segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ARQUIVO MUNICIPAL DE LOULÉ: CONFERÊNCIA “A INTERVENÇÃO ARQUEOLÓGICA NO CLAUSTRO DO CONVENTO DO ESPÍRITO SANTO”

No próximo dia 10 de Setembro, sábado, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, vai ser apresentada a conferência “A Intervenção Arqueológica no Claustro do Convento do Espírito Santo”.
Gabriela Baron, licenciada em Arqueologia, mestranda em Arqueologia e Território, Vanda Benisse, licenciada em Antropologia, mestre em Evolução Humana, e as técnicas da Câmara Municipal de Loulé, Isabel Luzia e Alexandra Pires, ambas licenciadas em História, variante de Arqueologia, são as oradoras desta conferência. Em 1684 as Freiras Franciscanas de Nossa Senhora da Conceição foram alojadas numa casa junto da Igreja de Nossa Senhora dos Pobres. Por volta de 1693 ocupavam já um conjunto de casas anexas à Igreja do Espírito Santo, obtendo reconhecimento Papal em 1711.
Nos finais do século XVIII conseguiram realizar melhoramentos no edifício, construindo-se então o claustro. Depois da extinção das ordens religiosas instalaram-se no antigo convento diversas repartições públicas. Em 2010, a remodelação da rede de esgotos que atravessa o claustro pôs a descoberto uma série de vestígios das anteriores ocupações do sítio. Destacam-se os enterramentos de duas freiras, cujos resultados do estudo da antropologia biológica serão apresentados no decorrer desta conferência. A entrada é livre.