sábado, 29 de maio de 2010

Município de Portimão aposta no empreendedorismo para responder à crise


“Um acto simbólico que marca o início de um contributo para enfrentar a crise económica e social e preparar o futuro”. Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, sintetizou o protocolo de cooperação técnica e científica assinado este sexta-feira com o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do
fomento do empreendedorismo.

Na ocasião, o Reitor do ISCTE Professor Doutor Luis Reto, reforçou a experiência de 10 anos da universidade na área do desenvolvimento estratégico e deu alguns exemplos de casos de sucesso. O trabalho que vai ser desenvolvido por esta instituição no Município de Portimão vai resultar de um mix que inclui a investigação, desenvolvimento local, mas também a componente tecnológica, esta última no quadro do MIT-Portugal.

A importância da participação de entidades localizadas no Município como o IEFP e a UAC - Unidade de Acompanhamento do Comércio - na dinamização dos empresários desta área sensível da vida local, e a aplicação do empreendedorismo na área social, foram outros dos pontos enfatizados por Manuel da Luz durante esta cerimónia.

O presidente da autarquia finalizou a sua intervenção referindo que o Centro de Empreendedorismo é um projecto que está em constante aprendizagem e, como tal,
receptivo a potenciais parceiros.

A assinatura deste protocolo é mais um acto que vem reforçar Portimão como cidade inovadora, capaz de atrair e reter talentos para o Algarve.

ALBUFEIRA RECEBE BANDEIRA VERDE PROJECTO ECOXXI - 2009/10



O Vereador Carlos Quintino recebeu esta quinta-feira, 27 de maio, na cidade da Maia, em nome do Município de Albufeira, o Galardão ECO XXI, por boas práticas de sustentabilidade a nível municipal, em aspectos relativos à qualidade ambiental.
O Município de Albufeira recebeu assim pela primeira vez a bandeira ECO XXI, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, prémio que é atribuído aos municípios portugueses que se destaquem pelas boas práticas ao nível da sustentabilidade ambiental. A participação neste Projecto, mediante o efectivar de candidatura, que obriga ao cumprimento de objectivos muitos concretos em 23 indicadores, valeu ao Município de Albufeira a atribuição deste galardão, cuja entrega teve lugar a 27 de Maio, na cidade da Maia, com a participação da Dra. Anabela Trindade, da Agencia Portuguesa de Ambiente, em representação do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, o Dr. José Archer, Presidente da Associação da Bandeira Azul da Europa, e do Presidente de Câmara anfitrião, Eng.º António Bragança Fernandes, tendo o prémio sido recebido pelo Vereador da Câmara de Albufeira, Carlos Quintino, que refere: “Este é o coroar de um esforço efectuado pela autarquia, no sentindo de manter a boa qualidade em áreas vitais, para a qualidade de vida da população, como a Qualidade da Água para Consumo Humano, a Valorização do Papel da energia na Gestão Municipal, a Mobilidade Sustentável, a Produção e Recolha Selectiva de Resíduos Urbanos, entre outras. O Município de Albufeira alcançou os objectivos definidos para 2009, obteve a pontuação total de 55,5, e tem vindo a evoluir desde 2005, primeiro ano em que efectuou a candidatura ao projecto. Pretendendo continuar a primar pela boas e mais sustentáveis práticas ambientais e de educação para sustentabilidade”.
Refira-se que o Projecto ECOXXI tem por principais objectivos: sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais; envolve-los no apoio à implementação de programas de Educação Ambiental no âmbito da implementação da Agenda 21 Local e motivar para a importância do seu papel como parceiros e como agentes do processo de educação ambiental formal e não formal, e que em 2009/2010, candidataram-se ao ECO XXI, 39 municípios portugueses, de Sul a Norte do país, tendo a melhor classificação sido obtida pelo Município de Maia.

Reforma do Sistema de Saúde americano encerra 16.º Congresso Nacional de Medicina Interna


O 16.º Congresso Nacional de Medicina Interna encerrou hoje com uma conferência de Donna Sweet, Internista norte-americana que falou sobre “A Reforma do Sistema do Saúde Americano vista pelos Médicos”. A sessão aconteceu às 11h15, na sala Fénix I.

No passado mês de Março, foi promulgada nos Estados Unidos uma reforma que promete o acesso a cuidados públicos de saúde a 95 por cento da população. Donna Sweet, directora do Departamento de Educação em Medicina Interna do Via Christi Regional Medical Center em Whichita, nos EUA, refere que o facto de existirem 46 milhões de habitantes no país sem acesso a seguros de saúde leva a que as pessoas recorram unicamente aos serviços de urgência, aos quais têm direito por lei, e cheguem aos hospitais “mais doentes do que deveriam”, o que acarreta despesas avultadas.

Segundo a especialista, as grandes falhas a nível de política de saúde nos EUA passam por haver “dez milhões de imigrantes ilegais que são excluídos do regime de saúde, recorrendo apenas aos serviços de urgência, e pelo facto de os médicos não se livrarem do conceito da taxa de crescimento sustentável, pelo que terão de continuar a fazer cortes nas despesas de saúde”.

Além da conferência de Donna Sweet, no último dia do congresso haverá ainda lugar para três mesas redondas sobre os desafios na doença vascular cerebral, acerca da importância da imagiologia na Medicina Interna e sobre os novos modelos de organização hospitalar preconizados pelos Internistas.

O 16.º Congresso Nacional de Medicina Interna, que teve início a 26 de Maio e termina amanhã, contou com a participação de cerca de 1300 Internistas, superando as expectativas da organização.

Lagos distinguido com Galardão ecoXXI



Lagos foi, uma vez mais, um dos municípios portugueses distinguidos com o Galardão ecoXXI, numa cerimónia que decorreu esta quinta-feira, dia 27 de Maio, na Maia.

O ecoXXI é um projecto destinado aos municípios que visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com especial ênfase nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.
Inspirado nos objectivos da Agenda 21, procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade desde a gestão de recursos, à informação aos munícipes passando pela energia, mobilidade, floresta, resíduos, conservação da natureza e biodiversidade, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e da água, agricultura sustentável, emprego, etc.

O galardão ecoXXI 2009/10 visa distinguir os municípios que apresentaram práticas mais sustentáveis durante o período em análise.
Em termos de resultados finais, a autarquia de Lagos obteve um índice total de 65,90%, registando um aumento na ordem dos 9,25% face ao ano anterior, o que vem demonstrar uma aposta cada vez maior por parte do Município, na melhoria das boas práticas e políticas de sustentabilidade e qualidade ambiental.

Os indicadores onde o Município obteve pontuação máxima foram nos indicadores: 3 – Implementação da Campanha Bandeira Azul; 15 – População servida por sistemas de Abastecimento de Água; 16 – População servida por sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e 19 – Valorização do Papel da Eficiência na Gestão Municipal. De referir que, no que diz respeito ao Indicador 14 – Qualidade de Água para Consumo Humano, Lagos obteve uma pontuação muito próxima da máxima (3,85 para um máximo de 4 pontos).

Lagos torna-se, assim, um Município ecoXXI, podendo ostentar uma Bandeira, uma Medalha e um Diploma, resultado de não só ter alcançado, mas sim superado os objectivos definidos para 2009/2010 nesta área.