domingo, 6 de junho de 2010

CABECINHA de OURO






Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão (COP), conquistou a Medalha de OURO na prova de 10.000mt marcha, nos Campeonatos Ibero-americanos, que decorreu em San Fernando (Cádis), no sul de Espanha.
A prova decorreu num ritmo muito activo, com uma elevada temperatura (cerca de 28ºC e 70% de humidade), após o tiro de partida formou-se um grupo de cinco atletas, as duas Espanholas (Julia Takacs e Lorena Luaces), as duas Portuguesas (Ana Cabecinha e Inês Henriques) e a Venezuelana Milanggela Davila, foi Inês Henriques que liderou a prova até aos 3km num ritmo muito elevado para as condições climatéricas existentes, dai para a frente a Espanhola Takacs não largou mais a liderança da prova até cerca de 350 metros da meta, passando a meio da prova em 21.39 apenas as três atletas que viriam a conquistar as três medalhas.
Após intenso despique com a espanhola Julia Takacs, que chegou a estar isolada na frente com cerca de 30 metros, Ana Cabecinha, com um forte final, destacou-se para ganhar em 43:31,21 minutos, contra 43:35,50 da atleta espanhola e 44:31,27 de Inês Henriques, que cedeu bastante na parte final.
“Não estava à espera desta classificação, muito menos deste tempo final, o nível das atletas presentes era muito elevando, mas sentiu-me bem, acompanhei sempre a Espanhola e após ter tentado isolar-me por volta dos 8.000mt onde não consegui, reservei-me para a última volta, e ai a cerca de 350 mt da meta ataquei muito forte até à meta para conquistar assim a minha 2ª medalha de Ouro neste Campeonatos, estou muito contente com este triunfo” referiu a atleta após cortar a meta.
A marca de Ana Cabecinha supera o recorde dos Campeonatos por quase 51 segundos, sendo a sua 2ª marca pessoal de sempre e a 3ª Portuguesa de todos os tempos, tornando-se assim na segunda atleta a vencer duas vezes a mesma competição na história dos Campeonatos Ibero-americanos, até agora só a Mexicana Francisca Martínez em 92 e 94.
Recorda-se que a atleta do Clube Oriental de Pechão já tinha conquistado duas medalhas anteriormente nesta competição, em Huelva – Espanha 2004 conquistou a medalha de Prata e em Ponce – Porto Rico 2006 conquistou a medalha de Ouro.

OLhão: Concerto de Homenagem ao poeta João Lúcio


O evento abraça várias expressões artísticas, música, pintura, dança e teatro.A exposição terá obras de Graça Moniz, bisneta de João Lúcio.
A entrada é livre

O concerto de Paula Cardoso Rocha e Zé Eduardo, será registado, editado em disco e elaborado um documentário, no dia 12 de Junho, às 21H30, no Chalé João Lúcio, Ecoteca de Olhão.
"A Ecoteca abriu a todos sem excepção um espaço privilegiado. Fruto do sonho do poeta, moderno pela sua ousadia, projectou esta casa mágica, inspiradora a todas as artes. A música de todas elas, a mais livre, não se esmaga, não se pinta por cima, não mente, e eleva o espírito. Ao poeta João Lúcio, pela sua personalidade invulgar, visão ampla e culta, dedico-lhe este concerto."

Paula Cardoso Rocha

O concerto de "Homenagem ao poeta João Lúcio" é uma produção da Associação Cultural Música XXI e da Associação Grémio das Músicas, é organizado pela Ecoteca de Olhão e Câmara Municipal de Olhão e tem o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve.