta vez no Cine-Teatro Louletano, com “Femina”. “Femina” é o disco em que Legendary Tigerman abandona as suas viagens solitárias e recorre ao universo feminino que, de forma ora explicita ora dissimulada, o acompanha desde o álbum de estreia.
Asia Argento, Peaches, Lisa Kekaula, Becky Lee, Phoebe Killdeer, Rita Redshoes, Claúdia Efe, Maria de Medeiros, Mafalda Nascimento, Cibelle e Cais Sodre Cabaret materializam em Femina as canções do Tigerman. O disco foi produzido por Paulo Furtado e Nelson Carvalho, num trabalho que envolveu gravações em várias cidades, de Lisboa a Nova Iorque, com passagem por Madrid, Barcelona, Roma, Paris, Berlim, Amsterdão, Bergen, Austin e Porto. Este trabalho é a concretização de uma série de fantasias estéticas e Paulo Furtado escreveu não com uma ideia difusa de mulher na cabeça, mas com alvos muito concretos: «muitas das canções foram feitas diretamente para cada uma destas mulheres. Não só com as vozes e o trabalho delas em mente, mas também com aquilo que elas são e representam como mulheres». E nesse sentido, “Femina” é também uma série de intensos diálogos e não de simples retratos.

Projecto Escola Activa sensibiliza mais de 4200 crianças de Portimão

A Direcção Regional de Educação do Algarve distinguiu todos os 16 estabelecimentos de Pré-escolar ao 2º e 3º Ciclos de Ensino do município de Portimão que no ano lectivo 2010/2011 participaram no Projecto Escola Activa, uma iniciativa que visa fomentar a atividade física e os hábitos saudáveis para contrariar a obesidade infantil.
Desse modo foram abrangidas 4228 crianças, em resultado do compromisso assumido no início do ano lectivo entre os serviços de Educação e Desporto da Câmara de Portimão e os directores dos Agrupamentos escolares existentes no município, tendo sido largamente ultrapassado o número de turmas envolvidas em 2009/2010, que passaram de 112 para 192. Assim, depois de cinco galardões Bronze atribuídos no ano lectivo 2009/2010, as escolas de Portimão obtiveram este ano sete bandeiras Bronze, cinco Prata, duas Ouro (EB1 da Mexilhoeira Grande e Jardim de Infância da Figueira) e duas Platina, entre as seis bandeiras a nível regional, que distinguiram a EB1 de Alvor e o Jardim de Infância de Alvor.
Em termos globais, 143 escolas da região receberam material desportivo e a atribuição de uma bandeira de platina, ouro, prata ou bronze, de acordo com a pontuação obtida, tendo em conta as acções e actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. A partir de 2010/2011 entra em funcionamento a Plataforma Escola Ativa na internet, que irá funcionar como instrumento de monitorização e ligação entre os vários agrupamentos, escolas e professores envolvidos no projeto. Segundo estudos do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial da Saúde, a prevalência de obesidade infantil no Algarve desceu mais de 14 pontos percentuais de 2006 a 2008, colocando a região com a taxa mais baixa em termos de excesso de peso, pré-obesidade e obesidade face às restantes regiões do país. O Projeto Escola Ativa surgiu no âmbito do Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve através da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, foi implementado pela Direção Regional de Educação do Algarve, pela Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, pela Administração Regional de Saúde do Algarve e pelas 16 autarquias da região, e consiste num conceito integrado de promoção e adesão à atividade física e desportiva, sensibilizando a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.

Conto Contigo! Na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Procurando responder às novas realidades sócio-educativas da comunidade e aos padrões de elevada exigência que caracterizam o funcionamento das bibliotecas enquanto espaços de promoção do conhecimento e da cultura, a Biblioteca Municipal de Castro Marim acaba de criar uma nova actividade intitulada Conto Contigo!
“Conto Contigo!” Surge no âmbito de uma outra actividade permanente da Biblioteca Municipal, a Hora do Conto, com créditos firmados junto dos pequenos leitores. Esta nova acção decorre ao longo do ano lectivo e é destinada ao público em geral, especialmente, às crianças dos 3 aos 12 anos, mediante marcação prévia. Uma vez por mês, às terças-feiras, será seleccionado um livro, de acordo com o tema escolhido.
Já neste mês de Outubro, e porque estamos no Outono, à volta do “Conto Contigo!” estará a temática do Halloween, e o livro de Nicha Alvim “Uma Corrida de Vassouras”. Os participantes vão ouvir, ler e interpretar um conto, uma história, cuja finalidade é desenvolver a criatividade e imaginação dos mais jovens, cimentando em cada um deles o gosto pela descoberta do universo maravilhoso dos livros. Conto Contigo! pretende ir ao encontro da população escolar, motivando-a para o exercício da leitura, para que o livro seja encarado como um elemento de prazer. A actividade visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança.

Turismo de Portimão promove-se na ExpoGalaecia de Vigo

A Associação de Turismo de Portimão vai estar representada na 14ª ExpoGalaecia - Salão de Turismo, Gastronomia e Artesanato da Galiza e Norte de Portugal, que decorre entre 29 de Outubro e 1 de Novembro no Instituto Ferial de Vigo. A participação neste certame decorre da aposta que Portimão tem vindo a fazer no mercado espanhol, com grande importância para o turismo local, tendo por objectivo cativar mais turistas do país vizinho para o município.
Num stand com 18 metros quadrados, Portimão vai apresentar-se como um destino com um leque variado de actividades e animação constante, com uma oferta hoteleira diversificada de qualidade, ideal para uma escapadela de fim de ano. Vão estar também em destaque as potencialidades existentes no que toca às praias e à prática do golfe, à náutica desportiva e de lazer e ao paraquedismo, assim como o Museu de Portimão, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e o Autódromo Internacional do Algarve. Nesta feira estarão representadas cerca de 500 entidades públicas e privadas, 36 por cento das quais não espanholas, prevendo a organização que sejam ultrapassados os 25 mil visitantes da edição anterior.

ROTARY CLUBE DE TAVIRA DISTINGUIU MELHORES ALUNOS

Em cerimónia realizada na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, o Rotary Clube Tavira procedeu à cerimónia de entrega dos Prémios Escolares, Edição 2011/2012, tendo sido distinguidos os melhores alunos que completaram os respectivos estudos em cada uma das escolas: Agrupamento Vertical de Escolas D. Manuel I (João Martins), Agrupamento de Escolas D. Paio Peres Correia (Cláudia Rodrigues) e Escola 3EB Secundária Dr. Jorge Augusto Correia - Tavira (Joana Pereira).
João Martins
Cláudia Rodrigues
Joana Pereira Abílio Lopes, Presidente da Direcção do Rotary tavirense, começou por referir que “fazemos estas iniciativas com o maior prazer, mas quando as pessoas comparecem, o prazer é bastante maior”. - É uma tradição do Rotary Clube de Tavira, reconhecer a excelência dos jovens de Tavira. Permitam-me que me dirija em primeiro lugar aos alunos, para, olhos nos olhos, lhes dizer o seguinte: O reconhecimento que agora fazemos não é só para vós. É também para os vossos professores, tantas vezes maltratados publicamente, mesmo pelos vossos colegas, mas no fundo são a peça fundamental da vossa formação. Com efeito, no capítulo formação/ensino, podemos dispensar ministérios, direcções gerais e regionais que o ensino continua. Não podemos dispensar os professores. Tenho a certeza de que reconhecem que foram os vossos professores que vos transmitiram os ensinamentos que permitiram atingir o patamar em que agora se encontram. Estiveram convosco nas horas boas e menos boas, incentivando-os e não vos deixando desistir. É também para os vossos pais. Foram eles que vos transmitiram os valores, ambição e disciplina, que vos permitiram fazer da vossa vida, adquirir conhecimentos para o vosso futuro.
Por fim, uma palavra para vós, elo principal de toda esta cadeia. Pode haver e há, professores muito bons, pais e outros intervenientes na cadeia educacional interessados e actuantes, mas sem alunos interessados, com ambição e consciência, nada disto resulta. Vocês conseguiram demonstrar que a excelência é possível. Quando Rotary Clube de Tavira reconhece publicamente esta excelência, está também a incentivar todos os outros alunos a abraça-la. Quero pois dizer-vos, obrigado porque vocês nos fazem criar a esperança de que de facto este País tem futuro. Tenho a certeza que daqui a alguns anos vos vou dizer que vocês, já não tão jovens, continuam excelentes e que o Rotary Clube de Tavira, já o tinha reconhecido. Os representantes das Escolas, dirigiram palavras de apreço aos alunos distinguidos, apontando-os como exemplo a seguir pelos colegas.
O Presidente do Município, Jorge Botelho, “quando se vem a uma cerimónia destas, eu diria que o mais importante é o mérito, mas há o papel dos pais, que é incutir nos jovens o gosto pela leitura, pela descoberta, pelo conhecimento e por aquilo que não é só estudo. Porque o estudo não esgota a cidadania. Há imensas actividades que estes jovens fazem que os completam como cidadãos, preparadíssimos, para aquilo que vem a seguir. Quem vai para a Universidade, vai mais preparado do que os outros todos. Para os que vão para o Secundário também, porque isto é um processo de ir fazendo, ir preparando, ir interessando, para aquilo que é a nossa comunidade local. Porque jovens dinâmicos são o motor da sociedade. Devem ser bons alunos. Há aqui o papel muito importante dos pais que eu gostava de distinguir porque pais competentes em que a própria experiência faz ter mais competências e estimulam os alunos em ir mais além. Professores competentes que instigam os alunos a procurar mais, a serem bons cidadãos fazem seguramente alunos competentes.
Eu, só me lembro dos meus professores competentes. Não me deixaram grandes marcas os professores menos exigentes. Quando os Rotários distinguem uma comunidade e os melhores entre a comunidade, distinguem os pais, os professores. Este trabalho conjunto, também distingue os alunos que melhor aproveitam essa dinâmica. Nós seguramente, somos uma terra, Tavira, de gente de bem. Terra de saber que andou sempre para a frente e durante muitos séculos andou sempre à frente dos outros todos”. Geraldo de Jesus
ALGARVE PRESS, perguntou aos alunos distinguidos, o que representava para eles a distinção. A área de estudo e como era possível conciliar estudos com outras actividades.
João Martins, Escola D. Manuel I. É muito significativo porque o trabalho compensa e ser reconhecido desta maneira é importante para mim. Ainda não tenho bem a certeza, mas acho que estou na área certa. Ciências e Tecnologias. Com trabalho. É possível reconciliar tudo e principalmente ter muita vontade.
Cláudia Rodrigues, Escola D. Paio Peres Correia. É muito importante. É o reconhecimento daquilo que nós fazemos, do que demos para obter estas notas, sermos reconhecidos perante outras pessoas. Ando nas Tecnologias, mas ainda não sei bem. Espero ter uma boa média para depois decidir, um pouco mais tarde. Há mesmo tempo para outras coisas. É preciso saber conciliar. Jogo andebol. Tenho muitos amigos. Participo nos jogos. É possível fazer tudo isso.
Joana Pereira, Escola Secundária Dr. Jorge Correia. É o reconhecimento de todo o meu esforço, desde o básico até ao Secundário e acho que iniciativas como estas devem ser tomadas, porque os bons alunos que se esforçam e dão tudo de si, devem ser reconhecidos. Estou na Faculdade de Farmácia, em Lisboa e estou a gostar muito. Para se ser bom aluno é preciso fazer alguns sacrifícios, que são compensados, com trabalho, muito esforço, porque nada se consegue sem esse esforço. G. J.

Aumentos brutais das rendas sociais levam Câmara de Faro a Tribunal

A coligação “Faro com Macário” e o PS votaram a favor do Regulamento da Habitação Social do Concelho e boicotaram as iniciativas do CFC e a pretensão dos inquilinos para se encontrarem soluções legais e ponderadas. O Movimento Autárquico Independente “Com Faro no Coração” - CFC e os Inquilinos da Câmara, concordam com a actualização das rendas, mas sempre contestaram as ilegalidades, os aumentos brutais que a autarquia quer fazer e a falta de respeito e de sensibilidade social do Presidente da Câmara, ofendendo gente humilde e carenciada.
Esgotadas todas as tentativas de concertação e não tendo havido recuo da Câmara, o CFC e os Inquilinos desenvolveram uma intensa colaboração para apresentação de uma acção judicial contra a Câmara, cuja formalização junto do Tribunal está em curso. Pela grande importância social da matéria e atenção pública que tem merecido, a Associação dos Inquilinos de Faro, o Movimento “Com Faro no Coração” e a Sociedade de Advogados que patrocina o processo, farão a apresentação do assunto aos órgãos de comunicação social na próxima quinta-feira (27), pelas 16,30 horas, na sede do CFC (Rua do Bocage, nº 52, R/c Dtº Faro).

DEEP COFFEE NONSENSE NO TEATRO LETHES

DEEP COFFEE NONSENSE ao vivo, Glance Moves, no Teatro Lethes, dia 29 de outubro (sáb.), 21h30. Com a duração de 60 minutos, sem intervalo, o espectáculo tem a Classificação etária para maiores de 4 ano e os 5€ do preço do preço do bilhete inclui a oferta do CD da banda.
Ficha artística e técnica: Bruno Cortes: Bateria e percussão; Emídio: Voz e guitarras; Pedro V.: Guitarras, teclados e voz; Väsq: Baixo, Teclados, percussão e voz; Luís Rocha: Técnico de som; Daniel Almeida: VJing; Os DEEP COFFEE NONSENSE formaram-se em 2010, dando seguimento a uma relação de 15 anos mantida sob o nome MURANGUS. Este concerto assinala o lançamento do EP de estreia da banda - uma importante amostra do trabalho que os DEEP COFFEE NONSENSE têm desenvolvido até ao momento: músicas intensas e incisivas.

Albufeira: GNR dá caça a traficante de droga

Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Albufeira, no âmbito de uma investigação em curso por tráfico de droga, procederam ao final da tarde de ontem (26 de Outubro de 2011), à detenção de um indivíduo de nacionalidade cabo-verdiana, de 35 anos de idade, junto da residência que este tinha arrendada, na zona dos Caliços, naquela cidade.
Munidos do competente mandado judicial, os militares efectuaram uma busca à residência do suspeito, tendo apreendido cocaína suficiente para 40 doses individuais, uma balança de precisão, uma quantia dinheiro e diverso material destinado a acondicionar as doses do produto estupefaciente, bem como a viatura ligeira em que se deslocava.
Na sequência da Operação, foi efectuada uma fiscalização e buscas a um bar na zona de Montechoro, local onde o principal suspeito se movimentava, vindo a ser detidos no interior desse estabelecimento sete indivíduos, seis de nacionalidade cabo-verdeana e um de nacionalidade brasileira, todos em situação ilegal em território nacional, tendo um destes cerca de 50 doses de cocaína na sua posse, sendo também indiciado pelo crime de tráfico de droga. Na acção no Bar, foram ainda notificados 2 indivíduos estrangeiros para abandono do país, na sequência de processos de expulsão do SEF, elaborados 2 autos de contra-ordenação por consumo de estupefacientes (apreendidas 3 doses de haxixe e 2 de liamba) e identificados mais 12 indivíduos que se encontravam no estabelecimento. Os detidos serão presentes hoje e amanhã no tribunal Judicial de Albufeira, para aplicação das medidas de coação. A acção envolveu um total de 25 militares, entre efectivos da Investigação Criminal, Subdestacamento Territorial de Albufeira e forças do Destacamento de Intervenção.

Faro com Mercado Biológico

No próximo dia 29 de Outubro, entre as 15h e 19h, realiza-se mais um Mercado Biológico no Jardim da Alameda em Faro.
No seguimento, da campanha que pretende aliar a alimentação saudável ao reconhecimento do valor da produção agrícola local, a FAGAR e a Associação In Loco, em parceria com a Câmara Municipal, promovem este mercado com a presença de alguns produtores de hortícolas e frutícolas em modo de produção biológica.
Todos os visitantes poderão informar-se, comprar legumes e frutas da época produzidos sem introdução de quaisquer fertilizantes ou adubos químicos. Integrado neste mercado realiza-se também das 14h30 às 16 h, na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, uma acção de sensibilização e informação sobre a Agricultura Biológica promovida pela Agrobio a que todos os interessados podem assistir.

Autódromo Internacional do Algarve comemora 3º aniversário

Foi a 2 de Novembro de 2008 que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) abriu portas depois de apenas sete meses de construção. Um projecto de interesse nacional (PIN) que tem levado o nome de Portugal um pouco por todo o mundo e pelas melhores razões. Três anos de muitos eventos desportivos, três anos de muito trabalho, três anos de muita dedicação.
Se em 2008, o Algarve Motor Park apenas se resumia à pista principal, três anos volvidos o projecto continua a ser alvo de investimentos e de crescimento. Desde então entrou em funcionamento a Racing School, a escola de condução do AIA que visa a formação mas também a vivência de experiências únicas; o Kartódromo Internacional do Algarve um dos maiores e melhores kartódromos da Europa; o Off Road Park, uma pista de todo-o-terreno que se assemelha às especiais das melhores corridas de TT e ralis do mundo; a Central Fotovoltaica, uma infra-estrutura que visa a produção de energia eléctrica; Zona Comercial, o Hotel de 5 estrelas da cadeia Radisson e Apartamentos Vista do Falcão que se encontram na recta final de conclusão e que será um projecto âncora, fechando o ciclo dos serviços necessários a qualquer evento e o Parque Tecnológico que vai albergar uma série de empresas ligadas ao sector automóvel. Numa altura em que a conjuntura económica nacional se tem vindo a agravar, a Parkalgar, entidade que gere o Algarve Motor Park, tem orientado a sua estratégia de actuação para o mercado internacional, o que lhe permite uma elevada taxa de ocupação do circuito ao longo de todo o ano. Os prémios que foram atribuídos ao Autódromo Internacional do Algarve, os muitos editoriais elogiosos que foram sendo publicados nos quatro cantos do mundo e o seu número de eventos desportivos e apresentações mundiais deixam os responsáveis cientes de que o projecto tem um valor inigualável.
“Quando demos início ao projecto não o idealizámos com esta dimensão. Mas à medida que fomos trabalhando, chegámos à conclusão que ele só faria sentido se pudesse ter em funcionamento todas as valências dos desportos motorizados assim como estruturas de apoio. Na altura pode ter parecido megalómano, mas as várias valências do projecto fizeram com que fosse diferenciador à escala internacional. E os eventos que temos realizado e o grau de satisfação dos nossos clientes mostram-nos que fizemos a escolha certa”, começou por dizer Paulo Pinheiro, o mentor deste projecto. Para muitos o AIA é apenas um local onde se realizam corridas de motos ou carros. Puro engano. Esse é um aspecto importante do funcionamento da estrutura, aquele que nos remete para o panorama nacional e internacional dos desportos motorizados, mas não aquele que viabiliza financeiramente o investimento até agora efectuado. Os testes, ‘track days’, eventos ‘corporate’ e outro tipo de acções são o ‘core business’. “A nossa taxa de ocupação desde a abertura do circuito tem sido na ordem dos 85% por ano. Este número reflecte bem o nosso trabalho diário. Temos sido palco, recorrentemente, de apresentações mundiais, de testes sigilosos e de um sem número de outras acções. Estamos sempre em actividade”, continuou.
Para a região do Algarve, em particular de Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve tem um papel importante ao nível do sector económico, pois para além de quebrar a sazonalidade própria da região, é uma empresa importante face ao número de empregados que tem, mas também no recurso a serviços de empresas locais: “Por vezes não se dá importância a estes pequenos detalhes, que são, na conjuntura económica actual, de extrema importância. Temos procurado criar uma maior proximidade com a população da região a todos os níveis. Queremos que a região veja o AIA como impulsionador da actividade económica e que se orgulhem do que aqui foi construído”, reforçou Paulo Pinheiro. A entrar no terceiro ano de actividade as perspectivas são animadoras: “Tendo em conta o período difícil que estamos a atravessar, sentimos que estamos em contra-ciclo. Temos o circuito pré-reservado em cerca de 70% dos dias”, rematou Pinheiro.
Prémios e Distinções: • Prémio ‘Motorsport Facility of the Year’ distinguido pelo ‘Professional Motorsport World Expo Awards 2009’, que anualmente premeia as melhores equipas, personalidades, tecnologias e infra-estruturas do mundo automobilístico; • Prémio Circuito da Década pela ‘Fast Bike Magazine’; • Prémio Mérito Desportivo 2008 pelo semanário Auto Hoje • Distinção por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting através do Prémio Prestigio em 200
Palavras elogiosas: Lewis Hamilton: “Muito bom. A condução nesta pista é verdadeiramente fantástica”. Michael Schumacher: “Adoro o circuito. É tecnicamente muito exigente e difícil de conduzir mas ao mesmo tempo muito seguro e bem preparado”. Pedro de la Rosa: “Excelente. É um desafio tremendo, pois existem muitas subidas e descidas e não é fácil definir os pontos de travagem ideal, bem como desenhar as melhores trajectórias”. Max Mosley: “É um circuito bonito, muito original, interessante, porque tem mudanças significativas de níveis e curvas cegas, em que durante parte do circuito é necessário estar empenhado para ver onde vamos, por isso é um circuito notável”.
~ Algumas provas: - Campeonato do Mundo de Superbike - Testes de Fórmula 1 - A1GP - GP2 Series - Le Mans Series - FIA GT1 Championship - Superleague Formula - Campeonato de Espanha de GT - International GT Open - Algarve Historic Festival - Etc.
Os números: - 36 meses de actividade - 7 Meses de Construção - 195 Milhões de Euros de Investimento - 20 Provas de Campeonatos Internacionais - Mais de 1,1 Milhões de Espectadores - Mais de 1500 pilotos de todo o mundo já visitaram o AIA - 3200 trabalhadores na construção do AIA - 50 pessoas de Staff Permanente - 1.27.880 a volta mais rápida à pista por Pedro de la Rosa em F1 em Janeiro de 2009 - 41 carros – Maior Grelha de Partida no Algarve Historic Festival de 2011

ALBUFEIRA ACOLHE CONGRESSO EUROPEU DE CONFRARIAS ENOGASTRONÓMICAS

Evento conta com mais de 500 participantes de nove países
De 4 a 6 de novembro, Albufeira vai acolher o “IX Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas”, sob o tema “A Rota das Especiarias - a importância na gastronomia tradicional europeia- e os Vinhos da Europa”. Este congresso anual, organizado pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), vai contar com a presença de cerca de 100 confrarias de nove países europeus, estimando-se a participação de 500 pessoas. “Pretendemos promover além fronteiras a riqueza gastronómica da região, num evento que traz a Albufeira pessoas de Espanha, França, Itália, Estónia, Hungria e Grécia”, revela José Manuel Alves, Grão Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
O Congresso terá início às 10h00 de dia 5 de novembro, sábado, no Hotel Grande Real de Santa Eulália. Durante o evento serão nomeados os novos Embaixadores da CEUCO e entregues os PREMIOS AURUM 2011 “Europa Excellence Enogastronomic”. Do programa de visitas, destaque para o desfile das Confrarias pelas ruas da Zona Antiga da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Auditório Municipal, que poderá ser acompanhado pela população, no domingo, dia 6, pelas 10h45.
Para o presidente do Município de Albufeira, “a gastronomia representa um fator importante na escolha do destino turístico. Ao apostarmos na divulgação dos nossos produtos, atraindo diversos mercados para o Algarve em meses com menor afluência turística, procuramos dar visibilidade ao concelho e à região”. Para além do apoio do Município de Albufeira, o Congresso Enogastronómico conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. O evento é aberto ao público em geral, mediante inscrição para o e-mail congresso@cgalgarve.com ou para o contato telefónico 960 064 967.

Madrid foi o destino eleito para premiar melhores alunos são-brasenses

O Prémio Melhor Aluno 2011, promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, premiou 6 estudantes são-brasenses com uma viagem à bonita cidade de Madrid.
Para valorizar o mérito dos jovens são-brasenses, a autarquia premeia anualmente os dois melhores alunos finalistas dos vários ciclos de ensino, a partir do 2.º ciclo do ensino básico, proporcionando a estes jovens uma viagem, no final das suas férias. Na edição de 2011, o destino de mérito foi a capital espanhola, que acolheu entre 7 e 11 de Setembro esta selecção de melhores alunos do concelho, nomeadamente: os 2 melhores alunos do 6.º ano: Inana Pott Wolfsdorf e Lúcia Gonçalves Nunes, finalistas do 2.º ciclo do ensino básico; os 2 melhores alunos do 9.º ano: Isabel Alexandra Pimenta e João Pedro Rodrigues Martins, finalistas do 3.º ciclo; e os 2 melhores alunos finalistas do ensino secundário: Inês Verissimo Mendonça e Sara Isabel Sancho Eusébio.

VIDAL FITAS NOMEADO MELHOR TREINADOR PELA CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO

Vidal Fitas, director da equipa de ciclismo profissional Tavira/Prio, foi nomeado pela Confederação do Desporto de Portugal para o prémio “Desportista do Ano – Treinador 2011”.
Esta gala anual é uma grande festa do desporto nacional e de todas as federações desportivas. Neste evento são entregues diversos prémios aos agentes desportivos que se destacaram ao longo ano. Estes prémios visam institucionalizar o reconhecimento pelo desempenho daqueles que no decorrer da época mais se evidenciaram em cada modalidade desportiva. Cristiano Ronaldo, Telma Monteiro, ou Hélder Rodrigues são, entre muitos outros, alguns dos nomes mais sonantes dos vários nomeados nas diversas modalidades desportivas. Vidal Fitas, entre muitos outros êxitos alcançados nesta temporada, atingiu o ponto alto com a vitória da Volta a Portugal. O treinador é seleccionado pelo segundo ano consecutivo para este prémio de relevante valor no panorama desportivo.

Vila Real de Santo António recebe etapa do Projecto Regional de Marcha-Corrida

Vila Real de Santo António recebe, no próximo domingo, dia 30 de Outubro, mais uma etapa do Projecto Regional de Marcha-Corrida. A jornada vila-realense irá colocar dois percursos à disposição dos participantes: um maior, de 9 quilómetros, e outro de dificuldade moderada, com 4,5 quilómetros. Ambos os trajectos percorrem o interior da Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA.
O ponto de encontro está agendado para o Complexo Desportivo de VRSA, às 10h00, (partida), devendo os participantes deixar a sua viatura (se for o caso) no estacionamento da nave desportiva. A participação na actividade é gratuita e aberta a praticantes dos 8 aos 88 anos, estando prevista a distribuição de água e fruta ao longo do percurso.
O Projecto Regional de Marcha-Corrida foi criado pela então Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, que teve a iniciativa de lançar um calendário de marcha-corrida com periodicidade semanal, destinado à população em geral, no sentido de fomentar a prática da actividade física. Para a concretização da ideia foram convidadas autarquias, Juntas de Freguesia, clubes e associações, consolidando o evento ao longo dos anos e especialmente entre a população com idade superior a 50 anos.
O sucesso alcançado levou a que em todos os concelhos do Algarve se realizasse, pelo menos, uma marcha. O elevado número de candidaturas à organização levou a que se organizassem também marchas nocturnas. Com o lançamento do Programa Nacional de Marcha Corrida, apresentado pela então Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, em Abril de 2009, o projecto regional de marchas-passeio passou, a partir de 2009/2010, a ter a denominação de Projecto Regional de Marcha-Corrida, aliando as boas práticas de um projecto com raízes profundas no Algarve a um projecto desenvolvido a nível nacional. VRSA faz parte da rede Vila Real de Santo António conta igualmente com um Centro de Marcha e Corrida aberto a toda a comunidade. Um dos objectivos da estrutura é apoiar os munícipes que regularmente praticam a marcha ou a corrida não orientada e que pretendam ser aconselhados, de modo a tirar mais proveito do seu treino. O centro insere-se na filosofia do Programa Nacional de Marcha Corrida e presta acompanhamento técnico às segundas, quartas e sextas das 18h30 às 20h00. Existem também treinos orientados, conforme a seguinte programação: 2ª e 4ª feira, marcha e/ ou corrida; 6ª feira, treino de força.