sábado, 10 de julho de 2010

MAIS ESTACIONAMENTO PAGO EM FARO



18 NOVAS ÁREAS NO CENTRO DA CIDADE
"No passado dia 22 de Junho,na Assembleia Municipal, a maioria PSD/CDS, com o apoio do PS, aprovou o Regulamento Municipal de Estacionamento de Duração Limitada na Cidade de Faro. Este Regulamento alarga significativamente as zonas de estacionamento pago, passando a incluir 18 novas áreas. Em particular, o número de ruas da zona B em que o estacionamento é pago quase que triplica, passando de 6 para 17", lê-se numa nota de im prensa do PCP-Faro, que transcrevemos:
"O Executivo Camarário, chefiado por Macário Correia, justifica esta medida com a necessidade de aumentar “a mobilidade viária interna” e o “bem-estar das populações, sua mobilidade … e sua qualidade de vida”. Mas os documentos disponibilizados à Assembleia Municipal mostram outra realidade: o estacionamento será pago na zona da Pontinha a pedido da Companhia de Parques de Estacionamento, SA, com o argumento de que o estacionamento gratuito nessa zona prejudica a exploração do Parque de Estacionamento da Pontinha.
Assim, parece que a preocupação fundamental de Macário Correia não tem tanto a ver com a qualidade de vida das populações, mas sim com os lucros de uma empresa privada.
Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal votaram contra a introdução de novas áreas de estacionamento pago na cidade de Faro, considerando que a mobilidade dos cidadãos e sua qualidade de vida aumenta com a criação de alternativas credíveis ao transporte
privado e não com mais parquímetros", conclui o documento dos comunistas farenses.

GNR - Faro: várias detenções e apreensão de estupefacientes


O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana desenvolveu durante a madrugada do dia de hoje, 10 de Julho de 2010, na sua área de jurisdição, uma intensa actividade de fiscalização de trânsito e prevenção da criminalidade, da qual resultaram várias detenções e apreensão de estupefacientes.
A operação, que envolveu 118 militares, desenrolou-se em vários pontos do Algarve, de barlavento a sotavento, tendo sido fiscalizados 536 automobilistas e 19 estabelecimentos de diversão nocturna.
Em termos rodoviários, para além dos 87 autos de contra-ordenação, foram detidos 15 condutores por condução sob efeito do álcool, com taxas de álcool no sangue (TAS) entre 1,24 e 2,34 g/l. No decorrer da operação foram também detidos dois cidadãos por condução de veículo automóvel sem habilitação legal, e um outro por desobediência, uma vez que foi detectado ao volante de uma viatura apreendida.
Foram também detidos um cidadão brasileiro e um outro angolano por permanência ilegal em território nacional, e ainda um português pelo crime de resistência e coacção sobre funcionário.
Num dos estabelecimentos fiscalizados, foi elaborado um Auto de Notícia contra desconhecidos por ter sido encontrado no interior do mesmo produto estupefaciente suficiente para mais de 30 doses individuais de haxixe, para além de no decorrer da operação ter sido também elaborado um auto de notícia contra três cidadãos cabo-verdianos, por posse de produto estupefaciente suficiente para mais de 120 doses individuais de haxixe.
Foi também identificado um cidadão espanhol, de 25 anos, com haxixe suficiente para 06 doses individuais.
Foram ainda detectadas várias infracções nos estabelecimentos, tendo sido elaborados 12 autos de contra-ordenação.
Participaram na operação elementos do SEF, da Polícia Marítima e da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo.

GNR várias detenções e apreensão de estupefacientes

Oceânico World Kids Golf para jovens dos 7 aos 18 anos decorre de 26 a 30 de Julho no Algarve


Após o sucesso da 1ª edição, o Grupo Oceânico, líder em resorts e campos de golfe no Algarve, abriu recentemente as inscrições para o segundo Oceânico World Kids Golf, uma competição de golfe juvenil que visa trazer a Portugal jovens promessas da modalidade de todo o mundo. O torneio vai decorrer entre os dias 26 e 30 de Julho em dois dos campos do Grupo Oceânico no Algarve: o Oceânico Faldo Course e o Oceânico O’Connor Jnr. Course.
Este torneio juvenil confirma mais uma vez o apoio do Grupo Oceânico à modalidade, que apoia desde a elite mundial do Portugal Masters até aos jovens principiantes do Oceânico World Kids Golf. A competição foi homologada pela Federação Portuguesa de Golfe e está aberta a rapazes e raparigas entre os 7 e os 18 anos, sendo as categorias do torneio determinadas por escalões etários e sexo. Jovens a partir dos 10 anos competirão em 18 buracos em cada dia, enquanto as crianças com idades abaixo dos 10 anos jogarão 9 buracos em cada um dos três dias do campeonato. Criando e desenvolvendo a ideia de um evento de “tour” profissional, o Oceânico World Kids Golf contará o gross score de cada jogador no campeonato e serão atribuídos prémios aos cinco primeiros classificados em cada categoria de idade, tanto a rapazes como a raparigas.
À medida que a popularidade do Oceânico World Kids Golf for crescendo, o torneio poderá ser realizado noutros campos dos sete que constituem o portefólio do Grupo Oceânico no Algarve. O Grupo Oceânico tem capacidade para acolher até mil jovens jogadores no conjunto dos seus campos, incluindo o Oceânico Victoria, uma vez mais anfitrião do Portugal Masters em Outubro próximo.
Além de poderem desfrutar dos campos de golfe no Amendoeira Golf Resort, os jogadores e convidados poderão ainda usufruir de alojamento de luxo e de infra-estruturas desportivas e de lazer, tais como bowling de relva, campos de ténis e área de diversão para crianças.

XVI Festival de Folclore Internacional do Azinhal


A aldeia do Azinhal vai ser palco da XVI edição do Festival de Folclore Internacional, dia 17 de Junho, às 21h00, evento organizado pela Casa do Povo de Azinhal, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia local.
A iniciativa visa promover a etnografia e o folclore enquanto elementos marcantes da cultura tradicional popular e preservação dos usos e costumes do país, mas também do estrangeiro, através das danças e trajes que vão encher de alegria e cor o Azinhal e em particular o Centro Multiusos.
Na XVI edição do Festival de Folclore Internacional do Azinhal vão actuar os Ranchos Folclóricos “Os Campinos de Vila Chã de Ourique”, o Rancho Folclórico “As Morangueiras do Sobral de Abelheira” – Mafra, Grupo Etnográfico “Cantares e Danças de Assafarge” – Coimbra, o Grupo Folclórico “Tierra Roja de Almagro” Ciudad Real – Espanha e o Rancho Folclórico do Azinhal.
O Festival de Folclore do Azinhal é já uma tradição numa aldeia típica em que a dança e a etnografia estão dignamente representadas pelo Rancho Folclórico de Azinhal.

26ª Feira de Artesanato de Castro Marim, de 23 a 25 de Julho


A olaria do Alentejo, o vidro da Marinha Grande, o xisto da Lousã, a tecelagem de Viseu, as telhas de Mafra, a renda a bilros do Azinhal e o pão-de-ló de Ovar são alguns dos saberes tradicionais que vão marcar presença na 26ª Feira de Artesanato, em Castro Marim, que decorre de 23 a 25 de Julho, no Campo de Futebol Municipal, na Vila de Castro Marim.
Nos mais de 100 stands que vão estar distribuídos pelo recinto, os visitantes, além de poderem assistir a demonstrações ao vivo de ofícios tradicionais de várias regiões do país, já quase esquecidos no tempo, têm, ainda, a oportunidade de adquirirem peças únicas que reproduzem alguns dos tesouros que constituem o nosso artesanato.
Os visitantes têm também a oportunidade de saborear alguns deliciosos petiscos da gastronomia como a feijoada de javali, o presunto de pata negra ou o queijo de cabra de raça algarvia. Na doçaria destacam-se os doces de figo, o bolo de massa do Azinhal com canela e erva-doce e as típicas filhós.
Outro dos destaques da 26ª Feira do Artesanato, em Castro Marim, é a música que, durante a realização do certame, vai contagiar os visitantes com a etnografia do folclore e os sons da música popular portuguesa.
A abrir a feira estará a Banda Musical Castromarinense com uma arruada, seguindo-se a música tradicional portuguesa, a participação do Grupo Etnográfico de Quelfes, terminando o primeiro dia de animação com um espectáculo do Grupo Trio Odemira, que este ano comemoram 50 anos de carreira.
No sábado, além da música da Orquestra Impulso e do Concerto com a Banda Musical Castromarinense, haverá um concerto com o Grupo Ninho, uma das grandes promessas da música portuguesa.
O último dos três dias da 26ª Feira de Artesanato de Castro Marim ficará marcado pela música da Orquestra Vibrações, do folclore que nos chega da Ilha da Madeira com o Grupo Folclórico - Água de Pena do Machico e do espectáculo com a Banda Axé Brasil.
Também os mais pequenos não foram esquecidos. Nos três dias do certame, entre as 19 e as 24 horas, vão ter à disposição insufláveis e jogos para brincar no Cantinho da Criança.
Afirmar Castro Marim como espaço de promoção e divulgação das artes e dos saberes tradicionais, perpetuando a nossa identidade cultural é o grande objectivo da Câmara Municipal com a realização da 26ª Feira de Artesanato.

Lagoa: Workshops de Fotografia para jovens


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, irá promover na sua sede, no final de Julho e príncipio de Agosto de 2010, dois workshops de Fotografia para jovens, intitulados "A Magia da Fotografia a Preto e Branco", dirigidos por Maria Dulce Margarido.
Segundo a formadora, "estes workshops permite ao participante entrar no mundo mágico da imagem, através da abordagem do contexto histórico da fotografia, colocando em prática o uso do diafragma, obturador, composição e enquadramento, ampliador e técnicas de laboratório, e utilização de metodologias criativas, adequadas aos niveis etários".
Maria Dulce Margarido é professora de Artes Visuais. Membro do IPF – Instituto Português de Fotografia. Membro da APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica. Leccionou cursos de fotografia na Escola Garcia da Horta (Castelo de Vide), na Escola Prof José Buisel (Portimão), no CLCC –Centro de Linguas Cultura e Comunicação (Portimão), no ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Participou em júris de concursos de fotografia e organizou exposições em Lisboa.
O primeiro curso destina-se aos jovens dos 8 aos 11 anos (inclusive) e irá realizar-se nos dias 26, 27, 28, 29, e 30 de Julho de 2010, sendo que nos dias 26, 28, e 30 o horário é das 10h00 às 13h00, e nos dias 27 e 29 será das 15h00 às 18h00.
O segundo curso destina-se aos jovens dos 12 aos 15 anos (inclusive) e irá realizar-se nos dias 2, 3, 4, 5, e 6 de Agosto de 2010, sendo que nos dias 2, 4, e 6, o horário é das 10h00 às 13h00, e nos dias 3 e 5 será das 15h00 as 18h00.
Ambos os workshops decorrerão na sede da associação em Lagoa e encontram-se abertos a um mínimo de 8 participantes e a um máximo de 12 participantes. As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net

Martinho da Vila e André Sardet Inauguram Baesuris num Fim-de-Semana de Luxo


O Baesuris abre ao público já no próximo dia 16 de Julho, 6ª-feira, com uma estreia a condizer com o seu anunciado prestígio. Martinho da Vila abre as saudáveis hostilidades deste novo Clube de Verão do Algarve, onde a harmonia entre calor, praia e muita animação é um dado adquirido.
No dia seguinte, a 17 de Julho, Sábado, será a vez de André Sardet animar as hostes de o Baesuris, noutra noite que promete ser de grande qualidade musical e revestida de um ambiente de requinte.
Este novo espaço lúdico do Algarve, que será a tal garantia de harmonia entre calor, praia e muita animação, promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, através da empresa municipal NovBaesuris, fica situado no antigo parque aquático Aqua Line e irá estar aberto todos os dias da semana, com festas temáticas de 5ª a Domingo, até ao final do mês de Agosto, sempre das 23 às 6 horas da manhã.
Pelo Baesuris, que na sua proximidade tem algumas das praias mais emblemáticas da região, como a Praia Verde ou a Praia do Cabeço, passarão os melhores Dj’s da actualidade, como é o caso de Christian F, no dia 16, e de BenWild, no dia 17, seguidamente às actuações de Martinho da Vila e de André Sardet, respectivamente.
Um rol infinito de concertos também pautará o ritmo frenético do melhor espaço de sempre de animação do Algarve, onde a música de dança será uma constante nas noites quentes daquela localidade do Sotavento algarvio, nunca esquecendo que a estrutura VIP será uma das atracções do novo e moderno espaço de animação algarvio.
Num ambiente descontraído, o convívio e o entretenimento serão as palavras de ordem, uma vez que grande parte da animação decorrerá numa tenda totalmente inovadora e moderna, de forma orbital, complementada por um ecrã de 24 m2 e um sistema de som surrond, onde também um espaço lounge conferirá um requinte inigualável ao Baesuris – O Clube de Verão de Castro Marim, onde as zonas verdes terão o seu destaque num trilho que se quer para o Baesuris: Diversão em Paz com a Natureza!