sexta-feira, 27 de agosto de 2010

EXPOSIÇÃO “ALGARVE - DO REINO À REGIÃO”: MIL ANOS DA HISTÓRIA E CULTURA ALGARVIA


• “Do Gharb ao Algarve: Uma Sociedade Islâmica no Ocidente” – Câmara Municipal de Silves
Com uma centena de peças se ajuda a contar a história de um território. Do Gharb ao Algarve fala-nos de um tempo passado (sécs. VIII-XIII), mas também das continuidades que ajudam a compreender a região actual.
• “Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista” – Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Vila Real de Santo António foi idealizada de raiz de forma a funcionar como “cidade fábrica”, apresenta-se-nos como um exemplo único no panorama português, incomparável a qualquer outra obra da mesma época. É, por excelência, a Cidade do Iluminismo em Portugal.
• “Os Descobrimentos Portugueses” – Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão
Com a presente mostra, pretendem-se evocar os desenvolvimentos que permitiram o sucesso das navegações de descobrimento portuguesas nos séculos XV e XVI, nomeadamente através de três vectores: navios, cartografia e navegação astronómica.
• “Os Compromissos Marítimos no Algarve” – Museu da Cidade de Olhão
A exposição propõe um olhar sobre as diferentes dimensões em que operavam os Compromissos Marítimos, associações de mareantes, também conhecidas por Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo, e que tiveram forte impacto nas comunidades onde foram criados.
• “Manuel Teixeira Gomes – Entre dois séculos e dois regimes”, “Portimão – Território e Identidade” – Museu de Portimão
Um percurso na viragem do séc. XIX, entre a Monarquia e a I República, sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, e a evolução de Portimão, sua terra natal, na passagem de vila rural e cidade industrial.
• “Outras Viagens, Outros Olhares” – Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira
Venha descobrir outros Algarves, numa viagem através do olhar dos outros! Dos viajantes do séc. XIX, aos testemunhos dos veraneantes de hoje, passando pelos curiosos olhares dos primeiros turistas.
• “Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” – Museu do Trajo de S. Brás de Alportel
Numa incursão em ambientes da época, um belo edifício oitocentista recria vivências domésticas, sociais e laborais com pinceladas de etiqueta, educação, religião, música e alguns momentos de interactividade.
• “Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico” – Museu Municipal de Faro
Esta exposição estabelece o século XX como campo de pesquisa, propondo uma releitura da inalienável multiplicidade e radical individualidade que caracteriza o território do Algarve enquanto lugar de reflexão, inspiração e criação.
• “Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve” – Museu Municipal de Loulé
Esta exposição sobre José Mendes Cabeçadas Júnior (1883-1965) mostra o militar, o político e opositor a Salazar. Apresenta também os principais eixos do republicanismo português no Algarve.
• “Cidade e Mundos Rurais” – Museu Municipal de Tavira
Tavira e os “mundos rurais, do período islâmico à actualidade, numa perspectiva pluridisciplinar. Os usos do território, arquitecturas, economias, festividades, musicologia,… Plantas, mapas, objectos, filmes, fotos, trechos musicais,…

CFC denuncia: "Mau estar nos Bombeiros e protestos da população"


"Completam-se a 1 de Setembro nove meses sobre o anúncio pelo Presidente da Câmara da junção entre os Bombeiros Municipais e os Voluntários, na FOCON. São permanentes as críticas da Associação Nacional de Bombeiros ao mau funcionamento dos Bombeiros de Faro. Para o GCE-CFC a situação é grave, sendo um dever denunciar o mau estar interno e o que consideramos ser o objectivo da Câmara “arrasar” tudo o que “cheira” a Bombeiros Municipais", critica o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-presidente de Câmara, José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos:
"Os atos incluem o que se nos apresenta como humilhações a vários profissionais, com novas funções que desaproveitam a sua preparação e as centenas de horas de formação que tiveram ao longo da carreira. É má gestão e falta de respeito profissional e humano, que tem de ser corrigido.
Quanto aos serviços prestados à população, são muitos os protestos que nos têm chegado pelo não envio de ambulâncias ou grande demora. É indispensável um inquérito para apurar responsabilidades.
Por outro lado, no Pontal este ano não houve dispositivo de prevenção.
A Ass. Nac. Bombeiros acusa que as equipas têm poucos membros, o que até agora não foi desmentido.
A raiz do problema está na mentira da coligação “Faro com Macário”, que prometeu “articular” o trabalho dos BM e BV, quando o seu propósito era juntar as duas Corporações e desmantelar os Municipais.
Foi tudo feito á revelia da Assembleia Municipal. Por sua vez, o Presidente da Câmara já afirmou que o Presidente da Ass. Nac. Bombeiros “tem problemas de saúde” e enxovalha publicamente a Corporação BM e os seus profissionais.
Os Bombeiros Voluntários merecem respeito pelos relevantes serviços prestados a Faro. O problema são as más práticas da Câmara e do Presidente, sendo da sua exclusiva responsabilidade o mau estar criado. Por outro lado, tem recusado responder às perguntas CFC sobre a “sua” FOCON.
No interesse dos munícipes e da dignidade dos bombeiros, o GCE-CFC apela ao Presidente da Câmara para reponderar toda a situação e corrigir práticas", conclui a nota de imprensa CFC.

Jornadas Europeias do Património assinaladas em Tavira




As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se em Portugal nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. Tavira associa-se à iniciativa e convida a visitar exposições e a ouvir música nas igrejas.
O IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico – coordenador nacional do evento, lançou o tema “Património: Um Mapa da História” e a autarquia respondeu ao apelo dinamizando iniciativas que promovem a interacção entre a sociedade e o património cultural, tão vasto na nossa cidade.
Na Casa André Pilarte poderá visitar, de 4 de Setembro a 9 de Outubro, a exposição “Tavira, Cidade das Igrejas”. Uma iniciativa organizada pela autarquia que procura responder a questões tão simples como: Quantas igrejas tem Tavira? Porque é que esta cidade algarvia possui um número tão elevado de templos?
A par desta exposição, será publicado um livro com o mesmo título.
No dia 25 de Setembro, a autarquia convida a uma visita guiada à exposição “Cidade e Mundos Rurais” no Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria, pelas 10h30, orientada por Marta Santos, com uma duração de 1h30. Pelas 19 horas, a Igreja da Misericórdia acolhe um concerto de Luís Conceição no piano, no âmbito do programa “Música nas Igrejas”.
As Jornadas Europeias do Património visam reforçar o vínculo entre o património cultural e a sociedade, através do envolvimento activo das pessoas e das comunidades com lugares que propiciem o dinamismo cultural e a interacção social.

CHE LAGOENSE apresenta atletas de Badminton época 2010/2011


No próximo dia 03 de Setembro, a partir das 20h 45m, no Convento de S. José em lagoa, a ACD CHE LAGOENSE apresenta publicamente os seus atletas na modalidade de Badminton, para a época 2010/2011
Esta apresentação pública insere-se no estágio Internacional que decorre no concelho, envolvendo 59 atletas sendo 19 deles estrangeiros, entre os quais Ingleses, Dinamarqueses e Suecos.
Na apresentação da equipa da CHEL, o destaque vai para os atletas Pedro Martins e Telma Santos, que disputam o apuramento para os Jogos Olímpicos - Londres 2012, ocupando nesta data, os lugares 75 e 86 dos respectivos rankings Mundiais. O destaque vai também para a atleta Ana Moura que esta época representa o clube e que esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim.
A CHEL para a época 2010/2011, tem o grande objectivo de vencer, colectivamente em equipas Homens, Senhoras e equipas Mistas, sendo que este ultimo dá acesso directo à taça dos Clubes Campeões Europeus, desidrato que a atingir constituirá uma marca Histórica para o Badminton Algarvio. Associado a estes objectivos o clube tem ainda a pretensão de ver confirmada a sua hegemonia nos escalões N/ Seniores, reforçando os títulos de Campeões Nacionais, Colectivos e Individuais, que já vem patenteando nas anteriores épocas.

ão Limpar o Mar na Ecoteca de Olhão



Esculturas feitas com resíduos retirados do mar

A Ecoteca de Olhão tem patente, até ao final de Setembro, a exposição “Limpar o Mar –Vamos Preservar o Mundo Subaquático”. Com entrada livre, esta mostra pretende consciencializar a comunidade para a preservação do mundo subaquático.
Promover uma alteração de comportamentos, já que diariamente uma grande quantidade de resíduos acaba por ir parar ao mar, afectando a vida dos seres vivos que aí habitam e de todos nós, é um dos objectivos da apresentação.
Esta exposição tem uma história que remonta há alguns meses, quando entre os dias 26 de Abril e 5 de Maio os pescadores de Olhão foram convidados a trazer para terra todos os resíduos que recolhiam no mar. Utilizando esses ‘materiais’, artistas plásticos da região (Ana António Gill, Ana Bandeira, Cláudia Margarida e Joana Rocha) e alunos do 7ºA da Escola Dr. Alberto Iria construíram esculturas, que podem ser observadas no exterior da Ecoteca, no Chalé João Lúcio. Já no seu interior, pode ser vista a exposição dos cartazes do concurso “Limpar o Mar”, realizados por alunos do 2º e 3º ciclos do concelho de Olhão.

“REALISMO” DE JALO EM ALBUFEIRA




Pintor espanhol divulga obra na Galeria de Arte Pintor Samora Barros
A Galeria de Arte Pintor Samora Barros irá acolher a exposição de pintura do afamado artista Jalo, de 3 a 20 Setembro.
Jalo, artista reconhecido internacionalmente, terá a sua obra em exposição na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, entre os dias 3 e 30 de Setembro.

Proveniente da disciplina técnica de desenho, o pintor espanhol destaca-se pela combinação audaz do hiperrealismo com a vanguarda, patrocinada pela riqueza cromática e pela originalidade das suas composições.

Foi através da observação dos trabalhos dos grandes mestres, que este autodidacta cultivou a sua paixão pela pintura, permitindo-lhe expor as suas telas tanto a nível individual, como em entidades oficiais por todo o mundo.

A mostra “Realismo” poderá ser contemplada na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, das 10h30 às 16h30h, com excepção de Domingos e Feriados.

MIGUEL FREITAS ASSUME RECANDIDATURA AO PS-ALGARVE


O Deputado e actual Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, anunciou hoje a sua recandidatura à liderança da Federação, com o objectivo de mobilizar o Partido para os grandes combates que se perspectivam na actividade político-partidária a nível nacional e regional.

“Sou candidato à Federação, pela responsabilidade que sempre assumi em servir o meu partido e a minha região, porque não volto as costas ao combate e são muitos os que temos pela frente”, justifica Miguel Freitas, classificando a sua candidatura à presidência do PS Algarve como uma “candidatura de combate”.

No plano interno, Miguel Freitas pretende estimular a mobilização dos militantes e simpatizantes do PS, para quem preconiza uma maior capacidade de intervenção nas grandes decisões do partido, aperfeiçoando para o efeito as condições para a sua participação na vida partidária.

“É preciso combater o alheamento e as posições adquiridas no PS Algarve, continuando a abrir o partido ao exterior, pois vivemos momentos decisivos e o Partido Socialista tem de estar à altura da sua grandeza e da sua responsabilidade”, refere o candidato à liderança da Federação, eleita no próximo dia 9 de Outubro.

Em termos políticos, Miguel Freitas considera que o Algarve “tem uma voz respeitada a nível nacional”, o que representa capacidade negocial com o Governo e com a Direcção Nacional do Partido, traduzida em investimentos e em medidas concretas. O líder socialista não esconde no entanto que “nem sempre se consegue o que se quer e são algumas as frustrações, particularmente contra o centralismo do Estado e as ideias feitas relativamente ao Algarve, por parte de algumas pessoas com responsabilidade nacional”.

“Não termos conseguido tudo a que nos propúnhamos não me desanima, nem me desmobiliza, pelo contrário, é um tónico para continuar a trabalhar com sentido de exigência e muita determinação, em nome das minhas convicções e dos interesses colectivos do País e da região”, garante Miguel Freitas.

Para o candidato “é muito importante aproveitar este momento para um debate vivo de ideias e uma maior mobilização dos militantes e simpatizantes do PS, já que nem tudo têm sido rosas no caminho percorrido”, propondo por isso que esta questão seja discutida de forma clara e “sem complexos”.

As eleições para a Federação do PS Algarve realizam-se no próximo dia 9 de Outubro, seguindo-se o Congresso Regional, a 23 de Outubro, em Olhão. Hugo Nunes foi eleito Presidente da Comissão Organizadora do Congresso.