terça-feira, 27 de setembro de 2011

Novo Posto de Turismo de Portimão já abriu as portas em pleno centro da cidade

O Dia Mundial do Turismo, que se comemora hoje, foi a data escolhida para a entrada em funcionamento do novo Posto de Turismo de Portimão, localizado em pleno centro histórico da cidade. Na cerimónia de inauguração, o presidente da ERTA - Entidade Regional de Turismo do Algarve, António Pina, elogiou a oferta multifacetada ao dispor neste equipamento, sublinhando que “não basta convidar os turistas para nos visitarem, temos que lhes oferecer espaços de acolhimento com esta excelência”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, o Posto de Turismo agora inaugurado “possui uma localização privilegiada e poderá trazer um grande contributo para atrair pessoas para esta zona, sendo que a actividade turística continua a reunir um enorme potencial, capaz de nos tirar desta profunda crise”. Situado na Rua 5 de Outubro, nº 10, o novo espaço será um dos principais canais de informação da ATP - Associação Turismo de Portimão, entidade que tem como principal responsabilidade a promoção e animação turística deste destino, assumindo também uma abordagem comercial, nomeadamente pelas valências que passa a prestar e que realçam a identidade, produtos e serviços do município. O Posto de Turismo funciona num edifício nobre, recentemente recuperado e dotado de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando a obtenção de informações, a aquisição de um ‘souvenir’, a leitura de diversas publicações ou a aquisição de bilhetes para espectáculos e outros eventos, além de facultar vários guias e folhetos promocionais. Dispõe de dois balcões de atendimento e uma área de lazer, onde está incluído um posto de internet para utilização por parte dos turistas e um ecrã para projecção de imagens do município, tendo também uma zona promocional de vinhos do Algarve e outra para exposição e comercialização de ‘merchandising’ da ATP e dos seus associados. No horário de Inverno, o Posto de Turismo de Portimão abre todos os dias, incluindo feriados e fins-de-semana, com o seguinte horário: segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 19h00; sábados, domingos e feriados das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Com a abertura do novo equipamento, foi desactivado o Posto de Turismo que até ao momento funcionava na Avenida Zeca Afonso.

Alcoutim recebeu 2º curso pós-graduado de Diabetologia

Alcoutim recebeu cerca de 30 médicos para uma formação graduada em Diabetologia. O curso, que teve lugar na Estalagem do Guadiana, decorreu nos dias 23 e 24 de setembro e foi organizado pela Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e de Apoio Diabético do Algarve (A.E.D.M.A.D.A.).
A formação foi direcionada a médicos de clínica geral que exercem no Algarve, envolvidos na problemática das pessoas com diabetes. Segundo a Associação dos Diabéticos do Algarve, este curso tinha como principais objetivos a divulgação do trabalho realizado regionalmente no âmbito da Diabetologia, o envolvimento da Medicina Geral e Familiar e o debate sobre temas considerados atuais no campo.
O evento contou com a colaboração, pelo segundo ano consecutivo, do Município de Alcoutim e a presença do médico e autarca, Dr. Francisco Amaral.

INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE BIODIVERSIDADE DO BARRANCO DO VELHO

É inaugurada no próximo sábado, 1 de Outubro, pelas 10h00, a Estação de Biodiversidade do Barranco do Velho, uma iniciativa inserida no programa “11 Caminhos + 1 – Percursos da Biodiversidade”, no âmbito das comemorações do centenário da Universidade de Lisboa.
Segue-se, até às 13h00, uma visita guiada por estes caminhos, coordenada por José Rosa Pinto, botânico colaborador do herbário da Universidade do Algarve, especialista na flora algarvia. A concentração dos participantes será na Igreja do Barranco do Velho (10h00)
A actividade é gratuita e sem necessidade de inscrição. Mais informações através de bioeventos2010@museus.ul.pt ou 91 951 56 93 / 96 697 22 05. “11 Caminhos + 1 - Percursos na Biodiversidade” é um das iniciativas inseridas no programa Bioeventos, iniciado em 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, e é constituído por um conjunto de iniciativas que pretendem divulgar e promover a conservação da Biodiversidade em Portugal. Este programa é promovido pelo Museu Nacional de História Natural e pelo Centro de Biologia Ambiental, entidades da Universidade de Lisboa dedicadas à investigação, conservação e divulgação da biodiversidade. fotos google

II Maratona do Algarve afirma-se no panorama internacional

Faro recebe no próximo dia 9 de Outubro a II Edição da Eco-Maratona do Algarve. Trata-se de prosseguir a aposta da autarquia, da Xistarca e da Associação Emoção Está no Ar na afirmação da cidade de Faro no roteiro das grandes maratonas populares que se realizam regularmente nas grandes capitais e principais centros turísticos. A estratégia delineada já está a colher frutos e nesta segunda edição a prova conta com a inscrição de mais de uma centena de atletas estrangeiros (75 espanhóis, 15 suecos e diversos de outras nacionalidades).
Todas as provas inseridas no programa têm a partida e chegada marcada para a Pista de Atletismo de Faro. Os promotores desta iniciativa, que conta também com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Algarve, estão profundamente empenhados em receber uma participação massiva de atletas populares, portugueses e estrangeiros. Nesta segunda edição a organização incluiu no programa mais uma prova de Meia-Maratona, uma Mini Corrida ("FUN RUN") e a Maratona a dois. Na Maratona do Algarve serão salvaguardados todos os princípios da sustentabilidade e preocupações ambientais, num compromisso por um mundo melhor, mais ecológico e cuidado. Provas em que se poderá inscrever: --> Maratona --> Maratona a Dois --> Meia Maratona --> Mini Maratona de 6 ou 10 km. Para mais informação: www.algarve-marathon.com

FNESPC COM NOVO PRESIDENTE

RUI NOVAIS DA SILVA QUER DEBATER DIPLOMA SOBRE A ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR COM O MINISTÉRIO DA EDUAÇÃO E CIÊNCIA A Federação Nacional do Ensino Superior Particular e Cooperativo (FNESPC), órgão que representa 96 associações académicas de todo o país, tem, desde a semana passada, um novo presidente – Rui Novais da Silva, aluno da Universidade Portucalense (UPT). Preocupado com o cenário de grave crise económica que afecta o país e, consequentemente, muitas das famílias dos estudantes do ensino superior privado, o novo representante máximo da FNESPC considera prioritária a garantia de apoios aos estudantes mais carenciados.
“Há um diploma sobre a Acção Social Escolar em relação ao qual o Ministério da Educação e Ciência já mostrou abertura para debater e estaremos atentos, tendo em vista a defesa dos interesses dos estudantes”, afirma Rui Novais da Silva. O mesmo responsável acrescenta ainda ter como objectivo garantir aos estudantes que representa um acompanhamento mais próximo dos seus problemas. “Consideramos que a responsabilidade e dinamismo são qualidades obrigatórias para assegurar uma representação estudantil mais sólida e uma participação activa na defesa da qualidade no Ensino Superior ”, refere. Para Paula Morais, vice-reitora da UPT, a eleição de Rui Novais da Silva para a presidência da FNESPC acrescenta prestígio, mas também um compromisso perante os alunos do Ensino Superior Privado e Cooperativo. “O facto de ser um aluno da UPT a presidir aos interesses de um universo de mais de 90 mil estudantes portugueses é sinónimo de prestígio para a nossa casa e um dever de empenho, acção e determinação na defesa dos interesses, dos direitos e dos deveres de todos os alunos que frequentam instituições de ensino superior privado do país”, realça. Criada em Dezembro de 1997, o objectivo da fundação da FNESPC foi o de criar uma estrutura inter-associativa do subsistema Particular e Cooperativo, de forma a optimizar o funcionamento das diferentes Associações Académicas e Associações de Estudantes, com vista a facilitar o relacionamento com as diferentes Instituições que tutelam ou se relacionam com os estudantes deste subsistema de Ensino Superior.