domingo, 16 de maio de 2010

Clubes fecham as portas: Câmara é responsável. - CFC


A CÂMARA É RESPONSÁVEL PELO ALARME DADO PELOS CLUBES DE QUE VÃO FECHAR AS PORTAS, PORQUE NÃO ASSUME AS RESPONSABILIDADES QUE DEVIA E CONFORME PROMETERA. Critica em comunicado o movimento Cidadãos Com Faro no Coração (CFC), que Algarve Press transcreve na íntegra;
- Há dinheiro mal gasto, mas clubes ficam para trás
1. O alarme que já começou a ser dado pelos clubes desportivos de que vão fechar as portas ou reduzir as actividades, é da responsabilidade da maioria na Câmara, por falta de apoio, contrariamente ao prometido.
A maioria não percebe, nem reconhece, a importância dos relevantes serviços públicos que os clubes prestam à sociedade e à promoção de Faro. E também não respeita o trabalho voluntário e abnegado dos seus dirigentes, em prol dos jovens e outros graus etários, valorizando as pessoas e evitando males sociais.
A situação é de colapso, com os dirigentes a “mendigar” junto da Câmara, atolados em dívidas e compromissos pela falta da contrapartida financeira da autarquia. Há técnicos que também não recebem.
Ao contrário do prometido, a maioria deixou os clubes para trás, gastando mal o dinheiro noutras coisas, pelo que CFC apela para que lhes seja dada prioridade, bem como a outras associações e instituições sociais.

2. Na campanha eleitoral, em reuniões com os clubes, a maioria comprometeu-se a pagar o que estava em atraso no prazo de 60 dias e tudo a tempo e horas. Até latas de tinta ofereceram aos clubes!
A situação dramática atual mostra que a maioria praticou um enorme embuste para caçar votos. Passados sete meses, não pagaram nada de 2009, nem de 2010!
Ainda mais grave: relativamente a 2009 não querem pagar apoios pelas atividades regulares dos clubes e outros; para 2010, vão reduzir as verbas e dizem não saber quando pagarão!

3. A maioria argumenta que não apoia, porque não tem dinheiro. O argumento é falso, porque fazem uma gestão ruinosa pagando milhares de euros aos administradores das empresas municipais e fazendo contratos com a Fagar de 1,4 milhões de euros para limpeza.
O argumento também é falso, porque fizeram as promessas sabendo e afirmando na campanha eleitoral que a Câmara tinha “das situações de maior descalabro a nível nacional”. Sabendo-o e prometendo, conclui-se que enganaram deliberadamente os clubes e a população.

Governadora Civil de Faro alerta para iminência de risco elevado de incêndios florestais durante os meses de Verão


“Os agentes de Protecção Civil são a nossa maior coroa de glória, numa região onde a grande prioridade é a segurança de pessoas e bens”, referiu este sábado a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, durante a cerimónia de apresentação pública do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2010, realizada em Vila Real de Santo António (VRSA), onde alertou para a iminência de risco elevado destas ocorrências durante os próximos meses.
Elogiando o empenho de todos os “homens e mulheres” que trabalham diariamente para preservar a segurança no Algarve, Isilda Gomes reconheceu que, apesar das actuais condições atmosféricas terem permitido protelar a data de activação do DECIF para 1 de Junho, as previsões apontam para o risco “bastante elevado” de incêndios florestais no Algarve, durante os meses de Verão.
A Governadora Civil sublinhou a propósito o esforço conjunto feito pelas autoridades da região, no sentido de prevenir a repetição dos cenários de catástrofe registados em 2003 e 2004.
“No Algarve, trabalhamos como se de uma região verdadeira se tratasse: não há quintas, nem portas ou mentes fechadas, mas sim uma permanente disponibilidade e cooperação por parte de todos os responsáveis pela segurança de pessoas e bens”, frisou a Governadora Civil, realçando mais uma vez a forte aposta feita na prevenção dos incêndios florestais, nomeadamente através da aprovação do Plano Operacional Distrital de Defesa da Floresta e do Plano Distrital de Emergência de Protecção Civil, já em fase de discussão pública.
“Com estes dois planos estruturantes, que nos permitem reunir condições para desenvolver um planeamento mais rigoroso na prevenção e combate aos incêndios florestais, estamos muito melhor preparados para agir e actuar no terreno”, considerou Isilda Gomes, relembrando também o reforço da operacionalidade dos meios existentes na região, designadamente através da conclusão da rede de rádiocomunicações nos Corpos de Bombeiros do Algarve, investimento suportado pelo Governo Civil de Faro.
Em VRSA, onde agradeceu a disponibilidade da Câmara Municipal local para a apresentação dos meios que irão operar durante as fases de actuação do DECIF 2010 (Bravo, Charlie e Delta), Isilda Gomes anunciou ainda o recente lançamento do concurso público para a aquisição de cinco novas viaturas destinadas aos Bombeiros do Algarve, custeadas igualmente pelo Governo Civil de Faro e que irão aumentar a capacidade de resposta na região.
Durante a cerimónia, onde estiveram presentes o Presidente em exercício da Câmara Municipal de VRSA e os Presidentes da Assembleia Municipal de VRSA, da AMAL e da Câmara Municipal de Tavira, bem como o Director Regional da Autoridade Florestal Nacional, responsáveis distritais da GNR e da PSP e restantes agentes de Protecção Civil, a Governadora Civil enalteceu ainda a “eficácia operacional” do responsável distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Comandante Vaz Pinto, bem como a “excelente colaboração” dos autarcas do Algarve na preservação e defesa da floresta.
“Os autarcas do Algarve são muito sensíveis a esta área, não só no que diz respeito à criação dos Serviços Municipais de Protecção Civil, mas também na forma como encaram o seu papel enquanto autoridade política municipal de Protecção Civil, através de uma colaboração estreita e permanente disponibilidade”, referiu Isilda Gomes, observando que, sem o envolvimento das autarquias, “dificilmente seria possível concretizar uma resposta efectiva na defesa do Algarve”.
No dia em que entrou em vigor a fase Bravo (que decorrerá até 30 de Junho), o responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, Vaz Pinto, reconheceu por sua vez que as serras de Monchique e do Caldeirão “são as zonas mais vulneráveis a incêndios florestais”, tendo realçado que os espaços silvestres, floresta e matos, que ocupam cerca de 310 000 hectares, aliados a factores como a biodiversidade do Distrito, as alterações relativas ao aproveitamento e exploração da floresta e à acumulação de material lenhoso no solo, “podem criar condições para o desenvolvimento de incêndios florestais complexos e violentos”.
Realçando que o período de maior probabilidade de ocorrência de incêndios florestais continua a centrar-se entre Junho e Setembro, Vaz Pinto sublinhou que a prioridade máxima em 2010 será dada ao ataque inicial e que durante a fase Charlie (1 de Julho a 30 de Setembro), período em que se verifica um maior envolvimento de meios, o dispositivo constituído por 506 elementos, num total de 94 Equipas apoiadas por 129 veículos, poderá ser reforçado pontualmente com outros meios e recursos de protecção e socorro, de acordo com a disponibilidade a nível distrital e nacional.
Esta manhã a Governadora Civil de Faro deslocou-se também ao Estádio Municipal, onde decorre 1º Encontro Nacional de Escolas de Infantes e Cadetes, tendo enaltecido o trabalho desenvolvido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Corpo de Bombeiros e Câmara Municipal de VRSA, na área da formação.
Manifestando o seu regozijo pelo interesse demonstrado por várias dezenas de jovens de todo o País pelas questões de Protecção Civil, Isilda Gomes referiu que “são os bons exemplos prestados pelos adultos, que permitem despertar a consciência dos mais novos para problemáticas tão importantes como a segurança de pessoas e bens, garantindo assim um futuro melhor e mais consolidado no nosso País”.

Primeira Ford Transit Trophy vai para a FIAAL


ANÍBAL GUERREIRO (DRTª.) COM LUÍS COELHO


O inovador troféu inicia-se em Junho no Circuito de Vila Real

A primeira Ford Transit Trophy já tem "dono", a concessão Ford no Algarve, a FIAAL, que assim está de volta ao desporto automóvel.
Aníbal Guerreiro é o homem forte da FIAAL – concessionário Ford para a região do Algarve – e foi ele quem primeiro informou a organização do Ford Transit Trophy de que a sua concessão iria participar no Troféu: «Acima de tudo devemos muito ao modelo Ford Transit, que com o seu passado sempre foi um marco nas relações comerciais da nossa concessão. Queremos participar como que para “homenagear” a Ford Transit…»
Ele próprio antigo participante em provas de automobilismo, fala com muito entusiasmo do envolvimento da FIAAL neste projecto inovador: «Desde muito cedo que me interessei por desporto automóvel. Depois de ter feito algumas corridas, apoiamos a dupla Carlos Fontainhas / Rogério Seromenho, bem conhecida de todos, na altura em que os Escort eram a referência no mundo dos ralis. Foram tempos muito bons, em que nos afirmámos como concessão credível aos olhos dos nossos clientes e acho que isso se deve em parte ao desporto automóvel.»
Apostado neste projecto inovador, Aníbal Guerreiro, não tem dúvidas de que o FTT vai ser um sucesso: «na FIAAL vamos voltar a trabalhar unidos e em equipa, com o objectivo único de participar. Os nossos pilotos são o João e o Nuno Fontainhas, que estão nesta altura muito entusiasmados e desejosos de que a Transit chegue!»
Para a FIAAL vai então a primeira das Ford Transit Trophy que se vão estrear já em Junho do Circuito de Vila Real.
Manuel Andrade

Deputada Cecília Honório defende "maior investimento" para diversificação do turismo do Algarve


A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Cecília Honório defendeu este sábado “um maior investimento” na diversificação do turismo no Algarve, e criticou o Governo pela falta de políticas para o setor na região.
“É preciso aproveitar as capacidades do Algarve, e investir na diversificação do turismo, salvaguardando ao mesmo tempo os recursos ambientais da região”, defendeu Cecília Honório, à margem do fórum “Preservar a biodiversidade em Lagos e Portimão”, que decorreu na biblioteca de Lagos (Algarve).
A iniciativa do BE, que decorreu ao longo de todo o dia, integrou no programa visitas à ria de Alvor e Sapal e Paúl de Lagos, culminando com um debate, em que participaram cerca de 50 pessoas.
Para Cecília Honório, o modelo de turismo implantado na região “está esgotado e, prova disso, é a falta de procura, com acentuado decréscimo no número de dormidas na região”.
A deputada eleita pelo círculo de Faro considera que a “culpa pela estagnação do setor deve-se à inexistência de políticas do Governo ao longo dos últimos anos”.
“O Governo não tem qualquer modelo e tem olhado apenas para o turismo de construção desenfreada”, disse a deputada, manifestando-se “otimista, mas apreensiva” quanto ao futuro da população algarvia.
“O que será desta população, quando os responsáveis governamentais não apresentam modelos diversificados para o turismo, esquecendo-se dos recursos do Algarve”, questionou Cecília Honório.
A deputada do BE apontou ainda a “falta de transparência” dos Projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN), que “apenas beneficiam os grandes grupos”, acusando o Governo de “os negociar nos corredores e à mesa durante os almoços”.
Cecília Honório lamentou também que os grupos parlamentares do PS e do PSD “não tenham aproveitado algumas propostas apresentadas pelo BE, para dinamizar o turismo”.
“Existem várias alternativas, desde investimentos na criação de indústria para equilibrar as produções tradicionais, ao turismo de natureza e cultural”, concluiu a parlamentar do BE.
Lusa

Ana Dias, Casa do Benfica de Faro, em 4º na Corrida da Mulher


A portuguesa Sara Moreira ganhou a 5ª Corrida da Mulher, realizada hoje na zona de Belém, em Lisboa, com a participação de 15 mil atletas. Já Ana Dias, da Casa do Benfica de Faro, alcançou o 4º. lugar.
A prova, organizada pelo Maratona, visa a sensibilização das mulheres e a angariação de fundos para a luta contra o cancro da mama.

A vencedora, atleta do Maratona que já havia triunfado em 2009, isolou-se bem cedo para ganhar a prova, de cinco quilómetros, no tempo de 15.33 minutos.

Sara Moreira terminou com 28 segundos de vantagem sobre a queniana Jacline Rionoripo e 33 segundos sobre Anália Rosa.

Classificação:

1ª Sara Moreira (Maratona) 15.33

2ª Jacline Rionoripo (Quénia) 16.01

3ª Anália Rosa (Maratona) 16.06

4ª Ana Dias (C. Benf. Faro) 16.29

5ª Salina Kosgei (Quénia) 16.35

6ª Mónica Silva (Maratona) 16.40

7ª Daniela Cunha (Várzea) 16.45

8ª Doroteia Peixoto (SportZone) 16.48

9ª Margaret Gichigua (Quénia) 16.51

10ª Rodah Cherop (Quénia) 16.55
Lusa