sábado, 27 de fevereiro de 2010

Maternidade: 20% das mulheres têm dificuldades no regresso ao trabalho


Perto de 20% das profissionais que gozaram licença de maternidade encontraram problemas quando regressaram ao trabalho. A hostilidade de chefes e colegas e as dificuldades na utilização das horas de amamentação são exemplos em destaque.
De acordo com uma notícia da Agência Financeira, estes dados resultam de um inquérito da Deco Proteste a 2.009 pais. A mesma análise concluiu que metade das mães inquiridas optou por ficar cinco meses em casa com o bebé e com salário reduzido. As dificuldades surgem depois, na hora de voltar ao trabalho.
O estudo revela que 9% das inquiridas sentiram na pele a hostilidade do superior hierárquico e dos colegas, ao passo que 7% não usufruíram das horas de amamentação a que têm direito. Falamos de duas horas por dia durante o primeiro ano do bebé, as quais, de acordo com a lei, não implicam reduções de salário.
msn

GNR DÁ CAÇA À CRIMINALIDADE ESTRANGEIROS ILEGAIS


A Guarda Nacional Republicana desencadeou, na noite de ontem, uma operação de prevenção da criminalidade, detecção de estrangeiros em situação legal, combate ao tráfico de droga e fiscalização rodoviária.
A operação decorreu nos concelhos de Faro, Olhão e S. Brás de Alportel, tendo sido empenhados militares do Destacamento Territorial de Faro e Destacamento de Trânsito, apoiados por Forças de Intervenção Rápida e 1 binómio de detecção de droga, num total de cerca de 30 militares.
Foram fiscalizados 114 veículos e respectivos condutores, tendo sido levantados 17 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária, 3 autos por posse/consumo de droga (haxixe) e detidos 3 cidadãos portugueses, de 23, 33 e 45 anos de idade, por condução de veículo automóvel sob efeito do álcool, tendo acusado, respectivamente, as TAS de 2,00 g/l, 1,81 g/l e 2,34 g/l.
Ainda no dia de ontem, a GNR desenvolveu acções de policiamento e fiscalização em vários pontos do Algarve.
Na zona de Messines, detida uma cidadã portuguesa de 36 anos de idade, por condução sob efeito do álcool, tendo acusado a TAS de 2,34 g/l.
Na zona do Albufeira, detido cidadão cabo-verdiano 19 anos de idade, por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.