segunda-feira, 13 de junho de 2011

Artesanato e Design – uma aliança para o futuro

O TASA é um projecto promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Alg), desenvolvido pela empresa de design The Home Project GbR, e documentado por intermédio de materiais audiovisuais produzidos pela empresa CESO CI Portugal. O projecto contou com o co-financiamento do PO Algarve 21 e uma parceria alargada que envolveu, nomeadamente, Autarquias e Associações de Artesãos, sendo de destacar os parceiros de investigação: Centro de Estudos de Património da Universidade do Algarve, Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, o Museu do Trajo de S. Brás de Alportel e o Museu Municipal de Tavira.
O objectivo principal do TASA é “Afirmar o artesanato como uma profissão de futuro”, valorizando, re-identificando e re-intrepretando os produtos artesanais no sentido de valorizar o seu estatuto cultural e responder a necessidades contemporâneas que reabilitem igualmente o seu estatuto comercial.

Foi com os olhos postos nesse futuro da actividade artesanal que foram envolvidos 35 jovens no TASA em áreas tão diversas como o desenvolvimento de materiais e instrumentos de comunicação, a promoção e divulgação de produtores e produtos artesanais e também enquanto participantes em workshops onde puderam experimentar materiais, aprender técnicas e executar artefactos.
No evento final do TASA, a realizar na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, no próximo dia 27 de Junho de 2011, das 10 às 14h, vai dar-se uma retrospectiva das actividades desenvolvidas, ilustrada por vídeos realizados no âmbito do projecto, debater-se perspectivas para o futuro do Artesanato do Algarve e fazer-se a inauguração da exposição dos 20 produtos finais do projecto que se manterá aberta até dia 30 de Junho inclusive.

GNR: Apreensão de tabaco

Ontem, 12 de Junho, militares do Destacamento de Acção Fiscal de Faro da Unidade de Acção Fiscal da Guarda Nacional Republicana, no decorrer de uma acção de rotina de fiscalização rodoviária, no âmbito do controlo e fiscalização de mercadorias, detectou na área próxima a Portimão, uma viatura ligeira de mercadorias, com matrícula portuguesa que transportava em infracção 30 000 cigarros da marca Respect.

A mercadoria em infracção tem um valor de venda ao público de 5 250€, sendo o valor de impostos devido ao estado português superior a 4 260 € e era objecto da contra-ordenação de Introdução Irregular no Consumo prevista e punida pelo artigo 109º do Regime Geral das Infracções Tributárias, aprovado pela Lei 15/2001, conjugado com o artigo 111º do Código de Impostos Especiais de Consumo aprovado pelo Decreto-lei 73/2010.
A viatura fiscalizada era conduzida por um cidadão do sexo masculino de nacionalidade portuguesa, com idade de 48 anos e residente próximo de Lisboa.
O tabaco em infracção foi apreendido e ficará à ordem do processo a elaborar por este Destacamento.

Vila Real Santo António recebe maior Torneio Nacional de Futebol de 7

Vila Real Santo António – 19 a 25 de Junho, maior Torneio Nacional de Futebol de 7 conta com Rui Costa como patrono. Mais de 1800 jovens atletas vão disputar o Torneio

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António volta a ser, pelo quarto ano consecutivo, palco da Copa Foot 21, o maior torneio nacional de futebol de 7, que se realiza entre os dias 19 e 25 de Junho de 2011.
Com a presença de 120 equipas, entre as quais se destacam os três grandes do futebol nacional - Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal – o torneio volta a ser apadrinhado por Rui Costa, que marcará a sua habitual presença neste evento.

A Copa Foot 21 reúne nesta edição, cuja direcção técnica desportiva fica a cargo de Jorge Andrade (ex-jogador internacional da Juventus, Deportivo da Corunha, entre outros), 120 equipas, oriundas de todo o país, afirmando-se como o maior Torneio desportivo destinado a jovens jogadores com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e que este ano irá mobilizar mais uma vez mais de 1800 jovens atletas, bem como cerca de 400 elementos de equipas técnicas (dirigentes, treinadores, massagistas, etc.).

Numa organização conjunta entre a “FOOT21” e a Câmara Municipal. de Vila Real de Santo António este Torneio promete de novo superar todas as expectativas. Durante os seis dias do Torneio serão realizados cerca de 350 jogos - 8 campos em simultâneo - mais de 60 jogos diários.
“É o melhor torneio a nível nacional para estas idades e faz com que os futuros craques possam desde cedo ter um torneio de referência!!
Este torneio integra também a parte pedagógica, pois vão aprender a competir, a respeitar os adversários e a conviver com eles nesta semana de férias!!!.”- refere o Director Técnico do Torneio, Jorge Andrade.
Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, esta festa do futebol infantil assume uma relevância extrema para o concelho: “Há momentos altos do ano em que Vila Real de Santo António se torna uma digna capital do desporto jovem. Entre eles, o início do verão habituou-nos a esta festa do futebol juvenil que a Copa Foot21 traz à cidade pombalina. Por isso, vai sendo já um hábito ver no nosso Complexo Desportivo os promissores craques do futuro.”, afirma o autarca.
Já para Rui Costa, patrono do evento “Mais do que ganhar é fundamental que os jovens convivam, partilhem experiências, que aprendam o valor da solidariedade e do fair-play. Esta tem sido a fórmula pela qual este torneio se tem vindo a consolidar como uma referência entre as provas de maior prestígio a nível nacional”. Rui Costa afirma ainda ser “uma enorme honra poder, uma vez mais, apadrinhar este encontro”.
A Festa Inaugural, a ter lugar no domingo, dia 19 de Junho de 2011 (pelas 16h no Estádio Municipal), contará com muitas surpresas, entre elas, um jogo de exibição. Está prevista a presença de muitos ídolos dos jovens atletas que irão participar na maior concentração semanal, até à data, de jovens talentos nacionais que nas suas escolas ou clubes de formação, praticam assiduamente o seu desporto favorito: o Futebol.

Faro: CAIS COMERCIAL COM NOVA DINÂMICA

O Cais Comercial de Faro ganhou uma nova dinâmica com o início da exportação de cimento para Cabo Verde. A saída do primeiro navio está prevista para amanhã, dia 14 de Junho.

A empresa Cimpor reforça assim a sua área de negócios e dá uma nova vida ao cais comercial de Faro que passará, de acordo com a informação prestada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, dos cerca de 12 a 14 navios/ano para os 52 navios ano. Registe-se que em 2010 esta infra-estrutura movimentou 12.549 toneladas de mercadorias e prevê-se que com este novo serviço se alcance progressivamente as 150 mil toneladas/ano.

Faro vê desta forma reforçada a importância do seu cais e reafirma a sua capacidade de atrair e dinamizar investimentos.
O cais comercial já era utilizado para a exportação de sal marinho para consumo humano, salgema industrial e alfarroba e recebia também esporadicamente gás propano e butano.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Faro este desenvolvimento reveste-se da maior importância para a afirmação da cidade de Faro como o centro da economia regional. Aguardamos com expectativa outras manifestações de interesse na utilização desta e das outras infra-estruturas existentes em Faro.
fotos google

SANTIAGO A FLORIR - O SORRISO CRISTALINO DAS CRIANÇAS


A 14ª. Edição do Santiago a Florir, trouxe até ao polidesportivo da Bela Fria, dezenas de crianças do Ensino Básico, do Agrupamento da Escola D. Manuel I. Durante três dias as crianças participaram naquilo que desde o inicio do ano ansiavam.

A Professora, Noélia Martins, da equipa feminina vencedora, disse-nos que o mais importante era o convívio. “Ganhar ou perder para eles é indiferente. Eles envolvem-se e ao mesmo tempo praticam desporto. São excelentes, estas iniciativas para as crianças”.

José Mateus, Presidente da Junta de Freguesia de Santiago, referiu-nos que segundo os professores lhe transmitiam, as crianças levavam desde o princípio do ano, “ou melhor, de uns anos para os outros a pensar no próximo torneio.

Eles gostam bastante da festa. Pensamos fazer os possíveis para melhorar. Toda a logística está bem. O problema será a vinda da Escola D. Manuel I até à Bela Fria.

Temos um polidesportivo mais perto, o da Atalaia que tem um senão. Está próximo da rua e com as crianças todo o cuidado é pouco.

Será um caso a ponderar no futuro. O que posso assegurar é que enquanto eu estiver na Junta de Freguesia, este torneio não vai acabar, porque os miúdos adoram isto, mesmo os professores, os pais dão o seu apoio.

É uma festa para todos”.

- É Santiago a Florir e as “flores” estiveram dentro do recinto de jogo.
- É verdade. As flores são as crianças. São um sorriso aberto que até dá gosto ver.

Na entrega dos troféus e diplomas, estiveram as autoridades municipais e o ex-internacional português Jorge Cadete.

Na bancada, familiares das crianças deram o seu apoio.

Classificação Final:
EQUIPAS MASCULINAS:

1º. Heróis da Bola
2º Campeões da Bola
3º Furadores de bolas
4º Os Diabólicos
5º Bad Boys
6º Heróis
7º Os Endiabrados

EQUIPAS FEMININAS
1º Estrelas da Bola
2º As Diabretes
3º Football Girls
4º Stars
5º As Piratas da Bola
6º Super Campeãs
7º 8 Girls Forever

Geraldo de Jesus

KART CUP DE MESSINES


A Casa do Povo de Messines organizou a Kart Cup 2011, no Dia de Portugal, no Kartódromo Internacional do Algarve, e que levou até Portimão 80 pilotos que se organizaram em equipas de 2 e 3 elementos. A prova, bem disputada, foi vencida pela equipa Algarve Revolution.