quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

ALBUFEIRA ABRE PORTAS EM DUBLIN






Participação no Europeu de Corta-Mato serviu para estreitar relações
A edição deste ano do Europeu de Corta Mato decorreu na cidade de Dublin e foi visitado por parte da equipa ligada à organização da edição 2010 que irá decorrer em Albufeira. Uma visita aproveitada para se estreitarem de laços institucionais com a capital irlandesa, bem como para perceber as condições para acções de promoção futura junto deste mercado.
Desidério Silva liderou a comitiva que se deslocou à cidade de Dublin com o intuito de conhecer, no terreno, as condições ligadas à organização de uma prova desta envergadura. Recorde-se que o Europeu de Corta-Mato chega a Albufeira em 2010, após ter passado por Bruxelas, em 2008, e Dublin, em 2009. O autarca de Albufeira participou na cerimónia de entrega da bandeira da organização que simbolicamente marca a passagem de testemunho para o concelho de Albufeira. A comitiva incluiu ainda a presença de Carlos Silva e Sousa, Presidente da Assembleia Municipal, Artur Lara Ramos, Presidente da Associação de Atletismo do Algarve e Vice-Presidente do Comité Organizador Local, bem como Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente e Vice-Presidente do referido Comité, entre outros técnicos ligados ao Turismo e ao Desporto.
A viagem incluiu ainda um conjunto de contactos institucionais, com particular relevo para o encontro promovido com o Embaixador de Portugal na Irlanda, Ramalho Ortigão, assim como com a Lord Mayor de Dublin, Emer Costello. Destaque ainda para a reunião de trabalho tida no AICEP, que permitiu abrir portas para eventuais acções de promoção futuras, junto de um mercado que tem um peso importante na região. Ainda no âmbito da promoção, foi apresentada a equipas e comunicação social, a edição 2010 do Campeonato. A referida apresentação incluiu uma descrição técnica, a projecção de um filme sobre Albufeira, uma intervenção de Desidério Silva e uma mostra gastronómica.
No plano desportivo, a comitiva participou nos principais momentos do Campeonato, entre os quais o Jantar de Gala e o Jantar de Encerramento. Ao longo da estadia foram feitas várias visitas ao local da prova, de forma a se perceberem as condições ligadas à sua organização.
Uma palavra ainda para a prestação desportiva da selecção nacional que atingiu uma excelente prestação. Em seniores Portugal atingiu o título de campeã europeia na categoria feminina e um honroso 6º lugar por equipas em masculinos. Recorde-se que o estágio de preparação para esta prova decorreu em Albufeira. Uma palavra ainda para o atleta de Albufeira, Vitor Reis, que participou na categoria de sub-23.
O balanço desta viagem foi considerado bastante positivo por Desidério Silva. O autarca referiu que “percebemos no local a grande dinâmica deste evento. A nossa presença era obrigatória em virtude da necessidade de estarmos na passagem de testemunho, mas quisemos ir mais além. Fomos para o terreno perceber a dinâmica da prova e as necessidades em matéria de organização, mas trabalhámos também no plano institucional e de promoção, através de um conjunto de portas que conseguimos abrir para o futuro”. Desidério evidenciou que “Albufeira goza de grande notoriedade neste país” e que “é importante estarmos presentes, no futuro, em situações que possam criar novas oportunidades para a nossa economia”.

Dezenas de pequenas inundações em cinco concelhos do Algarve, mas sem gravidade


Em cinco concelhos do Algarve registaram-se algumas inundações de casas e garagens devido às chuvas intensas sentidas esta madrugada na região, mas sem gravidade, disse hoje (ontem) fonte do Comando Distrital de Operação de socorros (CDOS).
Em declarações à Lusa, fonte do CDOS explicou que durante a madrugada, os bombeiros e protecção civil da região registaram algumas dezenas de telefonemas a pedir ajuda para resolução de pequenas inundações, nomeadamente dos concelhos de Olhão, Castro Marim, Loulé, S. Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.O Serviço Municipal de Protecção Civil em Olhão adiantou ainda que foram chamados para limpar "sumidouros" (conhecidas também por sarjetas) na localidade da Fuzeta que estavam entupidos e a causar inundações em casas daquela aldeia.