sábado, 12 de fevereiro de 2011

Câmara de Lagos distinguida com 1º Prémio pela Associação da Bandeira Azul.


A iniciativa “Apeixonados”, promovida no Verão passado pela Câmara Municipal de Lagos, foi distinguida com o 1.º prémio do Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos da responsabilidade da Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Realizada no âmbito da Campanha da Bandeira Azul, que a Câmara Municipal de Lagos organiza há vários anos consecutivos, a actividade “Apeixonados” foi uma das diversas iniciativas integradas na semana temática sobre a Biodiversidade, que decorreu em Agosto passado.
Através desta actividade, que decorreu no dia 10 de Agosto na Praia do Porto Mós, pretendeu-se dar a conhecer a biodiversidade existente nos rios e mares, através da leitura de quadras, adivinhas e poemas do livro “Apeixonados”, ao mesmo tempo que se mostrava as ilustrações existentes neste, para auxiliar na descoberta das respostas.
Trutas, piranhas, carpas, lontras, cavalos-marinhos, golfinhos, sardinhas, tubarões, caranguejos, conquilhas, lulas, tartarugas, corais, entre outras, foram algumas das espécies marinhas retratadas nas quadras, adivinhas e poemas, escritos por José Pinheiro e ilustrados pela sua filha Catarina Pinheiro (de 14 anos), que foram também os animadores desta actividade de sensibilização ambiental. As crianças participantes foram igualmente sensibilizadas para a necessidade de preservarem os ecossistemas aquáticos e a qualidade da água.
Para tornar a actividade mais dinâmica e interactiva, foram ainda utilizadas marionetas do Neptuno e de uma sereia e no final as crianças foram convidadas a desenharem peixes na areia.
O prémio será recebido numa cerimónia a decorrer no decurso do mês de Fevereiro, em data e local a anunciar.
Uma distinção que vem reconhecer o trabalho e confirmar o lugar de destaque da Câmara Municipal de Lagos em matéria de educação ambiental, designadamente no âmbito da Bandeira Azul, onde o Município já foi distinguido várias vezes com os 2ºs e 3ºs prémios.

Informação Complementar:

Concurso Actividades de Educação Ambiental - Biodiversidade em Sistemas Aquáticos
De acordo com a ABAE, este Concurso visa estimular a participação activa dos gestores e promotores de praias e marinas na busca de opções mais sustentáveis de preservação dos ecossistemas onde se encontram e constitui, ainda, uma forma de estimular a qualidade, interesse e criatividade das comunidades favorecendo o conhecimento da Biodiversidade local e reconhecimento da sua importância e preservação ao nível local, ao mesmo tempo que pretende premiar o aparecimento de projectos ou medidas de intervenção local de protecção de ecossistemas determinados.
O Júri do concurso foi constituído por representantes das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Instituto da conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e Fundação Vodafone Portugal.

Lagos distinguida com 1º Prémio pela Associação da Bandeira Azul.

APEIXONADOS

Apeixonados é um livro-jogo infanto-juvenil, líquido e compósito, a quatro mãos, que resulta do entrelaço entre os jogos de palavras do pai e dos desenhos da filha, com o objectivo de multiplicar a ternura partilhada e a paixão única pela biodiversidade existente nos rios e nos mares. Com apenas 13 anos, Catarina Pinheiro ilustrou de forma criativa e inventiva a obra Apeixonados, livro–jogo de adivinha e de descoberta, cuja temática central reside em torno da água e da riqueza da biodiversidade. Nesta viagem, os leitores - pais, filhos, professores, educadores, alunos, animadores, artistas e outros, no mínimo em pares - são convidados a descobrir e a identificar, em espaços-tempo de diálogo e de ternura partilhada, os seres viventes nos rios, nos mares e nos oceanos.
O carácter inovador da obra, a temática central do livro em torno da água, da preservação e conservação em equilíbrio da natureza, a importância do desenvolvimento da ligação Escola-Família-Comunidade a que se alia a Celebração de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, foram factores que pesaram para que este livro tivesse sido partilhado na Praia de Porto de Mós, em Lagos. A obra Apeixonados foi apresentada através da leitura partilhada em conjugação com marionetas manipuladas pelas crianças, realizadas pelo Teatro de Marionetas MACAPI, representadas pelo Rei Neptuno, pela Sereiazinha e por outros peixes dos rios e dos mares. Durante a apresentação foram sorteadas duas camisolas que foram desenhadas, no local, pela Catarina Pinheiro, de acordo com as escolhas das crianças.

EXPOSIÇÃO SILVES ISLÂMICA APRESENTA CINCO SÉCULOS DE OCUPAÇÃO DO ARRABALDE ORIENTAL


A partir do próximo dia 11 de Fevereiro o Museu Municipal de Arqueologia de Silves tem patente ao público a exposição “Silves Islâmica – cinco séculos de ocupação do Arrabalde Oriental”.
Esta mostra é composta por mais de duas centenas de objectos arqueológicos encontrados aquando do início das obras de construção da nova Biblioteca Municipal - desde objectos de uso doméstico ou de uso em práticas religiosas ou em rituais até testemunhos de guerra, adornos, objectos associados a actividades artesanais e de lazer -; e que dizem respeito a parte do arrabalde oriental da cidade de Silves em tempo de dominação islâmica.
A descoberta destes importantes vestígios e a, subsequente, realização de trabalhos arqueológicos numa área de 600 m2, são factores que contribuíram para a compreensão da dinâmica de ocupação do espaço e para a reconstrução do quotidiano das populações que ali habitaram durante cerca de cinco séculos.
Trata-se, assim, de uma exposição que descreve, de forma didáctica e com recurso a plantas do local, as diversas fases de ocupação do arrabalde, desde o século X (altura em que a área se incluía no espaço periurbano da cidade) até à reconquista cristã (período em que se inicia um processo de desertificação).
A exposição poderá ser visitada até ao dia 27 de Agosto, de segunda a sábado, no horário compreendido entre as 9h00 e as 18h00.
Para mais informações os interessados poderão contactar o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, através do telefone 282 444 832 ou do endereço de correio electrónico museu.municipal@cm-silves.pt.

Castro Marim: Potencialidades do Sal e Flor de Sal em debate


O Jornal do Baixo Guadiana e a Associação para a Geminação Castro Marim/Guèrande realizam em conjunto, no próximo dia 19 de Fevereiro (Sábado), um Encontro sobre a temática «Economia do Sal e Flor de Sal em Castro Marim». O cenário escolhido para o debate é o coração das salinas; o Auditório da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, a partir das 09h30 até às 17h30.O objectivo é debater a temática de forma a abrir novos horizontes relativamente à economia do sal no Baixo Guadiana.
O Encontro surge na sequência de uma reportagem publicada na edição de Outubro de 2010 no JBG o­nde se falam de potencialidades, mas também de lacunas do sector, sendo que actualmente cerca de 80% das salinas estão desactivadas, apesar de este ser o «Ouro Branco» de Castro Marim. Pretende-se uma reflexão mas também que o encontro de base para projectar mudanças para a actividade.
O Encontro prolonga-se pelo dia dentro com cinco painéis distintos o­nde se foca o enquadramento histórico e o associativismo; a área empresarial e o marketing; a Saúde, Alimentação e Biodiversidade; os Apoios; e finalmente a apresentação de um novo produto criado exclusivamente com o sal do Baixo Guadiana.
Para o debate estão confirmadas a presença de entidades fulcrais para o desenvolvimento da economia do sal, destacando a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, CCDR Algarve, ERTA, AHETA, Qualifica, UAlg, Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA; também a empresa Municipal de Castro Marim «NovBaesuris»; as associações e cooperativas como a Tradisal e Terras de Sal; a recém-criada Associação para a Geminação Castro Marim/Guèrande; a Associação Terras do Baixo Guadiana; o historiador Hugo Cavaco, empresários, salineiros e formandos da actividade. A pastelaria «A Prova» apresenta ainda doçaria produzida com Sal e flor de Sal de Castro Marim.O encerramento está a cargo de José Fernandes Estevens - Presidente Câmara Municipal de Castro Marim e da ODIANA.
Inscrições até 15 Fevereiro gratuitas e destinada ao público em geral.Associação Odiana: 281 531 171; Fax 281 531 080; baixoguadiana@gmail.comgeral@odiana.pt

Municípios do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina recorrem à via judicial


Reunidos em Aljezur em 9 de Fevereiro do ano em curso, os Presidentes dos Municípios de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo, após uma primeira análise do POPNSACV aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Janeiro de 2011, publicado em DR, através da RCM nº 11-B/2011 de 4 de Fevereiro, ainda sem acesso ao Relatório de Ponderação relativo às participações recebidas em sede de Discussão Pública, sem conhecimento do Parecer Final da Comissão Mista de Acompanhamento da Revisão do Plano, e mesmo sem as Plantas de Síntese e de Condicionantes em formato digital que trarão consigo, seguramente “imensas surpresas”, constatam já que a aplicação do mesmo prejudica gravemente as populações destes municípios, o seu desenvolvimento sustentável, padece de vários vícios, prejudicando e afectando o cumprimento das atribuições fixadas por lei para as autarquias locais, que obrigarão ao recurso da Via Judicial para repor a respectiva legalidade.
Face à gravidade da situação, reiteramos o pedido de demissão dos responsáveis políticos do Ministério do Ambiente.

Já podes escrever um email ao "Bogas"

O nosso amigo Bogas, começou a dedicar-se à magia do mundo digital. Tão apaixonado ficou, pela proximidade que a internet cria com todos os seus amigos, que decidiu criar o seu próprio email - mascote.bogas@aguasdoalgarve.pt.





Agora já podes enviar-lhe mensagens, que ele te irá responder a todas as tuas perguntas!!!! Durante o mês de Fevereiro, o bogas irá oferecer a todos os seus amiguinhos que lhe enviem um poema sobre a água, um cantil de água, para que possas levar a água para beber para todo o lado.
Vá lá! do que estás à espera? Envia um email, e não te esqueças de indicar o teu nome, idade e morada. Se quiseres envia também a tua fotografia, para que possas entrar para o clube do Bogas.
Nota da direcção: Algarve Press, como tem sido habitual, associa-se ,mais uma vez, a esta iniciatíva da empresa Águas do Algarve. M.L.

Três aneurismas detectados em familiares directos



Sob o mote “Quem sai aos seus, faz o rastreio”, mais de 100 pessoas tratadas aos aneurismas da aorta abdominal (AAA) e familiares, vindas de todo o país, aceitaram o desafio lançado pelo Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Marta (Centro Hospitalar de Lisboa Central) para participar no I Encontro dos Doentes Tratados aos Aneurismas da Aorta Abdominal e Familiares.
Esta iniciativa inédita em Portugal teve como objectivo a promoção da saúde, através da sensibilização dos familiares directos dos doentes com AAA, acompanhados e tratados nesta unidade hospitalar, sobretudo os homens com mais de 50 anos, fumadores ou ex-fumadores. Esta acção permitiu ainda dar a conhecer os factores de risco da doença e realizar, se necessário, o despiste através de uma ecografia abdominal. Por outro lado, o Encontro proporcionou uma plataforma de diálogo entre especialistas e utentes, desmistificando dúvidas e receios acerca dos aneurismas da aorta abdominal.
Para evidenciar a facilidade e simplicidade do diagnóstico, foram efectuadas várias ecografias abdominais aos familiares presentes, sendo detectados três casos de aneurisma da aorta abdominal.

Olhão: EXPOMAR decorre entre 7 e 10 de Abril


A 8ª edição da Feira do Mar e das Actividades Náuticas – EXPOMAR – já tem data marcada. Este ano realiza-se entre os dias 7 e 10 de Abril e, como habitualmente, no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa, em Olhão.
Embarcações de recreio, equipamentos náuticos e conferências sobre temas relacionados com o mar são alguns dos destaques da feira deste ano. Ajudar as actividades comerciais dos empresários do ramo é um dos objectivos do evento que, em 2010, recebeu muitos milhares de visitantes e este ano a organização pretende continuar na senda do progresso.
A concepção da feira, a cargo da empresa municipal Fesnima em parceria com a Universidade do Algarve, IPIMAR e Efeito Eventos, está cada vez mais virada para actividades diversas ligadas ao mar, como acontece com a demonstração de equipamentos e novidades existentes nesta área.
Em breve será divulgado o tema da feira e os assuntos que estarão em discussão na parte científica do programa durante estes quatro dias em que decorre a EXPOMAR 2011.


.