terça-feira, 16 de agosto de 2011

Verão activo para cem jovens dos bairros sociais de Portimão

Durante o período das férias, cerca de uma centena de crianças e jovens moradores nos bairros sociais da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas têm ao dispor um vasto conjunto de iniciativas lúdicas e educativas, as quais decorrem nos respectivos Centros Comunitários, que continuam de portas abertas nesta altura do ano.

São várias as propostas, comuns a ambos os Centros Comunitários, que preenchem os dias destes jovens, entre os 4 e os 16 anos, e proporcionam uma saudável ocupação dos seus tempos livres, sendo de referir que se mantém o apoio escolar neste período de férias.

Para além de espaços lúdicos dedicados à leitura, ao acesso à Internet e a expressões artísticas como a dramatização, a moldagem ou o desenho, são ainda abordadas temáticas relacionadas com os principais problemas que afectam os adolescentes, da toxicodependência ao buillyng, passando pela sexualidade e pelo desenvolvimento de competências pessoais e sociais, o respeito pelos outros ou a auto-estima.

No Centro Comunitário da Coca Maravilhas funciona uma Oficina de Informática, onde se promovem e desenvolvem competências nesta área, ensinando como utilizar o computador e seus programas ou a obter informações através da Internet.

Destaque também para várias idas à Praia da Rocha, entre 22 de Agosto e 2 de Setembro, e para a participação em diversos passeios, nomeadamente a Monchique, a Alte ou ao Parque Cinegético de Silves, como vai suceder no próximo dia 7 de Setembro e no qual tomarão parte meia centena de jovens das duas comunidades.

Toda esta aposta está enquadrada na política de inclusão levada a cabo pela Câmara Municipal de Portimão e na qual a acção social desempenha um papel estratégico de particular relevância.