segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Portimão: Bernardo Teixeira lança livro “Porquê a Mim?”


Testemunho de abusos sexuais na Casa Pia - Bernardo Teixeira lança livro “Porquê a Mim?”, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes - 30 de Janeiro – 17h30.
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes recebe às 17h30 de 30 de Janeiro o lançamento do livro de Bernardo Teixeira “Porquê a Mim? - A História Emocionante dos Abusos a um Miúdo da Casa Pia”, com a presença do autor.

Ex-aluno da Casa Pia de Lisboa e abandonado pela família aos 11 anos, Bernardo foi entregue aos cuidados desta instituição. Loiro, franzino e sensível, o rapaz é gozado pelos colegas mais velhos. Isola-se, não confia em ninguém, só no diário que escreve noite fora às escondidas.

Até que faz um amigo mais velho, o motorista. Caetano dá-lhe boleias, presentes e carinho. Promete ser o pai que Bernardo nunca teve. Mas pede algo terrível em troca. Seguem-se tempos de dor, de vergonha e de solidão, que por pouco não acabam da pior maneira.

Quase dez anos depois dos primeiros abusos sexuais, Bernardo Teixeira, uma das vítimas do processo de pedofilia que chocou o país, conta toda a sua história, num testemunho inédito e impressionante sobre o lado mais negro do ser humano, que pretende dar voz aos inocentes e trazer alguma paz ao seu protagonista.

“Canta o Galo Gordo” – Teatro infantil no Auditório de Olhão


O público infantil tem a possibilidade de assistir a mais um espectáculo de sucesso já no próximo dia 30 de Janeiro. A partir das 16h00, no Auditório Municipal de Olhão, estará em palco a peça de teatro infantil “Canta o Galo Gordo”, de Inês Pupo e Gonçalo Pratas.

Durante 50 minutos, crianças, professores e educadores são convidados a participar num espectáculo divertido, criado a partir do imaginário do livro com o mesmo nome, com canções apresentadas ao vivo e jogos cénicos e sonoros interactivos com os quais se pretende sensibilizar os mais novos para a poesia e para a música.

As canções de “Canta o Galo Gordo” falam do dia-a-dia das crianças: o que se aprende na escola, os momentos e as festas que compõem o nosso calendário, os dias das crianças e de todos nós… Durante o espectáculo, são igualmente dados a conhecer os instrumentos musicais e os objectos sonoros que integram a peça de teatro, uns convencionais, outros inventados. Os músicos comunicam acerca da relação que mantêm com os instrumentos que tocam, de uma maneira muito particular e curiosa.

Dizem os autores, Inês Pupo e Gonçalo Pratas: “O espectáculo surgiu naturalmente, por sentirmos uma vontade enorme de partilhar o conteúdo deste livro ao vivo, numa relação directa com as crianças, os professores, os pais e os avós”.

PORTIMÃO SKYSURF PROTOUR 2010



No fim-de-semana de 6 e 7 de Fevereiro terá lugar no Aeródromo Municipal de Portimão o Portimão SkySurf ProTour 2010, em simultâneo com a Taça de Portugal em Paraquedismo.
A competição terá início às 9h00, com entrada livre para o público que, para além de assistir às aterragens dos atletas, poderá ainda ver, através de um ecrã gigante, as coreografias
efectuadas pelas equipas a 4.200 metros de altitude, com manobras a ultrapassar os 300 km/hora.
A etapa será organizada pela SkySurf Produções, em colaboração com a Federação Portuguesa de Paraquedismo e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.


Estarão presentes as melhores equipas nacionais, com especial destaque para a Portugal SkySurf Team, vencedora da edição de 2009. A pontuação será at ribuída pela coreografia que as equipas efectuarem em cada salto, através das imagens captadas pelos cameraflyers durante a queda livre.
Os juízes seguirão quatro critérios para avaliarem as coreografias apresentadas: execução, dificuldade, expressão artística e o desempenho do cameraflyer.
Durante o evento será realizado o passatempo “Salto Tandem” entre o público presente, onde será seleccionada a frase mais original, que contenha as palavras Portimão e SkySurf. O vencedor irá ganhar um Salto Tandem com José Veras, campeão nacional de SkySurf.
A prova terminará em beleza, na verdadeira acepção do termo, com um concurso onde o staff feminino de apoio, constituído por raparigas do concelho de Portimão com idades compreendidas entre os 17 e os 27 anos, irá desfilar perante o público e um júri que terá a difícil missão de eleger a Miss ProTour Portimão, sendo que a Miss Simpatia será eleita pelas candidatas concorrentes. As interessadas ainda poderão efectuar a sua inscrição para o casting, através do telemóvel 966078343.
As crianças também não foram esquecidas e terão um parque de insufláveis à sua disposição.

PS: Câmara de Faro reconhece erro "MAIORIA DE DIREITA RECUA E PROMETE PAGAR A IPSS’S"


"Os vereadores eleitos pelo Partido Socialista na Câmara Municipal de Faro saúdam o recuo da maioria de direita no Executivo Municipal que finalmente veio reconhecer que errou ao suspender o pagamento dos protocolos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, admitindo agora cumprir o que antes e unilateralmente suspendeu", afirmam os vereadores do PS, liderados pelo ex-presidente de Câmara José Apolinário, em comunicado enviado às redacções.
As IPSS’s, bem como as associações culturais e desportivas desempenham uma função essencial na vida do Concelho, quase sempre em regime de voluntariado, que importa apoiar e incentivar, não justificando de todo, pelo número de pessoas que envolvem e apoiam, o anátema de despesistas.
Os vereadores do PS acreditam que é já tempo da actual maioria deixar de olhar obcecadamente para traz e pôr termo ao queixume. As dificuldades que tanto repetem já existiam no passado e, até Outubro de 2009, o anterior Executivo pagou sempre a tempo e horas os 60 mil euros mensais às Instituições Particulares de Solidariedade Social de Faro para que estas pudessem desenvolver o seu trabalho e apoiar aqueles que mais precisam.

GNR FAZ SETE DETENÇÕES EM FISCALIZAÇÕES RODOVIÁRIAS


A Guarda Nacional Republicana desenvolveu durante o dia de ontem, 24 de Janeiro, uma intensa actividade de fiscalização rodoviária, controlo de estrangeiros e combate a criminalidade, em vários pontos do Algarve.
Na zona de Albufeira, a GNR deteve 1 cidadão romeno de 22 anos de idade, por condução de veículo sem habilitação legal.
Na zona de Olhão, a GNR deteve 1 cidadão português, de 22 anos de idade, pelo crime de desobediência (condução de veículo automóvel com carta apreendida).
Na zona de Vilamoura, a GNR deteve 1 cidadão guineense, de 19 anos de idade, por se encontrar em situação ilegal em território nacional.
Na zona de Almancil, a GNR deteve 1 cidadão português de 25 anos de idade, por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
Na zona de Aljezur, a GNR deteve 1 cidadão português de 28 anos, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool (TAS 1,40 g/l).
Na zona de Vila Nova de Cacela, a GNR deteve 1 cidadão português, de 36 anos de idade, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool (TAS 2,94 g/l).
No parque da fronteira, a GNR deteve 1 cidadão brasileiro, de 30 anos de idade, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool (TAS 1,21 g/l).

PEÇA DE TENNESSEE WILLIAMS NO TEATRO DAS FIGURAS: “JARDIM ZOOLÓGICO DE CRISTAL” PELA AO CABO TEATRO



No próximo Sábado, dia 30 de Janeiro às 21h30, o Teatro das Figuras apresenta “Jardim Zoológico de Cristal” uma peça de Tennessee Williams, encenada por Nuno Cardoso numa co-produção da Ao Cabo Teatro com o Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato, Teatro Aveirense, Theatro Circo de Braga e As Boas Raparigas…
“Jardim Zoológico de Cristal” é um texto essencial da história recente do nosso teatro. Poisado sobre uma família em crise – porque as decisões, as possibilidades e as incapacidades pessoais de cada uma das suas personagens se cruzam com uma crise que vem de fora – parece escrita ontem, parece falar de qualquer um de nós, nestes tempos de incerteza. A humanidade, seja ela com agá maiúsculo ou minúsculo, enfrenta, em momentos assim, um paradoxo real que coloca frente a frente o desejo, a energia vital que constrói o futuro, e a rugosidade da existência, a desadequação entre expectativas e possibilidades concretas.
Peça-memória, nas palavras do seu autor, Jardim Zoológico de Cristal joga num mesmo plano a reemergência no presente da angústia que sobra das grandezas «de antanho»; a dureza concreta do caminho de quem deve assegurar um presente, hipotecando a sua ideia de futuro; a dificuldade de inscrição no real de alguém que é visto, e se vê, como inadaptado; e por último, mas não menos importante, um agente do futuro que não deixa de sentir as dores e as dúvidas reais que se escondem no percurso a empreender.
Situada num tempo fora de qualquer tempo real – aquele que é activado pelas recordações de Tom, narrador que entra e sai da acção, conduzindo-a mas não podendo influenciá-la – a peça introduz variações estilísticas que, ao seu tempo, revolucionaram a linguagem teatral. Inventor de um «teatro plástico», Tennessee Williams propõe-nos um dispositivo onde a luz, a música, a inserção de títulos e comentários, sublinham a dimensão simbólica do espectáculo.
Os bilhetes para o espectáculo têm o preço de dez euros, com descontos de 25% para maiores de 65 anos e preço único de cinco euros para menores de 30 anos.

SINOPSE:

A obra de Tennessee Williams traz-nos uma galeria de personagens singulares, pessoas que são símbolos embora sofram e vivam como pessoas normais. Partindo de uma narrativa/memória com fortes marcas autobiográficas, Williams inspira-se em Tchekov para nos oferecer pessoas comuns que parecem carregar sobre si as angústias, os dilemas, o desejo de felicidade de toda a humanidade.
A escolha deste texto sintetiza todo um programa artístico: o reexercício, por uma equipa jovem, mas com créditos firmados, de um modelo criativo que desafia uma linguagem de aparente verosimilhança e imediatismo mimético para chegar a uma linguagem que ponha em jogo o actor e o espectador português.

AO CABO TEATRO

Inicia a sua actividade no ano 2000. Foi fundada e dirigida até 2004 por Hélder Sousa. Em 2001, Ao Cabo Teatro inicia uma relação de cumplicidade com o encenador Nuno Cardoso, da qual resultaram os projectos: Antes dos Lagartos, de Pedro Eiras (co-produção TNSJ/2001), Purificados, de Sarah Kane (2002), Valparaiso, de Don Dellilo (co-produção Rivoli e Culturgest/2002) e Parasitas, de Marius Von Mayenburg (2003). A estes projectos, Ao Cabo Teatro assegurou a produção e uma ampla digressão nacional.
Esta colaboração permitiu criar um conjunto fixo de colaboradores que ainda hoje perdura e plasmar a co-produção e o funcionamento em rede como o método base de produção da Ao Cabo Teatro. Em 2003, no âmbito de Coimbra – Capital Nacional da Cultura, Ao Cabo Teatro assume a realização do Festival SITE – Semana Internacional de Teatro, dirigido por José Luís Ferreira.
Depois de alguns anos de interregno, Ao Cabo Teatro está de regresso com um conjunto de projectos que vão de Williams a Tchekov ou Büchner, reafirmando uma estratégia de produção e circulação que permita o exercício criativo dos artistas que lhe estão associados e a exposição dos seus projectos a públicos alargados em Portugal e fora de portas.

CONSELHO DA EUROPA: MENDES BOTA FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES ENTRE MULHERES E HOMENS



O deputado Mendes Bota foi hoje eleito, por unanimidade, presidente da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que está reunida esta semana no Hemiciclo de Estrasburgo.

Este é o corolário de um trabalho parlamentar de quatro anos, durante os quais abraçou as causas do combate à violência contra as mulheres, à igualdade de oportunidades, à igualdade de género, quer em Portugal, quer em múltiplos países da Europa, onde se tem deslocado como orador convidado para falar sobre este tema em conferências e colóquios.

Mendes Bota já era o 1º vice-presidente desta comissão a cuja presidência agora acedeu, sob o aplauso e o incentivo de várias deputadas e deputados de diferentes grupos políticos, face ao desempenho de que tem dado provas ao longo do tempo nesta área de intervenção política.

Foi relator por duas vezes sobre a campanha pan-europeia de Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica. Faz actualmente parte do CHAVIO, um comité europeu que está a preparar um projecto de Convenção dedicado a estas matérias, e que deverá estar pronto para apreciação do Conselho de Ministros do Conselho da Europa, até ao final de Julho deste ano.

Em Portugal, Mendes Bota foi o coordenador da campanha que a Assembleia da República levou a efeito por todo o país, entre 2006 e 2008, num esforço de sensibilização para o fenómeno da Violência Doméstica.

Sobre a sua eleição, Mendes Bota referiu:

“Esta eleição para a presidência de uma comissão especializada de uma instituição política internacional com a dimensão e a representatividade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, significa o momento mais importante do meu percurso de uma vida dedicada à causa pública, sempre baseada em funções electivas. É uma grande honra e uma responsabilidade maior, que exigem de mim um esforço acrescido para corresponder à confiança em mim depositada, e ao reconhecimento pelo trabalho que tenho desenvolvido. Sabe sempre bem receber esse reconhecimento, sobretudo, quando vem de fora do nosso próprio país.”

1º Concurso de Leitura Infantil e Juvenil da Biblioteca Municipal de Castro Marim




A Biblioteca Municipal de Castro Marim promove de 25 de Janeiro a 26 de Julho o 1º Concurso de Leitura Infantil e Juvenil – “Quem Lê 1 Conto, Marca 1 Ponto”, destinado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, bem como a crianças e jovens residentes no concelho.
Este concurso, cujo o tema é livre, visa incentivar a leitura de histórias e fomentar o gosto pela escrita nos mais jovens, e ao mesmo tempo, desenvolver atitudes que os influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência.
As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito. Ajudam, por vezes, a resolver conflitos emocionais e, tão importante, estimulam o imaginativo da criança/jovem.
Acreditamos que o 1º Concurso de Leitura Infantil e Juvenil – “Quem lê 1 Conto, Marca 1 Ponto permitirá intensificar ainda mais a visibilidade da Biblioteca de Castro Marim, enquanto recurso educativo, junto das crianças e jovens do concelho e contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura.

Regulamento do Concurso:

O concurso é aberto a todos os alunos, crianças e jovens residentes no concelho. Os interessados deverão proceder à sua inscrição como leitores da Biblioteca Municipal.
Haverá três prémios, que serão entregues aos três participantes que mais obras / contos tenham lido no tempo em que o concurso decorre. Por cada obra / conto lido, marca-se em ficha própria 1 ponto ao leitor. A referida ficha fica na posse da Biblioteca, no espaço de atendimento e empréstimo.

Os prémios são os seguintes:
1º Classificado – Uma consola portátil de jogos;
2º Classificado – Um telemóvel no valor de, aproximadamente, € 160
3º Classificado – Uma máquina fotográfica digital.

No caso de haver empate, o desempate será decidido através da avaliação das fichas de leitura que os participantes do concurso têm de preencher quando procedem à devolução de cada documento / conto lido, a cargo de um júri constituído pela equipa de técnicos da Biblioteca.
A atribuição dos prémios decorre dia 14 de Agosto, nas instalações da Biblioteca Municipal.
Mais informações na Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelo telefone 281.531701.

Lagos: Requalificação do Campo de Futebol de Bensafrim


No próximo dia 30 de Janeiro, pelas 14h00, vai ter lugar a inauguração das obras de requalificação do Campo de Futebol de Bensafrim.

Recorde-se que esta empreitada diz respeito à beneficiação do campo de futebol, com a instalação de um relvado sintético, respectivos sistemas de rega e drenagem e estabilização e renovação da bancada. O novo relvado foi instalado no local do campo de terra batida existente e aproveita as condições naturais do sítio e as infra-estruturas existentes no local (saneamento, balneários e energia eléctrica).

A obra, cujo valor total de investimento ronda os 287 mil euros, foi financiada pela Câmara Municipal de Lagos e Junta de Freguesia de Bensafrim, contando com os apoios da MultiServiços e Urbiterras.

Para a sua execução, foi assinado um Protocolo de Colaboração entre o Município de Lagos, a Junta de Freguesia de Bensafrim e o Estrela Desportiva de Bensafrim, tendo em vista esta renovação / ampliação do campo de jogos.

Recorde-se que à semelhança de outros locais, a autarquia tem levado a efeito uma política de descentralização de infra-estruturas desportivas. Pretende-se com esta medida criar condições para a prática desportiva e, simultaneamente, ocupação dos tempos livres dos mais jovens, assegurando a colocação de infra-estruturas desportivas modernas em todas a s povoações do concelho.

A inauguração do Campo de Futebol de Bensafrim vem no seguimento de outras duas infra-estruturas requalificadas recentemente, o Polidesportivo e Parque Infantil de Espiche e o Polidesportivo de Almádena.



Dia 30 | Programa

14h00 | Inicio da Cerimónia Oficial
15h00 | Jogo entre Estrela Desportiva de Bensafrim e Clube de Futebol 11 Esperanças
15h45 | Demonstrações:
. de Karaté pelos atletas do Clube
. Grupo de Formação de Futebol do Estrela
16h45 | Grupo de Formação de Futebol do Estrela