terça-feira, 17 de novembro de 2009

Polémica nos Bombeiros de Faro: Vereadores do PS defendem Nomeação de COM por Concurso e Autonomia das corporações de Municipais e Voluntários

Longe vão os tempos que os Bombeiros Municipais (esqª) e Voluntários (drtª.), com os comandates, Vítor Afonso e Anibal Silveira, respectivamente, se juntaram na Câmara.
Contrariando a substituição de Vítor Afonso de comandante do COM - Comando Operacional Municipal, e em consequência do comando dos Bombeiros Municipais de Faro (BMF), pelo comandante dos Voluntários, Aníbal Silveira, os Vereadores do Partido Socialista apresentaram hoje, na 1ª. reunião de Câmara pública do mandato de Macário Correia à frente da Câmara de Faro, uma proposta para a alteração ao Regulamento dos Serviços Municipais da Câmara Municipal de Faro, referente à nomeação do Comandante Operacional Municipal, para que este seja recrutado mediante concurso e que reúnam as condições que define a Lei para Comandantes Operacionais Distritais. Veja mais na próxima sexta-feira. Todas as declarações na Algarve Press TV On-Line, 19h00, programa SÉCULO XXI.
O objectivo da proposta socialista foi para que, no futuro, "o Comandante seja uma pessoa que se enquadre na legislação de bombeiros e que seja uma mais valia para gestão dos corpos de Bombeiros existentes em Faro, ao contrário da Proposta do PSD que mais parece uma OPA dos Bombeiros Voluntários aos Bombeiros Municipais".
Da nomeação feita pelo Presidente Macário Correia, é mencionada legislação para a fundamentação do novo Comandante Operacional Municipal, mas "é objectivo do Vereadores do Partido Socialista que se cumpram os requisitos a que a citada legislação obriga".
"Defendemos um quartel único no seguimento da candidatura apresentada ao QREN pelo anterior executivo, bem como uma central única. Mas defendemos que a autonomia das duas corporações deverá ser mantida", sublinha o PS que se absteve na votação sobre a matéria.
M.L.

UALG: JOÃO GUERREIRO ELEITO MAGNÍFICO REITOR COM MAIORIA


Decorreu hoje, dia 17 de Novembro, no Conselho Geral da Universidade do Algarve a eleição para Reitor. Foi eleito com maioria absoluta o candidato Professor Doutor João Pinto Guerreiro.

Apresentaram-se a sufrágio três candidatos: o Professor Doutor Rodrigo Manuel Oliveira da Silva Ponciano de Magalhães, o Professor Doutor João Pinto Guerreiro e a Professora Doutora Helena Margarida Nunes Pereira.

Após a votação, obtiveram-se os seguintes resultados:

Professor Doutor Rodrigo Manuel Oliveira da Silva Ponciano de Magalhães – 4 votos
Professor Doutor João Pinto Guerreiro – 21 votos
Professora Doutora Helena Margarida Nunes Pereira – 7 votos

O Reitor cessante comunicará o resultado do acto eleitoral ao Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, no prazo de cinco dias.

A tomada de posse, ainda em data a confirmar, realizar-se-á no prazo de trinta dias perante o Conselho Geral, em sessão solene e pública.

Hospital de Faro quer continuar a “Gerar Sorrisos”




Este ano a Missão Sorriso, promovida pelo Continente, abriu pela primeira vez as candidaturas dos projectos de beneficiação dos Serviços de Pediatria e Obstetrícia das Unidades de Saúde à votação da sociedade.

Nesta edição, o Hospital de Faro concorre com o “Geramos Sorrisos”, um projecto de requalificação e humanização de toda a área obstétrica cujo objectivo principal é melhorar as condições de conforto, através da humanização do ambiente hospitalar, bem como aprimorar a qualidade e eficácia dos serviços prestados no serviço de Ginecologia / Obstetrícia.

A candidatura na campanha da Missão Sorriso pretende precisamente dar continuidade a este projecto através da aquisição de equipamento de ponta, nomeadamente uma central de monitorização intra-parto, que permitirá uma maior segurança nos partos, e um simulador de partos que facultará aos profissionais de saúde a oportunidade de adquirirem uma maior prática e experiência através de formação.

O eventual financiamento obtido através da campanha pretende ainda dotar este Serviço de equipamento de lazer interactivo para utilização dos utentes durante o tempo de espera.

De ressalvar que a taxa de natalidade na região do Algarve sofreu uma evolução ascendente ao longo dos últimos anos, sendo actualmente a única região do país a apresentar um aumento da natalidade, assumindo-se o Hospital de Faro como o centro hospitalar de referência para a região do Algarve na área da Neonatologia - Apoio Perinatal Diferenciado.

A votação do Projecto decorre online, bastando aceder à página Web da Missão Sorriso em http://www.missaosorriso.continente.pt/ e seleccionar o “Geramos Sorrisos” do Hospital de Faro. As votações estão abertas até dia 31 de Dezembro de 2009.
Vote e ajude-nos a continuar a gerar sorrisos!

Link directo para votação:
http://www.missaosorriso.continente.pt/descricao.php?guid=ac837501-c343-45fd-9205-002acc3a54a7