sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

86º. ANIVERSÁRIO DA BANDA MUSICAL DE TAVIRA

Comemorado com XXVII Festival de Bandas Civis
Fundada em 1 de Dezembro de 1925, a Banda Musical de Tavira, festejou, no dia 1, o 86º aniversário e, como complemento, organizou, no dia 4 de Dezembro, o 27º Festival de Bandas Civis, no qual participaram a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense, de Vila Franca de Xira, dirigida pelo Maestro, Délio Alexandre Coelho Gonçalves, Sociedade Filarmónica Amizade Visconde Alcácer, de Alcácer do Sal, dirigida pelo Maestro, David Antunes Correia, Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º. de Maio, de Lagos, dirigida pelo Maestro, Edgar da Conceição Santos e Banda Musical de Tavira, dirigida pelo Maestro, Marco Alexandre Sarrudo.
As Filarmónicas participantes, fizeram arruadas por algumas freguesias do concelho, juntando-se na sede da Banda organizadora, para em conjunto tocarem o seu hino e os parabéns. A partir das quinze horas as portas do Cineteatro António Pinheiro abriram-se para o concerto que se prolongou pela tarde fora.
Antes das actuações houve a habitual troca de lembranças e a distinção, pela assiduidade, a dois músicos, Marta Silva e Filipe Bagarrão. Este, ao agradecer a distinção, na qualidade de músico e director, referiu que já passaram pela Banda muitos Maestros, “mas quero destacar a coragem do Maestro Marco Sarrudo, ao ensaiar e interpretar para vós, uma peça com um grau de dificuldade bastante elevado Highlights Fom “CHESS”, sem nenhum reforço o que significa que é preciso muita coragem, é assim como trabalhar no arame, só com o nosso produto formado na Banda Musical de Tavira”.
O Presidente Município, Jorge Botelho, felicitou a direcção da Banda pela organização do Festival. “Quero que saibam que a Câmara Municipal de Tavira, apesar das dificuldades que existem, vai continuar a apoiar espectáculos como este, feitos por instituições da nossa terra, neste caso, uma instituição com uma grande responsabilidade, que é a Banda Musical de Tavira que espero continue a produzir e a encaminhar estes jovens nas artes musicais. Além da aprendizagem da música, a Banda tem uma função muito importante que é o crescimento e o acompanhamento dos jovens na sociedade. Se calhar temos aqui um conjunto de artistas para o futuro. A Banda Musical de Tavira, que é uma das mais antigas do Algarve está para continuar e para continuarmos a apoiar, porque é para isso que estamos cá”.
Com a sala cheia, abriu o concerto a Banda Musical de Tavira com o tema Highlights Fom “CHESS, muito aplaudido pela assistência.
No final do concerto, o Maestro Marco Sarrudo disse-nos que para ensaiar o tema de abertura, “foram três meses de trabalho. Foi muito fácil. O ensaio geral é à 6ª. Feira à noite. É claro que durante as aulas, 2ªs, 4ªs e sábados, aproveitamos as aulas para ensaiar, para desenvolver a música. Não é só aprender solfejo. É também aprender a tocar. Foram três meses de muito trabalho porque esta música Highlights Fom “CHESS” é muito difícil. Lembro-me de tocar isto na Banda Sinfónica do Exército, onde estive muitos anos. Éramos cento e dez músicos do Quadro Orgânico e tivemos um mês de manhã e à tarde a ensaiar esta música. Gostei muito deste trabalho. Dá muito trabalho fazer os músicos de raiz e tocar esta música. Correu muito bem. Gostei muito da forma como o pessoal interpretou esta peça tão difícil.
Hoje é um dia que dá muita alegria, pois nove novos músicos, formados na Escola de Música da colectividade, actuaram pela primeira vez num concerto, com esta qualidade das Filarmónicas presentes no Festival. Geraldo de Jesus