segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LOULÉ INAUGURA DUAS ESCOLAS NO ARRANQUE DO ANO LECTIVO 2011/12

A Câmara Municipal de Loulé leva a cabo a abertura oficial do Ano Lectivo 2011/12, nos dias 15 e 16 de Setembro, com a inauguração de dois novos estabelecimentos de ensino na cidade de Loulé e na vila de Almancil, respectivamente. Na quinta-feira, dia 15, às 9h00, o executivo municipal vai estar na Escola EB1/JI de Vale de Rãs, na sede do Concelho, para presidir à sua inauguração. Localizado numa zona em crescente expansão residencial, e paredes-meias com a Escola EB 2,3 Padre João Cabanita, este estabelecimento de ensino está integrado num lote de mais de 11600 m2, numa área de implantação de perto de 2900 m2, com dois pisos, num edifício moderno.
O espaço divide-se em duas áreas distintas - uma destinada ao jardim-de-infância (pré-escolar), com quatro salas para crianças dos três aos cinco anos, e outra para o ensino básico, do primeiro ao quarto ano, com catorze salas. No total, a escola terá capacidade para albergar 450 alunos. Esta escola é composta ainda por um pavilhão onde será possível a prática de mini-basket de competição, um polivalente destinado a sala de convívio, um espaço para biblioteca/informática, uma sala de ensino especial, espaços verdes de recreio e lazer, entre outras componentes. A Escola EB1/JI de Vale de Rãs teve um custo de perto de 3.800.000 euros. Já na sexta-feira, dia 16, pelas 11h00, as atenções centram-se na inauguração da Escola EB1/JI de Almancil, que contará com a presença do Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova. Integrada numa zona onde se encontram outros equipamentos sociais e desportivos, esta obra teve duas vertentes: a ampliação do pré-escolar, com o aumento da capacidade do edifício em quatro salas de aulas e respectivas áreas de apoio, passando para um total de oito salas; a criação de uma escola do primeiro ciclo, com capacidade para doze salas de aulas e uma sala de ensino especial. Neste nova escola, que terá capacidade para albergar 525 alunos, existe ainda uma sala polivalente, refeitório apoiado por bufete e cozinha, ginásio, polidesportivo, recreio coberto, biblioteca, sala de apoio para tratamento de livros, sala de informática, sala de professores, entre outros espaços. O edifício está ainda dotado de painéis solares, de forma a proceder ao aproveitamento energético do edifício. O investimento ascendeu a 4 milhões de euros.

ARQUIVO MUNICIPAL DE LOULÉ: CONFERÊNCIA “A INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA NO CLAUSTRO DO CONVENTO DO ESPÍRITO SANTO”

No próximo dia 10 de Setembro, sábado, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, vai ser apresentada a conferência “A Intervenção Arqueológica no Claustro do Convento do Espírito Santo”.
Gabriela Baron, licenciada em Arqueologia, mestranda em Arqueologia e Território, Vanda Benisse, licenciada em Antropologia, mestre em Evolução Humana, e as técnicas da Câmara Municipal de Loulé, Isabel Luzia e Alexandra Pires, ambas licenciadas em História, variante de Arqueologia, são as oradoras desta conferência. Em 1684 as Freiras Franciscanas de Nossa Senhora da Conceição foram alojadas numa casa junto da Igreja de Nossa Senhora dos Pobres. Por volta de 1693 ocupavam já um conjunto de casas anexas à Igreja do Espírito Santo, obtendo reconhecimento Papal em 1711.
Nos finais do século XVIII conseguiram realizar melhoramentos no edifício, construindo-se então o claustro. Depois da extinção das ordens religiosas instalaram-se no antigo convento diversas repartições públicas. Em 2010, a remodelação da rede de esgotos que atravessa o claustro pôs a descoberto uma série de vestígios das anteriores ocupações do sítio. Destacam-se os enterramentos de duas freiras, cujos resultados do estudo da antropologia biológica serão apresentados no decorrer desta conferência. A entrada é livre.

no Hospital de Faro: «Regresso a casa após internamento hospitalar» é tema do próximo Contextos Científicos

O Centro de Formação, Investigação e Conhecimento promove no próximo dia 20 de Setembro, a partir das 16:00 horas, no auditório do Hospital de Faro mais uma sessão do ciclo «Contextos Científicos», este mês sob o tema «Regresso a casa após Internamento Hospitalar – dificuldades sentidas pela pessoa idosa com doença cardíaca na manutenção da terapêutica medicamentosa».
O tema vai ser apresentado por Ana Santos, enfermeira na Unidade de AVC do Hospital de Faro. O trabalho foi realizado no âmbito da prestação de provas para o mestrado em Gerontologia Social na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Dirigido especialmente para os profissionais do Hospital de Faro, o Ciclo Contextos Científicos tem como objetivos estimular, valorizar e divulgar todos os trabalhos de investigação desenvolvidos pelos profissionais ou nos quais o Hospital de Faro tenha sido objeto de estudo, proporcionando assim a criação de um espaço privilegiado de troca de conhecimento. O programa pretende, simultaneamente, promover a instituição como uma entidade ligada ao conhecimento científico; fomentar a criação de laços de cooperação com outras instituições e investigadores nacionais e internacionais e constituir um espaço de reflexão sobre temáticas de reconhecida importância na área da Saúde, tendo como público-alvo a comunidade hospitalar, académica e científica.

Director Regional do IDP bateu com a porta

O Director Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, I. P., Joaquim Duarte, pediu a demissão do cargo e cessou funções desde o dia 1 de Setembro. Joaquim Duarte foi, nos últimos quatro anos, responsável pela Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, em Portimão.
Joaquim Duarte (drtª) na festa da Assoc. Atletismo do Algarve Na sua missiva a Algarve Press, o demissionário director regional do IDP assume que sempre pugnou "pelo reforço do apoio ao movimento associativo desportivo da Região, a trabalhar sempre com responsabilidade, humildade e sentido de equipa, reconhecendo os contributos daqueles que nos rodearam, privilegiando a cultura dos valores". Garantindo que sai "tranquilo, de cabeça erguida, com o sentido do dever cumprido, sem mágoas", Joaquim Duarte destaca que leva consigo "a experiência vivida, a gratidão e a amizade daqueles que comigo privaram de forma mais próxima". Sem se alongar em explicações nos motivos que levaram ao seu pedido de demissão, Joaquim Duarte admite que, "é, em simultâneo, o aproximar do fim de uma carreira profissional pela qual sempre pugnei e a que me dediquei empenhadamente ao longo de trinta e nove anos de trabalho". A concluir, Joaquim Duarte confessa: "Por questões éticas, não divulguei o pedido (de edemissão), tanto mais que existiram algumas pressões para não deixar o cargo e só no passado dia 26 de Agosto, ao final do dia, o mesmo foi despachado favoravelmente".

Em VRSA e Monte Gordo tradicionais festas em honra das suas padroeiras

Nos dois primeiros fins-de-semana de Setembro, Vila Real de Santo António e Monte Gordo honram as suas padroeiras, com as tradicionais festas.
As festas de Nossa Senhora de Encarnação, padroeira de Vila Real de Santo António, decorreram nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, com espectáculos de música e dança, na Praça Marquês de Pombal.
No dia 2, sexta-feira, subiram ao palco o Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e o Rancho Folclórico da Praia da Manta Rota. No dia 3, sábado, o cantor Baby Lores brindou os presentes com os ritmos latinos de Cuba, enquanto no dia 4 foi a vez de a Banda Vide Versus se apresentar ao público. Todos os espectáculos tiveram entrada livre. A procissão em honra da Nossa Senhora saiu à rua, no domingo, pelas 18h00, e percorreu algumas das principais artérias da cidade.
Monte Gordo Já nos dias 8, 9, 10, 11 e 15 de Setembro é a vez de Monte Gordo realizar os seus festejos em honra da Nossa Senhora das Dores, padroeira dos pescadores. O ponto alto das festas em honra de Nossa Senhora das Dores é a procissão religiosa, no dia 11, às 18h00, marcada por um cariz muito característico. Percorre o areal da praia de Monte Gordo, acompanhada não só por centenas de fiéis e curiosos, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas e com o lançamento de foguetes, anunciam a passagem do cortejo religioso. Inserido nas tradicionais festas, realiza-se também no domingo, dia 11 de Setembro, às 12h00, a habitual corrida de embarcações na baía de Monte Gordo. Para as cinco noites estão marcados, a partir das 22h00, vários concertos na zona Poente de Monte Gordo. No dia 8, há espectáculo musical com o Grupo Duo Reflexo e, no dia 9, é a vez de o Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e o Rancho Folclórico da Praia da Manta Rota se apresentarem ao público. O concerto da Banda Uns & Outros chega na noite de sábado e, para terminar as festividades, no domingo, sobe ao palco o cantor Luís Represas. Todos os eventos têm entrada livre. No dia 15, terá ainda lugar a celebração da Eucaristia em Acção de Graças.

CCDR - Faro: Apresentação oficial do Projecto Via Algarviana

I “Arranque do Projecto Via Algarviana II ao Eixo 2 do Programa Operacional Algarve 21” No dia 06 de Setembro realizar-se-á a cerimónia de apresentação oficial do projecto Via Algarviana II, pelas 9h45, no auditório da CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em Faro.
Na ocasião será apresentada a estrutura da 2ª Fase do projecto, bem como, todas as acções previstas no âmbito desta candidatura e seus intervenientes. A liderança da Via Algarviana II fica a cargo da Associação Almargem, que tem como parceiros onze Municípios (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo), sendo que várias outras acções ao nível da promoção e divulgação da Via Algarviana e do Ecoturismo no Algarve serão directamente executadas pela ERTA e pela ATA. Além destas entidades, o projecto conta com a parceria institucional do ICNB. O Via Algarviana II tem 1,4 milhões de euros e beneficia do co-financiamento de 950 mil euros do PO Algarve 21, os fundos europeus do QREN. A comparticipação Nacional será de 512 mil euros repartidos pela Almargem, Autarquias, ATA e ERTA.
Sobre o Projecto Via Algarviana: A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique. Atravessa essencialmente zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projecto pretende dar a conhecer. www.viaalgarviana.org