quinta-feira, 22 de julho de 2010

ACTA e Orquestra do Algarve apresentam "Ensaio Aberto"



A ACTA continua a digressão do espectáculo “Ensaio Aberto”, uma co-produção com a Orquestra do Algarve, com encenação de José Lourenço e direcção musical do Maestro Osvaldo Ferreira, nos próximos dias:
- Quarta-feira, 28 de Julho e Quinta-feira, 29 de Julho no Largo dos Paços do Município, em Albufeira, às 22h00;
- Sexta-feira, 30 de Julho no Complexo Desportivo Municipal, em Lagos, às 22h00;
- Sábado, 31 de Julho no Largo da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, em Querença, às 22h00;
O espectáculo tem a duração de 1h20m e é indicado para maiores de 6 anos.
"Ensaio Aberto" é uma viagem pela construção de um espectáculo de ópera. Assistimos aos ensaios a três dias da estreia e às dificuldades que a preparação de um espectáculo deste tipo implica. Procura-se desmistificar a aura que muitos associam ao meio operático, abordar a incessante e, muitas vezes, frustrante busca de perfeição por parte dos intérpretes, destacar a insegurança dos criadores, as hierarquias, os horários, a luta contra o tempo, o "fogo cruzado" entre Teatro e Música!
Para o "ensaio" está convocada nada menos que a Orquestra do Algarve à qual se juntam três cantores profissionais (tenor, barítono e soprano) com o objectivo de apresentar um concerto encenado cujo programa incide sobre excertos de óperas de Bizet ("Carmen", "Os Pescadores de Pérolas"), Puccini ("La Bohème", “Tosca”) e Verdi ("La Traviata"). O elenco é completado por três actores que asseguram os papéis de maestro, encenador e assistente de produção.
Alguns dos intérpretes possuem actividade profissional e nome artístico idênticos à da personagem que lhes cabe em “Ensaio Aberto” (encenador Bruno Martins, barítono Rui Baeta, assistente de produção Elisabete Martins). Neste âmbito, são abordados aspectos determinantes para a actividade de um músico ou de um actor: rigor artístico, técnica, precisão, concentração, disciplina, trabalho colectivo vs trabalho individual, contextualização, leitura pessoal, subtexto, imaginação, depuração, distanciamento, entrega, espontaneidade, sinceridade, humor, poesia.
A entrada é gratuita.