sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Estudo de impacte ambiental da variante de Olhão em consulta pública

Encontra-se em fase de consulta pública, até dia 9 de Janeiro 2012, o estudo de impacte ambiental relativo à EN125 – variante de Olhão, podendo ser consultado e produzida opinião pelos interessados até esta data.
O estudo de impacte ambiental, incluindo o resumo não técnico, pode ser consultado nos seguintes locais: Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e Câmara Municipal de Olhão. O resumo não técnico pode ainda ser consultado pelos interessados, que podem opiniar sobre o seu conteúdo, nas juntas de freguesia de Pechão e Quelfes, encontrando-se também disponível na internet na página da CCDR Algarve, neste link: http://www.ccdr-alg.pt/ccdr/index.php?name=News&file=article&sid=606. No âmbito do processo de consulta pública, serão consideradas e analisadas todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito, devendo ser dirigidas à CCDR Algarve até à data do termo da consulta pública.

Cristóvão Norte questiona Secretário de Estado do Mar sobre Barra do Guadiana e Porto de Pesca de Tavira

Cristóvão Norte questiona Secretário de Estado do Mar- Estratégia Nacional, Barra do Guadiana e Porto de Pesca de Tavira abordados
Na abertura da audição do Secretário de Estado do Mar pela Comissão de Agricultura e Mar, requerida pelo deputado Cristóvão Norte em nome do Grupo Parlamentar do PSD, o parlamentar algarvio considerou que “(…) todos sabem e dizem que o Mar é um dos mais importantes activos para revitalizar a economia portuguesa, mas a acção política até hoje não tem reflectido este consenso. O mar está abandonado há décadas e agora é tempo de agir e colocar a economia do mar no centro da estratégia de desenvolvimento do país.”
Estuário do Guadiana O deputado algarvio salientou que “(…) as nossas condições geográficas têm que ser potenciadas, nos domínios da náutica de recreio, dos desportos de onda,dos cruzeiros, dos combustíveis fósseis e das novas aplicações dos fundos marinhos, mas para isso temos também que investir muito na investigação científica para explorar com critério estes recursos(…)” e que no caso do Algarve “ o desenvolvimento da economia do mar, em particular a pesca, as marinas e docas de recreio e os desportos náuticos, podem diversificar a oferta turística e fortalecer este sector, bem como promover o do papel de excelência da Universidade nos estudos marinhos”.
Tavira embarcações de pesca no Rio Gilão Na sua intervenção, Cristóvão Norte questionou também o Secretário de Estado Manuel Pinto de Abreu sobre a construção do Porto de Pesca de Tavira que “(…)já está previsto há muito tempo e cuja realização é essencial para os pescadores do Sotavento algarvio, pelo que espero que o Governo dê prioridade a esta intervenção”. Também no que toca ao desassoreamento da Barra do Guadiana o parlamentar algarvio salientou que “.(…) as condições de trabalho dos pescadores daquela zona são más, o assoreamento põe em causa a sua segurança e encurta os períodos de descarga de peixe na lota, pelo que também é fundamental resolver este estrangulamento que constrange estes profissionais e o desempenho da sua actividade económica”. O Secretário de Estado comprometeu-se a avaliar as circunstâncias e, em face dos constrangimentos financeiros, avançar com estas obras quando tal for possível.

Árvore de Natal e Presépio "Serra Mãe - Natal Natural"

A inauguração da árvore de natal e presépio “Serra Mãe – Natal Natural”, esta marcada para dia 10 de dezembro, pelas 15h00, no Cine-Teatro São Brás. Com o mais saboroso que a serra nos pode dar… segunda a autarquia serrana, "aliámos os cinco sentidos na procura da harmonia das cores, dos cheiros, das texturas e das formas… E assim surgiu um projeto artístico de natal, elaborado apenas com recurso a elementos naturais".
Nesta árvore de natal natural, pretende-se "descobrir um leque muito diversificado de formas e padrões, através de alfarrobas, figos, amêndoas, romãs, pinhas, feijões, laranjas, grãos, favas, ervilhas, videiras, palha, bolotas e folhas secas, e até lentilhas e milho!... os filhos desta Serra Mãe, que nos projetam para as formas características desta quadra natalícia!", salienta a organização. “Na mãe natureza tudo podemos encontrar… até a essência da arte para conceber novas criações! A natureza que se veste de floresta é um bem muito precioso que nos cabe cuidar e respeitar!" Uma homenagem à Floresta, Serra Mãe, no culminar do programa de atividades do Ano Internacional da Floresta. “Serra Mãe – Natal Natural” é o resultado de um projeto idealizado pela Designer Sónia Martins, que para a sua conceção contou com a colaboração, na sua conceção, da turma de artes plásticas da Universidade Sénior de São Brás de Alportel, composta por 16 alunos, dos 56 aos 74 anos de idade. Um projeto da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Instalada a CPCJ em Monchique

Tomou posse a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Monchique (CPCJ), dia 08 de Dezembro de 2011. Recorde-se que Monchique era dos poucos Concelhos Algarvios que ainda não tinha em funcionamento tão importante Comissão, a par de São Brás de Alportel, também instalada no mesmo dia. Na cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal estiveram presentes os membros empossados, bem como o Secretário Geral da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, o Dr. Ricardo Carvalho e da representante do Ministério Público junto do Tribunal de Menores de Portimão, Dr.ª Maria Francisca das Neves e do Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Dr. Rui André.
Rui André, Presidente da Câmara Municipal enalteceu a realização desta cerimónia porque «…é um marco histórico para o Concelho, uma aposta e uma resposta por parte do executivo da Câmara Municipal de Monchique para os problemas das Crianças e Jovens em Risco no concelho. Foi um desafio a que dissemos sim e, hoje, Monchique tem uma Comissão composta por diversos técnicos e pessoas da Comunidade que pretendem efectuar um trabalho de proximidade com toda a população, num verdadeiro trabalho multidisciplinar e de co-responsabilização social perante os problemas que afectam as crianças e jovens. Envolvemos a nossa comunidade no processo da escolha destes membros agora empossados e cumprimos o que era determinado por Lei e, na minha opinião, determinante para prevenir futuros comportamentos de risco, quer no seio familiar, quer no seio educativo ou nas actividades de lazer das crianças e jovens deste Concelho. Hoje é um dia feliz para Monchique! Ao criarmos condições para as nossas crianças crescerem com qualidade de vida e em segurança, é o garante de que estamos a investir num futuro mais próspero para estes que serão os adultos de amanhã.» Rui André destaca a importância de um trabalho de proximidade e quer que esta Comissão desenvolva Planos de Acção concretos para algumas problemáticas já conhecidas e que deverão ser a prioridade desta numa primeira fase, pois acredita que «o grande trabalho desta CPCJ deverá concentrar-se na prevenção, pois assim diminuirá o numero de casos mais graves e com uma resposta mais dramática para as crianças e respectivas famílias». O Secretário Geral da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, o Dr. Ricardo Carvalho na sua intervenção observou o seguinte: «Agradecer a resposta positiva da Câmara Municipal de Monchique ao constituir esta Comissão uma vez que no panorama da Região, apenas Monchique e São Brás de Alportel ainda não a tinham constituído. Este é um acto simbólico mas representativo da vontade de acompanhar, identificar e monitorizar crianças e jovens que poderão estar ou vir a estar em Risco. O trabalho destas Comissões é imenso, pretendendo estas debelar no início, alguns comportamentos de risco quer no seio familiar, quer no seio da comunidade onde estão inseridos. Dou os parabéns a todos os empossados esperando um trabalho profícuo de todos aqueles que hoje tomam posse.»

Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel procuram novos Soldados da Paz

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel desafia todos os jovens com idades compreendidas entre os 16 aos 34 anos a ingressar na nobre missão dos Soldados da Paz.
A Campanha “Incorporação 2012”, a decorrer até ao final do ano, pretende sensibilizar a população em geral para a necessidade de renovar a equipa de voluntários, que assegura ano após ano um conjunto de serviços de apoio à comunidade. Neste âmbito, cativar novos recrutas para integrar a corporação de Bombeiros Voluntários é fundamental para prosseguir a missão destes soldados da paz, que se mantêm alerta dia e noite para auxiliar a população, nas mais diversas situações.

Olhanense promove ‘Natal Solidário’

O Sporting Clube Olhanense (SCO) promove no próximo domingo, 11 de dezembro, a festa «Natal Solidário», com a qual pretende angariar receitas para diversas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho e não só. Participar é ajudar!
Nesta época especial, tocados pelo espírito natalício e sensibilizados com as dificuldades que várias instituições enfrentam diariamente para proporcionar bem-estar a muitas crianças que acolhem, o SCO solicita a empresas e à população em geral, ajuda para a concretização dos objetivos a que se propôs. Os resultados desta iniciativa serão para ajudar as instituições ACASO, APPC, Cruz Vermelha de Olhão e Fuseta, APATRIS 21, FIR, Refúgio Aboim Ascenção, Associação Uma Porta Amiga, Luzinhas – Obra Nossa Senhora das Candeias e Asilo – Centro de Bem Estar Nossa Senhora de Fátima. O projeto, que tem como objetivo fomentar a participação direta das crianças e adolescentes das várias instituições locais, permitirá proporcionar-lhes momentos alegres e diferentes do dia a dia vivido nas instituições e escolas. O custo da entrada, de 2 euros, possibilitará a participação em vários jogos e bazares, num programa que inclui também a atuação de grupos de dança, capoeira, boxe, futebol freestyle, de utentes de várias instituições – no âmbito do concurso «Olhanense tem talento» – e um desfile da APATRIS 21 com jogadores do Olhanense. Mais informações em http://www.scolhanense.com/natalsolidario.

86º. ANIVERSÁRIO DA BANDA MUSICAL DE TAVIRA

Comemorado com XXVII Festival de Bandas Civis
Fundada em 1 de Dezembro de 1925, a Banda Musical de Tavira, festejou, no dia 1, o 86º aniversário e, como complemento, organizou, no dia 4 de Dezembro, o 27º Festival de Bandas Civis, no qual participaram a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, de Vila Franca de Xira, dirigida pelo Maestro, Délio Alexandre Coelho Gonçalves, Sociedade Filarmónica Amizade Visconde Alcácer, de Alcácer do Sal, dirigida pelo Maestro, David Antunes Correia, Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º. de Maio, de Lagos, dirigida pelo Maestro, Edgar da Conceição Santos e Banda Musical de Tavira, dirigida pelo Maestro, Marco Alexandre Sarrudo.
As Filarmónicas participantes, fizeram arruadas por algumas freguesias do concelho, juntando-se na sede da Banda organizadora, para em conjunto tocarem o seu hino e os parabéns. A partir das quinze horas as portas do Cineteatro António Pinheiro abriram-se para o concerto que se prolongou pela tarde fora.
Antes das actuações houve a habitual troca de lembranças e a distinção, pela assiduidade, a dois músicos, Marta Silva e Filipe Bagarrão. Este, ao agradecer a distinção, na qualidade de músico e director, referiu que já passaram pela Banda muitos Maestros, “mas quero destacar a coragem do Maestro Marco Sarrudo, ao ensaiar e interpretar para vós, uma peça com um grau de dificuldade bastante elevado Highlights Fom “CHESS”, sem nenhum reforço o que significa que é preciso muita coragem, é assim como trabalhar no arame, só com o nosso produto formado na Banda Musical de Tavira”.
O Presidente Município, Jorge Botelho, felicitou a direcção da Banda pela organização do Festival. “Quero que saibam que a Câmara Municipal de Tavira, apesar das dificuldades que existem, vai continuar a apoiar espectáculos como este, feitos por instituições da nossa terra, neste caso, uma instituição com uma grande responsabilidade, que é a Banda Musical de Tavira que espero continue a produzir e a encaminhar estes jovens nas artes musicais. Além da aprendizagem da música, a Banda tem uma função muito importante que é o crescimento e o acompanhamento dos jovens na sociedade. Se calhar temos aqui um conjunto de artistas para o futuro. A Banda Musical de Tavira, que é uma das mais antigas do Algarve está para continuar e para continuarmos a apoiar, porque é para isso que estamos cá”.
Com a sala cheia, abriu o concerto a Banda Musical de Tavira com o tema Highlights Fom “CHESS, muito aplaudido pela assistência.
No final do concerto, o Maestro Marco Sarrudo disse-nos que para ensaiar o tema de abertura, “foram três meses de trabalho. Foi muito fácil. O ensaio geral é à 6ª. Feira à noite. É claro que durante as aulas, 2ªs, 4ªs e sábados, aproveitamos as aulas para ensaiar, para desenvolver a música. Não é só aprender solfejo. É também aprender a tocar. Foram três meses de muito trabalho porque esta música Highlights Fom “CHESS” é muito difícil. Lembro-me de tocar isto na Banda Sinfónica do Exército, onde estive muitos anos. Éramos cento e dez músicos do Quadro Orgânico e tivemos um mês de manhã e à tarde a ensaiar esta música. Gostei muito deste trabalho. Dá muito trabalho fazer os músicos de raiz e tocar esta música. Correu muito bem. Gostei muito da forma como o pessoal interpretou esta peça tão difícil.
Hoje é um dia que dá muita alegria, pois nove novos músicos, formados na Escola de Música da colectividade, actuaram pela primeira vez num concerto, com esta qualidade das Filarmónicas presentes no Festival. Geraldo de Jesus

Portagens: Mendes Bota considera "UM DIA TRISTE NA HISTÓRIA RECENTE DO ALGARVE"

No dia em que começaram a ser aplicadas as cobranças de portagens na Via do Infante, Mendes Bota produziu uma declaração pública a esse propósito, manifestando o seu "descontentamento, em linha com todo o posicionamento político que sempre manteve" desde há vários anos, e sem deixar de referir a "necessidade de rever o sistema eleitoral de forma a proporcionar aos eleitos à Assembleia da República uma maior autonomia de intervenção, questão que se coloca com mais acuidade nos partidos com vocação e responsabilidade governativas".
Mendes Bota recorda que foi, "em princípios da década de oitenta, na altura deputado ao Parlamento Europeu, um dos principais batalhadores pela construção da Via do Infante e pelo financiamento comunitário que permitiu a construção de dois terços do seu actual traçado". Na contestação à introdução de portagens na Via do Infante, Mendes Bota esclareceu que recusou-se a "integrar um movimento claramente marcado pelo aproveitamento partidário de forças políticas de esquerda, mas nunca deixou de exprimir livremente as suas opiniões, mesmo quando contrárias à orientação do governo que apoia, e que goza da legitimidade democrática conferida pelo voto".
Via do Infante teve menos movimento com as portagens. Automobilistas dizem que, para poupar, Nac. 125 é a escolha Eis o texto da declaração do deputado Mendes Bota: “É um dia triste na história do Algarve recente. Os interesses vitais da região não foram tidos em consideração. Daqui para a frente, há que olhar de forma redobrada para a evolução dos índices de sinistralidade, de fluidez de tráfico, do impacto na actividade económica e do grau de execução das obras de requalificação da ER 125, esperança última de atenuação das consequências negativas desta medida. Ficou também evidente a necessidade de uma reforma do sistema eleitoral que reforce a autonomia dos parlamentares eleitos, face a um sistema centralista que ignora e maltrata regiões como o Algarve. Mas há que não esquecer aqueles que foram responsáveis pelo descalabro financeiro do país, sobretudo nos últimos seis anos, e que nos conduziram a esta situação desesperada de rapar o fundo do tacho à procura de receitas para o Estado.”