domingo, 15 de maio de 2011

Governador Civil de Faro elogia mérito da sua antecessora na área da Proteção Civil

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, reconheceu hoje, em Silves, o mérito da sua antecessora no cargo, Isilda Gomes, no progresso registado nos últimos anos na área da Proteção Civil, no Algarve.
“É ao esforço desenvolvido pela ex-Governadora Civil que se deve o significativo progresso alcançado na área da Proteção Civil ao nível distrital, sobretudo no que diz respeito ao reequipamento dos Corpos de Bombeiros”, referiu Carlos Silva Gomes, durante as comemorações do 85º aniversário dos Bombeiros Voluntário (BV) de Silves, que homenagearam hoje a ex-Governadora Civil atribuindo o seu nome a uma viatura da corporação.

Durante a cerimónia, iniciada com o batismo da referida viatura, um Veículo Florestal de Combate a Incêndios, adquirido no âmbito de um protocolo entre o Governo Civil de Faro e a Autoridade Nacional de Proteção Civil, Carlos Silva Gomes realçou também a intervenção da Presidente da Câmara de Silves no âmbito dos serviços de proteção e socorro, tendo considerado imprescindível o papel dos autarcas na melhoria da Proteção Civil ao nível municipal.
Na sua intervenção o Governador Civil elogiou ainda os Bombeiros pelo seu forte sentido de missão, tendo frisado o importante contributo dos soldados da paz na luta contra a “crise de valores” que atinge as sociedades modernas.
“Vivemos numa sociedade em que a intolerância, a indiferença e o individualismo têm vindo a ocupar um espaço preocupante, sendo a função do bombeiro um exemplo quotidiano desta luta contra o que considero serem os três grandes flagelos a vencer no século XVI, em prol de um mundo muito melhor para todos”, referiu Carlos Silva Gomes.
O empenho e a dedicação dos Bombeiros do Algarve na segurança e defesa das populações foram igualmente reconhecidos pelo Presidente da Direção dos BV de Silves, que elogiou também a colaboração do Governo Civil de Faro na conquista de condições que garantem a qualidade da atuação destes operacionais.
As comemorações do 85º aniversário dos BV de Silves, realizadas no Quartel de Silves, integraram a realização de um exercício executado pelas crianças da Escola de Infantes e Cadetes daquela corporação, que participaram em simulacros de um sinistro rodoviário e de um incêndio urbano.

Lagos acolhe IV Concurso da Raça Cão de Água Português


Símbolo de uma cultura própria das artes da pesca, outrora parte integrante da tripulação de qualquer barco pesqueiro algarvio, o Cão de Água Português esteve em vias de extinção. Felizmente, tal não aconteceu e voltou a ser muito procurado como animal de companhia pela forma particular como vive com os humanos.

No próximo dia 29 de Maio vai decorrer o IV Concurso da Raça Cão de Água Português, que incluirá uma Prova de Beleza e uma Prova de Trabalho na Água.
Símbolo de uma cultura própria das artes da pesca, outrora parte integrante da tripulação de qualquer barco pesqueiro algarvio, o Cão de Água Português esteve em vias de extinção. Felizmente, tal não aconteceu e voltou a ser muito procurado como animal de companhia pela forma particular como vive com os humanos. É possuidor de uma personalidade singular, onde é notório o instinto e inteligência invulgares, a lealdade e amizade junto do dono ou mesmo a sua coragem, determinação e robustez física. É uma raça com uma linguagem comunicativa algo diferente dos outros cães, ladram só quando se justifica e tem uma velocidade de aprendizagem superior quando comparada com outras raças.
No final do mês pode ver estes amigos de quatro patas em acção! Dê um pulo ao Jardim da Constituição e ao Cais da Solaria.
A organização deste concurso está a cargo da Associação para a Protecção do Cão de Água Português, Clube Português de Canicultura e Casa da Buba, e conta com os apoios da Câmara Municipal de Lagos e Juntas de Freguesia de S. Sebastião e Sta. Maria.
paginacao@algarvepress.net

Aljezur: Câmara apoia equipas de combate a incêndios / 2011


O corpo de Bombeiros Voluntários de Aljezur terá em actividade duas equipas de combate a incêndios (ECIN’S) compostas por cinco elementos cada, bem como uma equipa de logística de apoio a combate (ELAC) composta por dois elementos, durante todo o período crítico, que terão como missão prioritária a intervenção imediata em incêndios florestais.

As equipas estarão activas 24 horas por dia, mantendo-se no quartel ou em missão de patrulhamento pelas áreas florestais com maior probabilidade de eclosão de incêndios.
Uma vez que o subsídio diário atribuído pela Autoridade Nacional de Protecção Civil não será suficiente para fazer face às despesas com recrutamento, alimentação e demais encargos, a Câmara Municipal deliberou atribuir um apoio financeiro de cerca de 30.000€, para o efeito.
A época de incêndios está estabelecida entre 16 de Maio e 15 de Outubro.
Trata-se de facto de um investimento e esforço financeiro substancial, mas de extrema necessidade para todo o Município.
paginacao@algarvepress.net

Monchique: Festa da Natureza - "À Descoberta de um Algarve Natural"


A Associação Almargem, organiza, pelo 2º ano consecutivo o Festival da Natureza. Este evento terá lugar nos dias 16 a 22 de Maio e será o promotor do "Fête de La Nature 2011", em Portugal, tendo sofrido uma reestruturação no nome para "Festa da Natureza".

Este ano, o objectivo é envolver o máximo de entidades sediadas no Algarve, como escolas, associações ambientais, câmaras municipais, entidades públicas e privadas de modo a desenvolverem iniciativas autónomas.

As actividades têm como base realçar os valores naturais de cada concelho, permitindo desta forma sensibilizar os participantes para a protecção e conservação desses mesmos valores.

Os participantes terão à escolha passeios pedestres, de BTT, peddy-papers, actividades de educação ambiental, saídas de campo para observação de fauna e flora e muito mais.

O Município de Monchique não ficou de fora desta iniciativa e preparou várias actividades.
paginacao@algarvepress.net

Museu de Portimão em festa


Uma surpreendente exposição de esculturas, que evocam os mistérios escondidos nas profundezas dos oceanos, é um dos destaques do programa que, entre 14 e 18 de Maio, festeja o 3º aniversário do Museu de Portimão e que inclui a Corrida Fotográfica, a estreia do filme de animação “Cristalina e as histórias da água” e a apresentação da mais recente distinção do Museu de Portimão – o Prémio Mundo do Trabalho.

16 | 17 | 18 de Maio
No âmbito das comemorações do 3º aniversário e do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema “Museu e Memória”, aproveite e visite gratuitamente o Museu de Portimão…
paginacao@algarvepress.net

Lagoa: Acções para contrariar o isolamento e prevenir a dependência dos seniores


A Câmara Municipal de Lagoa no âmbito da sua politica social em matéria de envelhecimento e saúde tem vindo a promover o Projecto de Animação Sénior através da realização de actividades enquadradas no Programa LagoaSocial que define as orientações do Município de Lagoa nestas áreas.

Assim, a Câmara Municipal encontra-se a desenvolver diversos projectos e acções que visam combater o isolamento social em que se encontram muitos idosos, mas que pretendem, acima de tudo promover o bem-estar dos seniores, fomentando um envelhecimento activo e consequente melhoria da sua qualidade de vida face ao aumento da esperança média de vida.

Enquadram-se nestas actividades os Ateliês Seniores LagoaSocial, um projecto de animação sociocultural que, desde Março de 2011, se encontra a ser implementado nas freguesias do Concelho em parceria com os agentes locais, IPSS’s e Associações, ocupando de forma criativa os tempos livres dos seniores. Este projecto conta já com a participação de cerca de seis dezenas de cidadãos seniores que se mantém activos e encontram nos ateliês a oportunidade de conviver e desenvolver o seu espírito crítico e empreendedor.

A par com estas actividades, a Câmara Municipal de Lagoa, já habituou os seus prestigiosos cidadãos seniores às animadas Matines temáticas que contam sempre com a participação de centenas de idosos que se deslocam de todas as freguesias do Concelho para tardes de animação e convívio. A próxima Matine, dedicada ao tema da Primavera, decorrerá como habitualmente na Nave da FATASUL já no próximo sábado dia 14 de Maio pelas 15h00. São de salientar também as vantagens associadas ao Cartão LagoaSocial que oferece diversos benefícios a idosos em situação de vulnerabilidade económica e social. Este cartão tem como principal objectivo contribuir para a redução das desigualdades sociais estimula o acesso a bens e serviços por parte da população sénior carenciada, já com 110 aderentes.
E porque a promoção do envelhecimento activo não pode descurar aqueles que se encontram em situação de isolamento social e/ou geográfico realça-se a relevância do Serviço Teleassistência, um sistema de vigilância permanente de apoio a situações de urgência/emergência que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, numa parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.
Se está interessado em participar em alguma actividade no âmbito do Projecto de Animação Sénior da Câmara Municipal de Lagoa não hesite em contactar a Unidade de Acção Social e Saúde através da Linha Verde: 800 272 475. Seja activo e participe!!!!
paginacao@algarvepress.net

I Seminário Aquático MUNICÍPIOS DE SILVES E LAGOA DEBATEM ATIVIDADES AQUÁTICAS

Os Municípios de Silves e de Lagoa promovem no próximo dia 28 de maio o I Seminário Aquático Silves-Lagoa. A ação é dirigida a técnicos e outros agentes desportivos, e afirma-se como um importante instrumento para a formação contínua de recursos humanos nesta área.

O programa geral do seminário é composto por duas componentes, uma prática e outra teórica, que irão decorrer nas piscinas municipais de Silves e no auditório municipal de Lagoa, respetivamente.
“Hidroginástica – fundamentos básicos do trabalho com seniores”, “Proposta metodológica de aquisição, partidas e viragens das técnicas simultâneas”, “Hidrodeep coreografado” e “Hidroterapia – exercício e saúde” são as temáticas abordadas na componente prática, que estará a cargo dos formadores Rita Carvalho (instrutora de fitness especializada em Hidroginástica), Ricardo Jorge Correia (licenciado em Ciências do Desporto e treinador de natação do Imortal Desportivo Clube) e Cristino António Rodrigues (Fisioterapeuta do Louletano Desportos Clube e do Município de Loulé).
Na vertente teórica do I Seminário Aquático, Paulo Daniel Costa (treinador de alto rendimento e diretor técnico do Portinado) irá falar sobre “Modelo de organização da Escola de Natação de Portimão” e “Novas tendências mundiais na técnica de bruços”; e Joana Mendes Cruz (nutricionista e professora de Nutrição e Exercício no ISMAT) abordará a temática “Nutrição para profissionais, no treino e no geral”.
As inscrições, limitadas a 150 participantes, decorrem até ao próximo dia 27 de maio e têm um custo associado de € 20 para técnicos e de €15 para estudantes. Para mais informações os interessados poderão contactar com o Sector de Desporto da Câmara Municipal de Silves, através do telefone 282 440 270 ou com os serviços do Município de Lagoa, através do telefone 282 380 446 ou do endereço de correio electrónico susana.cruz@cm-lagoa.pt.
paginacao@algarvepress.net

Basquetebol: Harlem Globetrotters em Albufeira


Um dos maiores espetáculos mundiais na modalidade de basquetebol vai passar por Albufeira. Os ‘Harlem Globetrotters’ vão estar no Pavilhão Desportivo local, no dia 22 de maio. O jogo faz parte da tour mundial deste coletivo que, há mais de 80 anos, tem divulgado o desporto em geral e o basquetebol em particular

Durante 120 minutos, esta equipa norte-americana, conhecida internacionalmente pela habilidade dos seus jogadores e pelas suas brincadeiras em campo, promete provocar emoções fortes e arrancar muitas gargalhadas do público. Passes sem olhar, dribles desconcertantes, truques para enganar o adversário e muitas outras manobras irão proporcionar um espetáculo para toda a família, que junta o desporto ao entretenimento.
Com mais de 130 milhões de fãs em 119 países do mundo, os ‘Harlem Globetrotters’ preparam-se para conquistar o público de Albufeira, Município com fortes raízes no basquetebol. Recorde-se que há dois anos que o concelho recebe a final da Supertaça de Portugal da modalidade.
A visita dos ‘Harlem Globetrotters’ a Albufeira não se esgota neste jogo e irá incluir vários momentos de convívio com jovens praticantes da modalidade.
Bilhetes à venda na Fnac, Worten e através do site www.blueticket.pt.
paginacao@algarvepress.net

Tóssan homenageado em recital de poesia


Afonso Dias recorda artista algarvio, a 19 de maio pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. O recital vai misturar poesia, humor e alguma música
Com o intuito de assinalar os 20 anos da morte de um dos artistas regionais mais acarinhados pelo público, a Câmara Municipal apresenta um espetáculo de poesia pontuado por canções, em tributo ao mestre contador de histórias.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, vai receber no dia 19 de maio, às 21h30, um recital com Afonso Dias, intitulado “Tóssan –“…A vida é muito engraçada!...”.

A iniciativa surge em homenagem a António Fernando dos Santos, mais conhecido por Tóssan, um algarvio que dedicou a sua vida à arte, como pintor, caricaturista, ilustrador, ator, cenógrafo, humorista, poeta, decorador e gráfico.

Nascido em Vila Real de Santo António, no ano de 1918, Tóssan destacou-se pelo seu talento em contar histórias e escrever poesia sarcástica e bem humorada, que muitas vezes utilizou para censurar o antigo regime.

“A vida é muito engraçada”, costumava dizer este homem que fez da vida um exercício de liberdade plena. Descobriu a obra de António Aleixo e a si se deve, em grande parte, a recolha e publicação da obra do conceituado poeta, algarvio como ele.

Tóssan viria a falecer em Lisboa, em 1991, deixando para trás uma obra que é recordada por Afonso Dias, no ano em que se comemora os 20 anos da sua partida.

O recital, em tributo ao mestre contador de histórias, vai misturar poesia, humor e alguma música, ao longo de hora e meia de espetáculo.
paginacao@algarvepress.net

'Vamos apanhar o Teatro' visita escolas de Albufeira

ACTA desenvolve projeto de animação cultural no concelho, num total de 24 espetáculos e ateliers

Um autocarro transformado numa sala de espetáculos tem recebido a visita dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, introduzindo as artes de palco aos mais novos. “Vamos apanhar o Teatro” é o nome do projeto da ACTA, que conta com o apoio do Município de Albufeira.


Após a primeira visita ao concelho no passado mês de fevereiro, onde as atrizes apresentaram uma peça e explicaram aos participantes as técnicas teatrais utilizadas, a equipa do VATE regressa a Albufeira, de 15 a 17 de junho, para desenvolver diferentes ateliers e assistir à produção que alunos e professores prepararam em conjunto.
A ACTA- Companhia de Teatro do Algarve -está a desenvolver mais uma temporada do projeto “VATE- Vamos apanhar o Teatro” que, desde 2005, recebe o apoio da autarquia, no âmbito do protocolo estabelecido entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e os municípios da região.
Carla Dias, Luísa Gonçalves e Jeannine Trévidic viajam num autocarro de dois pisos transformado em sala de espetáculos, levando o Teatro aos estabelecimentos de ensino inscritos na iniciativa.
Durante o presente ano letivo, Albufeira vai acolher um total de 24 espetáculos e ateliers, que privilegiam os bonecos e as formas animadas (marionetas, fantoches, sombras), alguma representação e narração oral.
Após a primeira visita ao concelho no passado mês de fevereiro, onde as atrizes apresentaram uma peça e explicaram aos participantes as técnicas teatrais utilizadas, a equipa do VATE regressa a Albufeira, de 15 a 17 de junho, para desenvolver diferentes ateliers e assistir à produção que alunos e professores prepararam em conjunto.
“Consideramos de extrema importância levar o Teatro às escolas. Através do contacto com as técnicas utilizadas, dinâmicas de grupo e exercícios de expressão corporal, as crianças adquirem ferramentas de desenvolvimento social e pessoal, para além de lhes despertar o gosto pelas artes”, salienta o vice-presidente do Município, José Carlos Rolo.

Festival MED 2011

Decorre de 22 a 25 de Junho, na Zona Histórica de Loulé, a oitava edição do Festival MED, um dos mais conceituados festivais nacionais de world music.

Para além da música, este evento apresenta um conjunto de experiências culturais e a fusão das mais variadas manifestações artísticas, da animação de rua, ao artesanato, passando pela gastronomia e teatro.
Dos artistas que vão passar pelo MED este ano, estão já confirmados os nomes de GEORGE CLINTON Parliament Funkadelic, Muchachito Bombo Infierno, SEUN KUTI & EGYPT 80, Luísa Sobral, Sean Riley & The Slowriders, Lula Pena, Magnifico, AFROCUBISM, DakhaBrakha, António Zambujo, Marrokan e Pinto Ferreira.
Os bilhetes estarão à venda a partir de dia 1 de Junho no Cine-Teatro Louletano.
O bilhete diário custa 12,00 € e o passe de festival (4 dias) 40,00 €.
Mais informações em http://www.festivalmed.com.pt
paginacao@algarvepress.net

Dia Internacional dos Museus em Loulé


"Museus e Memória".

Os objectos contam a sua história" é o mote lançado para as comemorações deste ano do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de Maio.
Mais uma vez o Município de Loulé associa-se a esta efeméride.
Às 10h00 e às 15h00, o Ao Luar Teatro sobe ao palco do Pátio do Castelo com a peça "Fado de Cássima e o Canto das Mouras", em duas sessões dirigidas aos alunos do 1º Ciclo das escolas de Loulé.
Pelas 18h00, na sala polivalente da Alcaidaria do Castelo, os arqueólogos Pedro Barros e Samuel Melro apresentam o Projecto ESTELA - Sistematização da Informação das Estelas com Escrita do Sudoeste.
paginacao@algarvepress.net

UALG recebe Seminário - Caminhos do Voluntariado


O Seminário - Caminhos do Voluntariado, no dia 19 de Maio, realiza-se na Universidade do Algarve (UALG).
No âmbito das comemorações do Dia da Europa 2011 e do Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa, vai realizar-se, a 19 de Maio próximo, na Universidade do Algarve, Auditório 1.4 do Campus da Penha, o Seminário "Caminhos do Voluntariado".
A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do endereço electrónico cde@ualg.pt
paginacao@algarvepress.net

Olhão acolhe Taça da Europa de Marcha Atlética




PERCURSO
Faltam menos de duas semanas para o Algarve acolher uma das mais importantes provas desportivas de sempre. Olhão será o palco, a 21 de Maio, da 9ª edição da Taça da Europa de Marcha Atlética. Com 350 participantes oriundos de cerca de 40 países, estarão na cidade cubista alguns dos melhores atletas da modalidade.

Na Avenida 5 de Outubro, em plena baixa olhanense, atletas de renome da Rússia, Espanha, Itália, França ou Portugal, entre outros países, vão participar em cinco provas, que têm início às 07h30 e prolongam-se até às 20h30 (50 Km Sénior M, 10 Km Júnior M 10 Km Júnior F, 20 Km Sénior M e 20 Km Sénior F). A prova rainha, os 20 Km Sénior Femininos, da qual Portugal é detentor da Taça do Mundo, fecha a competição ao final da tarde. Ana Cabecinha, marchante olhanense com óptimos resultados conquistados nos últimos tempos, é uma das cabeças de cartaz da competição.

Num recinto de excelência, com vista para a Ria Formosa, o percurso dos atletas será feito numa extensão de 1 quilómetro na avenida da baixa olhanense, prevendo-se que milhões de pessoas assistam pelas televisões de todos os países participantes ao desempenho dos marchantes. Para além disso, alguns milhares terão o privilégio de assistir ao vivo, em Olhão, a esta prova de dimensão mundial.

Em ano pré-olímpico, todos os atletas da modalidade querem marcar a sua posição e começar a ser alvo de atenções já na prova de Olhão, daí que os grandes nomes da marcha europeia estejam todos confirmados para a prova que se realiza na cidade algarvia.

Esta iniciativa, que permite transformar Olhão na capital do desporto europeu, é uma organização do Município de Olhão, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Europeia de Atletismo que conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, Associação de Atletismo do Algarve e Entidade Regional do Turismo do Algarve.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis e em constante actualização no sítio www.olhao2011.com.

SB Alportel: No mês de Maio, a Primavera Jovem continua a lançar novos desafios

O fascinante mundo da moda abre as portas aos jovens são-brasenses, entre os 12 e os 18 anos, numa experiência única: um Workshop de Moda e Fotografia.

Esta iniciativa, organizada em conjunto pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela ABC Models Algarve, decorre nos próximos dias 28 e 29 de Maio, e 4 e 5 de Julho, sempre ao fim-de-semana, no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires e apresenta um plano diversificado de oferta formativa, de 12 horas.

Os jovens participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos com profissionais especializados, numa análise mais ampla sobre o mundo da moda e suas múltiplas vertentes. A Fotografia será outro tema a abordar, com a captação de imagens dos participantes para a elaboração de um book fotográfico, um elemento muito importante para a apresentação dos (as) manequins.

No final do Workshop os jovens dão provas dos conhecimentos adquiridos na passerelle do Cine-Teatro São Brás, numa Gala Final, a realizar no dia 9 de Junho.

Os jovens participantes devem efectuar a respectiva inscrição através do tel. 289 840 019, ou e-mail. juventude@cm-sbras.pt

Município de Tavira intervém nas Praias do Barril e da Terra Estreita

O Município de Tavira tem vindo a proceder a trabalhos de reposição de areias, nas praias do Barril e da Terra Estreita, em Santa Luzia, de forma a criar as condições necessárias para o uso balnear.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Botelho, deslocou-se,esta quinta-feira, dia 12 de Maio, ao local para acompanhamento das operações de restituição de areias e conservação do cemitério de âncoras, na Praia do Barril.

As intervenções, autorizadas pela Administração Regional Hidrográfica (ARH), passam pela retirada de areias, durante o período da baixa-mar, e a sua reposição ao longo da praia, assim como na reconstrução do cordão dunar.

Deste modo, as zonas balneares do concelho de Tavira, com elevada afluência turística, ficam aptas para mais uma época. A componente de limpeza foi, igualmente, considerada, através da celebração de um contrato de gestão com a empresa municipal TaviraVerde.

Vila Real de Santo António comemorou o 237º aniversário da sua fundação

Vila Real de Santo António comemorou, esta sexta-feira, o 237º aniversário da sua fundação com diversas actividades.
As comemorações tiveram início, pela manhã, com o hastear das bandeiras, seguindo-se a sessão solene no Centro Cultural António Aleixo, que iniciou com uma homenagem aos melhores alunos das escolas do concelho, seguida da entrega do Prémio Internacional de Poesia “Palavra Ibérica” a Fernando Cabrita, vencedor da edição de 2010.

No decorrer da sessão foram assinados cinco protocolos, pelo Município de VRSA, com a DECO – Associação de Defesa do Consumidor, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Universidade Aberta, o Município da Vidigueira, e com os Serviços Médicos Cubanos.
Os dois primeiros protocolos, assinados com a DECO e o IEFP têm como principal objectivo a criação de um espaço de apoio e esclarecimento ao sobre-endividado e o desenvolvimento de um Plano Municipal de Emprego em VRSA respectivamente.
O Protocolo assinado com a Universidade Aberta visa a criação de um Centro Local de Aprendizagem, assinalando o regresso do ensino superior a Vila Real de Santo António.
O momento alto da cerimónia foi a assinatura do protocolo de cooperação com os Serviços Médico Cubanos. Este protocolo integra-se na preocupação do Município em contribuir para a elevação dos indicadores de saúde, mas visa, acima de tudo, o estabelecimento de um programa, através do qual, profissionais de nacionalidade cubana, constituídos por uma equipa especializada em medicina física e de reabilitação, passarão a prestar serviços no Centro Integral de Medicina Física e de Reabilitação que a autarquia está a promover.
O referido protocolo foi assinado pelo autarca Vila-realense e pelo embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo Lerner.
Após a sessão foram inauguradas três infra-estruturas escolares e uma desportiva: a Escola Básica 1 de Monte Gordo, a Escola Básica de Santo António, o ATL de VRSA e a 2ª Fase das Piscinas Municipais da cidade.
Pelas 18h00 saiu à rua o tradicional Cortejo Histórico e Etnográfico, que percorreu as principais ruas da zona histórica pombalina, num regresso aos séculos XVIII, XIX e XX, e que culminou na Praça Marquês de Pombal, onde ao longo de todo o fim-de-semana terá lugar a Feira Iluminista.

Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal constrói Unidade de Cuidados Continuados


A Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal (ABESFA) iniciou a construção da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração naquela aldeia do Nordeste Algarvio, num investimento de um milhão e oitocentos mil euros, sendo que 59% do investimento total será financiado pela Câmara Municipal de Castro Marim e os restantes 41% pelo Programa Modelar do Ministério da Saúde, cujo prazo de execução é de 18 meses.

Trata-se de um projecto de âmbito regional, da autoria do Arquitecto José Alberto Alegria, que está a ser desenvolvido num terreno anexo ao Centro Multiusos do Azinhal, com uma área de quase 9.000 m2, cedido pela Autarquia. A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração prevê a existência de espaços de convívio e dois pátios de influência arquitectónica mediterrânica, nos quais vão ser construídas três alas de quartos: dez quartos individuais de internamento, dez quartos duplos de internamento, um quarto individual de isolamento e um quarto de pessoal de serviço.


O piso inferior do edifício é composto por uma zona de serviços, designadamente a cozinha, refeitório, lavandaria, instalações sanitárias e instalações técnicas.

Para a Associação de Bem-Estar Social da Freguesia do Azinhal, o equipamento que está a ser construído pela empresa Ramos e Catarino, S.A representa um marco na qualidade e na excelência da prestação de cuidados de saúde no concelho de Castro Marim e no Algarve, nomeadamente, ao nível do internamento, conferindo a dignidade e o respeito que os idosos devem merecer por parte de todos aqueles que têm responsabilidades em política social.

Autarquia apoia Bombeiros Voluntários de Alcoutim



A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou ontem em reunião de câmara um apoio de 17.462,90 euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim.

O subsídio vai garantir o funcionamento do DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) para o ano de 2011.

São sete bombeiros voluntários a trabalhar no DECIF, que se mantém atuante de 15 de Maio a 15 de Outubro.

Em toda a área concelhia de Alcoutim encontra-se uma extensa paisagem de pinheiro manso e esteva. As altas temperaturas atingidas no verão e uma serra íngreme e de difícil acesso não facilitam o trabalho dos bombeiros que têm de redobrar os seus esforços por esta altura.
paginacao@algarvepress.net