segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

1º Concurso de Leitura Infantil e Juvenil da Biblioteca Municipal de Castro Marim




A Biblioteca Municipal de Castro Marim promove de 25 de Janeiro a 26 de Julho o 1º Concurso de Leitura Infantil e Juvenil – “Quem Lê 1 Conto, Marca 1 Ponto”, destinado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, bem como a crianças e jovens residentes no concelho.
Este concurso, cujo o tema é livre, visa incentivar a leitura de histórias e fomentar o gosto pela escrita nos mais jovens, e ao mesmo tempo, desenvolver atitudes que os influenciarão durante a vida adulta, tais como: confiança, respeito mútuo e compreensão, bases importantes para a adolescência.
As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito. Ajudam, por vezes, a resolver conflitos emocionais e, tão importante, estimulam o imaginativo da criança/jovem.
Acreditamos que o 1º Concurso de Leitura Infantil e Juvenil – “Quem lê 1 Conto, Marca 1 Ponto permitirá intensificar ainda mais a visibilidade da Biblioteca de Castro Marim, enquanto recurso educativo, junto das crianças e jovens do concelho e contribuir para o desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura.

Regulamento do Concurso:

O concurso é aberto a todos os alunos, crianças e jovens residentes no concelho. Os interessados deverão proceder à sua inscrição como leitores da Biblioteca Municipal.
Haverá três prémios, que serão entregues aos três participantes que mais obras / contos tenham lido no tempo em que o concurso decorre. Por cada obra / conto lido, marca-se em ficha própria 1 ponto ao leitor. A referida ficha fica na posse da Biblioteca, no espaço de atendimento e empréstimo.

Os prémios são os seguintes:
1º Classificado – Uma consola portátil de jogos;
2º Classificado – Um telemóvel no valor de, aproximadamente, € 160
3º Classificado – Uma máquina fotográfica digital.

No caso de haver empate, o desempate será decidido através da avaliação das fichas de leitura que os participantes do concurso têm de preencher quando procedem à devolução de cada documento / conto lido, a cargo de um júri constituído pela equipa de técnicos da Biblioteca.
A atribuição dos prémios decorre dia 14 de Agosto, nas instalações da Biblioteca Municipal.
Mais informações na Biblioteca Municipal de Castro Marim, pelo telefone 281.531701.