terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FARO: SIMULACRO MOSTRA CAPACIDADES OPERACIONAIS DO AEROPORTO E PROTECÇÃO CIVIL


O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, da Autoridade Nacional de
Protecção Civil (ANPC) e a ANA-Aeroportos de Portugal SA, Aeroporto de Faro, realizaram hoje, dia 08 de Fevereiro, pelas 15h00 horas, um exercício de tipo LIVEX (Live Exercise) para testar os procedimentos e a operacionalidade do Plano Prévio de Intervenção(PPI) e do Plano de Emergência (PE) para o Aeroporto Internacional de Faro, que se encontram já homologados.
O exercício, designado por "AeroFaro’11”, serviu para testar em simultâneo se o PPI para o Aeroporto de Faro, e o Dispositivo Integrado de Resposta (DIR), previsto no mesmo, para apoio aos meios internos do Aeroporto de Faro, são efectivos e se estes se articulam com o Plano de Emergência Interno (PEI), dado que aquela infra-estrutura também exercitou o seu plano de emergência.

O exercício, de âmbito distrital, é planeado e conduzido com a finalidade de testar e exercitar a resposta do DIR para minimizar os efeitos adversos de um acidente grave no Aeroporto.
Neste âmbito, o CDOS, os meios internos do Aeroporto de Faro, os APC participantes, as Entidades Cooperantes e os Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC) de Faro e Loulé, actuaram nesta condução como se de uma situação real se tratasse, procedendo às acções necessárias para a resolução da mesma.
O cenário definido pela Direcção do Aeroporto de Faro para o exercício foi o de um acidente aéreo grave, na aterragem de uma aeronave, que origina elevados danos materiais e humanos.

“Hoje ficou demonstrado que o Aeroporto de Faro e todos os responsáveis pela segurança do Algarve, estão devidamente preparados para dar a melhor resposta a uma eventual situação de emergência neste espaço aeroportuário” considerou esta tarde a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante o exercício AEROFARO’11, acompanhada pelo director do Aeroporto Internacional de Faro, Correia Mendes.

A Governadora Civil considerou ainda a segurança aeroportuária uma área estruturante para o Algarve", tendo salientado a "excelente articulação entre todos os responsáveis pelas acções de comando, bem como a actuação dos operacionais no terreno.
“O que verificámos hoje é o resultado de um planeamento exaustivo, de um trabalho efectivo entre todos os que têm responsabilidade nesta área fundamental e estruturante para a região, tendo ficado demonstrado que o Algarve está preparado e tem capacidade, disponibilidade e meios, para garantir uma resposta adequada às exigências de um acidente desta natureza”, referiu Isilda Gomes, para sublinhar que a segurança no Aeroporto de Faro constitui imperativo absoluto no contexto económico regional.
“Numa região turística por excelência, a segurança é fundamental para garantir o nível de qualidade que pretendemos, mas é necessário provarmos que o Algarve garante de facto essa condição, o que conseguimos hoje através deste exercício”, considerou a Governadora Civil, realçando que, para além dos excelentes profissionais, o Algarve conta com uma expressiva mole de voluntários, que contribui fortemente para o reforço de competências na região.

Considerando que o simulacro de hoje teve um balanço “muito positivo”, Isilda Gomes observou ainda que o Algarve conta actualmente com excelentes planos de emergência, mas é necessário testar regularmente estes instrumentos, de forma a garantir uma melhoria continua dos procedimentos, adequando-os às realidades da região.
Durante o pré-balanço do exercício, que teve como cenário um acidente aéreo grave na aterragem de uma aeronave, também o Director do Aeroporto de Faro considerou fundamental a realização de testes aos planos de emergência, tendo salientado que a segurança é um capítulo que nunca pode ser dado por encerrado.


"Nos últimos quatro anos foram investidos cerca de 30 milhões de euros na segurança do Aeroporto de Faro, mas nunca são suficientes", sublinhou o responsável, que grantiu a total operacionalidade, num possível cenário de actuação em terra batida, das novas viaturas de combate a incêndios da estrutura aeroportuária, "encomendadas pela ANA e já consideradas as melhores do Mundo no seu género, por isso o fabricante já está a receber encomendas de outros aeroportos".
"O rodado das viaturas (que pesam cerca de 35 toneladas quando os depósitos de água, espuma e pó químico est~so totalmente atestados) é mais largo do que as utilizadas no acidente de 1992 e, ao mesmo tempo, a tracção é independente, por outro lado os terrenos foram todos compactados de forma a aguentarem com a circulação de viaturas e aviões, se necessário for", destacou Correia Mendes.

O AEROFARO’11, que foi acompanhado pelo Presidente da ANPC, teve como cenário um acidente com uma aeronave da companhia fictícia ‘Fake Airlines’, com 30 passageiros e cinco tripulantes a bordo, que efectua uma aterragem de emergência devido a uma avaria no trem de nariz. Depois de sair da pista o avião fica partido em duas secções, incendiando-se.
Cinco mortes, cinco feridos graves e 10 ligeiros foi o balanço deste acidente simulado, que envolveu 17 entidades, 68 veículos, 226 operacionais e um helicóptero da ANPC.

Tavira: livro UM OLHAR NO TEMPO apresentado na Biblioteca Álvaro de Campos



Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, com a presença de muito público, foi apresentado o livro UM OLHAR NO TEMPO, da autoria do Padre, David Sequeira, uma "caminhada" ao longo de mais de cinquenta - dos quais quarenta em Tavira - de vida sacerdotal.
Luís Horta, apresentou o texto, como se fosse uma caminhada, que foi seguida com muita atenção pela plateia. Terminada a apresentação e as palavras da praxe, falamos com Jorge Botelho, Presidente do Município:
“Ao escrever este livro, o Padre David Sequeira, é um Padre com coragem e de Tavira. Sendo de Alcantarilha, dedicou mais de quarenta anos a Tavira e ainda cá continua a viver. É um Padre que marcou muitas gerações, pelos múltiplos aspectos que desempenhou, tanto como Professor, como coralista, desportista. Aconselhou muita gente.


E, é curioso que ela tinha todos os condimentos para isso, disse-nos, Luís Horta. “Não referi todos os capítulos, todas as paragens dessa viagem. Quem ler o livro encontra lá as referências todas, para além da sua vida sacerdotal, o seu apoio aos jovens a que normalmente a Igreja procede e que é importante”.
Ao autor, perguntámos se, como havia referido, foi preciso ter coragem, para escrever aquele livro.
- Essa coragem encontra resposta na atitude de S. Paulo “post naquele que me conforten “. Aquele é Jesus Cristo que nos indica o caminho, a verdade e a vida. Exactamente norteado neste belo ideal que é Jesus Cristo que me entreguei de alma e coração a esta tarefa missionária de levar aos outros a boa nova de Jesus Cristo. Às vezes, como dizia o próprio S. Paulo, fazer detite para todos ao ponto de quando eu lancei a “ganga” como se diz no futebol, aos moços, aos jovens, existam casos destes:
- O Padre não está bom do juízo. Só anda com moços.
Nessa altura não havia drogas, mas havia tabaco e ninguém podia entrar nas equipas se fumasse. Muitos deixaram de fumar por causa disso. Até ai já era uma boa missão. Esse era apenas um caminho para os levar muito mais longe até à solidariedade fraterna.
- Como professor, a música e os grupos corais?
- Isso foi uma carolice porque sem carolice não se faz nada neste País. Foi um desafio que o Engº. Fialho Anastácio me lançou na altura, no final de um concerto de coros na Igreja do Carmo. Pus de pé e no ano seguinte actuaram, também, nos concertos natalícios na Igreja do Carmo, em Tavira.
- Os jovens são o futuro de um País. Os escuteiros também fizeram parte do seu roteiro?
- Quando cheguei encontrei os escuteiros, praticamente mortos e a pouco e pouco a chama foi ganhando fulgor e hoje, graças ao Chefe Vítor Martins, tem quase cem elementos a fazerem parte do Agrupamento 100.

Geraldo de Jesus

J.F Conceição de Tavira Comemora Dia de Santa Maria


A Junta de Freguesia da Conceição de Tavira, tal como em anos anteriores, comemorou, no passado domingo, 6 de Fevereiro, no Parque de Lazer, o Dia de Santa Maria. Largas centenas de pessoas estiveram presentes, convivendo, fazendo piquenique ou assistindo ao espectáculo, proporcionado pela Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira e pelo Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo. Na eira, os pares dançaram ao som da música do Sons do Sul.


Jorge Botelho, Presidente do Município, esteve presente e, disse-nos que o que interessava naquele dia, era o convívio, a solidariedade. “Estas festas organizadas, no caso, pela Junta de Freguesia da Conceição, a que a Câmara se associa, são boas para conviver. Hoje, que o dia está bom as famílias aproveitaram para conviver ao ar livre”.

José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia, disse-nos que o Parque de Lazer estava muito animado, com muita gente. “Ainda bem que assim é, porque fazermos estas festas, se não tiver gente, não têm significado nenhum. Com todo este público dá-nos mais vontade de continuar. Este Parque tem, magnificas condições para a organização de vários eventos. Diversas entidades, tal como a Junta de Freguesia, realizam aqui os seus eventos. Nós temos programado para o dia 10 de Abril, o VI Raid BTT Terras da Conceição. O Dia primeiro de Maio, será como nos anos anteriores, uma festa de arromba. Temos ainda o Dia da Árvore, o Dia da Criança e em Junho, uma marcha distrital que vai reunir cerca de mil pessoas. Com tudo isto, sentimo-nos satisfeitos por ter este aprazível espaço que temos vindo a melhorar de ano para ano”.

Geraldo de Jesus

ASSOCIAÇÃO DE ARMADORES E PESCADORES DE TAVIRA TEM NOVA SEDE



No passado dia 2 de Fevereiro, foi assinado entre a Câmara Municipal de Tavira e a Associação de Armadores e Pescadores de Tavira, o contrato de comodato, por um ano, renovável por igual período, para instalação da sede social, no piso um do Centro Coordenador de Transportes.
Leonardo Diogo, Presidente da direcção, satisfeito com a atribuição daquela sede, recordou-nos que no anterior Executivo, liderado pelo Engº. Macário Correia, havia sido atribuída uma sede na Horta do Carmo que por estar muito longe do meio onde desenvolvem a sua actividade, não foi aceite, sendo instalada num pequeno espaço, na Rua Guilherme Gomes Fernandes. “Em 2005, quando da fundação da Associação, por ter em atenção os novos desafios que vão surgindo e que só unindo a classe podem ser ultrapassados, a Câmara Municipal de Tavira pagou todas as despesas para a legalização. Esta sede, agora é boa. Tem todas as condições para tratarmos dos nossos assuntos. Esta Associação está a lutar contra as várias Leis que estão a sair para a pesca e se os pescadores não estiverem unidos não conseguimos nada.
- Para além de outros problemas dos pescadores, um deles, é o preço do pescado vendido em lota, alguns quase ridículos, por tão baixos.
- Sobre o preço do pescado é assim: Há alturas em que o peixe em lota vai muito barato. No mês de Janeiro, esteve a um preço razoável. O polvo subiu, entre 40 e 50%. Na lota em Santa Luzia, anda entre os 5 e 6 euros. Peixe na lota de Tavira que é onde se vende mais, também subiu bastante. Na passada sexta feira, os barcos que foram ao mar e o peixe vendido em lota eu disse: Isto não é peixe, é ouro.
O Presidente do Município, Jorge Botelho, disse-nos que aquela sede era adequada para a Associação poder ter uma actividade mais importante, uma vez que há novos desafios e as pessoas começam a perceber que alguma coisa pode mudar, principalmente, agora que foi lançado o Porto de Pesca no Diário da República e que o concurso está aberto para a sua construção. “É importante darmos mais força à Associação, porque Tavira é uma terra de pescadores, terra de peixe que é um sector muito importante na nossa actividade e muita gente empregada. Cada vez serão menos, mas existe muita gente ligada a este sector e, agora com este espaço no CCT, que estava fechado, com vista para o rio, para os inspirar, é o sinal de que queremos esta Associação forte e com poderes reivindicativos junto da Câmara Municipal de Tavira.
A Associação representa todos os pescadores do concelho e eu gostava muito que eles se revissem nela. Concordem ou não com a direcção. Há formas de resolver esse assunto. Era importante que todos se juntassem para ter aqui uma voz mais forte e serem nossos parceiros nas conquistas que a gente tem de fazer para o futuro, porque esta coisa de virar Tavira para o mar, também é dar condições ao sector da pesca para poder vingar melhor. Nós temos pescadores de barcos maiores e mais pequenos, mariscadores e muita gente que se dedica a isto das pescas. As condições e qualidade do pescado que é oferecida, está muito articulada para o futuro. Este é um passo que nós queremos transitório. Ficarão aqui cerca de três anos que é o tempo que se espera para o Porto de Pesca estar construído, para depois poderem desenvolver a sua actividade mais perto de onde se desenvolve a actividade de pescador”.

- As casinhas de apoio, para os pescadores de Tavira, quando estarão prontas e entregues?
- Nós tivemos de fazer um projecto para instalar as casinhas no terreno que já está praticamente pronto e, esperamos que muito em breve elas possam ser construídas. Está tudo aprovado e têm de estar prontas até 31 de Julho, data que nós queremos cumprir.
- O Governo pagou para abater barcos. Tavira, continua a ter barcos e o Porto de Pesca finalmente vai ser construído.
- Muitos deram palpites. Muitos prometeram. Eu também prometi, na campanha, eleitoral a construção do Porto de Pesca e tenho a certeza que ninguém antes de mim e a equipa que lidero, conseguiu que o Porto de Pesca fosse para concurso. O concurso está aberto. Está publicado no D.R.. É uma obra para dez milhões de euros. Está aberto para os concorrentes apresentarem propostas no prazo de sessenta dias. Serão apreciadas e espero que sejam adjudicadas e a obra comece lá mais para o fim do ano. Toda a gente sabe que nós nos empenhamos nisso e muito. A única coisa que eu quero é que as coisas se concretizem.
Falar, falam todos. Capacidade de fazer com o contexto financeiro que temos, menos dinheiro no Governo, onde tudo tem de ser mais justificado, dá mais valor àquilo que Tavira conseguiu, neste caso. Com dinheiro qualquer um governa. Com menos dinheiro nem todos…

Geraldo de Jesus

EM 2010: ALGARVE ULTRAPASSOU META DE 13 MILHÕES DE DORMIDAS


A actividade turística no Algarve em 2010 registou cerca de 13,3 milhões de dormidas, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). O indicador mais importante para o sector assinala um aumento de 2,6 por cento face ao ano anterior.
O comportamento do mercado interno foi decisivo para este resultado, com uma subida de 4,2 por cento das dormidas dos residentes. Em 2010, os turistas nacionais alcançaram o melhor registo de sempre na região, com 3,8 milhões de dormidas.
«A resposta muito positiva dos portugueses reforça a importância das competências de actuação do Turismo do Algarve neste espaço geográfico», declara o presidente da entidade, Nuno Aires.
Segundo o INE, também o número de hóspedes alojados em hotéis e estabelecimentos similares algarvios cresceu em relação a 2009, para 2,87 milhões (+4,9 por cento).
Ao nível das receitas hoteleiras, o instituto indica o Algarve como a região que em todo o País gerou maiores proveitos totais, mais de 546 milhões de euros – um avanço homólogo de 4,7 por cento.
A performance do sector em 2010 permite um balanço «francamente positivo» e «superou as expectativas» iniciais, garante Nuno Aires.

TARIFÁRIOS DO NOVO SERVIÇO DOS TUL – TRANSPORTES URBANOS DE LOULÉ


A Câmara Municipal de Loulé concessionou à EVA Transportes S.A. duas carreiras para os TUL - Transportes Urbanos da Cidade de Loulé. O circuito, realizado em 20 minutos, atravessa toda a cidade, encontrando-se sinalizado nas diversas paragens.
Os bilhetes pré-comprados podem ser adquiridos em cadernetas de 10 unidades ou em unidades (€0,30). O bilhete adquirido ao motorista tem um preço de €0,75 e para os portadores do Cartão Municipal Sénior, de €0,15, sendo gratuito para os portadores de passes de transportes. Para os utentes do parque de estacionamento municipal é também gratuito, mediante a apresentação do ticket de parqueamento.
Os valores da assinatura mensal são de €10 (normal) e €5 (para estudantes e portadores do passe 4_18@escola.tp, reformados e portadores do Cartão Municipal Sénior).
A venda ao público dos bilhetes é feita nos seguintes locais: Terminal Rodoviário de Loulé (bilheteira), Papelaria Dinâmica (Largo Bartolomeu Dias) e Papelaria Morais (R. Condestável D. Nuno Alvares Pereira).A emissão de passes tem um custo de €0,75, sendo necessária uma fotografia.
Para aquisição de vinhetas e passes com 50% de desconto para estudantes é necessária a apresentação do Cartão de Estudante ou outro documento que prove este estatuto.

V.R. Stº- António: EVOCAÇÃO/HOMENAGEM A MANUEL CABANAS

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António leva a efeito a sessão comemorativa do 109.º aniversário do nascimento de Manuel Cabanas. A iniciatíva realiza-se, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, no dia 12 de Fevereiro.

Lagoa: Workshop de Dança Oriental para principiantes



A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, promove no dia 20 de Março, uma acção de formação (de nível básico de dificuldade) na área da Dança Oriental, dirigida por Gabriela Sharifa (Professora e Coreógrafa).
A formadora, através da Conservatória de Karlruhe (Alemanha), teve o seu primeiro contacto com a Dança Oriental, paixão que transformou a sua vida, vivendo intensamente os mais diversos cursos, seminários e workshops. Tem dedicado a sua vida à Dança Oriental, primeiro como aluna, bailarina e, desde 1992, como professora e coreógrafa. Aprendeu a arte com vários professores.
Segundo Gabriela Sharifa, "executar este tipo de dança é somente uma pequena parte de um todo relacionado com o que esta ancestral dança tem para oferecer." A Dança Oriental basea-se no livre fluir da energia da vida e junta o corpo à mente em uma só unidade. A formadora acrescenta que, "nenhuma mulher ou homem deverá se envergonhar em relação à sua idade ou peso pois é irrelevante para a Dança Oriental.
Este laboratório destina-se ao universo feminino, de qualquer idade, sem (ou com pouca) experiência em dança oriental. A formadora pretende, nesta formação, desenvolver a técnica de dança oriental concentrando-se em exercícios de isolamento, alguns passos e um conjunto de movimentos de nível básico de dificuldade. Os participantes deverão trazer vestuário que lhes permita uma boa mobilidade e flexibilidade de movimentos, e um lenço para colocar à volta da cintura.
Esta formação, decorrerá na sede da associação em Lagoa, encontrando-se limitada a um mínimo de 5 participantes e a um máximo de 15 participantes. A carga horária prevista totaliza as 3 horas distribuídas, pela tarde (14h30-17h30) de Domingo.
As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net ou, em alternativa, através do número 282010080, das 18h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira. Após a realização da formação, os formandos receberão um certificado de participação.

Associação Turismo de Portimão elegeu órgãos sociais


Edil Manuel da Luz participa no acto eleitoral

Foram ontem eleitos em assembleia-geral os órgãos sociais da ATP - Associação Turismo de Portimão, após um sufrágio a que apenas concorreu uma lista composta por entidades e empresas do município, cuja Direcção é presidida pela Câmara de Portimão.
Fazem ainda parte deste órgão executivo a Portimão Urbis e a Salvor (vice-presidentes), bem como a ACRAL (vogal tesoureiro), as Marinas de Barlavento (vogal secretária), a ACP, Augusto Venâncio, Auto Rent, Heraturismo, Fernando Viegas & Filhos, Parkalgar, Rocha em Movimento, RR Grupo, Safari – Actividades Hoteleiras e a Transol (vogais).
A mesa da Assembleia-Geral, presidida pelo Interpass, tem como vice-presidente o Clube Naval de Portimão, ocupando a empresa Colina Solpraia o cargo de secretária, enquanto o Conselho Geral tem na presidência a Solverde, na vice-presidência a Convau e como secretária a Animasol.
A Associação, constituída formalmente no passado mês de Dezembro pela Câmara de Portimão e mais de 60 empresários representando 100 empresas locais, foi criada em torno da vontade de desenvolver e reforçar o município como pólo de referência turística, permitindo assim um maior poder negocial junto dos prestadores de serviços, dos operadores turísticos internacionais e dos centros de decisão a nível nacional.
Na sequência do acto eleitoral que ontem decorreu no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, respeitando os prazos legais definidos estatutariamente, foi discutido e aprovado o regulamento de admissão, quotização e outras contribuições da ATP, assim como ratificadas as diversas categorias dos associados - Fundadores, Efectivos, Aliados e Honorários.
Foi ainda aprovada a deslocalização do Posto de Turismo situado na Avenida Zeca Afonso para o nº 10 da Rua 5 de Outubro, onde também funcionará a sede da ATP, que como primeira iniciativa marcará presença na 23ª BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa.
De referir que nesta edição da BTL será lançado um inovador guia turístico sobre Portimão, com cerca de 180 páginas, numa acção marcada para as 17h00 do dia 24 de Fevereiro.

Município de Lagos associa-se a CASLAS e REIN e presta homenagem a Rodrigo de Almeida


Legenda -(esqª para a dtª):Rodrigo de Almeida, Homenageado (E filha), presidente da Direcção do CASLAS, José António Carreiro, presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, representante da Assembleia-Geral da REIN, Miguel Bernard, presidente da REIN, Dieter Schulze e director adjunto do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, IP, Paulo Morgado

Antigo Director do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos (CASLAS), Rodrigo de Almeida foi homenageado, ontem, na Câmara Municipal de Lagos.
A autarquia de Lagos associou-se a uma iniciativa do CASLAS e da REIN (Rede Europeia para a Inserção Social e Profissional das Pessoas Desfavorecidas) para homenagear Rodrigo de Almeida, ex-director do CASLAS e um dos membros que mais se empenhou no projecto desenvolvido pela REIN.
O auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI esteve repleto de participantes que não quiseram deixar de estar presentes neste momento. Para além do Presidente e demais membros da Direcção e dos inúmeros funcionários do CASLAS, membros da REIN de várias nacionalidades europeias, executivo municipal e alguns jovens do Lar de Crianças do CASLAS, esteve igualmente presente o próprio Presidente daquela rede europeia, Dieter Schulze (alemão), um representante da Assembleia Geral da REIN e anterior presidente da mesma, Miguel Bernard (espanhol), e o Director Adjunto do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social (Faro), Paulo Morgado, também Presidente da Assembleia Municipal de Lagos.
José Carreiro, Presidente da Direcção do CASLAS foi o primeiro a falar aproveitando para dar a conhecer um pouco do percurso de Rodrigo de Almeida na Direcção daquela instituição, onde começou em 1989 como tesoureiro, deixando de exercer funções em 2009. Dos muitos momentos vividos, José Carreiro escolheu recordar e enaltecer as preocupações e variadas campanhas que Rodrigo de Almeida levava a efeito, na altura do Natal, “com a preocupação de poder ter uma prenda para oferecer a todos os jovens menos protegidos que dependiam do CASLAS”.
Depois de um breve momento musical, que esteve a cargo de João Pedro Cunha da Academia de Música de Lagos, falou Miguel Bernard, antigo presidente da REIN, que aproveitou esta ocasião para elogiar todo o trabalho desenvolvido por Rodrigo de Almeida não só no CASLAS; mas também na REIN onde “durante 18 anos ajudou a construir uma nova Europa”.
Paulo Morgado, também quis proferir algumas palavras apenas para lembrar que é importante “celebrar a vida de uma pessoa que se dedicou às causas mais nobres, enquanto essa pessoa ainda se encontra entre nós”. Falou de Rodrigo de Almeida como sendo “um verdadeiro voluntário que deu sempre o melhor de si sem nunca esperar nada em troca”. A terminar, fez questão de sublinhar que “uma sala tão cheia de pessoas só pode significar que esta homenagem é merecidíssima e que Rodrigo é um exemplo para todos nós que aqui estamos”.
Também o Presidente da REIN não quis deixar de prestar a sua homenagem pública a uma pessoa a quem ele se referiu como “um verdadeiro europeu”. Recordando que Rodrigo de Almeida “sempre foi uma pessoa de mente aberta e que pensou sempre nas coisas a uma escala maior e fora das fronteiras do seu país”, Dieter Schulze, referiu que Rodrigo de Almeida tinha “um lugar muito especial na REIN e, por isso, queremos agradecer tudo o que tem feito dentro da Rede”. Prestando um tributo a um dos fundadores da REIN e “a uma pessoa que ajudou a construir e desenvolver esta rede de cooperação”, Dieter Schulze entregou a Rodrigo de Almeida o Diploma de Presidente Honorário da REIN.
À entrega do Diploma seguiu-se outro dos momentos mais emotivos da Homenagem, quando alguns jovens do Lar do CASLAS quiseram deixar algumas palavras e uma canção propositadamente elaborada para Rodrigo de Almeida.
Para Júlio Barroso, Presidente da Câmara Municipal de Lagos, “esta homenagem além de ser a uma grande instituição como é o caso do CASLAS, é, fundamentalmente a uma das pessoas que aqui trabalhou, que participou de alma e coração em diversos projectos em favor dos mais carenciados, honrando o nome da instituição e servindo graciosamente o município, contribuindo para uma comunidade mais fraterna”, acrescentando ainda que “o nosso homenageado tem dado um contributo para uma Europa mais justa e mais solidária”. Para o autarca é importante que possamos valorizar a pessoa que, juntamente com outros, ajudou em tudo o que podia os utentes deste Centro de Assistência, desejando que “nunca o tempo deixe apagar da nossa memória trabalhos tão meritórios como este”.
Depois da intervenção de Júlio Barroso, foi a vez de Rodrigo de Almeida, que bastante debilitado em termos de saúde, mas visivelmente emocionado, não quis deixar de publicamente agradecer ao CASLAS e à REIN. Muito sensibilizado, Rodrigo de Almeida apenas conseguir acrescentar que “esta é uma alegria e um momento que guardarei, para sempre, na minha alma”.
A Cerimónia terminou com todo um Auditório de pé, aplaudindo e prestando homenagem a “não só um munícipe de Lagos, mas um verdadeiro europeu”.