quinta-feira, 21 de julho de 2011

VOLTA A PORTUGAL DE JUNIORES ARRANCA SEXTA-FEIRA

A Volta a Portugal Junior arranca sexta-feira e prolonga-se até domingo, em que Ílhavo, Sangalhos, e Estarreja são algumas das zonas que a caravana vai contemplar.
O início é ditado por um Contra-relógio Individual de 10 voltas de 2,5 quilómetros cada, no velódromo de Sangalhos a partir das 18 Horas.

No sábado, a segunda etapa que tem partida e chegada em Ílhavo prevê um percurso de 122 quilómetros com duas metas montanha de quarta categoria a animar o pelotão.
A fechar esta volta junior, o domingo reserva algumas dificuldades. Os aparentemente escassos 97 quilómetros entre Sangalhos e Estarreja escondem os maiores obstáculos da competição, que conta três subidas, uma das quais de segunda categoria, e que irão pôr à prova a resistência dos jovens trepadores.
A equipa junior do Clube de Ciclismo de Tavira alinha com João Rodrigues, Ruben Silva, Diogo Cosme, Vítor Gomes, Carlos Beirão, José Martins, David Varela, e Mariyan Sinyakov.
Para o director deste escalão, Nentcho Dimitrov, este será mais um desafio a superar: “a equipa tem-se mostrado animada e tem conseguido alguns resultados de relevo ao longo da época, a Volta a Portugal acaba por ser ainda mais aliciante e eles estão motivados para dar o seu melhor”, realça o técnico

VRSA entrega material ortopédico a instituições e pessoas carenciadas

Foi esta quinta-feira entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, material ortopédico a várias instituições e munícipes carenciados do concelho.

O material, recebido no passado mês de Fevereiro da Fundação AGAPE – ONG Escandinava, é proveniente de hospitais e lares escandinavos, onde existe uma política de constante renovação. O mesmo encontra-se em perfeitas condições de utilização e ascende a um valor total de 600.000 euros.
O Presidente de Vila Real de Santo António entregou andarilhos; cadeiras de rodas a crianças, paraplégicos e tetraplégicos; cadeiras de banho; camas articuladas, entre muito outro material, e afirmou “ser uma grande honra poder entregar a todos aqueles que têm necessidades e poucos recursos financeiros um elemento que vai melhorar o seu dia-a-dia”.

Para Luís Gomes, “o nosso objectivo é poder proporcionar apoio a pessoas em situação de dependência permanente ou temporária, cuja situação de saúde requeira a utilização de ajudas técnicas; é minorar as dificuldades de mobilidade; é melhorar os cuidados na dependência de terceiros; é envolver a família e a comunidade através da doação de material relativo aos cuidados de dependência e/ou mobilidade, cuja utilização deixou de ser uma necessidade. É, acima de tudo, contribuir para que existam mais sorrisos nos rostos dos Vila-realenses”.
Esta iniciativa insere-se no projecto implementado pelo Município, denominado de Banco de Ajudas Técnicas, que tem como propósito apoiar todas as pessoas carenciadas, no sentido de terem uma vida mais digna.
O Banco de Ajudas Técnicas do Município de Vila Real de Santo António pretende assim dar resposta às pessoas cuja situação de saúde imponha a utilização de serviços, produtos, dispositivos, equipamentos ou sistemas de produção especializado, atenuando as dificuldades de mobilidade e facultando uma melhoria de cuidados e qualidade de vida. Destina-se a todas as pessoas em situação de dependência, residentes no concelho de Vila Real de Santo António, e que pertençam a agregados familiares com dificuldades financeiras, e também a IPSS’s ou Associações, que comprovem a necessidade do equipamento para o melhor funcionamento das valências que possuem.
Os munícipes ou as instituições interessados em beneficiar de equipamento existente no Banco de Ajudas Técnicas deverão entrar em contacto com a Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Feira do Livro de Portimão com excelentes propostas de leitura para as férias

Propostas literárias para todos os gostos e a preços tentadores, são os principais atractivos que vão caracterizar mais uma edição da Feira do Livro de Portimão, patente entre 23 de Julho e 21 de Agosto na mega-livraria, que funciona numa tenda com 400 m2 situada junto à antiga Lota, na Zona Ribeirinha da cidade.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Portimão em conjunto com as livrarias Algarve, Elifalpa e CE Livrarias, abre as portas entre as 19h00 e as 24h00 e disponibiliza obras de ficção científica, policiais, romances históricos, literatura infanto-juvenil e edições técnicas das mais diversas áreas do saber.
A Feira do Livro de Portimão recebeu em 2010 perto de 120 mil visitantes, tendo sido vendidos mais de 30 mil exemplares, números que reforçam a posição deste certame livreiro como o terceiro maior do país, a seguir a Lisboa e ao Porto.

“Noites do Revelim” em Castro Marim

Num ambiente luxuriante, onde o património histórico edificado se confunde com o património natural, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Empresa Municipal NovBaesuris apresentam um programa de animação na Colina do Revelim de Santo António, denominado “Noites do Revelim”.
Nos meses de Julho e Agosto, este espaço singular da vila de Castro Marim irá propiciar momentos únicos a castromarinenses e visitantes, onde o fado, o flamenco, o folclore e a dança com vários DJ têm presença assegurada.

“As Noites do Revelim” começaram dia 16 de Julho, com uma noite de fados pela voz melodiosa da fadista Sara Gonçalves, que prendeu a atenção dos espectadores.
A 22 de Julho é a vez, do DJ Christian F. animar as centenas de jovens que se vão deslocar ao Revelim de Santo António para ouvir os ritmos da música de discoteca. Antes, às 22.00 horas, haverá um espectáculo de música cubana com o Grupo “Contratiempo”.
Nos dias 30 de Julho e 06 de Agosto, regressa o fado às “Noites do Revelim”, desta vez com os grupos Al-Buhera e Raquel Peters e Al-Mouraria.
O Revelim Club volta dia 12 de Agosto a agitar a juventude com o Dj Nuno Dourado e o grupo Bubblebath.
As “Noites do Revelim”, dia 20 de Agosto, apresentam um espectáculo de flamenco com o grupo Chanela de Badajoz.
A encerrar o cartaz turístico das “Noites do Revelim”, dia 26 de Agosto, integrado na 14ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim, terá lugar uma “Noite Medieval”, onde os espectadores vão fazer uma viagem na máquina do tempo.
Para a Câmara Municipal de Castro Marim e a NovBaesuris o evento “Noites no Revelim” integra uma estratégia de valorização cultural e turística da vila que visa ser um factor de modernidade e afirmação de Castro Marim no contexto da oferta cultural do Algarve, neste Verão.

Nasceu a "Plataforma Mar do Algarve"

Plataforma Mar do Algarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve é a designação da nova estrutura, ontem formalmente constituída. A Plataforma tem como associados fundadores iniciais 5 empresas – ArrifanaMar, MarSensing, Nautiber, Pedaços de Mar, Sopromar, a Universidade do Algarve e os municípios de Faro, Olhão e Portimão

A Plataforma tem por objectivo potenciar, valorizar e dinamizar o conhecimento e a economia do mar, estimulando a inovação, a concertação de interesses, esforços e actuação dos diferentes agentes em torno de uma estratégia comum. A estrutura agora formada adoptará uma lógica de cluster, aproveitando de forma sinérgica as competências dos diversos parceiros para fazer emergir projectos sólidos e englobantes na área do mar.

De acordo com a Comissão Instaladora da associação, o desenvolvimento de parcerias, a transferência de conhecimento e a inserção em redes nacionais e internacionais serão aspectos a que a Plataforma Mar do Algarve dará particular atenção.

Membros fundadores, da esq para a direita: Cristiano Soares e sócio_ MarSEnsing, Fernando Reis_Pedaços de Mar, Pedro Poucochinho_Municipio de Portimão, André Dias_ ArrifanaMar, João Vargues Municipio de Faro, João Guerreiro_ Universidade do Algarve, Antonio Camacho_ Municipio de Olhão, Flavio Martins_ Universidade do Algarve.

O nascimento desta nova associação é mais um passo no percurso iniciado em 2006, quando se realizou na região a conferência internacional “Maralgarve – Um Oceano de Oportunidades”, que promoveu a reflexão e discussão alargada sobre a temática do mar. Desde então, diversas outras iniciativas tiveram lugar, nomeadamente a elaboração da “Agenda Regional do Mar – Contributos para o Plano de Acção para o Cluster Mar Algarve”. Os resultados destes debates demonstraram a vantagem estratégica de uma associação que integrasse os diversos intervenientes do sector do mar no Algarve.
O projecto de constituição da associação começou a tomar forma há cerca de um ano, quando a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve iniciou os primeiros contactos com outros parceiros públicos, nomeadamente a Delegação do Sul do IPTM e a Universidade do Algarve que participaram activamente no processo e, posteriormente, com empresas e associações da região.
Segundo a CCDR Algarve e a Comissão Instaladora, para além dos membros fundadores iniciais, existe já um número interessante de parceiros que demonstraram a sua intenção de se associarem no curto prazo. Efectivamente, um dos objectivos da Comissão Instaladora é congregar na associação o maior número possível de representantes de todas as actividades ligadas ao mar, com a expectativa de que esta associação de interesses e saberes possa contribuir para o desenvolvimento de políticas, medidas e acções mais assertivas, eficientes e geradoras de riqueza.
Com esta iniciativa, os actores regionais marcam uma posição e acompanham o Norte e o Centro do país, onde já foram constituídas associações similares.

GNR "caça" larápios do cobre

Pelas 03:00 horas da madrugada de ontem, no Sítio da Ponte em Vila Nova de Cacela, militares do Posto Territorial de Vila Real de Santo António detiveram 3 indivíduos de nacionalidade portuguesa com 21, 33 e 38 anos de idade, residentes em Albufeira, que se encontravam a furtar cobre de postes de electricidade da EDP, próximo da E. N. 125.

Os detidos estavam munidos de diversas ferramentas, entre as quais alicates de corte preparados com revestimento isolante, com os quais procediam ao corte das linhas em carga eléctrica e faziam-se transportar numa viatura ligeira, que também foi apreendida, junto da qual tinham já pronto para carregar, cerca de 300 metros de linhas de cobre furtadas.

Um dos indivíduos dedica-se à compra e venda de sucata, sendo um outro dos detidos seu empregado, havendo fortes suspeitas que os mesmos sejam responsáveis por diversos furtos destes metais, que vêm acontecendo naquela zona desde o início do ano.
Os detidos são hoje presentes ao tribunal de Vila Real de Santo António, para interrogatório e aplicação de medidas de coação.

Vilamoura tem mais VIDA!!!


Economia e segurança, ambiente saudável e mais tempo para se divertir são algumas das vantagens de que os habitantes de Vilamoura podem agora usufruir.
A implementação, pela CM de Loulé e pela Inframoura, de transportes públicos que, através de 3 circuitos, levam e trazem quem deseja passar uma boa parte da noite sem preocupações de estacionamento, sem stress e em boa companhia, na baixa de Vilamoura.

As 3 linhas têm, todas, paragem na baixa de Vilamoura.
• Linha Amarela – de nascente para a baixa – paragens, entre outras, na avenida Tivoli, avenida da Marina e rua do Sol, caminho do Galeão, Cuco e estrada de Quarteira.
• Linha Azul - do centro / norte para a baixa composta por 20 paragens, interceptando, em alguns pontos, a Linha Amarela. De referir que esta linha, entre outras paragens, passa, também, pela rua dos E.U.A, rua da Inglaterra, rua do Brasil e avenida do Parque.
• Linha Vermelha - de poente para a baixa - composta por 14 paragens, percorrendo a estrada de Albufeira, caminho da Fonte do Ulme, avenida dos Descobrimentos, avenida da Praia da Falésia, avenida do Cerro da Vila e avenida do Parque, aldeia do Golf e encosta das Oliveiras.
Os mini-bus circulam de 30 em 30 minutos, até à uma hora da madrugada.
A informação detalhada sobre horários, circuitos e paragens já está disponível no website da Inframoura, www.inframoura.pt.