terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aberto concurso para revisão do POOC entre Odeceixe e Vilamoura

A ARH do Algarve abriu esta semana o concurso público para elaborar a Revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Odeceixe/ Vilamoura, cujas propostas deverão ser entregues até ao próximo dia 27 de Setembro.

Destinado à selecção da equipa de planeamento e projecto que irá executar aquele instrumento de gestão, este concurso vai ao encontro do estipulado nos POOC Sines/Burgau e Burgau/Vilamoura, ambos publicados em 1999, que previam a sua revisão após um mínimo de 10 anos de vigência.

O novo Plano consubstanciará ainda a junção de toda a zona costeira que integra a ARH do Algarve entre Odeceixe e Vilamoura num único instrumento de gestão territorial, em vez dos dois actualmente existentes.

Neste processo de revisão serão tidas em conta as apreciações feitas quer regionalmente, quer em termos nacionais, sobre a primeira geração dos POOC, actualizando o quadro de ordenamento da faixa costeira no barlavento algarvio.

No que respeita ao sotavento algarvio, o POOC Vilamoura/Vila Real de Stº António, publicado em 2005, só deverá ser revisto após 2015.

Exposição Internacional "PSR" da United Photo Press na Galeria de Arte da Marina de Albufeira

De 20 de Agosto a 30 de Setembro, a Galeria de Arte da Marina de Albufeira, acolhe uma mostra de fotografia, da autoria de vários fotógrafos internacionais da United Photo Press.

A Exposição Internacional de Fotografia "PSR" é apresentada pela terceira vez em Albufeira, 30 trabalhos de fotógrafos membros da United Photo Press em todo o mundo.

Centrada na temática da ‘Prevenção e Segurança Rodoviária’, a mostra retrata a diversidade e as particularidades contrastantes de algumas cidades como São Paulo, Maputo, Joanesburgo, Nova Iorque, Lisboa, Sidney, entre muitas outras. Algumas imagens são suscetíveis de poder chocar o público, no sentido de o sensibilizar para novas atitudes rodoviárias.

Para esta exposição, os fotógrafos agiram como antropólogos visuais, insistindo no registo do momento, do facto e da paisagem observada. Ainda que especificamente subordinada ao tema da Prevenção, a mostra revela singulares imagens da arte fotográfica.

3ª Prova de Mar de Alvor


Integrado num Circuito de Mar de natação, que existe há 19 anos no Algarve e que é actualmente oficializado pela Federação Portuguesa de Natação, a O2 - Portimão organiza, a 20 de Agosto a 3ª Prova de Mar de Alvor.

Esta prova está repartida em duas distâncias uma de 1200 metros só para nadadores federados e outra de 800 metros para populares.

O evento conta ainda com a participação de um deficiente físico e de um motor que são sempre um bom exemplo.

No almoço convívio para todos os participantes e familiares a ementa não poderia ser mais algarvia, ou seja, Sardinha, salada algarvia e pão caseiro.


A tocar para alegrar os atletas e familiares teremos, como no ano passado o conjunto de música popular portuguesa "Os Barlaventinos" que proporcionaram momentos de muita alegria.


Ricardo Mestre, da Tavira/Prio é o vencedor da Volta a Portugal


A última tirada da Volta a Portugal ditou a consagração de Ricardo Mestre, da Tavira/Prio, como o vencedor da 73ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

A etapa arrancou de Sintra para chegar a Lisboa 152.6 quilómetros depois, onde também chegou a Tavira/Prio e o vencedor Ricardo Mestre que manteve a camisola amarela desde que a conquistou, no contra-relógio de sexta-feira passada.

O objectivo passava pela manutenção da liderança, já que a etapa não oferecia dificuldades de maior. Objectivos alcançados, Mestre festejou a almejada vitória: “agora sim, já posso festejar, é o final, estou muito feliz, estou muito orgulhoso da equipa que esteve comigo, a dar o tudo por tudo”.

O ciclista, de 27 anos, é natural de Castro Marim, e evoluiu nas escolas de formação do Clube de Ciclismo de Tavira a partir de 1997, ano em que ingressou na colectividade.

Em 2005 o atleta passou a profissional e logo a seguir, em 2006, venceu a sexta etapa da Volta a Portugal, conquistando também a classificação da juventude e da montanha, mostrando já o talento que possuía. Esta época, e em vésperas da Volta, o trepador conquistou o Troféu Joaquim Agostinho, demonstrando a boa forma física.
Para o algarvio, esta vitória é o cumprir de um sonho: “quando chegamos a profissionais o nosso sonho é estar na Volta a Portugal, e se tivermos perfil para isso, obviamente que o objectivo de qualquer corredor português é vencer esta prova”.
O director desportivo Vidal Fitas, nos comandos da equipa de Tavira, já conseguiu 4 vitórias consecutivas na Volta a Portugal: “estas quatro vitórias dão-nos cada vez mais força para continuar o bom trabalho e ao mesmo tempo mais responsabilidade.”
Fitas acredita no valor da equipa “e isso foi demonstrado aqui, já antes, a trabalhar para o David Blanco viu-se o valor do grupo, e este ano foi um trabalho levado a cabo ao longo da época para chegarmos cá e mostrar o que valemos”, salientou o técnico.
Para além de Mestre no alto da tabela da classificação geral, encontramos também André Cardoso, na segunda posição, a 1 minuto e 31 segundos do companheiro. Nelson Vitorino fechou a prova em 4ª posição, a 2 minutos e 48 segundos. Com estes resultados, a formação Tavira/Prio arrecadou também o troféu de melhor equipa da Volta, reflectindo o excelente trabalho efectuado desde o início da competição.


Município de Tavira recebeu heróis da Volta


Como manda a tradição, o município de Tavira recebeu, na noite de 2ª Feira, de forma bastante calorosa a equipa profissional. A animação arrancou pelas 21horas com música na Praça da República que antecipou a recepção aos heróis da terra.

Verão activo para cem jovens dos bairros sociais de Portimão

Durante o período das férias, cerca de uma centena de crianças e jovens moradores nos bairros sociais da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas têm ao dispor um vasto conjunto de iniciativas lúdicas e educativas, as quais decorrem nos respectivos Centros Comunitários, que continuam de portas abertas nesta altura do ano.

São várias as propostas, comuns a ambos os Centros Comunitários, que preenchem os dias destes jovens, entre os 4 e os 16 anos, e proporcionam uma saudável ocupação dos seus tempos livres, sendo de referir que se mantém o apoio escolar neste período de férias.

Para além de espaços lúdicos dedicados à leitura, ao acesso à Internet e a expressões artísticas como a dramatização, a moldagem ou o desenho, são ainda abordadas temáticas relacionadas com os principais problemas que afectam os adolescentes, da toxicodependência ao buillyng, passando pela sexualidade e pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais, o respeito pelos outros ou a auto-estima.

No Centro Comunitário da Coca Maravilhas funciona uma Oficina de Informática, onde se promovem e desenvolvem competências nesta área, ensinando como utilizar o computador e seus programas ou a obter informações através da Internet.

Destaque também para várias idas à Praia da Rocha, entre 22 de Agosto e 2 de Setembro, e para a participação em diversos passeios, nomeadamente a Monchique, a Alte ou ao Parque Cinegético de Silves, como vai suceder no próximo dia 7 de Setembro e no qual tomarão parte meia centena de jovens das duas comunidades.

Toda esta aposta está enquadrada na política de inclusão levada a cabo pela Câmara Municipal de Portimão e na qual a acção social desempenha um papel estratégico de particular relevância.

Festival do Marisco recebe mais de 50 mil e faz sucesso em Olhão


Durante seis dias – entre 10 e 15 de Agosto – Olhão foi destino ‘obrigatório’ para mais de 50 mil pessoas que não quiseram perder mais uma edição, a 26ª, do Festival do Marisco. Música e sabores do mar cativaram algarvios e visitantes nestas noites quentes de Verão e voltaram a fazer sucesso.

O Festival do Marisco de 2011 foi, mais uma vez, um sucesso. Pelo recinto desta iniciativa do Município de Olhão, que conta com a organização da empresa municipal Fesnima, passaram mais de 50 mil pessoas durante seis noites de muita festa e boa disposição.

As bebidas refrescaram os mais acalorados, acompanhadas por deliciosos mariscos e bivalves da Ria Formosa, confeccionados no local e de maneira tradicional. Os aromas do arroz de marisco, paella, camarão grelhado, açorda de marisco ou xarém confundiam-se no ar e abriram o apetite aos que iam chegando, aos milhares.

Mais tarde, foi a vez de a música compor estas noites de Verão. Com espectáculos de abertura também bastante aplaudidos – passaram pelo palco do Festival bandas como Ludo, Domingos e os Índios, The Crow, James Dean, Frrad Xok Blues Band ou Contra Bando – as estrelas principais encheram o recinto ao final da noite.

Queen on Fire, Xutos & Pontapés, Pedro Abrunhosa, Tony Carreira, Ar de Rock e Calcinha Preta, que ontem fecharam seis dias de muito convívio em verdadeira apoteose, foram as estrelas maiores deste ano.

O público aderiu e o recinto encheu quase até ao limite praticamente todas as noites, sendo que Xutos & Pontapés, Tony Carreira e Calcinha Preta foram os espectáculos que ‘chamaram’ mais pessoas.



“O balanço final é muito positivo”, refere o presidente do Município de Olhão, Francisco Leal, acrescentando que “apesar da crise e da falta de apoios externos, os objectivos foram conseguidos. Foi mais uma grande edição do Festival do Marisco, recebemos a visita de dezenas de milhar de pessoas que já se habituaram à qualidade que aqui oferecemos e que todos os anos melhoramos”.





PCP-Algarve adverte sobre: "situação financeira das autarquias e as populações"

Da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP recebemos uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, advertindo para a "situação financeira das autarquias e as populações":

"Desdobram-se os comentários de preocupação pela situação financeira das autarquias, por parte de vários Presidentes de Câmara. Referem como causas principais, a diminuição de receitas (IMT) e o corte nas verbas do Orçamento Estado. Referem ainda que o recurso ao crédito bancário se apresenta vedado.
Não partilhamos, nem nunca partilhámos, com o discurso do despesismo autárquico e de que é no Poder Local que todos os males se encontraram. Mas não podemos aceitar mistificações.
Desde 2008 que a denominada crise deu expressão de si, agravando-se desde essa altura, mas a condução das prioridades municipais manteve-se inalterada. Os níveis de endividamento foram prosseguindo.
Há muito que vimos alertando para a execução de obras sem qualquer critério que não fosse o Ter. Há muito que vimos denunciando a prática de externalizações de serviços. Há muito que denunciamos a atitude submissa do poder autárquico regional face ao poder central, aceitando competências (ensino, segurança das populações, etc) que devem ser do governo.
Mas mesmo antes desta situação de descalabro, para onde nos conduziram os governos do PS, PSD e CDS-PP, tivemos a construção do estádio do Algarve para onde anualmente vão milhões de euros, o autódromo para onde vão milhões de euros e outras opções que seguiram sempre a mesma lógica – o turismo e actividades correlativas e o total desinvestimento nas actividades produtivas e outras necessidades das populações. Os custos da água têm vindo a aumentar brutalmente, assim como os valores de outras taxas, com impactos nas populações e no pequeno comércio. Receitas estas que, pelo
que afirma Macário Correia, serve para o autofinancimento municipal e o acumular de dívidas às Águas do Algarve.
Com o crescente número de insolvências no comércio e com o asfixiamento dos trabalhadores e das populações a que está a conduzir esta política do governo PSD/CDS-PP, não se estranhará que as receitas municipais baixem ainda mais por aumento do número dos que têm de deixar de pagar.
Assim, aquilo que se exige é uma mudança de política que em vez de carregar sobre quem já está fortemente sacrificado, vá buscar dinheiro aonde ele está, no grande capital; ponha fim à introdução de portagens na Via do Infante (A22); dinamize o investimento produtivo; lance programas de reabilitação urbana geradoras de emprego; avance para a construção de obras regionais fundamentais como seja o novo Hospital Distrital; desenvolva a requalificação do caminho-de-ferro e não se ponha com novas
ideias megalómanas.
Eis, entre tantas outras, propostas que deveriam mobilizar o poder local da região". conclui o documento dos comunistas algarvios.

em Portimão: União marca «Laço Humano Solidário»

A Praia da Rocha foi o lugar escolhido pela Associação Oncológica do Algarve, para a concretização da 2ª edição do «Laço Humano Solidário», um evento que teve como finalidades alertar para as problemáticas do cancro da mama e de pele e angariar fundos para a construção de uma residência temporária de apoio ao doente oncológico, em Faro, perto da Unidade de Radioterapia da AOA.

Este evento teve a participação de 516 pessoas, tendo ficado áquem das expectativas da Organização, que esperava reunir 1000 pessoas. Esta situação ficou a dever-se, sem dúvida, ao mau hábito que as pessoas têm de ir tarde para a praia, tendo perdido a possibilidade se juntar à iniciativa.
O evento ocorreu no dia 13 de Agosto, a partir das 10H00, na Área Desportiva da Praia da Rocha, em Portimão. Teve a participação de um grupo de cerca de 30 voluntários, dos quais destacamos Bruno Águas, Daniela Torrinha,Tânia Marques, que trabalharam, em vários pontos da cidade, para a divulgação e concretização do «Laço Humano Solidário», desde o dia 1 deste mês.
Pelas 10H35, sobrevoou o céu da Praia da Rocha, uma avioneta da AeroVip conduzida pelo piloto Castro Santos, acompanhado do fotografo Pedro Rodrigues da HiCam Portugal. Foram estes dois patrocinadores, juntamente com o fotografo Gabriel Clemente que tornaram possível uma maior visibilidade do logótipo solidário.
Todos os participantes foram contemplados com uma manhã repleta actividades, como Yoga, Fitness, Hidroginástica, música e sorteio de prémios.
Cinco vales de uma noite no Hotel Made Inn, em Portimão, para duas pessoas, em regime APA, e um Kit de produtos Avène foram os prémios de maior envergadura do sorteio. Os premiados foram: Luísa Pio, de Setúbal, Francisco Tomás, da Maia, Diana Ribeiro de Valongo, Corda Yuana, de Paris e Carmelina Gonçalves, de Lisboa.

Campanha DADOR SALVADOR


Concluída a primeira quinzena da campanha de doação de sangue levad a cabo pela Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, segundo a,organização "com excelentes resultados".

As imagens da foto-reportagem são prova evidente da adesão que os veraneantes prestaram neste movimentado período de férias.

Portugueses, alguns emigrantes, bem como oriundos dos mais variados locais do globo formaram o grupo de darores.