sábado, 7 de janeiro de 2012

Deputados do PS exigem balanço sobre tráfego na Via do Infante durante primeiro mês de portagens

Os Deputados do PS eleitos pelo Algarve exigiram, no final da semana, ao Governo que apresente um balanço do tráfego registado na Via do Infante durante o primeiro mês de portagens, tendo questionado o Ministro da Economia e Emprego quanto ao eventual prolongamento do regime de isenções para residentes e empresas, enquanto não existir uma alternativa credível a esta estrada na região.
Sublinhando a acentuada redução de automóveis em circulação na Via do Infante desde o dia 8 de dezembro, com o consequente aumento assinalável do recurso à EN 125, Miguel Freitas e João Soares exigem que o Governo revele o balanço do tráfego nos primeiros 30 dias de implementação de portagens, relativamente ao mês precedente e ao período homólogo de 2010 e reiteram a posição de responsabilidade do PS Algarve nesta matéria.
“A aplicação de portagens depende de uma alternativa à Via do Infante, o que não se verifica sem a conclusão das obras na EN125, devendo por isso haver um regime de excepção para o Algarve durante o período em que não existirem as devidas condições de alternativa”, reclamam os Deputados do PS, para questionar o Ministro quanto ao plano e calendário de obras para a EN125, bem como se o Governo pretende manter na totalidade o que estava contratado com a respetiva concessionária. Relembrando que tanto o PSD como o CDS chegaram a equacionar, respetivamente, a possibilidade de uma “tarifa reduzida” ou da suspensão de portagens na Via do infante, os Parlamentares socialistas insistem na necessidade de manter as isenções e descontos para residentes e empresas com sede na região, tendo questionado o Governo sobre o prolongamento desta medida ou se, em alternativa, está disponível para discutir propostas de redução das tarifas nas SCUT.
Defendendo que a Via do Infante deve ter um programa de investimentos que assegure a melhoria da plataforma e as condições de segurança, Miguel Freitas e João Soares sublinham ainda a necessidade de haver, face à aplicação de portagens, um compromisso de total qualidade desta via. Os Deputados socialistas exigiram por isso esclarecimentos sobre a intervenção do Governo junto da concessionária da Via do Infante, que garanta um Plano de Investimentos para cumprir integralmente os requisitos de qualidade e de segurança na SCUT do Algarve.

“MITO MÓVEL, HISTÓRIAS DE PRINCÍPIOS” EM LOULÉ

Decorre nos dias 19 e 20 de janeiro, no Convento de Santo António, em Loulé, o acontecimento teatral “Mito móvel, histórias de princípios”, evento destinado ao público escolar, dos 8 aos 13 anos.
Os ateliers realizam-se às 10h00 e às 15h00, com marcação prévia. O custo por aluno é de 1€. As reservas podem ser feitas através do telefone 289400611, até ao dia 15 de Janeiro. No dia 21 de janeiro haverá uma sessão para famílias no mesmo local, às 10h00. Tudo o que existe há-de ter existido uma vez pela primeira vez. Os mitos são histórias do fundo dos tempos que nos levam até ao início das coisas, da noite, do sonho, da primavera e do outono, do desenho, da perda, da voz dos vales… São histórias que trazemos em nós, mesmo que ainda não as saibamos. Neste acontecimento teatral uma escultura é mitomóvel pois contém em si a substância para contar estas histórias e viaja pela mão de uma contadora. É no território entre a luz e a sombra, entre o antigo e o atual, que a contadora desvenda ao público as “histórias de princípios”, símbolos fortes do nosso imaginário, ora trágicos, ora alegres, sempre poéticos e intemporais.

TUALLE e o Clube Hípico de Loulé cantaram as janeiras

TUALLE e o Clube Hípico de Loulé cantaram as janeiras nas principais artérias da cidade de Loulé Foi num ambiente festivo que a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé e o Clube Hípico de Loulé desfilaram pelas principais ruas da cidade de Loulé na passada quinta-feira, 5 de Janeiro, para reviver a tradição das Janeiras.
Os elementos da Tuna, e do clube hípico a cavalo, acompanharam os jovens que interpretaram cantares ao menino Jesus e quadras escritas para o efeito, com algum improviso à mistura.
Os responsáveis dos dois grupos comentaram que esta é uma iniciativa importante para manter viva uma das mais importantes tradições integradas nas festividades de Natal, mas que se tem vindo a perder com o passar dos anos, sobretudo junto dos mais novos.
A TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé aproveitando a visita efectuada a residência do presidente da Câmara Municipal de Loulé Dr. Seruca Emídio para efectuar a entrega do primeiro exemplar do DVD Duplo do IV FiTUALLE – Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé gravado ao Vivo no Cine-Teatro Louletano.

Nova administração do Hospital de Faro reúne com autarca alcoutenejo

O novo Conselho de Administração do Hospital de Faro EPE, presidido por Pedro Nunes (ex-bastonário da Ordem dos Médicos), reuniu esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em Alcoutim, com o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral. O encontro assinalou a determinação da nova administração em trabalhar em articulação, para resolver os graves problemas que afetam o Hospital de Faro.
Na reunião, Francisco Amaral, também médico voluntário no Hospital de Faro, referiu as falhas e insuficiências que, na sua opinião, enfermam o Hospital, tais como a demora para se conseguirem consultas externas de especialidade, o tempo de espera para intervenções cirúrgicas (por exemplo, às cataratas), os internamentos em macas e camas nos corredores dos serviços, entre outras. O autarca salientou também aspetos positivos de alguns serviços, que funcionam exemplarmente. Destacou também as múltiplas iniciativas que a autarquia tem tomado para colmatar as dificuldades dos munícipes, como o transporte de autocarro, duas vezes por semana, de doentes de Alcoutim para o Hospital, para consultas externas e realização de exames auxiliares de diagnóstico, e visitas aos familiares internados e as consultas de especialidade, que já existem em Alcoutim de um modo gratuito, dada a disponibilidades voluntária de especialistas do Hospital de Faro. O autarca também referiu que, ainda recentemente, o município financiou duas operações às cataratas de doentes praticamente invisuais, e que se prepara para contratar um médico de Alcoutim para a Unidade Móvel de Saúde. Finalmente, Francisco Amaral referiu que a solução, a curto prazo, para muitos problemas de saturação dos hospitais, passa pelo bom apoio domiciliário dos cuidados continuados, que já acontece, e de um modo satisfatório, em Alcoutim.
Da parte do Conselho de Administração do Hospital de Faro houve um compromisso em trabalhar na resolução dos problemas e de esta articulação com os municípios ser frequente, já que são eles os legítimos representantes das populações e dos seus anseios. O encontro terminou com a visita ao Centro de Saúde de Alcoutim.

TAÇA DE PORTUGAL EM XADREZ DISPUTOU-SE EM FARO

Disputou-se hoje em Faro, nas instalações do Clube Farense, na Rua de Stº. António, a 34ª. Edição da Taça de Portugal em Xadrez. Ao fim de quase quatro horas de competição o CLUBE TAP LISBOA sagrou-se o grande vencedor, destacando-se a excelente réplica oferecida pela Associação Desportiva e Cultural de Faro - ADC FARO, já que os xadrezistas farenses estiveram empatados até muito próximo do final.
A ADC FARO foi representada pelos xadrezistas Tiago Candeias, João Pacheco, José Paulino e Carlos Sousa. Por seu lado o CLUBE TAP LISBOA trouxe a Faro Vasco Diogo, Luís Sousa Reis, Pedro Rego e Pedro Martins.
Uma palavra para a organização, que ficou a cargo da Associação Desportiva e Cultural de Faro, e à Direcção do prestigiado Clube Farense, que proporcionaram aos participantes todas as condições exigidas num tipo de prova onde o silêncio e a concentração são determinantes para bons desempenhos. Luís Nadkarni - t e f

XLII Grande Prémio dos Reis já rcebeu tiro de partida

Está a decorrer, desde as 16 h, a XLII Edição do Grande Prémio dos Reis, uma das provas com maiores pergaminhos e mais antiga no Atletismo Nacional e que, ano após ano, tem conseguido reunir um valoroso lote de atletas que sempre abrilhantam a competição. Mais uma edição que reúne mais de setecentos atletas nacionais e estrangeiros de todos os escalões, que percorrem as principais ruas da capital Algarvia, numa das provas mais antigas do País. Este ano a competição é abrilhantada pelos atletas estrangeiros e os melhores atletas algarvios na actualidade.
Nos Masculinos, aos vencedores das ultimas edições, Jussi Utriainen (FIN) e Valery Zolnerovics (LET), junta-se o atleta Alexey Sokolov (RUS) como principais concorrentes á vitoria final.
A presença assegurada de mais de 50 atletas internacionais pelos seus países como da Finlândia, Rússia, França, Letónia, e Estónia a estagiar na Região e o Campeonato Regional de Estrada são os aperitivos da tarde para os milhares de espectadores habitualmente presentes.ão reúna mais de cinco centenas de atletas inscritos, compreendendo a presença de selecções de França, Rússia e Finlândia, que se encontram a estagiar no Algarve. Sob as cores da Casa do Benfica de Faro, correrá a farense Ana Dias que ainda recentemente capitaneou a selecção nacional de corta-mato que se sagrou campeã da Europa.ão reúna mais de cinco centenas de atletas inscritos, compreendendo a presença de selecções de França, Rússia e Finlândia, que se encontram a estagiar no Algarve. Sob as cores da Casa do Benfica de Faro, correrá a farense Ana Dias que ainda recentemente capitaneou a selecção nacional de corta-mato que se sagrou campeã da Europa.ão reúna mais de cinco centenas de atletas inscritos, compreendendo a presença de selecções de França, Rússia e Finlândia, que se encontram a estagiar no Algarve. Sob as cores da Casa do Benfica de Faro, correrá a farense Ana Dias que ainda recentemente capitaneou a selecção nacional de corta-mato que se sagrou campeã da Europa

São Brás de Alportel vai ter Oficina da Música

Assinatura de Auto de consignação dá início à futura Oficina da Música de São Brás de Alportel O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel acolheu, no dia 5 deste mês, a Sessão de assinatura do auto de consignação da obra de construção da Oficina da Música. A cerimónia contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, António Eusébio, a Delegada Regional da Cultura, Dália Paulo, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, o arquiteto responsável pelo projeto Rui Gago e ainda o representante da firma de construção, Celso Raminhos.
O projeto de criação da Oficina da Música integra o Plano de Renovação Urbana, composto por um conjunto de intervenções estruturais, levadas a cabo pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com o objetivo de valorizar e requalificar o património municipal, abrindo portas a novas atividades e novas dinâmicas em prol da comunidade. Neste âmbito, a Oficina da Música faz parte de um conjunto de equipamentos culturais, que têm vindo a ser recuperados e revitalizados com vista a preservar o património histórico do município são-brasense. São exemplo desta reestruturação o Centro Museológico do Alportel, situado numa antiga habitação de arquitetura tradicional, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, resultante da recuperação de um antigo matadouro, o Centro de Artes e Ofícios criado no espaço da 1ª escola primária do município, entre outros espaços criados com o objetivo de responder às necessidades da população. Construído na década de 30, o futuro edifício da Oficina da Música acolheu inicialmente a instalação do 1º posto de transformação elétrica de São Brás de Alportel, o Quartel dos Bombeiros Voluntários e ainda a oficina de apoio aos serviços camarários de eletricidade. Este edifício com história virá agora dar lugar à Oficina da Música, um espaço acessível a todos e para todos que abre as portas à comunidade para o desenvolvimento de práticas culturais. Este novo polo cultural permitirá acolher a atividade de várias associações concelhias na área da música e das artes de palco, constituindo-se como um lugar privilegiado para a formação e ensaios musicais. A reabilitação deste edifício resulta de uma candidatura à Medida 3. 2.1 PRODER- Programa de Desenvolvimento Rural, avaliada em 64.270€, adjudicada à empresa de construção Sérgio Caiado Raminhos Lda, com um prazo de execução de 8 meses.

Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior em SB Alportel

Câmara Municipal de São Brás de Alportel lança nova medida para Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior A Câmara Municipal de São Brás de Alportel recentemente o Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, uma nova medida social que tem por objetivo promover a igualdade de oportunidades e o mérito estudantil dos jovens são-brasenses com menos recursos económicos.
O prazo de candidaturas para a atribuição de bolsas de estudo relativas ao ano letivo 2011/2012 está a decorrer entre 4 e 24 de janeiro, no Centro de Apoio à Comunidade, sito na Rua Serpa Pinto, nº 29, para estudantes são-brasenses que ingressaram no ensino superior no presente ano letivo, os quais apresentem as condições descritas no regulamento. Esta nova medida de atribuição de bolsas de estudo universitárias dá continuidade à estratégia de investimento e melhoria contínua na educação, uma reconhecida como “pedra basilar do futuro”, no município de São Brás de Alportel. Neste âmbito, a autarquia são-brasense tem desenvolvido diversos projetos educativos, quer ao nível da ampliação e requalificação do Parque Escolar, desde o pré-escolar ao ensino secundário (nível máximo de ensino existente no território do município); quer ao nível da melhoria da oferta de atividades e iniciativas, para uma educação no seu sentido mais pleno, de transmissão de aprendizagens e competências, capaz de dar resposta aos desafios da atualidade e do futuro. A atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior surge como resposta à crescente desigualdade socioeconómica que caracteriza a sociedade atual e tem por objetivo valorizar e motivar os alunos, residentes na área do município, os quais demonstram bom aproveitamento e mérito escolar, mas que convivem com limitações económicas no seu seio familiar e pretendam prosseguir os estudos no Ensino Superior Público. Para usufruir deste apoio, os candidatos devem residir no município há pelo menos 3 anos, possuir média de candidatura ao ensino superior não inferior a 14 valores, bem como aproveitamento escolar em todas as disciplinas, pertencer a um agregado familiar que possua um rendimento mensal per capita igual ou inferior ao salário mínimo nacional, entre outros critérios, determinados em regulamento, disponível no sítio do município em www.cm-sbras.pt

Ciclismo: AMARO ANTUNES REFORÇA CCT

Amaro Antunes é o novo reforço da equipa de ciclismo profissional do Clube de Ciclismo de Tavira. O atleta ascendeu ao profissionalismo na época passada, e actualmente com 20 anos conta várias vitórias no seu palmarés. Durante a sua passagem nas camadas jovens notabilizou-se nos Contra-relógios e nas etapas de montanha. Em 2011 deu nas vistas ao vencer uma das provas da competição internacional, Taça das Nações, ao serviço da selecção nacional de sub 23. Natural de Vila Real de Santo António, Antunes é a mais recente aposta da equipa algarvia.
Clube de Ciclismo de Tavira: Neste novo ciclo da tua carreira, em que ingressas na equipa profissional de Tavira quais são as tuas expectativas para esta época? Amaro Antunes: Antes de mais é para mim uma honra enorme vestir as cores do Clube de Ciclismo de Tavira, as expectativas são grandes pois tentarei dar o meu melhor em prol da equipa. Agradeço imenso a aposta que o Clube depositou em mim. CCT: Ao longo da tua ainda curta carreira tens conquistado diversas vitórias. Qual foi a vitória que mais sabor te deu conquistar? AA: Qualquer das vitórias que alcancei tem um sabor muito especial. Ao ter de referir uma, como é natural, elejo os campeonatos nacionais de juniores em crono e estrada. É claro que também não podia deixar de referir a minha recente vitória na Taça das Nações em Itália , foi arrepiante vencer ali...! CCT: És um jovem corredor, e uma aposta do Clube de Ciclismo de Tavira. Qual é a tua principal meta enquanto ciclista profissional nesta equipa? AA: Acima de tudo venho com um objectivo claro, aprender mais e poder evoluir como ciclista. CCT: Este ano conquistaste uma importante vitória ao serviço da selecção nacional de sub 23, na Taça das Nações. Como descreves o teu percurso na selecção? AA: Foi uma vitória muito importante para mim. Quanto ao meu percurso enquanto ciclista da selecção nacional, tento sempre ser útil e honrar a camisola de Portugal. CCT: Como surgiu o gosto por esta modalidade? AA: O gosto pelo ciclismo surgiu devido ao facto de ter sempre familiares ligados à modalidade.

Programa de Cooperação Territorial abre apenas no Algarve

No âmbito do Programa de Cooperação Territorial com os Países Terceiros do Mediterrâneo - ENPI Bacia MED 2007-2013, está aberta a segunda convocatória para candidatura a projectos “standard” nas quatro prioridades do programa: promoção do desenvolvimento socioeconómico dos territórios, promoção da sustentabilidade ambiental, promoção da mobilidade de pessoas bens e capitais e promoção do diálogo cultural e governança.
O Algarve, sendo a única região elegível a este programa no território nacional, irá acolher uma das sessões de apresentação promovidas pelo Secretariado Técnico do Programa no próximo dia 13 de janeiro, o qual decorrerá no auditório da CCDR Algarve, em Faro, a partir das 9h30. As inscrições para a Sessão são gratuitas e deverão fazer-se através do site do programa www.enpicbcmed.eu

Loja da Água concentra todos os serviços de água e saneamento em VRSA

Está aberta ao público, desde o dia 3 de Janeiro, a nova Loja da Água, em Vila Real de Santo António (VRSA). Este equipamento marca a transferência definitiva da gestão da rede de abastecimento de água e saneamento do concelho de VRSA para a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU).
Na Loja da Água será possível efectuar serviços como pagamentos, celebração de contratos, reclamações, requerimentos, alteração de dados, entre outros. O atendimento deixa assim de ser feito na antiga secção de águas da Câmara Municipal, passando a ser prestado nas novas instalações todo e qualquer assunto relacionado com a SGU Ambiente. Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, esta transferência significa «um passo em frente na acessibilidade, ao concentrar, de uma forma mais eficiente, todos os serviços num único local». Todas as dúvidas e sugestões podem ser esclarecidas pela linha de apoio ao cliente 808 200 013 ou em www.vrsa-sgu.pt.