quinta-feira, 6 de maio de 2010

ANA MENDES VENCE PRÉMIO ALBUFEIRA DE LITERATURA 2010


Prémio de 6.000 Euros para o texto dramático “A filha” reuniu consenso do Júri
O texto dramático “A filha”, de Ana Mendes, reuniu o consenso do Júri para ser eleito como o melhor texto da edição de 2010 do Prémio Albufeira de Literatura, no valor de 6.000 Euros. A entrega do Prémio é no próximo Sábado, no Âmbito do Paginários.
No próximo Sábado, 15 de Maio, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, Ana Mendes recebe o Prémio Albufeira de Literatura 2010 – Dramaturgia, pelo texto “A filha”.

O júri, constituído por Gabriela Borges, do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, José Correia Tavares, da Associação Portuguesa de Escritores e Armando Nascimento Rosa, vencedor da edição de 2008 e docente de Dramaturgia na Escola Superior de Teatro e Cinema, considerou que “a obra possui qualidades dramatúrgicas que se destacaram dos restantes concorrentes, evidenciando potencialidades cénicas contemporâneas, com uma linguagem que se pauta por um apreciável ritmo dramático, no âmbito de uma poesia teatral de cunho contemporâneo, dentro de um imaginário de drama familiar da actualidade. A construção da personagem feminina, dentro do seu perfil teatral e humano é representativa de uma juventude actual”.

Ana Mendes nasceu em 1973, estudou Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, argumento na Fundação Calouste Gulbenkian (CITEN – Centro de Imagem e Técnicas Narrativas) e cinema de animação na La Poudrière – École du Film d’Animation, em Valence, França.
O primeiro livro “Adeus, até Breve” foi publicado em 2001 pelas edições Ulmeiro. No ano seguinte, participou na antologia “Le Bocal Portugais”, uma colectâneas de textos dramáticos encenados e publicados pela companhia Gare au Thèâtre, em Paris. Em 2008, publicou “Uma Mesa são Tábuas”, editado pela Imprensa Canalha. Está também representada em antologias no Brasil e na Suíça. Em 2006, descobriu a paixão pelo teatro, num workshop organizado pelo Teatro Maria Matos. Escreveu as peças “Velha Louca” e “Condomínio”, mais tarde encenadas pela Companhia Te-atro – Grupo de Teatro de Leiria. Em 2007, foi uma das co-vencedoras do concurso “Isto não é um Concurso”, organizado pelos Artistas Unidos, com a peça “O Lago”, a qual foi apresentada no Festival de Teatro de Almada, com encenação de João Miguel Rodrigues, elenco de António Filipe e Custódia Gallego. Este ano vai estrear-se na Irlanda, com a participação no Festival Absolut Fringe, Dublin, 2010, com a peça “Self-portrait”, escrita e representada pela própria, voz de Ant Hampton, produção de Lynnet Moran. Na área do cinema, realizou os filmes experimentais “Birds”, “Nacional 03”, “Ao Domingo vou à Caparica”, “Purification” e Picheleira”, os quais foram seleccionados para festivais na Escócia, Hungria, Portugal, Ucrânia e China. Escreveu argumentos para vários filmes de cinema de animação, suportados pelo ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), entre eles “Desassossego”, de Lorenzo degl’Inoccenti”, “O Sapateiro”, de Vasco Sá e David Doutel, e “Independência de Espírito” de Marta Monteiro.
Ana Mendes ganhou o Prémio Néon de Argumento atribuído pelo Corta! Festival de Curtas Metragens do Porto, 2006; o Prémio de Argumento do Vírus – Festival de BD, Ilustração e Cinema de Animação de Leiria, 2009; uma Menção Honrosa no Prémio Litterarius atribuído pelo Racal Clube de Silves 2007; e participou na Berlinale Talent Campus 2009.

Instituído pelo Município de Albufeira, este Prémio insere-se no âmbito do “Paginários – As Paginas do imaginário”

Sábado e Domingo: 3ª Feira Terra de Maio no Azinhal


Nos dias 8 e 9 de Maio,Sábado e Domingo próximos, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Junta de Freguesia do Azinhal realizam a 3ª edição da Terra de Maio naquela aldeia do nordeste algarvio.
A Feira Terra de Maio visa a promoção dos produtos tradicionais, dos produtos biológicos, dos saberes tradicionais, da gastronomia, da queijaria, da cabra de raça algarvia, da etnografia e do folclore.
O certame que, sob o lema “porque a terra tem os seus ciclos, os segredos e a sua sabedoria”, apresenta um vasto programa com feira de produtos tradicionais de qualidade, exposição de produtos, provas com cães, hipismo, jogos tradicionais, animação de rua, mostra de vinhos, desfile de moda, tasquinhas com gastronomia da serra e do mar e, ainda, uma acção inovadora no território – Laboratório de Gostos – o­nde será feita a apresentação e degustação de produtos presentes no certame.
Outro dos pontos fortes da feira, que tem como ícone a Cabra de Raça algarvia, prende-se com a realização de debates sobre questões da terra, designadamente, as Jornadas Técnicas desenvolvidas pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e Associação Nacional de Criadores de Cabras de Raça Algarvia.

Durante a Terra de Maio, irão ocorrer vários ateliers onde se desenvolverão actividades pedagógicas e lúdicas para os vários públicos. De destacar o Atelier do Burro, realizado em colaboração com a Associação Orelhas Sem Fronteira, que assegurará um atelier destinado às crianças. O público infantil poderá, ainda, usufruir de várias animações, insufláveis, jogos tradicionais e passeios de burro.
Também a música e o folclore serão uma constante na 3ª Feira da Terra, contando para isso com a presença de grupos de música popular portuguesa, ranchos folclóricos e concertos com alguns dos melhores artistas nacionais.

Programa:

Feira de Produtos Tradicionais de Qualidade
Música Tradicional Portuguesa
Tasquinhas com gastronomia variada
Ateliers Infantis: Atelier do Burro, atelier do Queijo e atelier do Pão
Espaço “Centro Ciência Viva vai à TERRA” e “Biblioteca vai à TERRA
Workshop de sabonetes artesanais
Jornadas técnicas do mundo rural
Sábado, dia 8 de Maio de 2010
10.00
Largada de Pombos, Ass. Columbófila Castromarinense
Motocross Mini Mix, co-organização Best Lap Lda
Jornadas Técnicas “Protecção e Sustentabilidade do Mundo Rural”
15.00
Abertura da Feira e actividades permanentes
Arruada com a Banda Musical Castromarinense
Abertura dos ateliers do Burro, do Queijo e do Pão
Abertura do Espaço “Centro Ciência Viva vai à TERRA” e “Biblioteca vai à TERRA”
16.00
Desfile de Moda em Cortiça e Vestuário de Caça e Pesca – Revista Algarve Mais, marca Pelcor e Nunes Armeiros Lda.
17:00
Vila Amêijoas, Cooperativa A Formosa
Espectáculos com Aves de Rapina
17.15
Artista Raimundo Seixas e Zoran
18.00
Mostra de Folclore e Etnografia com o Rancho Folclórico da Serra do Caldeirão
Demonstração Equestre, pelo Centro Hípico de Vila Real Santo António
19.00
Laboratório de Gostos e Prova de Vinhos
19.30
Grupo Coral Cardadores de Sete
Mostra Gastronómica
20.00
Grupo de Cantares da Meia Noite
21.30
Música Tradicional Portuguesa pela Banda Alhada
22.45
Concerto com a artista Ágata
Domingo, dia 9 de Maio de 2010
07:00
Prova Sto. Huberto, Almada D’Ouro Clube
10.00
Concurso da Cabra de Raça Algarvia
Jornadas Técnicas da Agro-Pecuária e Caprinicultura
12.00
Abertura da Feira e actividades permanentes
Abertura dos ateliers do Burro, do Queijo e do Pão
Abertura do Espaço “Centro Ciência Viva vai à TERRA” e “Biblioteca vai à TERRA”
13.00
Entrega de Prémios do Concurso da Cabra de Raça Algarvia
15.00
Espectáculos com Aves de Rapina
16.00
Música Tradicional com José Praia e Aqua Viva
Demonstração Equestre, pelo Centro Hípico de Vila Real Santo António
17.00
Arruada com o Grupo Tambor Mágico
18:00
Laboratório de Gostos - Prova de Vinho
Vila de Amêijoas, Cooperativa A Formosa
18.15
Desfile de Moda em Cortiça e Vestuário de Caça e Pesca – Revista Algarve Mais, marca Pelcor e Nunes Armeiros Lda.
19.00
Animação Musical com Trovas ao Vento
Mostra Gastronómica
20.15
Mostra de Folclore e Etnografia com Grupo Folclórico de Faro
Grupo de Música Tradicional “Trigo Roxo”

21.30
Concerto do grupo Cante Andarilho
http://www.cm-castromarim.pt/Maio10/

Hotelaria: 1030 CAMAS PARA FARO



Foram aprovados em reunião da Câmara Municipal a alteração nos termos de referência, de acordo com as entidades intervenientes no PROT-Algarve, os programas de procedimentos e os cadernos de encargos para a criação dos dois Núcleos de Desenvolvimento Turístico (NDT) no concelho.
Na elaboração dos de termos de referência, foram devidamente ponderados documentos base como o PROT Algarve, o PDM de Faro, as Bases Gerais para a Implementação de NDT, bem como o ordenamento jurídico em vigor que regula este instrumento, pelo que dos trabalhos resultou a proposta de criação de dois NDT, com implantação até 515 camas cada.
Propõe-se, deste modo, a criação do NDT Litoral, que compreende o perímetro territorial da freguesia do Montenegro, e do NDT Barrocal/ Campina, que abarca as freguesias de Estói, Sta. Bárbara de Nexe e Conceição.
Os concorrentes nas suas propostas deverão promover o reforço das valências do local, a compatibilização com os valores ambientais e patrimoniais, bem como as relações com o turismo cultural da cidade e do núcleo de Estói. Deverão também, em função da freguesia respectiva, promover diferentes produtos turísticos: na freguesia da Conceição, a relação com a Campina de Faro; em Estói, a componente cultural de Milreu e o centro histórico da aldeia; em Sta. Bárbara de Nexe, a relação com a paisagem e o quadro panorâmico existente; e na freguesia de Montenegro, a Ria Formosa, o turismo de natureza e o turismo de investigação.

A consecução dos núcleos turísticos propostos constituirá um indispensável instrumento de afirmação turística do concelho, e emerge como um vector estratégico de relançamento económico, promoção de emprego, criação de riqueza e reconversão da base económica local a um vasto horizonte de oportunidades que se avizinham.O concelho tem que se afirmar e por cobro à escassez de unidades hoteleiras aqui sediadas.
Nesta direcção, como é sabido, a Câmara visa harmonizar as assimetrias de oportunidades entre a área urbana e o espaço rural, favorecendo a implantação de unidades hoteleiras e conexas que primem pela qualidade, qualifiquem a oferta turística e originem um efeito multiplicador que se reproduza por todo o concelho.
É um passo no presente, a pensar no ordenamento territorial e nos sustentáculos estratégicos de desenvolvimento futuro que o progresso do concelho deve e vai acompanhar.
Aguardam-se, agora, as propostas de grupos empresariais que desejem concorrer apresentando projectos de investimento para as referidas zonas e que poderão consultar as peças processuais em www.cm-faro.pt ou, presencialmente, solicitar esclarecimentos aos serviços da autarquia. O período de formalização das mesmas decorrerá por 90 dias, a partir da publicação desta decisão, o que sucederá nos próximos dias.

Estudantes de Medicina da UAlg já fazem parte da Associação Nacional de Estudantes de Medicina



O recém-criado Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade do Algarve (NEMed/AAUAlg) já está integrado na Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), entidade que passa agora a ser composta pelas oito associações e núcleos das escolas médicas existentes em Portugal. A entrada do núcleo algarvio para a organização nacional foi aprovada por unanimidade em assembleia-geral da ANEM no passado dia 11 de Abril.



Segundo Miguel Cabral, presidente da ANEM, «sendo a ANEM a legítima representante de todos os estudantes de Medicina das escolas médicas portuguesas, tentámos desde o início do curso de Medicina na Universidade do Algarve estabelecer uma boa comunicação com os colegas e garantir a sua presença em algumas actividades». Com a criação do NEMed/AAUAlg foi então possível, continua o responsável, «realizar todos os procedimentos necessários à integração dos estudantes de Medicina do Algarve na ANEM».

Ao longo dos próximos tempos, e conforme o crescimento do próprio NEMed/AAUAlg, o responsável pela associação nacional espera que a participação do NEMed/AAUAlg na ANEM continue a crescer, tal como também crescerá a presença da ANEM na vida dos estudantes de Medicina do Algarve, «fomentando-se deste modo um mútuo enriquecimento».

Miguel Cabral acrescenta que, «por um lado, a interacção a nível nacional ajudará o núcleo algarvio a desenvolver mais rapidamente as suas potencialidades junto dos seus estudantes e da comunidade em que está inserido, mas também fará com que a acção da ANEM seja reflectida com maior intensidade e riqueza de ideias».

Para Luís Castelo Branco, presidente do NEMed/AAUAlg, «a nossa integração na Associação Nacional de Estudantes de Medicina é um marco histórico para o núcleo e para o curso do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, na medida em que agora os seus estudantes incorporam a única associação nacional que representa todos os estudantes de Medicina do País».

Luis Castelo Branco realça a forma célere e unânime como foi aprovada a integração do NEMed, com a votação favorável de todos os delegados presentes na assembleia-geral da ANEM do passado dia 11 de Abril: «Esta unanimidade espelha, creio eu, a importância que todos os delegados da ANEM deram ao papel que podemos vir a ter na sua estrutura, e é sentido por nós como mais um factor de motivação para trabalharmos ainda mais e em conjunto com os restantes elementos da ANEM em defesa daqueles que serão as causas maiores de todos os estudantes de Medicina do País.»

O dirigente do núcleo algarvio defende ainda que «com esta integração histórica na ANEM concretizamos um dos principais objectivos do nosso mandato», sublinhando o tempo recorde em que foi criado e organizado o NEMed, bem como a respectiva integração na ANEM: «O curso na UAlg começou em Setembro de 2009 e neste curto intervalo de tempo já nos conseguimos organizar, institucionalizar, criar departamentos na nossa estrutura, e, de uma forma muito dinâmica, trabalhar em defesa dos interesses dos estudantes de Medicina da Universidade do Algarve.»

Museu de Portimão comemora segundo aniversário


Por ocasião da comemoração do segundo aniversário, o Museu de Portimão propõe um conjunto diversificado de iniciativas, entre 14 e 18 de Maio, com entrada livre. Corrida Fotográfica, Noite dos Museus, Apresentação Pública do Prémio Museu Concelho da Europa 2010, Extensão do Festival IndieLisboa’10, Exposições, Oficina Educativa…
Entre 14 e 16 de Maio Portimão recebe, pela primeira vez, uma extensão do Indie Lisboa’10 com a apresentação de 3 filmes da secção Indiemusic deste festival de cinema, havendo também espaço para os mais novos com uma sessão da secção Indie Junior. Ainda no que diz respeito à população mais jovem, a sala educativa vai estar aberta nos dias 15 (15h00-18h00) e no dia 18 (10h00-12h00/15h00-17h00) com a realização de diversos ateliers e actividades.
No dia 15 tem lugar a Corrida Fotográfica de Portimão que, entre as 09h00 e as 22h00, desafia os participantes a um olhar renovado e criativo sobre o município, através da fotografia analógica, digital e subaquática, com partida e chegada no Museu. A 10ª edição desta maratona fotográfica vai decorrer sob o signo de Manuel Teixeira Gomes, cuja vida e obra constituirá o ponto de partida dos temas a fotografar.
Entre as 20h00 e as 24h00 decorre a Noite dos Museus. O Museu de Portimão abre as portas, proporcionando aos visitantes uma surpreendente viagem pelos seus espaços de exposição e áreas de trabalho mais reservadas desta fábrica de memórias e emoções. Por entre os sons de gaitas, flautas, adufes, tambores e concertinas haverá personagens da obra de Manuel Teixeira Gomes “Gente Singular” aparecendo e desaparecendo, e o mundo mágico do nariz vermelho e do pescador gigante.
Um dos momentos altos deste aniversário está marcado para as 17h00 do dia 16, com a apresentação pública do Prémio Museu Conselho da Europa 2010 – a peça do artista catalão Joan Miró “La Femme aux beaux seins”. Depois desta apresentação terá lugar a Inauguração das exposições “Manuel Teixeira Gomes: Entre Dois Séculos e Dois Regimes” e “ Portimão nos alvores do Século XX”, mostras que fazem um percurso na viragem do séc. XIX, entre a Monarquia e a I República, sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, e a evolução de Portimão, sua terra natal, na passagem de vila rural a cidade industrial.
No dia 17, data em que celebra dois anos de funcionamento, o Museu abre as portas entre as 10h00 e as 18h00 e convida o público a visitá-lo gratuitamente, iniciativa que se repete no dia seguinte - Dia Internacional dos Museus.
Inaugurado em 17 de Maio de 2008, o Museu de Portimão representa um investimento de 9,6 milhões de euros, tendo recebido cerca de 140 mil visitantes nas diversas iniciativas promovidas ao longo destes dois anos.
Programa detalhado em www.cm-portimao.pt

Mercado de usados resiste à crise do sector automóvel



Estudo Cetelem
Nos últimos anos, a grande maioria dos países europeus apresenta uma progressão significativa da proporção de veículos usados no total de veículos vendidos. Esta tendência reflecte, evidentemente, a mudança dos comportamentos de compra das famílias, para as quais a variável preço passou a constituir um factor-chave na aquisição de um novo veículo. Ainda assim, a evolução da relação não é uniforme em todos os países.
Determinados mercados europeus dos usados sofrem a concorrência do entusiasmo recente pelos veículos de gama inferior. É o caso da Alemanha e da França. Contudo, a relação veículos novos/veículos usados não se degrada, sinal de que os usados continuam a chamar a atenção de novos compradores, provavelmente de gamas média e superior. Assim, tendo em conta que os veículos novos sujeitos a incentivos concorrem com o mercado dos usados, as empresas de aluguer alongam a duração de detenção do veículo que têm dificuldade em escoar a um bom preço, reduzindo desta forma a oferta habitual no mercado dos usados.
Quanto aos mercados português, espanhol e italiano, a verdade é que estes não assistem para já a fugas dos compradores de usados para o segmento inferior novo: nestes países, a proporção dos veículos usados continua a aumentar.
No Reino Unido, o mercado dos usados é alimentado pelas empresas que contribuem para 55% das vendas de veículos novos e que são levadas a renovar as suas frotas com frequência. O mercado dos usados britânico sofre também de uma falta de escoamento no estrangeiro devido à sua singularidade (condução à esquerda). A rede de carros usados está, então, particularmente bem irrigada: carros recentes e preços competitivos.

ALBUFEIRA DISTRIBUI CULTURA




DIA DO AUTOR PORTUGUÊS FESTEJADO COM TEATRO

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge assinala o Dia do Autor Português, no próximo dia 22 de Maio, com a peça de teatro “O Amor é o amor e depois”, pelo grupo A Gaveta.
A temática da peça centra-se na história dos três últimos cúpidos em exercício, que tentam fugir ao desemprego cumprindo a sua missão na Terra: acertar nos corações ainda inviolados.
Na dificuldade desta missão, pela falta de amor que reina na humanidade, e sentindo-se angustiados com a sua inutilidade nos dias que correm, estes cúpidos questionam o seu ofício e o propósito da sua caça.
O texto e a interpretação pertence a Sandro William Junqueira, num espectáculo que conta com Paulo Quaresma na cenografia, Inês Ferin nos figurinos e com a música original de Ricardo Coelho.
O espectáculo está marcado para as 21h30 e tem entrada livre.

Biblioteca Municipal Lídia Jorge, dia 20, ás 21h30
JOSÉ GUILHERME LANÇA“PÁGINAS SOLTAS DA VIDA”

No próximo dia 20 de Maio, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe às 21h30, o lançamento do livro de poesia, intitulado “Páginas soltas da vida”, da autoria de José Guilherme.

Com prefácio de Luísa Monteiro, o livro é dividido em cinco partes que espelham a vida e o pensamento do autor sobre questões quotidianas: “Physis. Manifestações da Natureza”; “Infância. Recordações da aurora da vida”; “Vida. Questões e destinos”; “Amor. Sentimentos afins” e “Sociedade. Sensibilidade Social”.
A apresentação do livro é organizada pela equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical Prof. Diamantina Negrão, pelo que vai contar com as intervenções das professoras Josefa Lima e Laura Braz.
José Guilherme, nasceu em 1960 na Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, onde viveu a sua infância, tendo mais tarde viajado para Lisboa no intuito de estudar. Regressou ao Algarve, onde fixou residência, sendo actualmente professor no 3º ciclo do ensino básico.
Esta edição conta com o apoio do Município de Albufeira.

A nova geração da ópera num espectáculo memorável, no próximo Sábado
RUI BAETA APRESENTA “BELL’AMORE”
Bell'Amore é uma viagem por alguns dos mais belos momentos do reportório de ópera.
O barítono Rui Baeta, reconhecido cantor da nova geração de ópera em Portugal, apresenta no próximo Sábado, no Auditório Municipal, o espectáculo Bell'Amore, ou seja, uma viagem por alguns dos mais belos momentos do reportório de ópera.

Rui Baeta vai assim interpretar e comentar um programa diversificado, dedicado a toda a família, que procura sensibilizar os mais jovens para a música erudita, não deixando de ser apelativo para os espectadores habituais de música clássica.
O espectáculo, com acompanhamento ao piano de Pedro Vieira de Almeida, conta também com a presença da mezzo-soprano Inês Madeira.
O programa deste recital é composto por obras de compositores fundamentais. De Handel a Mozart, Bizet e Massenet, passando por Rossini e Donizetti. Serão ainda apresentadas peças de Caccini, Bellini e Carissimi.
Reúnem-se, assim árias de óperas tão emblemáticas como Carmen, D. Giovanni, I Puritanni ou O Barbeiro de Sevilha, entre muitas outras.
Estas obras notáveis são parte integrante da história da música ocidental. A sua vitalidade mantém-se hoje igual à época da sua primeira apresentação.
O objectivo do Município de Albufeira ao oferecer este espectáculo aos seus munícipes é, não só dar a conhecer este reportório a um público mais vasto, mas também celebrar a música através da música.



PINTURA JAPONESA NA GALERIA MUNICIPAL
Paisagem portuguesa atraiu arte japonesa


Takae Nitahara vive e pinta em Portugal desde há oito anos. A singularidade da paisagem serve os propósitos da estética japonesa e constitui motivo de exposição numa altura em que se assinala o 150º aniversário do intercâmbio entre Portugal e Japão.
A Galeria de Municipal de Albufeira apresenta, entre 8 de Maio e 5 de Junho, a exposição de pintura “Portugal e Japão do Meu Coração”, da pintora Takae Nitahara.
Licenciada pelo Musashino Art College, de Tóquio, a pintora Takae Nitahara vive há oito anos em Portugal.
A paisagem portuguesa, nomeadamente o céu e o mar, o rebentar das ondas, o pôr-do-sol e as flores, incentivaram-na a pintar, transpondo para a tela a exaltação e a emoção que a beleza natural do nosso país lhe transmite, através de técnicas orientais.
A inauguração da exposição está marcada para as 16 horas do dia 8 de Maio, no âmbito das comemorações do 150.º aniversário do intercâmbio entre Portugal e o Japão.

A Festa da Educação regressa com muito Teatro Escolar, Literatura e Ciência
TEATRO E BIODIVERSIDADE DOMINAM VII PAGINÁRIOS


Inserida no Paginários, a Mostra de Teatro Escolar tem vindo a assumir-se como uma iniciativa de elevado sucesso junto da comunidade educativa. Neste ano, a palestra científica designa-se por “aula aberta” e traz o investigador da biodiversidade marinha da costa algarvia a Albufeira, no dia 14. A Literatura vai estar em destaque no Sábado, dia 15, e, no dia a seguir, quase meia centena de bebés vão ao Salão Nobre receber o seu primeiro livro.

Subordinada ao tema da Biodiversidade, a edição deste ano do Paginários – As Páginas do Imaginário teve ontem o seu início com a V Mostra de Teatro Escolar e vai prolongar-se até ao próximo dia 16 de Maio.
Nesta mostra de teatro escolar participam 11 grupos do Município de Albufeira e há prémios para diversas categorias teatrais e por faixas etárias, com entrega marcada para o dia 14, às 10h30; no Auditório Municipal. Neste mesmo dia, mas á noite (21h30), a Biblioteca Municipal Lídia Jorge é palco para uma Aula Aberta destinada ao público em geral, a acrgo de Luís Bentes, Investigador há mais de 15 anos da Biodiversidade da costa algarvia, na Universidade do Algarve, Luís Bentes. A participação nesta Aula Aberta confere certificado de presença.
No Sábado, dia 15, a manhã será toda par o Programa “Magia do Movimento”. Trata-se de uma acção que vai juntar pais e filhos em tornos de actividades que constituíram o programa de Educação Física deste ano lectivo. Será no Estádio Sintético, das 09h30 às 12h30, o qual ficará preparado com “estações” de actividades que vão desde a dança, passando por piruetas em insufláveis, jogos tradicionais e muito mais.
Na tarde de Sábado, às 17h00, terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Albufeira de Literatura 2010 – Dramaturgia, no valor de 6 mil euros. O prémio +e entregue a Ana Mendes, pelo texto “A filha”. De seguida, no mesmo local, será o feito o lançamento de dois livros: “Lugares de Paderne”, pelos alunos da EB1 de Paderne com a colaboração de José Augusto Vinagre e Luciano Nunes, e “O Jardim Encantado ou o segredo da Brisa”, de Josefa Lima.
O último dia do Paginários deste ano (Domingo, dia 16) é para presentear quase 50 bebés nascidos em Albufeira há menos de um ano, com o seu primeiro livro: “O livro de Mariana”, que traz uma almofada para dormir e conselhos de leitura para os pais. Será no Salão Nobre, às 10h30 e incluirá merenda para as famílias.

Exposição retrospectiva de meio século dedicado ás artes
MANUEL RIBEIRO CELEBRA 50 ANOS DE POESIA E PINTURA


A Galeria de Arte Pintor Samora Barros acolhe exposição de Manuel Ribeiro, que desde há 50 anos se dedica às artes. Para ver. de 5 a 28 de Junho.
A Galeria de Arte Pintor Samora Barros acolhe a partir do próximo dia 5 de Junho, a exposição retrospectiva de meio século de dedicação ás artes, de Manuel Ribeiro.
A inauguração da exposição que tem por título “50 anos de Artes”, está marcada para as 19h30 e vai manter-se patente até ao dia 28 de Junho.
Engenheiro de profissão, Manuel Ribeiro desde há 50 que se dedica à poesia e à pintura, tendo realizado diversas exposições, quer individuais, quer colectivas, em Portugal e em África.
A técnica deste autor, residente em Albufeira, combina diversos materiais e socorre-se essencialmente de óleos, tinta-da-china, acrílicos e pastel.
Da sua lavra constam três obras impressas que reúnem poesia e pintura. A sua última obra intitula-se “Dicionário da Desconstrução – I Crónicas do Encanto”.
Actualmente, Manuel Ribeiro desempenha funções docentes nas áreas de pintura e desenho artístico na UATI – Universidade dos Amigos da Terceira Idade, em Albufeira.

Iniciativa assinala o Dia Internacional dos Arquivos, a 8 e 9 de Junho
IIJORNADAS DE ARQUIVOS ANALISAM OS ESPÓLIOS FOTOGRÁFICOS DAS INSTITUIÇÕES

O Salão Nobre dos Paços do Município de Albufeira acolhe a 8 e 9 de Junho, as II Jornadas de Arquivos, este ano subordinadas ao tema”Perspectivar o futuro”. A preservação dos espólios fotográficos será o grande tema de análise.
Com as II Jornadas de Arquivos, o Município de Albufeira pretende, mais uma vez, proporcionar um espaço de partilha, reflexão e debate de ideias e experiências entre profissionais da informação, num encontro que reúne especialistas de diversas entidades. Vai ser a 8 e 9 de Junho, no Salão Nobre, sob o tema “Perspectivar o futuro”. Deste modo, será também assinalado o Dia Internacional dos Arquivos.
A preservação dos espólios fotográficos será o grande tema de análise. Actualmente, as colecções fotográficas constituem um património valioso no acervo documental de muitas instituições. A preservação deste espólio é um elemento importante na gestão de qualquer repositório arquivístico. Face à fragilidade do documento fotográfico torna-se necessário reflectir sobre programas de preservação.
Assim, do programa consta, no dia 8, uma sessão de abertura que contará com as presenças da Vereadora da Cultura da C.M. Albufeira, Marlene Silva, do Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, da Directora Regional de Cultura do Algarve, Dália Paulo, do Sub-Director da DGARQ, Francisco Barbedo e do Director do Arquivo Distrital de Faro, João Sabóia. De seguida, o painel em cena tem por tema “Modernização administrativa e gestão da qualidade” e vai juntar Manuela Pinto, da Universidade do Porto e Carlos Guardado da Silva, do Arquivo Municipal de Torres Vedras. À tarde, o painel versa sobre “Preservação do património fotográfico” e será analisado por Luís Pavão, do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa e Cármen Almeida, do Arquivo Fotográfico Municipal de Évora. A moderação destes painéis ficará a cargo de Nelson Vaquinhas e Sónia Negrão, do Arquivo Histórico de Albufeira. Às 17h00, será inaugurada a Exposição de Fotografias de Rui Gregório.
No dia seguinte, a manhã será para o Workshop "Descrição Documental", a cargo de Lucília Runa (DGARQ) e à tarde, será apresentado o Projecto de Genealogia do Algarve, por Nuno Campos Inácio.
A participação nestas jornadas é gratuita, mediante inscrição através do telefone 289 598 830, ou do email arquivo.historico@cm-albufeira.pt.

Albufeira apresenta “Outras Viagens, Outros Olhares” de 28 de Maio a 31 de Dezembro
“ALGARVE – DO REINO À REGIÃO”: MIL ANOS DA HISTÓRIA E CULTURA ALGARVIA


Algarve – Do Reino à Região”, abarca a herança material e espiritual que, do Gharb al-Andaluz à actualidade, tem vindo a moldar e caracterizar a identidade deste território, no sul de Portugal.
A Rede de Museus do Algarve – RMA está a promover uma iniciativa conjunta onde, pela primeira vez, se abordam os últimos mil anos da história e da cultura algarvia.
Trata-se de uma exposição estruturada em 13 exposições em simultâneo, que se articulam e complementam, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições sociais, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais (museologia, arqueologia, arquitectura, história, geografia, sociologia, antropologia, etnologia) e as populações dos vários municípios algarvios.
Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António são os Municípios envolvidos, que oferecem ao público um modo de conhecer o seu património, matriz cultural e a evolução histórica das suas comunidades.
No que concerne a Albufeira, o Museu Municipal de Arqueologia vai acolher de 28 de Maio a 31 de Dezembro, a exposição intitulada “Outras Viagens, Outros Olhares”. Trata-se de uma exposição que traça uma linha no tempo em torno do olhar do outro, ou seja, desde os viajantes do séc. XIX, aos testemunhos dos veraneantes de hoje, passando pelos curiosos olhares dos primeiros turistas.
As restantes exposição são: “Alcoutim, Terra de Fronteira” (Câmara Municipal de Alcoutim), “Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve” (Câmara Municipal de Castro Marim), “O Reino dos Algarves de Aquém e para Além Mar”( Câmara Municipal de Lagos), "Algarbia Cartographica – Leituras e Resenha da Cartografia Regional”, “Do Gharb ao Algarve: Uma Sociedade Islâmica no Ocidente” (Câmara Municipal de Silves), “Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista” (Câmara Municipal de VRSA), “Os Descobrimentos Portugueses” (Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão - Faro), “Os Compromissos Marítimos no Algarve” (Museu da Cidade de Olhão), “Manuel Teixeira Gomes – Entre dois séculos e dois regimes”, “Portimão – Território e Identidade” (Museu de Portimão), “Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” (Museu do Trajo de S. Brás de Alportel), “Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico” (Museu Municipal de Faro), “Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve” (Museu Municipal de Loulé) e “Cidade e Mundos Rurais” (Museu Municipal de Tavira).

Praias: 240 vão hastear a Bandeira Azul


69 NO ALGARVE

O Algarve continua a ser a região com maior número de Bandeiras Azuis, tendo sido contempladas 69 praias, e é também a região que mais aumentou o número de praias galardoadas (mais 15 do que em 2009). No sul do país há três novas praias com Bandeira Azul (Galé Oeste, Arrifes e Batata), a saída de duas (Pego Fundo e Faro Ria) e a reentrada de 13 distribuídas pelos municípios de Vila do Bispo (oito praias) e Silves (duas) e ainda Fuseta-Mar, Salgados e S. Rafael.

Catorze novas praias foram hoje contempladas com a Bandeira Azul, que abrange este ano 240 zonas balneares em todo o país e corresponde a mais de metade das praias oficialmente classificadas.
'Temos este ano um número recorde de 240 praias, mais 14 do que no ano passado, o que é muito significativo. Depois do inverno que tivemos e depois de tudo o que aconteceu na Madeira conseguimos manter este número recorde', disse hoje o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer.
Para o responsável, este número recorde de praias com Bandeira Azul deve-se à preocupação de todos os portugueses em preservar a orla costeira.
'Há uma preocupação das entidades no investimento e nas infraestruturas que colocam nas praias, dos concessionários na forma como gerem as praias e das pessoas na forma como as utilizam', afirmou.
José Archer lembrou que a atribuição da Bandeira Azul é também um 'programa de educação ambiental' e sublinhou que 'ao fim de 20 anos o comportamento mais adequado está intrinsecamente em cada pessoa'.
O presidente da ABAE defendeu que ainda é possível melhorar, mas considerou o número alcançado este ano de praias com Bandeira Azul é muito satisfatório.
'Estamos acima dos 50 por cento de praias com Bandeira Azul, o que é uma percentagem muito boa. É de longe, dos países do sul da Europa, o que tem a maior percentagem de praias com Bandeira Azul', disse.
Para José Archer, este é 'o resultado de um ótimo trabalho'.
Este ano, a região norte vai hastear 56 Bandeiras Azuis (mais 13 do que em 2009).
O aumento deve-se à candidatura de sete novas praias (Silvade, Fraga da Pegada, Angeiras Norte, Pedras Brancas, Azul, Leça da Palmeira e Gondarém), sendo ainda de registar sete regressos (Vila Praia de Âncora, Frente Azul, Rua 37, Paramos, Suave Mar, Fão-Ofir e Valadares Sul) e uma saída (Con gida).
O centro terá 19 bandeiras, mais uma do que em 2009, devido à reentrada da praia de Esmoriz.
A região do Tejo registou a maior descida, com menos 11 bandeiras atribuídas em relação ao ano passado, devido à saída de três concelhos: Sintra, Cascais e Figueiró dos Vinhos.
No Alentejo foram galardoadas 23 praias, mais duas do que em 2009, devido à reentrada da Fonte do Cortiço e Califórnia.
O Algarve continua a ser a região com maior número de Bandeiras Azuis, tendo sido contempladas 69 praias, e é também a região que mais aumentou o número de praias galardoadas (mais 15 do que em 2009).
No sul do país há três novas praias com Bandeira Azul (Galé Oeste, Arrifes e Batata), a saída de duas (Pego Fundo e Faro Ria) e a reentrada de 13 distribuídas pelos municípios de Vila do Bispo (oito praias) e Silves (duas) e ainda Fuseta-Mar, Salgados e S. Rafael.
Na Madeira, apesar dos danos causados pelas derrocadas, o número de Bandeiras Azuis diminuiu em cinco nas praias e uma em marinas, tendo um total de 16 praias contempladas.
Os Açores foram a única região que manteve o número de praias galardoadas com 28 Bandeiras Azuis, resultado de duas saídas (Escaleiras e S. Lourenço), uma reentrada (Fogo) e uma nova (Baía do Refugo).
Irão ainda hastear a Bandeira Azul 14 marinas, menos uma do que em 2009, oito das quais no continente: Porto de Recreio de Oeiras e Parque das Nações (Lisboa e Vale do Tejo), Tróia e Porto de Recreio de Sines (Alentejo) e quatro no Algarve.
Mantém-se cinco marinas nos Açores e uma na Madeira.
As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.
Lusa

Bernardo Trindade: Exploração petrolífera no Algarve é "questão lateral" e não "merece comentário"


O secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade escusou-se hoje a comentar a exigência feita pelo deputado algarvio do PSD para o Governo não assinar o contrato de exploração petrolífera ao largo do Algarve.
Tendo em conta o risco de um possível desastre ambiental no Algarve, idêntico à que ocorreu recentemente no Golfo do México, o deputado Mendes Bota pediu ao Governo para não assinar os contratos de exploração petrolífera do Deep Offshore "Bacia do Algarve: Áreas Lagosta e Lagostim".
À margem da apresentação do programa de eventos "Allgarve 2010", que decorreu hoje na sede do Turismo do Algarve, em Faro, Bernardo Trindade explicou que a estratégia que o Governo tem para a área da energia passa "essencialmente pelo reforço da nossa capacidade de gerar fontes de energia renováveis e é isso que está a acontecer um pouco por todo o país quer ao nível da energia hídrica, quer ao nível das energia solar ou eólica".
Questionado pela Lusa para reagir ao pedido do deputado Mendes Bota para que o Governo não celebre contrato da exploração petrolífera no Algarve, o secretário de Estado do Turismo disse que essas são "questões laterais" e que "neste momento não estão em discussão", nem "merecem comentário".
Segundo o deputado Mendes Bota, "é altamente preocupante que a Direcção Geral de Energia e Geologia anuncie que os contratos de concessão para as Áreas Lagosta e Lagostim, do Deep Offshore 'Bacia do Algarve', já adjudicadas, deverão em breve ser assinados com as empresas Repsol Exploración e RWE Dea AG, em consórcio".
A Bacia do Algarve é uma área marítima fronteira que envolve todo o Parque Natural da Ria Formosa, desde Quarteira a Monte Gordo.
Num requerimento na Assembleia da República, o deputado algarvio questionou também o Governo sobre o montante negocial envolvido na cessão da posição contratual do contrato de concessão de pesquisa e exploração petrolífera do Deep-Offshore "Bacia do Alentejo: Áreas Lavagante, Santola e Gamba" ao consórcio formado pelas empresas Petrobras e Petrogal.
Lusa

Hospitais demoram 270 dias a pagar aos fornecedores


APORMED denuncia aumento no atraso dos hospitais no pagamento da despesa de saúde

A Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos (APORMED) contesta as notícias publicadas na comunicação social que indicam que o prazo médio de pagamento dos hospitais do SNS aos seus fornecedores foi reduzido. De acordo com dados do inquérito realizado pela APORMED, o prazo de pagamento aos fornecedores de dispositivos médicos é agora de 270 dias, um atraso superior ao registado no final do ano passado.
“Estamos constantemente a acompanhar a situação da dívida hospitalar às empresas de dispositivos médicos. Concluímos recentemente o nosso inquérito relativo à dívida do Serviço Nacional de Saúde (SNS) relativo ao primeiro trimestre de 2010 e conseguimos identificar um aumento de 30 dias no prazo médio de pagamento aos fornecedores, relativamente ao final do ano transacto”, salientou Humberto Costa, Secretário-Geral da APORMED.
O sector de dispositivos médicos é caracterizado por empresas que investem regular e fortemente na inovação, de forma a permitir a redução do peso económico da doença, reforça o secretário-geral da APORMED, a maior associação nacional das empresas que actuam no sector dos dispositivos médicos e tecnologias para a saúde. Fundada em 1990, conta actualmente com 45 empresas associadas, que representam mais de 50% do total do mercado de dispositivos médicos em Portugal, ou seja, 365 milhões de euros.