sexta-feira, 17 de junho de 2011

Autarca de Olhão fala da estratégia para o futuro no Dia da Cidade

A voz inconfundível de Viviane e o ritmo frenético dos Íris marcaram as comemorações do Dia da Cidade de Olhão. Nesta ocasião de festa foram também distinguidos funcionários camarários e olhanenses ilustres que têm projectado o nome de Olhão, entre muitas outras actividades que serviram para assinalar a data.

No dia em que Olhão honrou aquela que foi a grande revolta dos olhanenses contra os franceses, a 16 de Junho de 1808, a cidade cubista esteve em festa. Foi há 203 anos, no Largo da Igreja Matriz, que os homens de Olhão deram o grito de revolta que até hoje é assinalado com fervor. Foi também nesse ano que a localidade foi elevada a Vila de Olhão da Restauração por Decreto Régio. Nasceu assim o Dia da Cidade, que até hoje se assinala com pompa e circunstância.

A dedicação à causa pública dos funcionários camarários com 25 anos de serviço foi distinguida, o mesmo acontecendo com outros representantes do concelho, como a deputada municipal Joana Soares, o atleta Jorge Costa ou o treinador e jornalista Humberto Gomes. Também os jovens estudantes do concelho com os melhores resultados no último ano lectivo foram reconhecidos.

Em dia de festa, o autarca Francisco Leal falou das dificuldades que o concelho atravessa mas também da confiança no futuro e de projectos estratégicos para desenvolver o município. “O nosso concelho não está imune à crise, vivemos momentos difíceis, talvez os mais difíceis dos últimos 30 anos. As receitas diminuíram, a actividade imobiliária quase desapareceu nos últimos três anos”, constatou o autarca, para adiantar que, apesar das dificuldades, o executivo “dotou o concelho das melhores estruturas, graças a uma gestão rigorosa”.

Com 2,5 milhões de euros de fundos comunitários para gerir, a que se junta a comparticipação municipal, há vários projectos em marcha, como por exemplo as obras que estão a decorrer na Escola EB1 de Moncarapacho, as intervenções na zona histórica que vão embelezar e ligar os vários largos típicos, onde se inclui a colocação de arte urbana representando as lendas olhanenses. Para esta zona está já a ser construído um plano de pormenor.
O Município, referiu Francisco Leal, continua a trabalhar para o bem do concelho: exemplos disso são a construção da variante Norte à cidade de Olhão, a aguardar o resultado do estudo de impacte ambiental; ou as obras do Programa Polis, que trarão importantes transformações para o concelho. Na zona ribeirinha de Olhão vão ser criadas condições para a realização de grandes eventos, nessa mesma zona será criada um percurso pedonal, até à antiga lota, com cerca de 1 km. Serão ainda recuperadas a zona ribeirinha da Fuseta e a praia dos Cavacos, criando-se assim um novo local balnear no concelho.
Francisco Leal salientou que o Município tem conseguido procurar todos os fundos comunitários que possam trazer benefícios ao concelho, como aconteceu com a criação do GAC do Sotavento Algarvio, sediado em Olhão e que permite apoiar os pescadores de toda esta zona do Algarve.
Na Fuseta, a barra já construída não satisfez os homens do mar e o presidente da Autarquia é da mesma opinião: “Não acreditamos numa barra assente em areia, a barra tem de ser construída com esporões”, defendeu Francisco Leal, perante o olhar de aprovação de muitos dos convidados presentes na Sessão Solene.
O edil referiu ainda a recente criação da empresa municipal AmbiOlhão, para gerir as águas, resíduos sólidos e urbanos do concelho, que espera seja um exemplo de bem saber fazer. Francisco Leal falou de “um concelho com estratégia”, referindo: “Temos em curso um plano de desenvolvimento sustentável para 2025. A isto chama-se ter visão de futuro!”, disse o autarca, acrescentando que outro documento essencial para os próximos anos no concelho, o Plano Director Municipal, está em desenvolvimento, assim como o plano de pormenor da zona do Brejo, onde ficará localizado o grande pulmão verde de Olhão.
No Dia da Cidade, o Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, referiu, durante a Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Município, que “Olhão é um concelho que aposta no futuro, e a homenagem a olhanenses jovens e menos jovens é a prova de que há orgulho nos filhos da terra. Este é um dia importante, em que se assinala o poder local, uma grande conquista”, ressalvou o representante do Governo na região.
Já o presidente da Assembleia Municipal de Olhão, Filipe Ramires, referiu as várias dificuldades que o futuro pode trazer ao concelho e recordou os actos heróicos dos olhanenses que, ao logo dos séculos, têm sabido superar as maiores dificuldades.
No dia em que Olhão esteve em festa, foi feita uma homenagem aos Heróis da Restauração de 1808, atribuídos novos topónimos no concelho, entregues coletes de salvação aos profissionais do sector das pescas e inauguradas uma exposição do Centro de Pintores Olhanense e a sede do Clube de Caça e Pesca Cavaquense.
Nas noites de 15 e 16 de Junho, a baixa de Olhão também esteve animada com milhares de pessoas a assistirem aos concertos dos Íris e de Viviane. Amanhã, sábado, e ainda no âmbito das comemorações do Dia do Município, o grupo de teatro A Gorda apresenta, também no Jardim Pescador Olhanense, a peça “Mê Menine, e o tê Pai?” a partir das 22h00.


Distinções:

Medalha de Bons Serviços e Dedicação – Grau Ouro
Funcionários com 25 anos de serviço
- Augusto Lúcio Cavaco
- Jorge Manuel Reis Guerreiro Santos
- Feliciano Viegas Tavares
- José Evangelista Correia
- Mário Gonçalves Evaristo Correia

Medalha de Bons Serviços e Dedicação – Grau Bronze- Deputada Municipal – Joana Maria Marcelino Soares


Medalha de Mérito – Grau PrataÁrea do Desporto
- Atleta Jorge Costa – Medalha de Mérito Grau Prata
- Humberto Gomes – Medalha de Mérito Grau Prata

Melhores Alunos:10º Ano – Diogo Gomes
11º Ano – André Parra
12º Ano – Vasco Cardoso
Melhor Aluna – Média dos 3 anos: Ana Sofia Fernandes

Exploração de Feldspatos no Concelho de Monchique

A Sessão Pública de Esclarecimento sobre a Exploração de Feldspatos no Concelho de Monchique, realiza-se Quinta-feira, 23 de Junho,. às 15 h, na Caixa Agrícola de Monchique, organizado pela Câmara Municipal de Monchique.

Com Intervenções de Eduardo Duarte, do Município de Monchique, Carlos Caxaria, Subdirector da Direcção Geral de Energia e Geologia e Carlos Sousa da Universidade do Algarve.

O objectivo é a divulgação e recolha de informação relacionada com a potencial exploração de minerais no concelho de Monchique e avaliação das consequentes vantagens e desvantagens económicas, sociais e ambientais.
Veja: http://www.cm-monchique.pt/portal_autarquico/monchique/v_pt-PT/pagina_inicial/noticias/sess%C3%A3o+feldspato.htm
Os moradores da zona afectada e envolvente estão "altamente preocupados", afirmando, através de nota de imprensa, que vão "continuar a manifestar o nosso "NÃO" claro à exploração mineira no Concelho de Monchique".

“Champimóvel: O Futuro da Ciência” em Castro Marim

Numa iniciativa da Fundação Champalimaud, com o apoio do Ministério da Educação e da Câmara Municipal, o projecto “Champimóvel – O Futuro da Ciência” vai estar no Parque de Estacionamento, na vila de Castro Marim, de 11 a 15 de Julho.

O “Champimóvel – O Futuro da Ciência” é um projectivo educativo que propõe uma viagem em 4D ao fascinante corpo humano, com a duração aproximada de 25 minutos, durante a qual o visitante pode testemunhar os problemas mais relevantes e mais contemporâneos da ciência médica, tais como células estaminais, as nanotecnologias, o ADN e a terapia genética.

Nos dias 11 e 12 de Julho, a mostra animada e interactiva apresentada num simulador móvel em forma de cápsula é dirigida, especialmente, à comunidade escolar.

Nos restantes dias, as visitas serão alargadas ao público em geral, mediante inscrições prévias no Gabinete de Apoio ao Munícipe ou na Biblioteca Municipal de Castro Marim.

Promover o conhecimento científico e captar a atenção das novas gerações para o mundo da ciência e da investigação, descobrindo talentos neste domínio, é o grande objectivo do Champimóvel.

Comemorações do Dia do Município em Castro Marim

A Câmara Municipal de Castro Marim comemora o feriado municipal, dia 24 de Junho, com um diversificado programa de animação cultural e musical, em especial dirigido à juventude, procurando também fazer desta efeméride uma reflexão consciente e empenhada sobre a longa história e o futuro deste promissor concelho.

O programa de comemorações do Dia do Município, que decorre de 22 a 25 de Junho, tem início com uma deliciosa peça de teatro, “Elas sou Eu”, no auditório da Biblioteca Municipal, já na noite de quarta-feira.

A anteceder o feriado municipal, na noite de 23, haverá um Grande Arraial de São João, na Praça 1º de Maio, com a participação da Marcha do Rancho Folclórico do Azinhal, do Grupo Etnográfico de Castro Marim e o Grupo Coral de Altura.

No dia 24 de Junho, os festejos começam com a Alvorada pela Banda Musical Castromarinense, seguindo-se o hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho. Às dez da manhã, terá lugar uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, que será celebrada pelo Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas.

Uma hora depois, as comemorações oficiais têm lugar no auditório da Biblioteca Municipal com a realização da Sessão Solene e a atribuição de distinções municipais a personalidades do concelho, que se têm destacado na vida pública.

Uma hora depois, as comemorações oficiais têm lugar no auditório da Biblioteca Municipal com a realização da Sessão Solene e a atribuição de distinções municipais a personalidades do concelho, que se têm destacado na vida pública.


Entre as 17.00 e as 23 horas chegam as “Tardes Digitais”, no Revelim de Santo António, dedicadas aos mais jovens, com Consolas PS3, Xbox 360, Nintindos wii e, ainda, torneio Evolution Soccer.
Ao cair da noite, o Revelim de Santo António é invadido pela música jovem: primeiro, os sons e os tons da música dos Allmariados; às 22.30, um concerto com o grupo Virgem Suta e a finalizar o dia temos After Hours com o conhecido DJ Sérgio Delgado.
A encerrar as comemorações do feriado municipal, dia 25 de Junho, às 19.30 horas, haverá um concerto no Castelo da Vila com a Banda Musical Castromarinense, no âmbito do programa “Filarmónicas nos Monumentos”, promovido pela ARFA e Direcção Regional de Cultura do Algarve.
Entre as 17.00 e as 23.00 horas voltam as “Tardes Digitais”.

Mercadinho do Sal apresenta sal "saudável e tradicional", em São Brás de Alportel

Dia 18, entre as 09h00 e as 13h00, revela diversos tipos de sal, suas aplicações e benefícios.
Em Portugal, os principais centros de produção de sal encontram-se na região de Aveiro e Algarve. A extracção de sal é uma actividade de origens remotas, que todos os anos se repete nas salinas do sotavento litoral.

Este produto, utilizado ao longo dos séculos como conservante alimentar, permanece nos dias de hoje em todos ou quase todos os cozinhados. O Sal pode ser produzido em diversas formas: sal não refinado (sal grosso, sal marinho ou flor de sal) ou sal refinado e iodado. Intensidades que se medem nas quantidades utilizadas, bem como no sabor dos alimentos confeccionados…
Um dos produtos mais conhecidos é a Flor de Sal, resultante da recolha manual e diária da fina película de cristais de sal que se formam à superfície da água, devido à evaporação, com um instrumento apropriado que permite não tocar no fundo do tanque. Um sal 100% natural que retém todos os benefícios do mar, sem agentes branqueadores e antiaglomerantes. A Flor de Sal algarvia é das mais conceituadas a nível internacional, como comprova a certificação de alta qualidade atribuída a este sal pela associação francesa Nature & Progres.

Workshop - “Iniciação à Mediação de Conflitos em Contexto Escolar”

A pensar no enriquecimento dos técnicos que trabalham na área da educação ou das ciências humanas desenvolvemos o Workshop “Iniciação à Mediação de Conflitos em Contexto Escolar”. Decorre nos dias 18 e 25 de Junho de 2011 das 9h-13h/14h-17h, num total de 14 horas, no InterEgos.

Cada vez mais se investe na constituição de equipas multidisciplinares no sistema educativo e por sua vez, os olhares centram-se nas mesmas, como resposta para a resolução dos conflitos que surjam nesse contexto, daí a crescente importância de enriquecer os técnicos com as ferramentas necessárias.
A Mediação Escolar implica que todos os elementos da comunidade educativa possam intervir de modo a serem ouvidos, numa mudança de cultura e de hábitos de resolução de conflitos. Esta nova forma de lidar com o conflito é necessária às diversas componentes da nossa vida, pois ele é inerente às relações entre pessoas e entre grupos.
Procura-se a descoberta de habilidades individuais e em grupo, para uma resolução pacífica e criativa dos conflitos.
A aplicação de medidas, como os processos disciplinares ou as sanções, não dá uma resposta adequada, pois gera insatisfação nos intervenientes, desgastando-os emocionalmente.
Abordar os conflitos escolares através da Mediação permite criar um sistema onde o conflito é encarado como natural, sendo dado protagonismo aos intervenientes para que o possam resolver.
A inscrição tem o preço de 50 euros (sem almoço) ou 60 euros (inclui almoço para os dois dias de formação).
As inscrições estão limitadas a 12 participantes, para reservar o seu lugar pode fazer a pré-inscrição através do nosso contacto telefónico: 282 495 447 TLM: 969 041 780 ou do nosso e-mail: interegos@gmail.com.
Na sua inscrição deve fornecer os seguintes dados: Nome Completo, Profissão, BI/CC, NIF e Contactos (telefone e morada). Deve ainda informar se pretende inscrever-se nos almoços de trabalho. O pagamento da formação poderá ser formalizado no nosso centro no dia de inicio de Formação.

Santaluziense organizou 22ª. Maratona de Futsal

O Clube Recrio e Desporto Santaluziense, iniciou a época das maratonas, com a organização da 22ª. Maratona de Futsal. O público marcou presença em grande número, durante as mais de vinte e quatro horas e, no jogo da final, a Pizzaria Honorto's venceu a equipa do Snack-Bar o Pombinho/Elotrogilão, por 5 - 2, sagrando-se vencedora da Maratona.

Emílio Campos, Presidente da direcção, disse-nos que a Maratona do Santaluziense era a melhor do concelho, “por isso arranjamos este slogan. Felizmente tudo correu bem. Os espectadores souberam estar dentro das normas e dentro do recinto de jogo, não houve qualquer atrito.

Temos uma grande equipa de trabalho e todos deram o seu melhor. A próxima época de futebol, agora na primeira distrital, estamos a trabalhar nisso pois queremos continuar a dignificar a nossa terra”
A classificação final foi a seguinte:
1º. Pizzaria Honorto's
2ª. Snack-Bar o Pombinho/Elotrogilão
3ºClss- Atalaia
4ªClss- Arraial / Talho Fresco
Outros prémios:
Melhor marcador - Hugo Figueiredo - Atalaia
Melhor guarda redes – João - Pizzaria Honorato`s
Equipa disciplina - Multifrequência / Taberna Martins
Jogador revelação - Pedro Soares - Café Arcada
Melhor jogador da Final - Rui Santos - Snack Bar o Pombinho / Electrogilão
Melhor jogador da Maratona - Cláudio Rosa - Pizzaria Honorato`s
Jogador Fair Play – Bruno - Luz Car / Casa Paixão / Abílio Justo
Jogador mais novo – Martins - Multifrequência / Taberna Martins
Jogador mais velho - Rogério Soares - Café Arcada
Jogo mais emotivo - Snack bar o Pombinho vs Arraial/Talho Fresco

Geraldo de Jesus

Faro: TANGO EM DESTAQUE

No âmbito da tournée europeia de Alexandre Bellarosa e Katia Rodrigues, Faro recebe entre o dia 26 de Junho e o dia 3 de Julho diversos espectáculos e iniciativas relacionadas com o tango protagonizadas por este par de dançarinos e coreógrafos.

Do programa constam as seguintes actividades:
26 de Junho | 18h00 - espectáculo “Momentos Sublimes”
Local: Conservatório Regional do Algarve. Este espectáculo conta também com a participação musical de Vítor Silva, Isabel Frade e Kristino.

27 de Junho a 2 de Julho | 18h45 às 20h00 – Workshop de Tango
Local: Biblioteca Municipal de Faro – A frequência deste workshop obriga a uma inscrição prévia. As inscrições deverão ser feitas na Biblioteca Municipal

30 de Junho – 22h00 – espectáculo “Tango nos Claustros”
Local: Museu Municipal de Faro

2 de Julho – 21h30 – Tango e Fado
Local: Cinema Ossónoba - Estoi

3 de Julho – 17h30 – Cocktail – Momento de confraternização entre Alexandre Bellarosa e Katia Rodrigues e professores e alunos do workshop.
Local: Ginásio Clube de Faro

Este conjunto de iniciativas são uma organização do Ginásio Clube de Faro e do Centro Cultural Algarve e Alentejo de são Paulo (Brasil) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro

Noites de sexta-feira animadas em Portimão

Durante o Verão, e à sexta-feira à noite, a Câmara Municipal de Portimão vai promover um programa de animação musical na zona comercial da cidade, no âmbito da carta compromisso assinada entre a autarquia, a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve e a ACP – Associação Comercial de Portimão para dinamizar o comércio local e atrair um maior número de visitantes ao centro da cidade.

As associações de comerciantes locais sensibilizaram desde já os seus associados para o alargamento do horário de funcionamento das lojas à sexta-feira, até às 23h00, como forma de integrarem e melhor usufruírem desta iniciativa, que arranca já amanhã, 17 de Junho a partir das 21h30, com animação itinerante pelo Conservatório de Música de Portimão, entre a Rua Infante D. Henrique e a Alameda da Praça da República, local onde actuarão também o artista Victor Miguel e o Rancho Folclórico da Ladeira do Vau.
Na próxima sexta-feira, dia 24 de Junho, será a vez de actuarem o Duo Tá Demais e o Grupo de Música Popular “Os Barlaventinos”, também na Alameda e a partir das 21h30.