quinta-feira, 6 de maio de 2010

Hospitais demoram 270 dias a pagar aos fornecedores


APORMED denuncia aumento no atraso dos hospitais no pagamento da despesa de saúde

A Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos (APORMED) contesta as notícias publicadas na comunicação social que indicam que o prazo médio de pagamento dos hospitais do SNS aos seus fornecedores foi reduzido. De acordo com dados do inquérito realizado pela APORMED, o prazo de pagamento aos fornecedores de dispositivos médicos é agora de 270 dias, um atraso superior ao registado no final do ano passado.
“Estamos constantemente a acompanhar a situação da dívida hospitalar às empresas de dispositivos médicos. Concluímos recentemente o nosso inquérito relativo à dívida do Serviço Nacional de Saúde (SNS) relativo ao primeiro trimestre de 2010 e conseguimos identificar um aumento de 30 dias no prazo médio de pagamento aos fornecedores, relativamente ao final do ano transacto”, salientou Humberto Costa, Secretário-Geral da APORMED.
O sector de dispositivos médicos é caracterizado por empresas que investem regular e fortemente na inovação, de forma a permitir a redução do peso económico da doença, reforça o secretário-geral da APORMED, a maior associação nacional das empresas que actuam no sector dos dispositivos médicos e tecnologias para a saúde. Fundada em 1990, conta actualmente com 45 empresas associadas, que representam mais de 50% do total do mercado de dispositivos médicos em Portugal, ou seja, 365 milhões de euros.