segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CCDR - Faro: Apresentação oficial do Projecto Via Algarviana

I “Arranque do Projecto Via Algarviana II ao Eixo 2 do Programa Operacional Algarve 21” No dia 06 de Setembro realizar-se-á a cerimónia de apresentação oficial do projecto Via Algarviana II, pelas 9h45, no auditório da CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em Faro.
Na ocasião será apresentada a estrutura da 2ª Fase do projecto, bem como, todas as acções previstas no âmbito desta candidatura e seus intervenientes. A liderança da Via Algarviana II fica a cargo da Associação Almargem, que tem como parceiros onze Municípios (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo), sendo que várias outras acções ao nível da promoção e divulgação da Via Algarviana e do Ecoturismo no Algarve serão directamente executadas pela ERTA e pela ATA. Além destas entidades, o projecto conta com a parceria institucional do ICNB. O Via Algarviana II tem 1,4 milhões de euros e beneficia do co-financiamento de 950 mil euros do PO Algarve 21, os fundos europeus do QREN. A comparticipação Nacional será de 512 mil euros repartidos pela Almargem, Autarquias, ATA e ERTA.
Sobre o Projecto Via Algarviana: A Via Algarviana é um percurso pedestre de longa distância (300km), classificado com Grande Rota (GR13). Inicia-se em Alcoutim, junto ao Guadiana, e termina no cabo de S. Vicente, em Vila do Bispo, passando pelas serras do Caldeirão e Monchique. Atravessa essencialmente zonas florestais e aldeias do interior algarvio, onde persistem ainda muitas das tradições rurais que o projecto pretende dar a conhecer. www.viaalgarviana.org