quinta-feira, 22 de julho de 2010

Génio e magia de La Féria invadem Portimão



Humor, extravagância, glamour e magia, dominam o Verão em Portimão, com a estreia de “A Gaiola das Loucas” e “O Feiticeiro d’Oz”, dois êxitos de bilheteira de Filipe La Féria.

De 1 a 31 de Agosto, “A Gaiola das Loucas” recria, no Centro de Congressos do Arade, noites de cabaret muito especiais, corridas a plumas e lantejoulas, com uma iluminação feérica, uma cenografia grandiosa e um ritmo vertiginoso e hilariante.

Rita Ribeiro, José Raposo, Carlos Quintas e Joel Branco são alguns dos actores que participam neste espectáculo, reconhecido pela crítica e pelos autores norte-americanos como a melhor versão de sempre.

No TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, “O Feiticeiro d’Oz” transforma toda a família nos companheiros de viagem de Dorothy e do seu cão Totó, na extraordinária jornada rumo à Cidade Esmeralda. Pelo caminho, cruzam-se com fantásticas personagens como o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Medroso, todos em busca do maravilhoso Feiticeiro d’Oz, o concretizador dos seus maiores desejos.

A magia está em cena de 5 a 29 de Agosto, de quinta-feira a domingo.

Apenas 15% dos Portugueses reconhece os perigos dos raios UV para os olhos - Estudo


Estudo Internacional “Healthy Sight Survey” revela falta de conhecimento dos Portugueses em relação aos perigos dos raios UV, Apenas 15% dos Portugueses reconhece os perigos dos raios UV para os olhos. O estudo conclui ainda que os portugueses são o povo que mais tempo passa ao ar livre.
A Transitions Optical, líder mundial em lentes fotocromáticas, acaba de divulgar as conclusões do seu mais recente estudo sobre saúde visual, realizado pela Ipsos Health a cerca de 8000 pessoas em oito países (França, Holanda, Espanha, Portugal, África do Sul, Alemanha, Inglaterra e Itália). Este estudo conclui que apenas 15% dos portugueses reconhece os perigos dos raios UV para a saúde visual.
Quando questionados sobre os efeitos dos raios UV na saúde, 67% dos portugueses responderam que aumentam o risco do cancro de pele, 17% responderam que podem levar a um envelhecimento precoce da pele e apenas 15% responderam que podem provocar lesões oculares.
Estes são dados preocupantes uma vez que as pesquisas revelam que os danos resultantes de uma exposição prolongada aos raios UVA e UVB (os danos da exposição UV são cumulativos, aumentando cada vez que os olhos são expostos ao sol) podem contribuir para problemas visuais a curto prazo e lesões ou doenças oculares graves relacionadas com a idade, incluindo cataratas.
A radiação UV pode igualmente contribuir para a degenerescência macular, a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos, causar a queimadura solar da superfície dos olhos, uma situação denominada fotoqueratite e provocar formações amareladas da superfície ocular conhecidas por pingéculas e pterígio.
A nível mundial cerca de 16 de milhões de pessoas estão actualmente cegas devidos às cataratas, a Organização Mundial de Saúde estima que 20% destes casos se devem à exposição aos raios UV.

ACTA e Orquestra do Algarve apresentam "Ensaio Aberto"



A ACTA continua a digressão do espectáculo “Ensaio Aberto”, uma co-produção com a Orquestra do Algarve, com encenação de José Lourenço e direcção musical do Maestro Osvaldo Ferreira, nos próximos dias:
- Quarta-feira, 28 de Julho e Quinta-feira, 29 de Julho no Largo dos Paços do Município, em Albufeira, às 22h00;
- Sexta-feira, 30 de Julho no Complexo Desportivo Municipal, em Lagos, às 22h00;
- Sábado, 31 de Julho no Largo da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, às 22h00;
O espectáculo tem a duração de 1h20m e é indicado para maiores de 6 anos.
"Ensaio Aberto" é uma viagem pela construção de um espectáculo de ópera. Assistimos aos ensaios a três dias da estreia e às dificuldades que a preparação de um espectáculo deste tipo implica. Procura-se desmistificar a aura que muitos associam ao meio operático, abordar a incessante e, muitas vezes, frustrante busca de perfeição por parte dos intérpretes, destacar a insegurança dos criadores, as hierarquias, os horários, a luta contra o tempo, o "fogo cruzado" entre Teatro e Música!
Para o "ensaio" está convocada nada menos que a Orquestra do Algarve à qual se juntam três cantores profissionais (tenor, barítono e soprano) com o objectivo de apresentar um concerto encenado cujo programa incide sobre excertos de óperas de Bizet ("Carmen", "Os Pescadores de Pérolas"), Puccini ("La Bohème", “Tosca”) e Verdi ("La Traviata"). O elenco é completado por três actores que asseguram os papéis de maestro, encenador e assistente de produção.
Alguns dos intérpretes possuem actividade profissional e nome artístico idênticos à da personagem que lhes cabe em “Ensaio Aberto” (encenador Bruno Martins, barítono Rui Baeta, assistente de produção Elisabete Martins). Neste âmbito, são abordados aspectos determinantes para a actividade de um músico ou de um actor: rigor artístico, técnica, precisão, concentração, disciplina, trabalho colectivo vs trabalho individual, contextualização, leitura pessoal, subtexto, imaginação, depuração, distanciamento, entrega, espontaneidade, sinceridade, humor, poesia.
A entrada é gratuita.

‘Bienal Portugal Arte 10 - EDP’ expõe em Portimão e Vila Real de Santo António até 15 de Agosto




• Em Portimão no Tempo – Teatro Municipal de Portimão, Centro de Congressos do Arado, Jardim Visconde Bívar e Zona Ribeirinha

• Em Vila Real de Santo António no Centro Cultural António Aleixo e na Av. da República

Arte pública, escultura, instalações, pintura e multimédia são apenas uma ínfima parte das expressões que inspiram a Bienal Portugal Arte 10 – EDP, uma mostra internacional de arte contemporânea que está patente de 16 de Julho a 15 de Agosto em Vila Real de Santo António e também em Lisboa, Portimão e Grândola.
Nesta mostra, promovida pela Associação Portugal Arte e apoiada pela Fundação EDP, estarão em destaque perto de 600 obras de 246 artistas consagrados e jovens revelações, originários de 14 países, entre os quais Portugal.
“O turismo cultural é um dos segmentos que apresenta maior e mais rápido crescimento, representando internacionalmente uma nova forma de chamar o turismo de ‘primeira classe’, afirma Manuel da Luz, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, reforçando o agrado com que foi acolhida pelo Município a nova Bienal Portugal Arte 10 EDP.
“Vila Real de Santo António abre as suas ruas à Bienal Portugal Arte 2010, mostra internacional de arte contemporânea (…). Acreditamos que seja este o começo de uma longa e profícua colaboração entre os vilarealenses e a Associação Portugal Arte”, refere Luís Filipe Soromenho Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, reforçando o peso crescente dos bens culturais na produção da riqueza de uma região ou de uma nação, assim como “o peso efectivo da cultura na produção de bem-estar e de felicidade!”.
Serendipity e Billboard Project em destaque
Especificamente no município de Vila Real de Santo António estarão em destaque duas exposições colectivas, Serendipity e Billboard Project, ambos com trabalhos expostos em espaços interiores e exteriores.
Serendipity reúne peças de mais de 80 artistas cubanos, a maioria patente Centro Cultural António Aleixo. A exposição é organizada pelos curadores Juan Delgado Calzadilla, Elvia Rosa Castro e Nelson Herrera Ysla, e relaciona-se com a história de Cuba enquanto colónia hispânica nas Caraíbas, uma região onde diferentes culturas e etnias se influenciam e integram.
Sob a coordenação de Lauri Firstenberg e Cesar Garcia, da LA>Maior interacção com o público para uma maior vivência da arte
Entre o ambicioso programa da Bienal Portugal Arte 10 – EDP, que tem como director artístico Stefan Simchowitz, destaca-se esta vertente de projectos de arte pública - esculturas e instalações – que estarão à vista de todos, pelas ruas e praças das cidades, numa apropriação do espaço exterior que permite uma maior interacção com o público, envolvendo-o e desafiando-o a viver um novo conceito de arte que se funde com a vida.
“Com a Bienal Portugal Arte 10 - EDP reunimos um conjunto de artistas e obras pouco comum e é com eles que queremos promover o intercâmbio cultural de uma forma inclusiva, em que o público possa interagir, discutir e viver a arte contemporânea”, explica Miguel Carvalho, Presidente da Associação Portugal Arte.
Além de ter a Fundação EDP como principal parceira, a Portugal Arte 2010 tem como co-organizadores os Municípios de Lisboa, Grândola, Portimão e Vila Real de Santo António, entidades sem as quais não seria possível levar a Bienal a um púbico tão vasto.
“Com o apoio do Município, conseguimos aproximar a arte contemporânea da população do sotavento algarvio e dos turistas que aqui estão a passar as suas férias. Esta é uma oportunidade única de conhecerem um conjunto de obras muito diversas, de artistas com grande reconhecimento internacional”, reforça o mesmo responsável.
Refira-se que envolver os cidadãos portugueses, celebrando o valor social dos espaços públicos e da arte, e proporcionando uma programação de interactividade cultural é um dos objectivos da Associação Portugal Arte que, com esta iniciativa, pretende ainda promover Portugal e as suas cidades como destinos culturais dinâmicos, fomentar o intercâmbio cultural internacional e oferecer aos artistas a oportunidade de criar novas obras e chegar a uma audiência mais alargada.

Albufeira: CAMINHADAS NOCTURNAS ESTÃO DE VOLTA


Após o êxito da iniciativa no verão passado, a Autarquia está a organizar mais um ciclo de Caminhadas Nocturnas aberto a toda a população.
As Caminhadas Nocturnas estão de regresso a Albufeira com diferentes e convidativos percursos. No dia 16 de julho já foi dada a primeira partida, pelas 21h30, no Parque de Estacionamento em frente à Câmara Municipal. Os participantes visitaram as zonas históricas da cidade e o Centro Antigo, numa distância de aproximadamente 3,5 quilómetros.
A iniciativa insere-se na programação do ‘Verão Desportivo – Albufeira 2010’ que pretende incutir na população um estilo de vida saudável, promovendo o desporto através de diferentes actividades físicas.
As inscrições são abertas a toda a população e podem ser efectuadas no próprio dia ou através do telefone 289 580 250 ou email: desporto@cm-albufeira.pt. Todos os participantes receberão uma lanterna.
A próxima iniciativa irá realizar-se no dia 30 de Julho e terá como itinerário algumas das praias do concelho - Inatel, Forte de São João –entre outras zonas da cidade. Durante o mês de Agosto, o evento repete-se nos dias 13 e 27.
Participe nas Caminhadas Nocturnas e venha descobrir o património histórico e natural do concelho enquanto pratica exercício físico.

Alcoutim: Água e saneamento básico para mais duas povoações de Giões


Abastecimento de água e saneamento básico para Farelos e Clarines
Foi adjudicada em reunião de Câmara, na passada quarta-feira, a empreita de “Abastecimento de Água e Saneamento Básico de Farelos e Clarines”, por de cerca de 815 mil euros.
As infra-estruturas adjudicadas, compostas por redes de distribuição de água e drenagem de águas residuais, irão beneficiar as localidades de Farelos e Clarines, pertencentes à freguesia de Giões, servindo aproximadamente 120 habitantes, que se encontravam privados de tais sistemas.
A rede de abastecimento de água compreende 3596 metros de tubagens e será executada em PVC rígido de secção circular de diâmetro 63 mm, abastecendo todas as habitações dos referidos lugares. A água que irá abastecer as duas povoações provém das captações subterrâneas já existentes, prevendo-se mais tarde a ligação ao Sistema de Águas do Algarve através do ramal de Giões.
A empreitada inclui a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), tendo-se optado pela instalação de um sistema compacto, para 120 habitantes equivalentes, cuja tecnologia seleccionada é do tipo tratamento biológico aeróbio com população bacteriana suspensa em forma de lamas activadas. Este sistema permite a desactivação das fossas sépticas existentes nas habitações, o que permitirá melhorar a qualidade das águas subterrâneas.

Edifício antigo das Finanças dará lugar ao novo quartel da G.N.R. Alcoutim e ao Museu Dr. João Dias.


Foi adjudicada em reunião de câmara, na passada quarta-feira, a obra de remodelação do antigo edifício das Finanças, um espaço que contemplará o novo edifício da G.N.R. de Alcoutim e o Museu Dr. João Dias, projecto último desenvolvido pela Associação Alcance.
Segundo Victoria Cassinello, nora do falecido médico e mentora do projecto do museu, o objectivo da musealização do espólio do conhecido Dr. João Dias é preservá-lo, dando a conhecer a sua obra. Do museu, ainda em fase de delineação, farão parte livros, mobiliário, documentos, fotografias, material de consultório e material cirúrgico do conceituado médico cirurgião alcoutenejo. A par do museu, será também lançada uma biografia.
As instalações actuais da G.N.R. de Alcoutim não dispõem das devidas condições para a plena execução da missão desta força de segurança. Este novo espaço, cedido pela autarquia, dotará o quartel da G.N.R. Alcoutim de maior funcionalidade e operacionalidade. Neste sentido, há cerca de um ano, o Secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, veio a Alcoutim homologar um protocolo entre a Direcção-Geral de Infra-Estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna e o presidente do Município, Dr. Francisco Amaral.
A obra foi adjudicada por 639.058,12 € + IVA e deverá começar dentro de um mês.

Lagos; Espaço Jovem aposta em oferta formativa


AR.CO vai promover diversos Workshops
O Espaço Jovem de Lagos continua a apostar na oferta formativa, de jovens e menos jovens, desta vez com a “assinatura” do Ar.Co. - Centro de Arte e Comunicação Visual.

Estão previstos, no âmbito desta parceria, vários workshops em áreas como Joalharia, Cerâmica, Fotografia, Desenho e Ilustração/B.D. que funcionarão a partir de Agosto, aos Sábados e Domingos, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h, em data a determinar face ao número de inscrições.

Os grupos terão de ter, no mínimo, 10 participantes e no máximo 12, com idade superior a 16 anos. Todos os participantes recebem certificado de participação emitido pelo Ar.Co no final do workshop.

Para informações mais detalhadas e preço das actividades, os interessados deverão contactar o Espaço Jovem, através do telefone 282 760 287 | 282 792 856/7 ou e.mail: espaço.jovem@cm-lagos.pt

“3º Torneio de Golf – Algarve - SPEM”



A Delegação Distrital de Faro da SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla,
vai realizar o 3º Torneio de Golfe, no próximo dia 25 de Julho (Domingo), evento
que contará com a colaboração da Quinta do Vale, Castro Marim.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica degenerativa do Sistema Nervoso Central de causa desconhecida, caracterizada por apresentar áreas de desmielinização
no Sistema Nervoso central, com início na adolescência tardia ou no jovem adulto (20-40 anos), progredindo geralmente por surtos, sendo a sua evolução caracterizada pela
grande variabilidade de alterações neuromotoras, com tendência à incapacidade
progressiva.
Este Torneio tem como objectivo a angariação de fundos que permitam uma acção mais
eficaz na nossa Instituição, no apoio prestado aos associados, nomeadamente a
aquisição de algumas ajudas técnicas (cadeiras de rodas, cadeira de banho, cama
articulada, canadianas, andarilhos) e ainda a aquisição de algum material necessário às diversas actividades e serviços prestados: Apoio Psicológico; Convívio / Actividades Lúdicas; Aulas de Hidroterapia; Conferências, bem como para a construção de uma nova Delegação Distrital de Faro da SPEM.
Todas estas iniciativas e outras que se seguirão nunca são demais para ajudar na
promoção da qualidade de vida dos nossos associados, nunca esquecendo a realidade
e necessidades daqueles que justificam a nossa existência.
Para colaborar neste Evento, deverá efectuar a sua inscrição na Delegação Distrital de Faro da SPEM, através dos contactos 289829268 / 926005845 ou por e-mail:
faro@spem.org, sendo a inscrição no valor de 40€ (inscrição) + 15€ (almoço sem
bebidas.

Ministra do Ambiente em Lagos


Dulce Pássaro preside à inauguração dos novos parques de estacionamento
A Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro, vai estar em Lagos, no próximo dia 23 de Julho, para a inauguração dos novos parques de estacionamento da cidade.
Apesar dos parques da Frente Ribeirinha e Anel Verde / Praça D’ Armas terem entrado em funcionamento no início do mês, decorrerá agora a inauguração oficial dos mesmos, numa cerimónia que terá lugar a partir das 14h30, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.
Recorde-se que desde 1 de Julho estão disponíveis mais 900 lugares de estacionamento, o que tem já permitido fazer face ao considerável aumento de tráfego automóvel e procura de estacionamento que caracterizam as épocas de maior afluência turística, bem como facilitar, ao longo de todo o ano, a acessibilidade ao centro histórico da cidade.
Para além dos 2 novos parques – construídos na sequência das intervenções de Requalificação Urbana do Projecto POLIS – e do parque de estacionamento do Edifício Paços do Concelho séc. XXI, também o estacionamento à superfície na Avenida dos Descobrimentos e na baixa norte da cidade passa, por via da tarifação e da imposição de uma duração limitada, a ser gerido de modo a proporcionar uma maior rotação na utilização dos lugares existentes.
Este investimento nos novos parques, que ascendeu a 14,8 milhões de euros, marca assim uma nova etapa da cidade, tornando-a mais moderna, sem perder os traços históricos que a caracterizam, e acessível, quer para os seus habitantes, quer para os muitos turistas que a visitam regularmente.
Sublinhe-se ainda que a entrada em funcionamento dos parques insere-se numa política de mobilidade que articula a gestão das zonas de estacionamento (coberto e à superfície) para o transporte privado/individual com: o investimento no transporte público/colectivo (A ONDA); a manutenção e ampliação das artérias pedonais; a criação de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; e a diferenciação positiva dos residentes em matéria de gestão do trânsito e estacionamento no Centro Histórico.
PARQUES DE ESTACIONAMENTO COBERTOS
FRENTE RIBEIRINHA | ANEL VERDE/PRAÇA D’ARMAS
Programa de Inauguração
14h15 - Concentração dos convidados no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI *
- Praça do Município - Lagos
14h30 - Recepção à Sra. Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território
• Cumprimentos
• Apresentação dos projectos dos Parques - Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI - pela entidade empresarial FUTURLAGOS, E.E.M.
15h00 - Deslocação em Autocarro Municipal para os Parques de Estacionamento
15h15 - Inauguração do Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha - Avenida dos Descobrimentos - Lagos
• Descerramento de Placa Comemorativa
• Visita ao parque
15h45 – Inauguração do Parque de Estacionamento do Anel Verde – Praça d’Armas – Estrada da Ponta da Piedade - Lagos
• Descerramento de Placa Comemorativa
• Intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Lagos e da Sra. Ministra do Ambiente e Ordenamento do Território.
• Visita ao parque
16h15 – Final da Cerimónia
*Estacionamento assegurado no Parque de Estacionamento do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI

Lagos: XXIV Feira Concurso Arte Doce


No último fim-de-semana deste mês, entre os dias 30 de Julho e 1 de Agosto, Lagos volta a ser a “Cidade dos Doces”.
A XXIV Feira Concurso Arte Doce decorre, pela primeira vez, no Pavilhão Municipal do Complexo Desportivo de Lagos, local de fácil acesso e com grande área de estacionamento para os participantes e para o público.
Esta iniciativa, que este ano é de entrada gratuita, adquiriu já um estatuto de relevo no Verão Algarvio, atraindo anualmente à cidade de Lagos muitos visitantes, algarvios e turistas, curiosos por provar ou apenas apreciar as iguarias em exposição.

Ao longo das edições anteriores, a Câmara Municipal tem procurado contribuir para a preservação e revitalização de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região, a doçaria, sobretudo à base de amêndoa e figo.
Para além do sector da doçaria, a Feira, conta com a presença de artesãos, bem como de vendedores de frutos secos, valorizando-se assim os frutos base da doçaria. Paralelamente existe um espaço dedicado aos “comes e bebes”, com tasquinhas geridas pelos Clubes e Associações Recreativas do Concelho.

Para os mais jovens, foram programados espaços e diversas actividades: o Espaço “Animação Radical” que conta com o Dynamic Bungee e a Esfera Humana; o Espaço “Dynamickids” com diversos ateliers - Atelier Graffiti e Atelier Pintura de T-Shirt’s. Há, também, Matraquilhos Tradicionais e Piscina de Bolas.

Para além dos tradicionais Concursos “Arte Doce” - este ano dedicado ao tema “O Centenário da República” - e “Qualidade na Tradição”, esta edição conta com a participação de 4 duplas de artistas plásticos locais e doceiras para apresentar peças de grande volumetria, em doce, criando verdadeiras obras de arte.

Tendo em conta que a Feira vai decorrer no Pavilhão Municipal de Lagos, os visitantes do certame podem, nos dias 30 (das 7h às 22h) e 31 de Julho (das 9h às 20h), usufruir da piscina, ginásio e das aulas de Fitness gratuitamente.