terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Baile de Carnaval Solidário pelo Haiti no Portimão Arena



Animação musical e concurso de máscaras infantil
O Município de Portimão, em colaboração com a Associação de Voluntários de Portimão, promove no próximo domingo, 14 de Fevereiro, o Baile de Carnaval Solidário pelo Haiti, que terá lugar entre as 16h00 e as 02h00 no Portimão Arena e cuja receita reverterá integralmente a favor da AMI – Assistência Médica Internacional, que desenvolve um importante trabalho de ajuda humanitária às vítimas do violento sismo que há pouco atingiu aquele país.

A animação musical estará a cargo de Ritmo Jovem, João Paulo Cavaco, Emanuel Martins, Paulo Coelho. Vera Lúcia, Eurico Martins, Vítor & Edgar, Isabel Frade, Jerónimo, Carlos Granito, Amigos da Figueira e Xico Barata, que se disponibilizaram a colaborar graciosamente nesta festa solidária.

Entre as 16h00 e as 18h00 vai ter lugar um concurso de máscaras infantil, sendo atribuidos prémios às melhores fantasias, segundo a decisão de um júri que será constituido para o efeito.

As mascarinhas até aos 12 anos têm entrada livre na iniciativa, que disponibiliza serviço gratuito de acompanhamento de crianças, entre as 16h00 e as 20h00.

O evento conta com as parcerias institucionais da Freguesia de Portimão, Escola de Hoteleria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal, Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento de Portimão, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Portimão e Associação de Desenvolvimento Pró-Comércio de Portimão (UAC).

São parceiros media os jornais “Barlavento” e “Edição Especial”, bem como as rádios Alvor FM e Costa D’Oiro, sendo ainda de referir os apoios das empresas Sons da Fortuna, Gráfica Comercial, Ana Serviços, Alcione, Central – Cervejas e Bebidas, Securitas e Delta Cafés, e ainda da TunaBebes – Tuna Académica da Universidade do Algarve - Pólo de Portimão.

As entradas para o Baile de Carnaval Solidário pelo Haiti custam 3 “Amis”, com oferta de uma bebida.

Orquestra do Algarve dá música no Auditório de Olhão




É já no dia 13 de Fevereiro, às 21h30, que o palco do Auditório Municipal de Olhão recebe a Orquestra do Algarve, para um espectáculo que dará destaque a obras de Dvorák, Camille Saint-Saens e Beethoven.

A dirigir a Orquestra do Algarve estará o maestro Luís Carvalho, que contará ainda com a presença em palco do solista Krassimir Dzahambazov, ao violino.

Na primeira parte do concerto, destaca-se o segundo andamento da Serenata para Cordas em Mi Maior, Op.22, do compositor checo Antonín Dvorák. O repertório é ainda composto pelo Concerto para Violino Nº3 em Si Menor, Op.61 de Camille Saint-Saens, acompanhado pelo som do violino do solista Krassimir Dzahambazov.
A segunda parte do espectáculo é dedicada à Sinfonia Nº5 Op. 67, de Beethoven, um dos mais respeitados e influentes compositores de todos os tempos.

Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão vai ganhar vida nova


Obras de requalificação já começaram


O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Portimão vai ser alvo de uma profunda requalificação, que tornará o espaço mais amplo e moderno, num investimento que ronda os 1,3 milhões de euros.

As obras de beneficiação agora iniciadas, da responsabilidade da Câmara de Portimão, permitirão que o equipamento ganhe uma nova dinâmica e uma imagem mais moderna, para a qual em muito contribuirá a profunda intervenção prevista para a fachada e o interior do edifício.

O objetivo é tornar o Pavilhão, construído em 1983, mais apelativo à prática desportiva, prevendo-se a sua divisão em zonas distintas, com os serviços de apoio e as salas de actividades a ficarem distribuídos em redor da nave principal.

Serão criados quatro balneários de apoio, quatro salas de desporto com seis balneários, quatro instalações sanitárias públicas e uma para árbitros, duas casas de banho para pessoas com deficiência, duas áreas de atendimento e uma secretaria.

No total, as bancadas terão 325 lugares, dos quais 14 destinados a espectadores com mobilidade condicionada e seus acompanhantes. Ainda a pensar nos cidadãos com limitação motora, os percursos e corredores no recinto contarão com mais espaço, estando também prevista a harmonia entre o campo de jogos e o espaço exterior.

O atual teto vai ser totalmente removido, sendo substituído por placas de alumínio com poliuretano, que irão possibilitar ao edifício melhor climatização, sonorização e iluminação, de acordo com a legislação em vigor.

De resto, o material a utilizar nestes trabalhos de requalificação será todo de fácil manutenção e longa durabilidade, de modo a assegurar aos utilizadores mais conforto e segurança, sendo ainda de destacar que, no que toca à poupança energética, o Gimnodesportivo terá um sistema de gás natural e painéis fotovoltaicos, o que o tornará um edifício amigo do ambiente.

A intervenção deverá ter uma duração de cerca de 10 meses e insere-se no âmbito do futuro Parque Urbano a construir na Horta do Palácio, em pleno centro da cidade de Portimão, que acolherá diversos serviços públicos integrados numa área com 5 hectares de espaços verdes e de lazer.

Por seu turno, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão transitou para o nº 5 da Rua Oceano Atlântico, localizada na Urbanização Encosta da Marina, enquanto o restaurante que existia no Pavilhão Gimnodesportivo passa a funcionar na Casa das Artes.

Schostakovich-Ensemble interpreta Robert Schumann no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão


Natalia Tchitch

Filipe Pinto-Ribeiro (piano)

150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes
Para comemorar o bicentenário do nascimento de Robert Schumann, o Pequeno Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe no dia 14 de Fevereiro, às 19h00, Schostakovich-Ensemble, que interpretará duas das obras mais importantes do grande compositor alemão, num concerto promovido no âmbito das comemorações do 150º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes.

O programa inclui a interpretação do Quinteto com Piano Opus 44 e do Quarteto com Piano Opus 47, duas peças de música de câmara criadas por Schumann em 1842 e que rapidamente se tornaram referência para outros compositores.

O Schostakovich-Ensemble, fundado em 2006, apresentar-se-á nesta actuação com os músicos Filipe Pinto-Ribeiro (piano), Tatiana Samouil (violino), Eliot Lawson (violino), Natalia Tchitch (viola) e Pavel Gomziakov (violoncelo).

Os bilhetes para o concerto, ao preço unitário de 10 euros, podem ser adquiridos no TEMPO entre as 14h00 e as 19h00 até ao dia do espectáculo, podendo as reservas ser feitas através dos números 282 402 475 e 961 579 917. Os titulares do Passaporte Sénior, do Cartão Jovem Municipal e do Cartão de Pessoa Portadora de Deficiência, assim como jovens até aos 30 anos, beneficiam de 50% de desconto.


Sobre o programa oficial das comemorações nacionais dos 150 anos de Manuel Teixeira Gomes

Manuel Teixeira Gomes, nascido em Vila Nova de Portimão em 27 de Maio de 1860, cumpre este ano 150 anos. Todo o ano de 2010 será palco de uma grande homenagem nacional ao escritor e antigo presidente da República.

Pretendeu-se elaborar um programa que se elevasse à altura da personalidade homenageada. Um vasto conjunto de eventos foi concebido para aproximar o grande público do pensamento, da inteligência, da sensibilidade, do conhecimento, dos gestos, do viajante, do esteta, do escritor, do homem de Estado.

Pretende-se não apenas divulgar e aprofundar o conhecimento da obra do escritor de excepção, mas também a personalidade cívica e politicamente empenhada na estabilidade da Democracia portuguesa, no difícil contexto nacional e internacional, entre a implantação da República e o dealbar da segunda Guerra Mundial.

Duas preocupações fundamentais estão nesta programação: a sua qualidade excepcional e a sua durabilidade. Queremos que, para além da circunstância evocativa, fiquem criações de elevado nível artístico e científico, entre outras marcas indeléveis, que deverão ser fruídas pelas gerações vindouras.

Exposições, colóquios e conferências, concertos de música – ao gosto pessoal de Teixeira Gomes –, espectáculos de teatro, de dança, de cinema, irão ocorrer ao longo do ano. Serão produzidas obras originais, inspiradas na sua vida e na sua obra, por grandes criadores nacionais.

Inaugurações em Moncarapacho



O Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, inaugura na próxima quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, a partir das 16h00, três importantes obras realizadas na freguesia de Moncarapacho.
Trata-se do Parque de Merendas junto à Ribeira do Tronco (1ª obra a ser inaugurada e local de encontro dos convidados), seguindo-se o Parque Infantil e Geriátrico e os Arranjos Exteriores da Zona Envolvente à Igreja Matriz.
Estas obras, realizadas pela Câmara de Olhão nos últimos meses representam um investimento de cerca de 400 mil euros naquela freguesia, com o objectivo de melhorar espaços que agora podem ser usufruídos com toda a qualidade e segurança pela população e visitantes.

5º GP de Marcha Atlética de Pechão e 5º Jovem-Mil (1000mt de Corrida)



Prosseguindo o desenvolvimento e prática do Atletismo, o Clube Oriental de Pechão vai organizar no próximo sábado dia 13 de Fevereiro a 5ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão, bem como a 5ª Edição do Jovem-Mil, em simultâneo decorrerá o Campeonato Regional de Marcha – Estrada da Associação de Atletismo do Algarve,as provas vão decorrer na Rua 25 de Abril, com partida e chagada em frente à sede social do Clube Oriental de Pechão.
Na competição poderão participar atletas federados nacionais, estrangeiros, e atletas não federados, haverá provas para todos os escalões etários (de Benjamins a Veteranos), cada equipa poderá inscrever um número ilimitado de atletas.
Espera-se a presença de cerca de uma centena de atletas em cada uma das provas, oriundos de várias equipas do sul do país e alguns atletas estrangeiros, nomeadamente atletas que se encontram a estagiar na nossa região.
Confirmados estão já os atletas Olímpicos Portugueses Jorge Costa e Ana Cabecinha (atleta que representa o CO de Pechão), e a Suíça Marie Polli, bem como os internacionais, Dionísio Ventura e Laura Polli.
Está em disputa cerca de uma centena de prémios (troféus aos 3 e 4 primeiros das várias categorias) bem como para as 5 primeiras equipas da classificação geral de cada prova.

ALBUFEIRA PROMOVE CINEMA PARA TODOS



38.º Edição do FICA – Festival Internacional de Cinema do Algarve
Auditório Municipal, abre as portas ao 38.º FICA – Festival Internacional de Cinema do Algarve com programação para todas as idades.
Está confirmada a passagem por Albufeira de mais uma edição do FICA. Já na sua 38ª Edição, o Festival Internacional de Cinema do Algarve vai ocupar o Auditório Municipal de Albufeira com 13 sessões ao longo do ano 2010.
As fitas serão direccionadas a públicos-alvo distintos com destaque para cinema infantil e cinema a pensar nos espectadores seniores. Neste âmbito, estão previstas deslocações de uma equipa do FICA a lares e centros de dia no Concelho.
A autarquia de Albufeira apoia esta iniciativa, com proposta aprovada em reunião do passado dia 2 de Fevereiro, através de uma comparticipação financeira no valor de € 5.500.
Refira-se que a entrada para todas as fitas é gratuita.

Albufeira: "SONS EM MARCHA"



Exposição na Galeria Municipal de Albufeira
O objectivo da exposição "SONS EM MARCHA" é proporcionar ao público em geral, e aos jovens em particular, um maior e melhor conhecimento das várias sonoridades que poderemos encontrar numa Banda Filarmónica. Na Galeria Municipal de Albufeira, com inauguração agendada para 6 Março, a exposição Sons em Marcha estará patente até ao dia 1 Abril, de 2ª feira a Sábado, das 10:30 às 16:30 horas, com entrada livre.
No módulo introdutório, são exibidos vídeos alusivos às Bandas Filarmónicas, bem como animações com personagens bem conhecidas do público mais jovem, que falam sobre as bandas e os instrumentos musicais.
São apresentados painéis que pretendem contextualizar o fenómeno das bandas filarmónicas, através da análise da sua distribuição geográfica pelo País, a sua evolução ao longo dos tempos, a sua importância na festa popular...
Está disponível um posto multimédia para consulta do site www.bandasfilarmonicas.com
Neste modulo são apresentados vários materiais do acervo do museu da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.
Com o recurso a uma mostra de instrumentos musicais e a vários painéis informativos, o visitante poderá conhecer melhor os instrumentos mais utilizados nas bandas filarmónicas, nomeadamente a evolução histórica e o modo como cada um dos instrumentos produzem som.
À descoberta dos sons? é uma instalação de vídeo interactiva que possibilita uma efectiva descoberta das sonoridades características das bandas filarmónicas, e que contou com a participação Banda Sinfónica da GNR.
O "hexágono da percussão" é uma instalação sonora interactiva que reproduz o som de vários instrumentos de percussão.
A aplicação multimédia "Instrumentos 3D" é mais uma forma divertida e interactiva de conhecer os instrumentos.
Esta exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Direcção Geral das Artes, do Museu da Música, da Guarda Nacional Republicana, e das empresas Cardoso & Conceição, Yamaha e Formato Adaptado.