sábado, 21 de novembro de 2009

Faro: LIGEIRO DESPISTA-SE E EMBATE EM CAMIÃO CISTERNA

Um camião municipal teve de deitar pó-de-pedra sobre a espuma lançada antes pelos Bombeiros Municipais sobre o combustível derramado, na sequência do embate.
Não há a registar acidentes pessoais, mas o estado em que ficou o depósito de gasóleo do camião cisterna pode-se avaliar como ficou o ligeiro (frente totalmente destruída).



Mais uma vez, Bombeiros Municipais e Voluntários de Faro em estreita colaboração.
Um veículo ligeiro embateu esta tade, cerca das 15h00, num camião cisterna da BP, perto da estrada de acesso do Cais Comercial de Faro à estrada da Zona Insdustrial do Bom João, junto ao polígono dos depósitos de combustíveis da BP e Galp, provocando somente danos materias nas duas viaturas.
O jovem condutor farense (cerca de 20 anos), que não quis prestar declarações por se encontrar bastante abalado com o acidente, acompanhado de outro amigo, despistou-se e atravessou uma "ilha" de separação da estrada que dá acesso do Cais Comercial de Faro à nova estrada da Zona Industrial do Bom João, junto ao polígono dos depósitos de combustíveis (BP e GALP) do Bairro da Horta da Areia, indo embater, já na faixa contrária, no depósito de gasóleo de um camião cisterna (vazia) da BP, que, apesar de ser reforçado em aço inox, não aguentou o embate e acabou por perder todo o combustível (cerca de 240 litros), abastecido logo pela manhã.
Do acidente não há a lamentar danos pessoais nos dois ocupantes do ligeiro nem no consutor do camião cisterna, mas os danos materiais foram avultados. O depósito de gasóleo do Camião Cisterna ficou totalmente destruído com o embate, o mesmo acontecendo com o ligeiro - Renault Megane - com cerca de dois anos, cujas imagens não possuímos porque a viatura foi de imediato rebocada para evitar a obstrucção total da via pública.
No local compareceram três viaturas do Bombeiros Municipais de Faro, com 8 Bombeiros, 1 viatura dos Bombeiros Voluntário de Faro, com cinco Bombeiros, uma máquina de arrastos e um camião municipal com pó de pedra, dois agentes da PSP apoiados por três viaturas para controle e corte de trânsito de acesso das vias de acesso ao local do acidente.
Os agentes da PSP no local não quiseram adiantar as causas do despiste, mas não foi colocada de parte algum excesso de velocidade no local - uma curva acentuada.

INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE NATAL NO CONCELHO DE FARO


A iluminação de Natal na Baixa de Faro e freguesias do Concelho vai ser inaugurada hoje dia 21 de Novembro (Sábado), pelas 17h30 minutos. A ligação simbólica decorrena Praça da Pontinha e contará com a presença do Executivo Municipal de Faro e demaisentidades oficiais. Todos os Farenses estão convidados a comparecer nesta cerimónia e,desse modo, a abrilhantar a entrada na época natalícia.
A colocação da iluminação de Natal deste ano resultou de um protocolo assinado com a Acral – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.Com este protocolo, visa-se conceber um projecto partilhado, envolvendo uma Associação com indiscutível mérito em organizações semelhantes, dando continuidade àqualidade alcançada nos últimos anos e aplicando de forma mais criteriosa os recursos. Por outro lado, importa salientar a importância da iluminação de Natal enquanto factor deatracção de população e turistas à cidade e às suas zonas comerciais, sendo expectávelque tal factor promova um impulso económico positivo durante o período natalício.
ZONAS ABRANGIDAS PELA ILUMINAÇÃO DE NATAL:- Rua D. Francisco Gomes, Rua Pé da Cruz, Rua Vasco da Gama, Rua de Portugal, Largo Terreiro do Bispo, Rua Ivens, Rua Tenente Valadim, Rua da Marinha, Rua Baptista Lopes, Rua Filipe Alistão, Travessa da Mota, Rua 1.º de Maio, Rua Conselheiro Bívar, Rua Ferreira Neto, Rua José Estêvão, Rua Castilho (parte desta rua), Rua Rebelo da Silva, Travessa Marques da Silva, Rua Manuel Belmarço, Rua Pinheiro Chagas, Avenida 5 de Outubro, Rua Mouzinho de Albuquerque, Jardim Manuel Bívar, coreto, Praça Ferreirade Almeida, Praça Alexandre Herculano, Obelisco, iluminação do presépio, edifício doMercado Municipal e as principais entradas da cidade (junto ao Estabelecimento Prisional), rotunda de Olhão e entrada de Faro (junto ao Modelo).
ZONAS RURAIS ABRANGIDAS:- Montenegro – Largo do Povo, Rua Egas Moniz e Rua Júlio Dinis;- Conceição – Rua 25 de Abril e Largo da Igreja;- Santa Bárbara de Nexe – Artéria principal, Mata Lobos e Bordeira; - Estoi – Largo da Liberdade, Largo Ossónoba e artéria principal;- Freguesia de São Pedro – Mar e Guerra, Patacão, Arneiro e Estrada Sr.ª da Saúde(junto à antiga escola primária).

Hospital de Faro organiza Semana de Luta Contra a Sida



A Equipa multidisciplinar da Consulta de Imunodeficiência do Hospital de Faro associa-se às comemorações do Dia Mundial de Luta contra Sida promovendo um conjunto de actividades direccionadas para a população entre os dias 26 de Novembro e 2 de Dezembro.
Sob o lema “Prevenção e Não Descriminação”, as actividades decorrem no hall principal do edifício das Consultas Externas onde uma unidade móvel realizará rastreios gratuitos (dias 26 e 27, entre as 14 e as 17 horas) e será disponibilizada informação especializada sobre o VIH/Sida. No mesmo espaço pode ainda ser vista uma exposição de posters elaborados pela equipa multidisciplinar ou deixar uma mensagem no Mural de Expressão Livre.
A sessão de abertura da semana de actividades está agendada para o dia 26, pelas 10:00 horas no auditório do Hospital, e conta com a presença da Dra. Helena Ferreira, Coordenadora do Programa de Prevenção e Controle da Infecção pelo VIH/SIDA.
Às 10:15 horas tem lugar a apresentação de vários projectos e instituições de apoio e de intervenção, tais como o “Projecto Madalenas” do MAPS, a “Residência Viva” do SCM de Vila Real de Santo António ou a Liga portuguesa Contra a Sida.
No dia 2 de Dezembro, às 10:00 horas, tem lugar no auditório do Hospital a apresentação do Protocolo «Terapêuticas Combinadas IDT» estabelecido entre o Hospital de Faro e o Instituto da Droga e Toxicodependência.
A iniciativa conta com as presenças do Dr. Rui Lourenço, Presidente da ARS Algarve IP, da Dr.ª Ana Paula Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro EPE, da Dra. Helena Gomes, Directora Clínica do Hospital de Faro, do Dr. António Camacho, Delegado Regional do IDT e da Dr.ª Paula Fonseca, Responsável pela Consulta de Imunodeficiência do Hospital de Faro.
As comemorações terminam com uma largada de balões, por volta das 11:30 horas, no largo da Consulta Externa de Pediatria.

Atletismo: ANA CABECINHA VOLTA A COMPETIR


Ana Cabecinha e Paulo Murta, inseparável técnico da atleta do COP


A marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão (COP), volta a competir 6 meses depois da Taça da Europa de Marcha, onde ficou na 13ª posição, após a lesão que a impediu de participar no Campeonato do Mundo de Berlim em Agosto, a atleta foi submetida a uma nova intervenção cirúrgica à hérnia inguinal (direita) no início do passado mês de Setembro.
Agora depois de 12 semanas de recuperação e de treino volta à competição, regressando a marchar no próximo dia 28 de Novembro no Troféu “Espada Toledana” na cidade de Toledo (Espanha) que é património mundial, è uma prova com muito prestígio no calendário espanhol, este ano realiza-se a XXII Edição.
A participação da Ana Cabecinha em Toledo propõe-se essencialmente a um contacto com a competição 6 meses depois, a prova de 5km visa a melhoria de forma para as próximas competições nacionais e internacionais, nomeadamente o Campeonato de Portugal (Estrada) que este ano se realiza na cidade de Olhão a 21 de Fevereiro de 2010, assim como as grandes competições da época, a Taça do Mundo de Marcha em Maio (Chihuahua - México) e para o principal objectivo da presente época o Campeonato da Europa em Julho (Barcelona - Espanha).
Mais informações poderão ser obtidas no site da competição http://www.clubatletismotoledo.net/