segunda-feira, 15 de março de 2010

MENSAGEM QUARESMAL DO BISPO DO ALGARVE


D. Manuel Quintas

Meus caros diocesanos

o tempo litúrgico que estamos a iniciar, proporciona-nos, anualmente, a oportunidade para uma revisão de vida mais profunda em ordem à conversão pessoal e à celebração do mistério central da nossa fé: a morte e a ressurreição de Cristo.
A conversão pessoal será tanto mais autêntica, quanto mais se inspirar na escuta mais prolongada da Palavra de Deus e na resposta aos seus apelos; no encontro pessoal e mais íntimo com Cristo, pela oração; na partilha solidária e fraterna com os mais necessitados.
Continuamos mergulhados numa crise que tarda em passar, se bem que o seu fim tenha sido anunciado por diversas vezes. As suas consequências continuam a fazer-se sentir com o aumento do desemprego, inclusivamente entre nós, e o consequente reflexo no seio de inúmeras famílias.
O fundo diocesano criado com a renúncia quaresmal de 2009, tem sido aplicado integralmente pela Diocese, sobretudo no apoio às famílias atingidas pelo desemprego, com o objectivo de minorar os efeitos desta crise.
Este ano, como já foi divulgado, sensíveis à tragédia do povo do Haiti, a renúncia quaresmal diocesana destinar-se-á a auxiliar as vítimas do terramoto e na reconstrução das estruturas sob a responsabilidade da Igreja local. Estamos certos de que esta decisão, apoiada pelo Conselho Presbiteral, corresponde ao desejo e ao sentir do povo algarvio que, de muitos modos e através de diversas instituições, vem já demonstrando a sua generosidade.
A cerca de três meses da visita do Papa Bento XVI a Portugal e porque queremos, como Igreja diocesana, usufruir da sua presença e da mensagem que nos vai dirigir, para crescermos mais na comunhão com o sucessor de Pedro e com toda a Igreja, proponho e exorto-vos, desde já, a que acolhais e mediteis na sua oportuna mensagem para esta Quaresma, da qual saliento alguns aspectos:
1. O Papa apresenta uma reflexão sobre o “vasto tema da justiça” para afirmar que a necessidade mais profunda do ser humano não lhe pode ser dada pela “justiça distributiva”. Os bens materiais são, naturalmente, úteis e necessários e devemos lutar contra a “indiferença” que continua a condenar “centenas de milhões de seres humanos à morte por falta de alimentos, de água e de medicamentos”. Todavia “aquilo de que o homem precisa não lhe pode ser garantido por lei”. Para viver em plenitude, “precisa de algo mais íntimo que só lhe pode ser concedido gratuitamente:
poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado à sua imagem e semelhança”. Mais do que pão, o ser humano precisa sobretudo de Deus.
2. Também não podemos cair na ilusão, provocada por um modo ingénuo e míope de pensar, que bastaria remover as causas externas que impedem a actuação da justiça, para acabar com o mal no mundo. “A injustiça, fruto do mal, não tem raízes exclusivamente externas; tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa conivência com o mal”, que fragiliza a sua natural “capacidade de entrar em comunhão com o outro” e nele desperta “uma força de gravidade estranha que o leva a dobrar-se sobre si mesmo, a afirmar-se acima e contra os outros: é o egoísmo, consequência do pecado original”.
3. A Quaresma é o tempo propício para libertar o coração. “Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho significa precisamente isto: sair da ilusão da auto-suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade”.
Não sendo a fé “um facto natural, cómodo, óbvio” exige-se humildade para aceitar a necessidade “que um Outro me liberte do «meu», para me dar gratuitamente o «seu»”, do qual são expressão e realidade particularmente os “sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Graças à acção de Cristo, podemos entrar na justiça «maior», que é a do amor (cf Rom 13,8-10), a justiça de quem se sente sempre mais devedor do que credor, porque recebeu mais do que aquilo que poderia esperar.”
É fortalecido por esta experiencia que “o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem e onde a justiça é vivificada pelo amor”.
Meus caros diocesanos, não deixeis de procurar neste tempo da Quaresma os meios que, talvez, há muito ansiais para uma conversão sincera a Cristo e ao Evangelho, apoiados no amor gratuito e misericordioso de Deus. Só assim é que podereis participar verdadeiramente na Páscoa de Cristo ressuscitado, garantia e fundamento da plenitude da alegria e da esperança.

Manuel Quintas, Bispo do Algarve

Deputados PS realçam importancia do retorno da Industria Conserveira no Algarve



Os Deputados do PS, Miguel Freitas e Jamila Madeira, consideraram hoje que o investimento nos portos e zonas costeiras do Algarve constitui uma prioridade, tendo salientado a importância do retorno da região à indústria conserveira, sector que vai ser reforçado com a construção de mais duas fábricas no âmbito do PROMAR, com abertura prevista para finais deste ano.
Referindo que o Algarve já foi uma das principais regiões conserveiras do País, representando hoje apenas 6% do total nacional, os Deputados realçam a importância deste retorno à indústria de transformação que, no caso dos referidos projectos, representa um investimento de 5 milhões de euros e irá permitir a criação de mais 80 postos de trabalho.
No fim da jornada de trabalho dedicada ao sector das pescas no Algarve, realizada hoje, os Parlamentares defenderam a necessidade de a região apostar fortemente nas actividades primárias e na indústria dos produtos da terra e do mar, mas frisaram que este investimento, essencial para a revitalização das actividades económicas da região, exige a equação de um conjunto de restrições impostas pelo mercado e pela necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos marinhos.
A título de balanço da jornada, os Deputados socialistas apontaram ainda como importantes investimentos para a actividade pesqueira regional que irão avançar este ano, a construção dos portos de Tavira e da Fuzeta, tendo considerado que, para além da melhoria das condições de trabalho no porto de Olhão, esta estrutura constitui uma
prioridade, sendo urgente avançar com a sua requalificação no âmbito do Polis da Ria Formosa.
"Apesar de se tratar de uma referência a nível da pesca regional, o porto de Olhão não tem merecido a devida atenção", referiu o Deputado Miguel Freitas, acrescentando que pretende fazer chegar ao Governo a necessidade de o projecto integral para a requalificação do porto de Olhão, avançar rapidamente.
Para os dois dirigentes do PS, as intervenções no âmbito do Polis da Ria Formosa, merecem igualmente uma nota de registo no âmbito desta jornada de trabalho, tendo em conta que as obras, muitas já em curso no terreno, irão permitir a requalificação da Ria e várias zonas ribeirinhas, bem como criar condições para um maior desenvolvimento da actividade económica nesta região.
Dando como exemplo do que se pretende no âmbito do Polis, a obra de requalificação do porto de Cabanas e a sua inserção na malha urbana, os Deputados do PS salientam ainda que há uma preocupação quanto à intervenção prevista para a Ria Formosa, defendendo que a mesma deve continuar com base em soluções equilibradas, que permitam preservar, não só as dinâmicas deste sistema, como as actividades económicas
locais e a requalificação das ilhas-barreira.
Quanto ao plano estratégico do Grupo de Acção Costeira do Sotavento algarvio, resultante de uma parceria coordenada pela Câmara de Olhão, os Deputados classificam-no como um elemento estruturante para a diversificação e preservação das actividades tradicionais, valorização dos recursos e recuperação do património pesqueiro, bem como para a criação de um fundo de reposição de potencial produtivo, que ajude a
fazer face a prejuízos provocados pelas intempéries, através de uma linha de apoio aos produtores proveniente da verba destinada a este instrumento.
Os dois parlamentares salienta ainda o contributo do referido plano estratégico para a organização das actividades ao nível da pesca no Sotavento algarvio, tendo em conta a enorme dispersão das várias associações que actuam neste território, e que poderá ter ainda como resultado a certificação de uma marca dos produtos do mar e da Ria Formosa.
No âmbito desta jornada de trabalho Miguel Freitas e Jamila Madeira, visitaram os portos de Tavira e de Olhão, bem como as obras do Polis de Cabanas e a sua inserção no porto local, tendo acompanhado ainda a apresentação dos projectos de transformação de pescado no âmbito do PROMAR e do plano estratégico do Grupo de Acção Costeira do Sotavento algarvio.

Sporting Clube Farense Comemora Centenário


Um emblema de uma Região e "UM ESTANDARTE"

Hassan "A DEDICAÇÃO"

Paco Fortes "A RAÇA"

ANIBAL GUERREIRO O "SENHOR FARENSE"

O Sporting Clube Farense prepara-se para iniciar as comemorações do seu centenário no próximo dia 1 de Abril.
Estão previstas diversas actividades desportivas, recreativas e sociais, com destaque para uma área social e recreativa que vai estar situada no Jardim Manuel Bívar, onde durante os três dias irão ocorrer diversos espectáculos musicais com as presenças confirmadas dos LUDO, IRIS, FÉNIX, ORIGINAL ELECTRO GROOVE, GRUPO FOLCLÓRICO DE FARO E O FADISTA JOSÉ MANUEL FERREIRA, entre outros convidados.
A finalizar estes primeiros três dias de festa, está marcado um jantar de gala, nas tendas da Alentexpo, junto às Piscinas Municipais, onde irão ser homenageadas diversas individualidades farenses.
A Direcção do Clube está a fazer todos os esforços para contar também com a presença de Paco Fortes.
O bilhete para o jantar terá o custo de 20 euros e pode ser adquirido na sede do clube, no Café Farense, ou na Bilheteira, no dia do próximo jogo em casa.
PROGRAMA
Dia 1 – Quinta Feira
9:00 horas
Hastear das Bandeiras na sede do Clube
Presença da Fanfarra dos Bombeiros
Lançamento de Foguetes
19:00 horas
Missa de Quinta Feira Santa na Igreja Paroquial de S. Luís
20:00 horas
Abertura da àrea social e receativa no Jardim Manuel Bívar (Doca de Faro)
21:00 horas
Fogo de Artifício (Doca de Faro)
22:00 horas
Espectáculos musicais

Dia 2 Sexta-Feira
9:00 horas
Torneio de Street Basket (Jardim Manuel Bívar)
11:30 horas
Escolinhas, Escolas de Futebol do Clube – Jogos de futebol (Estádio de S. Luís)
14:00 Horas
Iniciados de Futebol do Clube – Jogo de Futebol (Estádio de S. Luís)
16:00 horas
Juvenis e Júniores de Futebol do Clube – Jogo de Futebol (Estádio de S. Luís)
18:00 horas
Demonstração de actividades amadoras (Jardim Manuel Bivar)
20:00 horas
Abertura da àrea social e receativa no Jardim Manuel Bívar (Doca de Faro)
23.00
Espectáculos Musicais
Dia 3 Sábado
10:00 horas
Encontro de Futebol entre Velhas Guardas do Clube (Estádio de S. Luís)
10: 00 – 18:00 horas
Basquetebol no Pavilhão do Sporting Clube Farense
Jogos de Basquetebol dos vários escalões do clube com equipas convidadas
16:00 horas
Demonstração de actividades amadoras (Jardim Manuel Bivar)
18:00 horas
Abertura da àrea social e receativa no Jardim Manuel Bívar (Doca de Faro)
20:00
Jantar de Gala na Tenda da Alentexpo (junto às Piscinas Municipais)
Manuel Luís

V.R. Stº. António: REDE CIUMED PREPARA ACTIVIDADES PARA 2010



A Rede CIUMED - Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia, presidida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António está a elaborar o Plano de Actividades para 2010, prevendo a realização de três workshops subordinados a temáticas relevantes para a vida quotidiana das cidades e que caem nas competências das autarquias.
O primeiro dos três workshops CIUMED de 2010, organizado pela Câmara Municipal de Beja, decorrerá no dia 29 de Abril, e terá como tema “Imigração e minorias étnicas: problemas e respostas a nível local”. O objectivo é, por um lado, debater o papel dos governos locais na inclusão dos imigrantes e das minorias étnicas nas suas comunidades, e, por outro, dar a conhecer as iniciativas que têm vindo a implementar para tornarem bem-sucedida a integração social, económica e cultural destes cidadãos.
O segundo workshop CIUMED terá lugar no dia 17 de Junho, e a sua organização caberá à Câmara Municipal de Aveiro. Será subordinado ao tema “A mobilidade nas cidades médias: problemas e respostas ao nível local” e pretende ser mais um contributo para a promoção da mobilidade sustentável nas cidades, numa altura em que são cada vez mais as autarquias empenhadas em promover sistemas de transporte eficientes e envolvidas em projectos que estimulam a opção por veículos menos poluentes ou por transportes alternativos. Os municípios são, assim, convidados a apresentar os principais problemas que enfrentam nesta matéria e as soluções que encontraram para os ultrapassar, destacando sempre que possível as suas boas práticas de mobilidade para que possam vir a ser adoptadas por outras cidades.
O terceiro workshop, organizado pela Câmara Municipal de Faro, terá lugar no dia 17 de Setembro. Aí serão debatidos os desafios que se colocam às cidades médias em matéria de preservação ambiental, e que vão muito para além das responsabilidades atribuídas legalmente (como seja a higiene e saúde pública, os espaços verdes); implicam, acima de tudo, um empenho contínuo na implementação de políticas de gestão urbana inovadoras e ambientalmente responsáveis.
A Rede CIUMED – Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia, criada em 2004 e presidida, desde 2008, pelo município de Vila Real de Santo António, é uma rede de cidades médias que tem como principal objectivo promover um sistema policêntrico e equilibrado de cidades que apostem no desenvolvimento sustentável e na constante melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Para alcançar esse fim, a Rede estimula a cooperação entre sócios e a partilha de experiências em matérias que interessam directamente à gestão das cidades, acreditando-se que da implementação de acções territoriais comuns poderão resultar cidades mais dinâmicas, atractivas e competitivas.
Para mais informações sobre a Rede CIUMED ou sobre a sua actividade consulte o site www.ciumed.org ou o Secretariado da Rede: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António - Dr. Francisco Sabino (fjlsabas@cm-vrsa.pt)- Telefone: 281 510 014

Portimão: Cartas de um Presidente dão origem a Livro



O auditório do Museu de Portimão encheu no passado dia 12 de Março para o lançamento do livro “Cartas de M. Teixeira Gomes a João de Barros”, inserido nas comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes. O livro, coordenado pela jornalista Manuela de Azevedo, foi apresentado pelo professor da Universidade Nova de Lisboa Nuno Severiano Teixeira.

Manuela de Azevedo, primeira mulher a exercer jornalismo em Portugal e actualmente com 98 anos, foi convidada a marcar presença na apresentação e debruçou-se sobre a “relação muito cordial entre dois vultos da cultura e da democracia”, sublinhando que as comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, a decorrer ao longo deste ano, “celebram um grande português, amigo muito querido de João de Barros, o poeta da integridade e do civismo.”

“Teixeira Gomes foi, fundamentalmente, um ‘pintor’ do Algarve, tendo gravado com a sua caneta paisagens sensuais e espantosas. Escritor correcto, de uma linearidade admirável, deixou tudo pela escrita - não querendo ser licenciado ou político, foi Presidente da República, mas, acima de tudo, marcou lugar indelével na literatura portuguesa”, realçou a coordenadora da obra.

Na sua intervenção, Nuno Severiano Teixeira reconheceu os méritos desta colectânea, que lhe proporcionaram “belas horas de deleite na leitura das cartas e respectivas anotações, com as quais aprendi muito, fundamentalmente através do rigor do trabalho de Manuela Azevedo.”

Para o docente universitário, “a jornalista, e também escritora, revela grande erudição e uma particular sensibilidade humana, que lhe permitem compreender as duas personagens que se escrevem entre si, valendo este conjunto de cartas e postais pelo texto e pelo contexto, pela forma e pelo conteúdo.”

Estudioso do período histórico em que se insere a troca de correspondência agora editada em livro, Severiano Teixeira considera que “este espólio, pertencente à cultura portuguesa, é também um exercício de liberdade, onde se reflectem períodos distintos na vida de Teixeira Gomes: entre 1905 e 1910, nos últimos anos da Monarquia, afirma-se um comerciante próspero, entusiasmado com o despertar dos seus projectos literários e vivendo desafogadamente na sua terra natal; de 1910 a 1926, no início conturbado da República, temos apenas duas cartas, devido a uma intensa actividade diplomática que não lhe dá muito descanso; entre 1926 e 1931, período no qual é escrita a esmagadora maioria das missivas, revela-se livre como um passarinho, feliz pelo auto-exílio a que se propôs; por fim, na última década da sua vida, já em Bougie, apresenta-se progressivamente mais sombrio, ao sentir o aumento do isolamento e a diminuição da saúde, sobretudo a perda da visão.”

A terminar a sua intervenção, Severiano Teixeira lembrou que “nas últimas cartas entre dois grandes vultos da cultura e da democracia portuguesa, Teixeira Gomes assume, entre outros desencantos, um claro desdém pela censura salazarista que asfixiava o seu país, ao qual nunca mais regressou.”

António de Barros, neto do poeta João de Barros, mostrou o seu contentamento ao ver as cartas agora reunidas em livro. “É uma enorme satisfação ver, finalmente, o livro saído do prelo, devido ao empenho da Câmara Municipal de Portimão. É o fim de 22 anos de impasse, uma vez que está terminado desde em 1987. Culmina, assim, um longo processo que consumiu o entusiasmo do meu pai, que tudo tentou para que as cartas de Teixeira Gomes ao meu avô fossem publicamente conhecidas.”


Depois de agradecer o empenho da família Barros neste projecto, o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, realçou que “nunca é demais o esforço que o Município está a fazer em prol da cultura, especialmente com o rico programa de comemorações deste ano e onde parte substantiva é justamente a edição das obras de Manuel Teixeira Gomes, já que a melhor homenagem que se lhe pode prestar é ler a sua rica obra.”

O autarca defendeu que “as escolas do Município deveriam ter autonomia para incluir Teixeira Gomes no seu currículo escolar”, dirigindo o desafio aos professores para que “interessem os seus alunos por este grande escritor portimonense.”

A par do lançamento da colectânea, os herdeiros de João de Barros procederam à entrega formal do conjunto das cartas e postais originais de Manuel Teixeira Gomes ao Município de Portimão, como gesto simbólico e valorativo da presença do antigo Presidente da República na sua terra natal.

Esta doação vem enriquecer o espólio do Museu de Portimão sobre Manuel Teixeira Gomes. O antigo Presidente da República é, actualmente, parte integrante da exposição permanente do Museu, onde existe um núcleo sobre a vida e a obra do ilustre portimonense. Uma exposição que dá a conhecer o viajante, o escritor e o político que foi Manuel Teixeira Gomes.

Comemoração dos 490 anos de elevação de Tavira a Cidade




Decorria o ano de 1520, quando, no dia 16 de Março, D. Manuel I elevou Tavira a cidade. Para assinalar os 490 anos desta efeméride, a Câmara Municipal de Tavira apresenta uma exposição de fotografia intitulada “Tavira, Ontem & Hoje”, a qual poderá ser visitada no edifício dos Paços do Concelho de 16 a 31 de Março.

No primeiro quartel do século XIV, Tavira enquanto vila, já era considerada a maior urbe do Algarve, suplantando a cidade de Silves, devido ao crescimento económico e demográfico que apresentava.

A então Nobre e Leal villa de Tavilla foi elevada a cidade a 16 de Março de 1520 por D. Manuel I, confirmada por carta régia de D. João III de 10 de Novembro de 1525 (trasladado no 1º Livro de Reforma dos Tomos da Câmara de 1733): (…) fazemos a dita villa cidade e queremos e havemos por bem que daqui em diante se chame cidade e como tal gouva de todallas honrras graças mercês previlegios Liberdades e franquezas(…).

Segundo a carta régia de D. Manuel I, Tavira mereceu o novo estatuto graças ao mayor crecimento e por ser considerada (…) huma das principaes Villas de nossos Reynos e munto Povoada de fidalgos, Cavalleiros e outra gente de Mericimento e que estão sempre aparelhados pêra nos servirem com armas homens cavallos Navios e como por todas estas Rezoeis de Couza Justa que a dita villa façamos o acreçentamento de honra (…).

Esta carta régia veio confirmar um estatuto que há muito se vivia em Tavira. A demonstrá-lo existe documentação no Arquivo da Misericórdia de Tavira, datada de Maio de 1513, onde Tavira já era designada como cidade!

Nesta terça-feira, o Presidente do Município de Tavira, Jorge Botelho, e a Delegada Regional ao Ministério da Cultura, Dália Paulo, visitam a exposição que estará patente ao público nas arcadas da Praça da República.


Agenda Online Ciência na Cidade Geo-planos Concelho Guia do Munícipe Mapa da Cidade Munícipe Online Newsletter Online Portal do Imigrante Processos de Obras Revista Online SMS Munícipe Vídeo Promocional Cultura e Turismo
Próximos DiasTer, Março 16 2010
· Exposição "Viagens e Outras Áfricas" de António Alonzo

· Exposição (IN) FORMA de Rui Sanches

· 18:00 Audição de Piano

· 20:00 Oficina de Iniciação Teatral

Qua, Março 17 2010
· Exposição "Viagens e Outras Áfricas" de António Alonzo

· Exposição (IN) FORMA de Rui Sanches

· 10:30 "Dê Sangue!"

· 18:00 Audição de Piano

· 20:00 Oficina de Iniciação Teatral

Qui, Março 18 2010
· Exposição "Viagens e Outras Áfricas" de António Alonzo

Espaços PúblicosArquivo Municipal Acolhimento Animais Biblioteca Municipal Casa do Artesanato Centro Ciência Viva Edifício André Pilarte Educação Ambiental Ermida de Santa Ana Escola Fixa Trânsito Espaço Internet Núc. Museológicos Obs. Astronómico Palácio da Galeria Torre de Tavira

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor: cidadãos participaram na campanha da Direcção Geral do Consumidor promovida pelo Governo Civil de Faro


Várias centenas de cidadãos participaram hoje na campanha da Direcção Geral do Consumidor promovida no Distrito pelo Governo Civil de Faro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, recolhendo material informativo e de sensibilização sobre questões relacionadas com esta temática.
“Esta adesão à campanha revela que os consumidores estão realmente interessados em conhecer os seus direitos e as formas de actuar nos casos de litígio”, realça a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.
No âmbito da campanha foram distribuídos o Guia do Consumidor e a brochura “A Luz Certa”, publicados pelo Ministério da Economia e Inovação, bem como outros materiais de sensibilização, entre os quais folhetos informativos sobre comunicações electrónicas, lâmpadas de eficiência energética, t-shirts e sacos com ilustrações alusivas ao Dia do Consumidor.
Para além da distribuição realizada durante a manhã, junto ao Arco da Vila, em Faro, o Governo Civil ofereceu os referidos materiais durante todo o dia, a várias centenas de cidadãos que se deslocaram ao edifício localizado no Largo D. Francisco Gomes.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi institucionalmente reconhecido em 1962, pelo então presidente norte-americano John F. Kennedy, numa comunicação ao Congresso, garantindo assim a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica ou social, direitos fundamentais como o direito à informação, saúde e segurança de produtos, bem como à livre escolha e a ser ouvido.
Os movimentos de consumidores são no entanto muito anteriores à legislação dos governos, celebrando-se em Março o cinquentenário da criação da maior organização mundial de consumidores, a União Internacional das Organizações de Consumidores (IOCU), hoje Consumers International.
Novos direitos, mais alargados, de protecção e de promoção dos direitos dos consumidores fazem hoje parte da legislação de muitos países, tendo adquirido reconhecimento internacional através das Nações Unidas e de outras organizações internacionais e regionais.
Em Portugal os direitos dos consumidores têm dignidade de direitos fundamentais, constitucionalmente consagrados desde 1976, tendo a primeira Lei de Defesa do Consumidor (Lei 29/81, de 22 de Agosto) estabelecido o dever geral de protecção do consumidor, e incumbindo ao Estado e às Autarquias Locais o dever de o assegurarem.
Ao abrigo da Lei de Defesa do Consumidor vigente (Lei 24/96, de 31 de Julho, com sucessivas alterações) o consumidor tem direito à qualidade de bens e serviços, à protecção da saúde e da segurança física, à formação e à educação para o consumo, à informação para o consumo, à protecção dos interesses económicos, à prevenção e à reparação dos danos patrimoniais ou não patrimoniais, à protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta, à representação e consulta.

Projecto «Vamos ter mãos grandes para ajudar»



Os Artistas e Guias de Faro Unem-se em Projecto Solidário

A Sociedade Recreativa Artística Farense, vulgarmente conhecida como Os Artistas, em parceria com a 1ª Companhia de Guias de Faro, apresentam, no próximo dia 20 de Março, sábado, pelas 15 horas o filme Up – Altamente!. Esta iniciativa surge no âmbito do projecto «Ter mãos grandes para ajudar», projecto levado a cabo pela Associação de Guias de Portugal e pela Fundação Evangelização e Culturas, que visa apoiar o desenvolvimento sociocultural dos países de língua oficial portuguesa como Angola, Moçambique e Timor-Leste.
As verbas angariadas, derivadas da venda de bilhetes (1,5 euros) e de biscoitos caseiros, têm como objectivo o financiamento de três projectos nesses três países, como construir uma padaria comunitária em Timor-Leste, reabilitar um internato e aumentar a escolaridade de raparigas em Angola e revitalizar uma biblioteca e animar actividades lúdicas para crianças, em Moçambique.
O filme a ser exibido, que na última edição dos Óscares venceu a estatueta dourada para melhor filme de animação, retrata os valores escutistas e guidistas com toda a ternura a que a Disney nos habituou nos seus filmes.
Para mais informações os interessados podem deslocar-se à Secretaria desta associação farense, sita na Rua do Montepio, nº 10, na baixa da cidade, entre as 20.00 e as 23.30 Horas de 2ª a 6ª-feira, pelo telefone 289 822 988 no horário da Secretaria ou pelo endereço electrónico sociedade.artistas@gmail.com .