sábado, 7 de janeiro de 2012

Nova administração do Hospital de Faro reúne com autarca alcoutenejo

O novo Conselho de Administração do Hospital de Faro EPE, presidido por Pedro Nunes (ex-bastonário da Ordem dos Médicos), reuniu esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em Alcoutim, com o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral. O encontro assinalou a determinação da nova administração em trabalhar em articulação, para resolver os graves problemas que afetam o Hospital de Faro.
Na reunião, Francisco Amaral, também médico voluntário no Hospital de Faro, referiu as falhas e insuficiências que, na sua opinião, enfermam o Hospital, tais como a demora para se conseguirem consultas externas de especialidade, o tempo de espera para intervenções cirúrgicas (por exemplo, às cataratas), os internamentos em macas e camas nos corredores dos serviços, entre outras. O autarca salientou também aspetos positivos de alguns serviços, que funcionam exemplarmente. Destacou também as múltiplas iniciativas que a autarquia tem tomado para colmatar as dificuldades dos munícipes, como o transporte de autocarro, duas vezes por semana, de doentes de Alcoutim para o Hospital, para consultas externas e realização de exames auxiliares de diagnóstico, e visitas aos familiares internados e as consultas de especialidade, que já existem em Alcoutim de um modo gratuito, dada a disponibilidades voluntária de especialistas do Hospital de Faro. O autarca também referiu que, ainda recentemente, o município financiou duas operações às cataratas de doentes praticamente invisuais, e que se prepara para contratar um médico de Alcoutim para a Unidade Móvel de Saúde. Finalmente, Francisco Amaral referiu que a solução, a curto prazo, para muitos problemas de saturação dos hospitais, passa pelo bom apoio domiciliário dos cuidados continuados, que já acontece, e de um modo satisfatório, em Alcoutim.
Da parte do Conselho de Administração do Hospital de Faro houve um compromisso em trabalhar na resolução dos problemas e de esta articulação com os municípios ser frequente, já que são eles os legítimos representantes das populações e dos seus anseios. O encontro terminou com a visita ao Centro de Saúde de Alcoutim.