terça-feira, 7 de junho de 2011

BRITISH AIRWAYS LIGA O CENTRO DE LONDRES À REGIÃO DO ALGARVE

O Aeroporto de Faro e a companhia aérea British Airways inauguraram hoje (7 de Junho) a nova rota London City –Faro junto dos primeiros passageiros.
London City –Faro é uma operação anual assegurada pela subsidiária da British Airways BA Cityflyer que se reveste de enorme importância para o Aeroporto de Faro já que vem reforçar a ligação do Algarve ao centro da capital do seu principal mercado emissor e adicionalmente incentivar a diversificação da oferta de voos a partir deste Aeroporto.

Com o lançamento desta rota, a British Airways afirma uma clara aposta no destino Algarve, investindo também na captação de novos segmentos de passageiros residentes na cidade de Londres (vertente- Negócios, Golfe, Saúde e Bem-estar e Cultura).

Nova Rota London City- Faro foi inaugurada hoje
Tal como afirma Luke Hayhoe, Director Geral Comercial da BA CityFlyer: “ Tem havido uma enorme demanda por destinos associados ao segmento Sol e Praia, a partir do Aeroporto London City o que nos levou a incrementar a oferta dos destinos de Verão para onde voamos. No entanto, existe ainda uma acentuada procura de destinos de férias durante todo o ano por isso escolhemos Faro devido ao seu clima temperado e pelas actividades de lazer que oferece."
London City –Faro será a segunda rota da British Airways em Faro e representa uma oferta aproximada de 12.000 lugares. No conjunto da sua operação para Faro, Londres Gatwick e London City, a British Airways passa a disponibilizar em 2011 uma oferta global de 143.000 lugares.
O serviço de 3 Voos semanais será assegurado, com um Embraer 190 de 98 lugares. A companhia disponibiliza a venda de bilhetes no seu site, em: www. britishairways.com

Horários:
Partida Chegada
London City Airport- Faro
Terças e Quintas 09h40 12h35
Domingos 13h05 16h00
Faro -London City Airport
Terças e Quintas 13h20m 16h15m
Domingos 16h40m 19h35m

47 ATLETAS E 11 COLECTIVOS DISTINGUIDOS NA GALA DO DESPORTO LOULÉ CONCELHO

O Cine-Teatro Louletano viveu ontem uma noite em que as estrelas do desporto louletano brilharam ainda mais. Pela primeira vez na história do Município, a Câmara de Loulé tomou a iniciativa de homenagear os atletas que se destacaram no panorama nacional, nas modalidades que representam, durante a época a 2009/2010.

Edil Serúca Emídio fez intervenção calorosa

Casa Cheia
O jornalista e comunicador algarvio Neto Gomes e a actriz louletana Victoria Guerra foram os apresentadores desta festa que pretendeu também mostrar dinâmica da actividade desportiva do Concelho, dos seus clubes, equipas e atletas, bem como o ecletismo que constitui uma imagem de marca para este grande Município.

Victória Guerra e Neto Gomes
O primeiro painel da noite foi o dos Desportos Motorizados e Radicais, no qual foram distinguidos os atletas nas modalidades de BMX, Karting e Mini-Motocross. Carolina Martins (Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”), Campeã Nacional de Iniciados, João Cabanita (Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”), Campeão Nacional de Cadetes, e Dário Piedade (Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”), Campeão Nacional de Elites, foram os premiados na área do BMX.
Já no que diz respeito ao Karting, o único distinguido foi o jovem Tomás Apolónia, Campeão Nacional Individual.
Fábio Guerreiro (Clube Motard de Quarteira) subiu ao palco para ser homenageado na qualidade de Campeão Nacional de Mini-Motocross.

Moto Clube de Quarteira Asas da Cidade
Atletismo, BTT, Ciclismo, Tiro e Triatlo foram as modalidades inseridas nos Desportos Outdoor – I. No Atletismo, o destaque foi para a Campeã Nacional de Disco e Peso da 3ª Divisão, Vanessa Martins (Clube Desportivo de Quarteira).
Já o BTT foi uma das modalidades que teve mais atletas louletanos a sagrarem-se campeões nacionais. Nesta noite subiram ao palco do Cine-Teatro nove atletas do Clube BTT Terra de Loulé: Diogo Neves (Campeão Nacional Escolas BTT Benjamim), Daniela Campos (Campeã Nacional Escolas BTT Benjamim), Inês António (Campeã Nacional Escolas BTT Iniciados), Pedro Melo (Campeão Nacional Escolas BTT Infantis), Daniel Viegas (Campeão Nacional Estrada Infantis), Rodrigo Serafim (Campeão Nacional Escolas BTT Juvenis), Carlos Cabrita (Campeão Nacional XCM/XCO Veterano C), Rui Moreira (Campeão Nacional Escolas BTT Sprint, Média, Longa H17) e Ana Rita Gomes (Campeão Nacional ORI BTT Sprint, Média, Longa).

BTT Terra de Loulé
Modalidade de destaque no contexto desportivo concelhio, o Ciclismo foi representado nesta noite por André Penedo (Centro Ciclismo de Loulé), Campeão Nacional Estrada em Ciclismo Adaptado. Este foi, de resto, um momento para enaltecer também o papel de integração social que esta modalidade confere.
Já na área do Tiro, o Campeão Nacional Fosso Olímpico (Tiro com Armas de Caça), José Faria (Clube de Tiro de Loulé), subiu ao palco para receber o galardão.
Na modalidade Triatlo, o Louletano Desportos Clube, que nesta noite assinalou o seu 88º aniversário, viu serem homenageados pela Autarquia Nuno Neves, Campeão Nacional Triatlo 30-34, David Caldeirão, Campeão Nacional Triatlo 35-39 e Carlos Cabrita, Campeão Nacional Triatlo 55-59.

Nos Desportos Outdoor – II, pretendeu a Autarquia premiar os distinguidos no Golfe, Petanca e Ténis.
Num Concelho que integra no seu território os melhores campos de golfe da Europa e do mundo, os golfistas têm todas as condições para a prática da modalidade. Exemplo disso são os atletas que ontem foram distinguidos pela sua prestação em termos nacionais: Ricardo Gouveia, Campeão Nacional Absoluto, e Gonçalo Pinto e Daniel Silva, Campeões Nacionais Pares, todos do Clube de Golfe de Vilamoura.

Clube de Golfe de Vilamoura
A Petanca foi outra das modalidades que mais atletas trouxe a esta festa. Os Campeões Nacionais de Doublete, Mário Fernando e Abdoulaye Diol, do Clube Desportivo Recreativo Quarteirense, representados nesta cerimónia pelo presidente e vice-presidente do clube, foram os primeiros distinguidos nesta área.
Seguiu-se a subida ao palco dos atletas do Clube Petanca (Escola de Loulé): Hugo Dores (Campeão Nacional Mão-a-Mão e Campeão Nacional Triplete) e Ramiro Garcia e José Brito (Campeões Nacionais Triplete).

Petanca
Finalmente, no Ténis, Nuno Delfino, da Academia de Ténis Jim Stewart, na qualidade de Campeão Nacional de Veteranos +40 Campeão Nacional de Pares e Misto Veteranos +35 encerrou este painel.
Nos Desportos Aquáticos, o Louletano voltou a destacar-se no que diz respeito à Natação, com a Campeã Nacional 200 Livres, 50, 100 e 200 Costas em Piscina Curta, 50 e 100 Costas em Piscina Longa, Cátia Martinheira, e os Campeões Nacionais Estafetas 4X200m livres em Piscina Longa Bernardo Moreira, Nuno Quintanilha, Luis Estanislau, Ricardo Filipe.

Louletano Desportos Clube - Natação
Já na Vela, o CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura veio confirmar o prestígio na modalidade. Margarida Morais, detentora do título de Campeão Nacional Classe Lazer 4.7, foi a única a subir ao palco.
Boxe, Ginástica e Karaté foram as modalidades integradas na categoria Desporto Indoor. A Juventude Sport Campinense deu ao país dois campeões nacionais – Micael Gonçalves, na categoria <81 Kg, e Abel Matinhos, na categoria <70 Kg
Na modalidade de Ginástica, uma das que mais vitórias tem dado ao Concelho de Loulé, os premiados foram André Albano (Associação Pais e Amigos da Ginástica de Loulé), Campeão Nacional Duplo Individual e Campeão Nacional Duplo Equipas; André Fernandes (Associação Pais e Amigos da Ginástica de Loulé), Campeão Nacional Duplo Equipas e no Campeonato Mundial 1º por Equipas e 3º Individual; Márcio Correia (Associação Pais e Amigos da Ginástica de Loulé), Campeão Nacional Duplo Equipas; Naomi Theodoris (Ginástica Clube de Loulé), Campeã Nacional Trampolim; Carlos Sousa e Luís Afonso (Louletano Desportos Clube), Campeões Nacionais Ginástica Acrobática Juniores; Fábio Viegas e Rita Nascimento
(Louletano Desportos Clube), Campeões Nacionais de Ginástica Acrobática Juniores; e Inês Martins (Louletano Desportos Clube), Campeã Nacional Trampolim Individual.
Inês Sousa, do Louletano, detentora do título de Campeã Nacional 50 Kg foi a atleta distinguida no Karaté.
Para finalizar a Gala, e já com a presença de todo o executivo municipal em cima do palco, foram homenageados doze colectivos/equipas: No Atletismo, o Centro Desportivo de Quarteira, Campeão Nacional Colectivo – Marcha (Escalão Iniciadas); no BMX, o Moto Clube de Quarteira “Asas da Cidade”, Campeão Nacional Colectivo; no BTT, o Clube BTT Terra de Loulé, que é a maior escola de BTT da Europa, com o título de Campeão Nacional Escolas de BTT e Campeão Nacional Ori BTT distância longa em H-17; no Futebol, o Internacional Clube de Almancil, Campeão Nacional 2ª divisão Juniores; na Ginástica, a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Campeão Nacional Mini Trampolim 2010; no Golfe, o Clube de Golfe de Vilamoura, Campeão Nacional por Equipas; na Pesca Desportiva, o Clube Náutico e Pesca Desportiva de Quarteira, Campeão Nacional II Divisão; no Ténis, a Academia de Ténis Jim Stewart, Campeão Nacional II Divisão por equipas em Veteranos + 35 anos; no Tiro, o Clube Tiro de Loulé, Campeão Nacional por equipas em Fosso Olímpico; e no Triatlo, o Louletano Desportos Clube, campeão nacional Equipas Seniores Masculinos e Campeão Nacional Equipas Seniores Femininos.

Incentivo do autarca

No seu discurso, Seruca Emídio, presidente da edilidade, deixou uma palavra especial não só aos atletas, técnicos e dirigentes, mas também aos familiares dos homenageados. “Em boa hora a Câmara tomou a iniciativa de organização desta Gala. Era um momento que se impunha e que, por vicissitudes várias, não tinha sido possível ainda organizar. Mas é extremamente gratificante verificar a riqueza humana e também o prestígio que o desporto no Concelho tem atingido de há muitos anos a esta parte”, sublinhou.
O autarca reportou-se ainda às várias vertentes em que a Autarquia apoia os clubes e os seus atletas. “Além da manutenção e construção das infra-estruturas, que são sempre insuficientes, uma vez que há sempre um maior número de praticantes, damos apoio com contratos-programa aos clubes. São alguns milhões de euros que o Município gasta anualmente com estes apoios”, disse, referindo que esta é uma situação que nem sempre acontece nos outros municípios portugueses.
O responsável da Câmara falou ainda do papel destes campeões na projecção da imagem do próprio Concelho e no exemplo que constituem junto dos mais novos. Nessa medida, reiterou o apoio aos clubes e falou da necessidade de união de esforços entre as entidades públicas, patrocinadores e o próprio movimento associativo. “Só todos juntos poderemos proporcionar as melhores condições na projecção dos nossos atletas e, dessa forma, demarcarmo-nos no panorama nacional e, porque não dizê-lo, no panorama internacional”, concluiu.

46 POR CENTO DA VERBA DO PO ALGARVE 21 COMPROMETIDA

Um Seminário de apresentação de Resultados, avaliação de impacto no Turismo e futuro da Política de Coesão, reunirá decisores e reputados especialistas, dia 9 de Junho na CCDR em Faro, no encerramento de um conjunto de iniciativas sob o lema «Maio mês da Europa».

O programa inicia-se pelas 14 h 30 com a apresentação de Resultados a cargo de João Faria presidente da CCDR Algarve e da Comissão Directiva. Será efectuado o balanço e apresentados os números chave dos projectos apoiados pelo Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21).

Dos 175 milhões de euros (FEDER) do Programa Operacional, 46 por cento já está comprometido com projectos aprovados e 15 por cento já está executado. Inserido no QREN Quadro de Referência Estratégico Nacional para o período 2007 – 2013, o PO Algarve 21 atribui apoios provenientes de fundos comunitários para comparticipação de projectos implementados na região, por empresas e beneficiários da Administração Regional e Local.

Em termos globais até ao final de Maio foram recebidas 606 candidaturas. Destas 254 foram aprovadas. Além das que foram apoiadas, temos ainda 51 em análise.
Se restringimos apenas aos incentivos às empresas são os seguintes os números: 392 candidaturas recebidas, 132 aprovadas e 28 em análise.
Refira-se que a Comissão Directiva do PO Algarve 21 é presidida por João Faria e são vogais, os presidentes Macário Correia, da AMAL e do Município de Faro, Francisco Leal do Município de Olhão, Vitor Neto do NERA e o professor António Covas da Universidade do Algarve.
Por outro lado, a nova Política de Coesão e a estratégia de crescimento da UE para a próxima década que veio substituir a Estratégia de Lisboa será outro dos temas em destaque no seminário abordado por Luís Madureira Pires. Pretende-se que a UE se torne uma economia inteligente, sustentável e inclusiva. Estas três prioridades, que se reforçam mutuamente, deverão ajudar a UE e os Estados-Membros a atingir níveis elevados de emprego, de produtividade e de coesão social.
Concretamente, a UE definiu cinco objectivos ambiciosos em matéria de emprego, inovação, educação, inclusão social e clima/energia que deverão ser alcançados até 2020.
Maio, mês da Europa arrancou com uma conferência sobre Inovação e Competitividade e teve no hastear da bandeira a 9 de Maio, o Dia da Europa, um momento comemorativo.
Programa completo e inscrições em www.ccdr-alg.pt

Quarteira: RUAS REPRESENTADAS POR OITO MARCHAS LEVAM TRADIÇÃO À CIDADE

Nas noites de 12, 23 e 28 de Junho, Quarteira volta a celebrar os Santos Populares com o tradicional desfile das Marchas em representação das mais características ruas e bairros da cidade.

Este ano, a Avenida Marginal de Quarteira vai encher-se com o colorido e alegria de oito marchas. A Fundação António Aleixo e os seus pequenos marchantes apresentam como tema “A Fundação pintou uma Flor”. No ano em que “As Florinhas de Quarteira” comemoraram as Bodas de Prata, o seu desfile terá como mote “Os 25 Anos das Florinhas”. Segue-se a Marcha da Rua Vasco da Gama, com “As Maravilhas de Portugal”, a Marcha da Rua Gago Coutinho, com “O Amor da Varina e do Pescador”, a Marcha da Rua do Outeiro, com “A Sardinhada Algarvia” e a Marcha de Vilamoura com “As Pérolas do Algarve”. O desfile encerra com duas das mais emblemáticas Marchas: a da Rua da Cabine, que nos traz o tema “Marcha Portuguesa”, e a da Rua do Pinheiro, com “Cais dos Marinheiros”.

Vestidos a rigor, com trajes típicos especialmente confeccionados para a ocasião, centenas de marchantes prestam homenagem a Stº António, S. João e S. Pedro naquele que é um dos mais importantes cartazes turísticos da região. Em destaque vão estar também as tradições desta antiga vila piscatória que vive uma ligação muito especial com a faina do mar.

O início dos desfiles está marcado para as 21h00. Todas as marchas participantes farão três actuações: em frente à Praceta Joaquim Agostinho, em frente ao jardim e Bombeiros e no final do Calçadão Nascente.
Este ano, a organização promove no local animação musical, com os artistas Luís Guilherme (dias 12 e 28) e Tony das Favelas (dia 23). E no Largo das Cortes Reais, a partir das 21h30, nas noites de 13, 24 e 29, decorre um baile.
Paralelamente às marchas, a animação vai ser uma constante por toda a cidade e o cheiro a sardinha e a manjerico irão invadir as ruas da cidade por estes dias. Para além do desfile, a gastronomia – as sardinhas assadas, as febras, o pão com chouriço, o caldo verde e o vinho tinto – e as festas populares constituem razões mais do que suficientes para que milhares de pessoas visitem Quarteira durante os Santos Populares. Mas a tradição manda ainda que se saltem as fogueiras e se queime alcachofra.
Ao longo dos anos, a APROMAR - Associação Promotora das Marchas Populares de Quarteira tem sido a grande responsável pela estrutura que está por detrás do desfile. Mas é de destacar o esforço, a dedicação e o bairrismo das pessoas envolvidas neste evento, desde a organização, coreografia e confecção dos trajes típicos, o que tem contribuído, ao longo dos anos, para o sucesso dos Santos Populares de Quarteira.
O evento tem ainda a parceria da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

I Mostra Escolar de Teatro do Baixo Guadiana motiva na Arte Cénica

No dia 11 de Junho, a partir das 16h e até às 00h, a Biblioteca Municipal de Castro Marim recebe a I Mostra de Teatro Escolar do Baixo Guadiana. O espectáculo é feito pelos mais pequenos e mostra o que de melhor se faz no teatro infanto-juvenil no território.
A produção da mostra está a cargo da parceria Jornal do Baixo Guadiana, «TeaTroTeca» [Grupo de Teatro Escolar EB 2.3 Castro Marim] e Contrato Local de Desenvolvimento Social da Odiana, «+ Inclusão». Conta ainda com o apoio do Rotary Clube de VRSA e da autarquia castromarinense.

O repertório é de luxo e bastante diversificado. O Grupo de Teatro do Oprimido do Algarve - do Núcleo Paulo Freire da Universidade do Algarve traz da parte da tarde, a partir das 16h, um workshop, mais tarde, pelas 18h, terá lugar a tertúlia do JBG sob a temática «A experiência de representar».
A mostra de Teatro envolve cerca de 80 alunos, entre os 6 e os 18 anos, e pretende motivar para a arte cénica e para a formação de públicos.
De recordar que a «TeaTroTeca», que lançou o repto para a mostra teatral, esteve no 31 de Maio, em Lisboa, no Teatro Maria Matos, para a final de «Uma Aventura Literária...2011». O grupo da vertente teatro saiu vencedor e arrecadou três primeiros prémios, entre eles o primeiro prémio geral e primeiros prémios nas categorias de «Melhor Espectáculo» e «Melhor Actor».
Para além dos apoios acima referidos que se mostraram determinantes para a produção do evento, esta Mostra conseguiu angariar junto de empresários locais alguns patrocínios. Foi o caso da gráfica «AHP», localizada em Monte Gordo e do «Atelier de Moldura, AJV Pereira» da Zona Industrial de Vila Real de Santo António.
“Em tempos de crise só assim faz sentido; em parceria numa comunhão de esforços para levar por diante iniciativas que são estruturantes para o melhor desenvolvimento da comunidade”, afirma a organização em jeito de agradecimento.

Exposição de ARTISET na Galeria Santo António em Monchique


A próxima exposição colectiva na Galeria Santo António, em Monchique, é organizada pela Arte Divina, Associação Cultural em colaboração com a Câmara Municipal de Monchique.

De 12 de Junho a 6 de Julho decorrerá na Galeria Santo António a exposição colectiva de pintura de associados da Artiset – Associação dos Artistas Plásticas de Setúbal.

A inauguração da exposição colectiva realizar-se-á no Domingo, 12 de Junho, pelas 15 horas, na Galeria Santo António.
Contactos Tel. 282 913 130, 925 004 051, www.artealgarve.net, Aberto Segunda- a Sexta-feira, 11-16 horas.

Jovens talentos sobem à passerelle no Cine-Teatro São Brás

No próximo dia 9, quinta-feira, pelas 21h30, as cortinas do Cine-Teatro São Brás revelam a magia da passerelle, na Gala Final do Workshop de Moda e Fotografia, promovida em parceria, pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela escola de modelos algarvia ABC Models Algarve.
Esta iniciativa, integrada na edição de 2011 do “Programa Primavera Jovem” é o culminar do Workshop de Moda e Fotografia que decorreu de 28 de Maio a 5 de Junho, dirigido a jovens entre os 12 e os 18 anos, no qual participaram 3 dezenas de jovens são-brasenses.



Tendo como principal objectivo a formação dos jovens neste mundo artístico da moda e da fotografia, o Workshop centrou-se na aquisição de conhecimentos técnicos sobre as múltiplas vertentes da moda, bem como na captação de imagens para a elaboração de um book fotográfico, um elemento fundamental na apresentação dos(as) manequins.
A auto-confiança, postura e expressão corporal dos participantes serão postos à prova na Gala Final do Workshop de Moda e Fotografia, uma experiência única que desafia todos os participantes a desfilar na passerelle.
Na sequência da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a escola de modelos, no dia 15, quarta-feira, pelas 18h30, o mesmo palco do Cine-Teatro acolherá o Casting Miss e Mister Teenager Algarve 2011 destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos de idade que queiram ingressar no mundo da moda!

Degustação de doces conventuais na Casa Manuel Teixeira Gomes

A Casa Manuel Teixeira Gomes agendou para o fim-de-semana alargado de 10, 11 e 12 de Junho uma degustação de doces conventuais e licores, na qual participarão três pastelarias da cidade de Portimão.

A iniciativa, que visa reforçar a interactividade entre aquele equipamento de cultura e a comunidade local, decorrerá na sala de exposições entre as 14h00 e as 23h00 e inclui diversos momentos de música e poesia, com a colaboração do Conservatório de Música de Portimão, Matt Leste, Eduardo Ramos e Afonso Dias.

Numa parceria com a Câmara Municipal de Portimão, participam nesta degustação as empresas “Bolos e Vitaminas”, “A Casa da Isabel” e “Pastelaria Arade”, que se uniram para recuperar o que de melhor a doçaria de inspiração conventual criou, e cujas receitas, à base de açúcar e ovos, foram religiosamente preservadas ao longo dos tempos.

PLANO LOCAL DE EMPREGO DE VRSA EM FUNCIONAMENTO

Realizou-se ontem, em Vila Real de Santo António a primeira reunião sobre o Plano Local de Emprego, que juntou diversas entidades locais e regionais, com vista ao início da actividade e apoio da mesma, por parte da autarquia e do IEFP aos desempregados do concelho.
O referido Plano surge no seguimento do acordo assinado no passado dia 13 de Maio, Dia do Município, entre a autarquia e o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), com o objectivo de ajudar quem se encontra em situação de desemprego criar formas de facilitar a procura e posterior integração no mercado de trabalho.
Devido às condições económicas e financeiras que o País atravessa, muitas famílias encontram-se no desemprego ou com durações de períodos de emprego cada vez mais reduzidas. Pretende-se com esta união de esforços, entre o Município e o Instituto de Emprego e Formação Profissional local, alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração dos munícipes desempregados, com vista a combater o desemprego e dinamizar o mercado de trabalho em VRSA.



O Plano pretende implementar acções concretas que visem a melhoria das condições do mercado de emprego em VRSA, nomeadamente o estímulo ao empreendedorismo, incentivar o recurso ao microcrédito para a criação de pequenos negócios, a criação de emprego pelas empresas locais, entre outras.
A autarquia, em conjunto com o IEFP, vai tentar criar uma estratégia de relançamento do mercado de emprego em VRSA, por forma a alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração do mercado de emprego de VRSA.
Integrado neste Plano está também a assinatura de um Protocolo com a DECO, que tem como objectivo criar um espaço municipal de apoio e esclarecimento ao sobreendividado, onde seja fornecida informação inerente a esta temática, e com o intuito de criar um futuro espaço municipal.
Este espaço vai ajudar o consumidor ao nível da assistência necessária aos processos de sobreendividamento, assim como ajudar na negociação dos encargos/créditos de acordo com os requisitos de actuação definidos pela DECO. A Deco, no seguimento da sua vasta experiência tem ainda vários projectos de formação que podem ser potenciados e que ajudarão os munícipes interessados.

Portimão: Gente de Dublin invade o TEMPO

No Festival Cidades Invisíveis 16 a 25 de Junho

Depois da Buenos Aires de Jorge Luís Borges e de Istambul de Orham Pamuk, em Junho, por ocasião do Bloomsday e dias seguintes, será TEMPO de Dublin, a "cidade invisível" de James Joyce que este ano serve de tema para a terceira edição do Festival Cidades Invisíveis.

Música, teatro, cinema, literatura, uma exposição e até, quem sabe, cerveja “Guinness”, serão os ingredientes da terceira edição deste festival dedicado a “cidades literárias”, que decorrerá no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão de 16 a 25 de Junho - o tema vai ser a cidade de Dublin, cenário evanescente do famoso romance “Ulisses”, de James Joyce que, também, inspirou Enrique Vila-Matas a escrever “Dublinesca”.

Por isso, o Bloomsday, feriado nacional na Irlanda em que se celebra o livro de Joyce, será assinalado em 16 de Junho no TEMPO, com a inauguração da exposição “A Century of News Photography”, organizada pela Biblioteca Nacional da Irlanda, e que assinala o centenário do jornal “Irish Independent”.
A exposição, patente até 2 de Julho, apresenta 30 imagens do espólio, que retratam acontecimentos históricos, políticos e sociais na Irlanda do século XX, um período de grande importância para a consolidação da independência e desenvolvimento do país.

Na abertura da mostra, marcada para as 19h00, haverá um concerto de música irlandesa, com Linda Scanlon, de entrada livre.
Em termos de música, o TEMPO apresentará ainda duas outras propostas, a primeira no dia 17 de Junho, às 22h00, no espaço do Café Concerto, quando actuar o quarteto Sheela na Gig.
O repertório deste projecto centra-se na música tradicional irlandesa e no folk atlântico, sendo composto por temas de grande qualidade musical e beleza acústica, com influência clássica e da sonoridade New Age. A entrada é gratuita.
A outra proposta musical terá lugar no último dia do festival, 25 de Junho, às 21h30, num concerto no Grande Auditório, com os Beoga, uma das mais conhecidas bandas de música tradicional irlandesa.
Criada em 2002, reúne músicos talentosos que não receiam sair do som tradicional e aventurar-se em sonoridades com influência do jazz, num misto de efervescência, humor e ousadia.
Damian McKee no acordeão, o multi-instrumentista Seán Óg Graham, Liam Bradley ao piano, Eamon Murray, campeão irlandês de bodhrán, e Niamh Dunne, um dos mais talentosos vocalistas e violinistas da Irlanda, prometem fazer o público do TEMPO saltar das cadeiras neste espectáculo integrado no programa Allgarve’11 e os bilhetes custam 15 euros, com descontos.
No que diz respeito ao teatro, a proposta é também de grande qualidade. “Porque não leu Ulisses? Ulisses é Dublin”: este é o ponto de partida para “The Company”, uma jovem companhia de teatro irlandesa que pegou no livro mais importante da literatura irlandesa, “Ulisses” de James Joyce, procurando com a peça “As you are now so once were we” explorar a forma como o romancista reinventa a cidade e as suas gentes - mas atenção, trata-se de uma peça sobre a experiência de leitura de “Ulisses” e não sobre a intriga do próprio “Ulisses”.
A peça sobe ao palco do Grande Auditório no dia 22, às 21h30, será interpretada em inglês e legendada em português e tem bilhetes a 10 euros, com os descontos habituais do TEMPO.
O Festival Cidades Invisíveis: Gente de Dublin inclui, ainda, um Ciclo de Cinema, com a exibição, de 16 a 18 de Junho, sempre às 21h00 e no Pequeno Auditório, dos filmes “Brisa de Mudança”, de Ken Loach, “No Mesmo Tom”, de John Carney e, finalmente, “As Irmãs de Maria Madalena”, de Peter Mullan. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
No dia 18 de Junho, às 19h00, o TEMPO convida todos para a sua Comunidade de Leitores, uma tertúlia no terraço, dinamizada por João Ventura, onde se irá conversar sobre o livro “Dublinesca”, de Enrique Vila-Matas. A participação é gratuita e limitada a 30 pessoas.
A bilheteira do TEMPO funciona de terça a sábado das 14h00 às 19h00 e em dias de espectáculo das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas contactar a bilheteira através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.