segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CONSELHO DA EUROPA: MENDES BOTA FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES ENTRE MULHERES E HOMENS



O deputado Mendes Bota foi hoje eleito, por unanimidade, presidente da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que está reunida esta semana no Hemiciclo de Estrasburgo.

Este é o corolário de um trabalho parlamentar de quatro anos, durante os quais abraçou as causas do combate à violência contra as mulheres, à igualdade de oportunidades, à igualdade de género, quer em Portugal, quer em múltiplos países da Europa, onde se tem deslocado como orador convidado para falar sobre este tema em conferências e colóquios.

Mendes Bota já era o 1º vice-presidente desta comissão a cuja presidência agora acedeu, sob o aplauso e o incentivo de várias deputadas e deputados de diferentes grupos políticos, face ao desempenho de que tem dado provas ao longo do tempo nesta área de intervenção política.

Foi relator por duas vezes sobre a campanha pan-europeia de Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica. Faz actualmente parte do CHAVIO, um comité europeu que está a preparar um projecto de Convenção dedicado a estas matérias, e que deverá estar pronto para apreciação do Conselho de Ministros do Conselho da Europa, até ao final de Julho deste ano.

Em Portugal, Mendes Bota foi o coordenador da campanha que a Assembleia da República levou a efeito por todo o país, entre 2006 e 2008, num esforço de sensibilização para o fenómeno da Violência Doméstica.

Sobre a sua eleição, Mendes Bota referiu:

“Esta eleição para a presidência de uma comissão especializada de uma instituição política internacional com a dimensão e a representatividade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, significa o momento mais importante do meu percurso de uma vida dedicada à causa pública, sempre baseada em funções electivas. É uma grande honra e uma responsabilidade maior, que exigem de mim um esforço acrescido para corresponder à confiança em mim depositada, e ao reconhecimento pelo trabalho que tenho desenvolvido. Sabe sempre bem receber esse reconhecimento, sobretudo, quando vem de fora do nosso próprio país.”