sábado, 10 de julho de 2010

26ª Feira de Artesanato de Castro Marim, de 23 a 25 de Julho


A olaria do Alentejo, o vidro da Marinha Grande, o xisto da Lousã, a tecelagem de Viseu, as telhas de Mafra, a renda a bilros do Azinhal e o pão-de-ló de Ovar são alguns dos saberes tradicionais que vão marcar presença na 26ª Feira de Artesanato, em Castro Marim, que decorre de 23 a 25 de Julho, no Campo de Futebol Municipal, na Vila de Castro Marim.
Nos mais de 100 stands que vão estar distribuídos pelo recinto, os visitantes, além de poderem assistir a demonstrações ao vivo de ofícios tradicionais de várias regiões do país, já quase esquecidos no tempo, têm, ainda, a oportunidade de adquirirem peças únicas que reproduzem alguns dos tesouros que constituem o nosso artesanato.
Os visitantes têm também a oportunidade de saborear alguns deliciosos petiscos da gastronomia como a feijoada de javali, o presunto de pata negra ou o queijo de cabra de raça algarvia. Na doçaria destacam-se os doces de figo, o bolo de massa do Azinhal com canela e erva-doce e as típicas filhós.
Outro dos destaques da 26ª Feira do Artesanato, em Castro Marim, é a música que, durante a realização do certame, vai contagiar os visitantes com a etnografia do folclore e os sons da música popular portuguesa.
A abrir a feira estará a Banda Musical Castromarinense com uma arruada, seguindo-se a música tradicional portuguesa, a participação do Grupo Etnográfico de Quelfes, terminando o primeiro dia de animação com um espectáculo do Grupo Trio Odemira, que este ano comemoram 50 anos de carreira.
No sábado, além da música da Orquestra Impulso e do Concerto com a Banda Musical Castromarinense, haverá um concerto com o Grupo Ninho, uma das grandes promessas da música portuguesa.
O último dos três dias da 26ª Feira de Artesanato de Castro Marim ficará marcado pela música da Orquestra Vibrações, do folclore que nos chega da Ilha da Madeira com o Grupo Folclórico - Água de Pena do Machico e do espectáculo com a Banda Axé Brasil.
Também os mais pequenos não foram esquecidos. Nos três dias do certame, entre as 19 e as 24 horas, vão ter à disposição insufláveis e jogos para brincar no Cantinho da Criança.
Afirmar Castro Marim como espaço de promoção e divulgação das artes e dos saberes tradicionais, perpetuando a nossa identidade cultural é o grande objectivo da Câmara Municipal com a realização da 26ª Feira de Artesanato.